[SOLUÇÃO] - Agora foi minha vêz - roda fônica

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Bange
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Mensagem por Bange »

Semana passada (11/02), fui até a zona Oeste do Rio, buscar um enfeite de níver de criança e ao chegar lá notei um barulho estranho de ferro batendo na mesma frequência que a RPM... percebi que não era dentro do motor, mas na região do cárter/roda fõnica.
Retornei cautelosamente e percebi que o motor perdia força em passagens de marcha, estava murrinha e o barulho só aumentando... cheguei em casa com grande dificuldade e ao manobrar para entrar de ré o motor morreu e teve grande dificuldade pra pegar... como já anoitecia, não pude ver nada.
No dia seguinte, o motor não pegava nem a pau, quer seja no GNV ou gasolina... centelhas OK...
Retirei a vela do 1° cilindro e coloquei em PMS, retirei a capa superior da dentada e a marcação do ponto na polia do comando estava OK... pensei na dentada ter quebrado algum dente e parti pra retirar a capa de baixo pra conferir...
Afrouxei o tensor da poli-V e ao retirar a mesma, notei que a roda fônica estranhamente se movia... ao retirar a capa, pude ver o estrago... a chaveta da engrenagem do virabrequim estava deslocada do centro do rasgo da roda fônica e a marca do sincronismo da engrenagem fora da marcação da bomba de óleo, justificando o motor fraco e até sem pegar.
O estrago na engrenagem foi absurdo, só trocando...no rasgo da roda fônica nem tanto, mas a troca é de bom senso.
Interessante que a última mexida foi a mais de 1 ano, quando troquei a bomba d'água e tudo foi instalado e torqueado certinho...
fonicas.jpg
m_20200211_140707.jpg
Após a troca de ambas as peças, tudo voltou ao normal...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.



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gtmski
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Mensagem por gtmski »

Que estrago... na última troca da bomba d'água as peças haviam sido trocadas ou são mais rodadas?



Bange
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Mensagem por Bange »

Bom, são originais do carro... nunca troquei... peguei com 40k... hoje com 210k



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Fernando 4100
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Mensagem por Fernando 4100 »

A da engrenagem não tem jeito... A roda fônica eu zerei a folga com solda mesmo. Era pouca coisa, só pingar solda e limar.


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Bange
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Mensagem por Bange »

Em usinagem, tudo tem jeito...
Tenho torno, fresa e mq de solda, mas não domino, e nem tenho forno, para tratamento térmico... além disso, tendo a peça no mercado e não sendo um preço absurdo, sai barato e mais rápido pra recolocar o carro em funcionamento.



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Fernando 4100
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Mensagem por Fernando 4100 »

Justamente... Eu já caí várias vezes nessa de dar jeito nas coisas e não vale a pena... haha
(tá, vamos considerar que sempre acaba aprendendo alguma coisa mesmo assim)


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SemControle
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Mensagem por SemControle »

departamento de engenharia da NASA malasiana detectado......

tem coisas q não vale a pena a economia....mas se pensar a atual situação do mercado de pecas para reposição, eu até pensaria em um pouquinho de durepoxi ali kkkkk


Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs

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Fernando 4100
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Mensagem por Fernando 4100 »

Disse tudo! Prefiro fazer gambiarra nas peças originais do que usar paralela.
Paralela é sem condições.


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