[DÚVIDA] - Motor grilando com gasolina aditivada

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1068
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Re: [DÚVIDA] - Motor grilando com gasolina aditivada

Mensagem por gtmski »

Um adendo... os conectores olhal não são os únicos aterramentos da ECU... ali no chicote na ECU, perto dos conectores da mesma, tem um plug macho 8 vias (onde poucas estão populadas, aqui no meu caso) que tem um outro aterramento... esse plug se liga no fêmea 8 vias que vem do chicote da caixa de fusíveis. Eletricamente, esse aterramento faz parte do circuito do A12 e D1 da ECU
Jose_Carlos
:: Super ::
Mensagens: 65
Registrado em: Sábado 18 2015f Abril 2015 09:22:58 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER 1.0 MPFI 8V
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por Jose_Carlos »

Ola GTMSKI, o meu Corsa é o chamado multec ems 1.0 sedan, deixa ver se entendi, então vou fazer um aterramento do prisioneiro da ECU até o bloco do motor perto da polia do comando, nós conectores/plugs da ECU já sabia aonde era as suas posições, agora esse plug de 8 vias que é da caixa de fusível eu não conhecia, mais vou verificar
Um esperimento que fiz num sábado passado eu usei aditivo perfect clean puro com uma escova de dente velha fiz uma limpeza nas cabeças dos pistões (todos) e rodei com o carro normal durante a semana e quando foi em outro sábado fui verificar as cabeças e estavam carbonizadas e analisando algumas válvulas que se abriram ao girar o eixo do virabrequim verifiquei que estava cheia de óleo lubrificante/motor e logo logo irei trocar os retentores de válvulas, após a limpeza caseira das cabeças dos pistões deu uma boa diminuída considerável no barulho do tec tec tec e a medida que usava o carro o barulho vinha aumentando aos poucos e o engraçado que não sai aquela fumaça no escapamento de queimando óleo
Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1068
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Olá José, minha idéia seria descascar os cabos de aterramento que partem para o motor, faria isso logo no começo do chicote... daí emendaria dois cabos novos com terminais olhal e os parafusaria nos prisioneiros da lataria, perto da ECU. Assim, o aterramento da ECU ao invés de percorrer o chicote todo até o motor, correria poucos centímetros... da ECU até a lataria ali perto. Tecnicamente suponho que o aterramento teria uma resistência até menor assim, mas não sei até que ponto isso pode ser prejudicial.. afinal, imagino que há um motivo para o aterramento percorrer caminho tão longo pelo chicote original.

Será que o mau contato não é logo nos terminais olhal que são parafusados no motor? Seria ótimo se fosse.

Está fazendo essa aventura toda com o motor aberto ou com ele fechado? Curiosidade mesmo.. pensando aqui, até daria para fazer com ele fechado, colocando a escova ali pela entrada da vela e checando as válvulas com uma daquelas câmeras tipo sonda. Pelo que entendi, esse Perfect Clean é um descarbonizante... eu não sou muito fã de descarbonizantes com motor fechado... tanto aqueles "flush" que vão no óleo, quanto os que se colocam no tanque de combustível ou, por exemplo, descarregar um Car80 ali no coletor de admissão... não tenho experiências positivas com isso. Prefiro o bom e velho desmontar o motor e banho químico de retífica.
Jose_Carlos
:: Super ::
Mensagens: 65
Registrado em: Sábado 18 2015f Abril 2015 09:22:58 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER 1.0 MPFI 8V
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por Jose_Carlos »

Ola GTMSKI, obrigado pelo retorno, no mês de outubro quando estive de férias do trabalho, eu desconectei os 02 polos da bateria, limpei deu uma pequena lixada e montei, nós 02 fios aterramento olhal perto da polia do comando desmontei lixei limpei e montei e também aquele ponto ao lado do reservatório de água do radiador, desmontei lixei limpei e montei e tem um cabo aterramento que sai da bateria e vai até o parafuso do amortecedor (já veio assim quando comprei o carro e não retirei até hoje) desmontei lixei limpei e montei
O dono anterior do carro estava usando óleo motor 15W40 Semi-Sintetico (não adequado ao motor desse carro) e com menos de 01 semana de uso pós compra troquei pelo óleo lubrificante/motor 20W50 da Castrol (usando até hoje em todas as trocas) retirei a tampa do comando de válvulas e tive uma incrível surpresa (tudo limpo, nem envernizado) agora flush no motor ainda não fiz, agora usei sim aditivo via tanque de combustível, mais usava aditivo rodava muitos km e usava de novo aditivo, desde a compra nunca abri o motor, nem retirei cabeçote, de momento desmontar o motor não dá $$.
Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1068
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Realmente o 20w50 da Castrol é um óleo muito bom... o melhor 20w50 à venda no Brasil até, eu diria.. de acordo com alguns testes que vi. Mas tem certeza de que o manual não sugere o 15w40 como alternativa?
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

então tem coisa muito errada, la em cima fala q usou até escova pra limpar cabeça do pistão, depois não desmontou motor, nem tirou cabeçote.....
isso que mais antes ainda reclama dos pistões escuros q limpa e voltam a escurecer....
desde sempre é sugerido sim 15w40 no corsa, e indicado sempre usar a menor viscosidade indicada com maior API
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Jose_Carlos
:: Super ::
Mensagens: 65
Registrado em: Sábado 18 2015f Abril 2015 09:22:58 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER 1.0 MPFI 8V
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por Jose_Carlos »

Ola GTMSKI e SemControle preferi usar o óleo da Castrol nessa aquisição porque já tive outro Corsa e só usava óleo mais barato, eu estava pensando mesmo em usar o 15W40 da Castrol mineral pois o carro hoje está com 195 mil km e quando fiz a aquisição o antigo dono me entregou o manual que por sinal intacto limpo e com revisões em concessionária até 60 ou 70 mil km, agora da limpeza que fiz foi sem desmontar o cabeçote somente tirando as velas e deixando os pistões no mais alto possível
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Bom, essa história de grilo é o mesmo que o arrefecimento... complicado dar opinião de origem, pois é um conjunto grande de possibilidades, mas no geral o "grilo" está associado a momento da explosão e a qualidade do combustível tem lá alguma influência.
Quanto a aterranento, cada coisa tem a sua razão de ser e o aterramento não foge a regra. O motor não tem lá um bom aterramento devido a juntas, coxins, vibração e oxidações, daí a ECU buscar direto nele um melhor aterramento, a princípio contrariando a lógica (aterramento mais próximo da ECU, bateria...), portanto sugiro não alterar a conexão ECU x motor...se está cortado, refaça ou emende com solda e tubo termo contrátil para isolação/proteção da conexão por agentes externos.
Para o caso da carbonização, todo motor à combustão vai ter (álcool muuuito menos), e não é pela vela ou com descarbonizante (motor montado), que resolve...só abrindo e limpando. Resolver que falo é a retirada... e quanto melhor for a queima, menor será a carbonização, mas sempre terá... o problema é quanto a excesso, principalmente na sede das válvulas...o óleo que passa em excesso pelos retentores das válvulas e/ou anéis também contribuem e nem sempre se percebe a queima lá pela descarga, pois aí é um excesso absurdo.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Jose_Carlos escreveu: Sexta-feira 28 2020f Fevereiro 2020 07:23:55 PM Ola GTMSKI e SemControle preferi usar o óleo da Castrol nessa aquisição porque já tive outro Corsa e só usava óleo mais barato, eu estava pensando mesmo em usar o 15W40 da Castrol mineral pois o carro hoje está com 195 mil km e quando fiz a aquisição o antigo dono me entregou o manual que por sinal intacto limpo e com revisões em concessionária até 60 ou 70 mil km, agora da limpeza que fiz foi sem desmontar o cabeçote somente tirando as velas e deixando os pistões no mais alto possível
pois te digo q depende como estava, a chance de ter criado um problema ou piorado um ja existente é enorme.....
se tinha algo pra nessa "limpeza" soltar, esses cristais da queima conseguem fazer um bom estrago soltos nas câmaras...
já estou mais de meio caminho convencido q o tal barulho não é de pre detonação não...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1068
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Pois é, excesso de zelo pode ser até mais prejudicial do que desleixo...
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”