[DÚVIDA] - Motor grilando com gasolina aditivada

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Re: [DÚVIDA] - Motor grilando com gasolina aditivada

Mensagem por SemControle »

o pior de tudo é o aditivo ser usado de forma exagerada e parar o barulho, nao sei a proporcao desse, mas em geral um frasco trata até 50L de gasolina, fez um concentrado meio a meio kkkkkk
que tmb nao deveria ter qq ligação um aditivo de limpeza parar temporariamente barulhos no motor....

mas me vem a cabeça agora um detalhe com ajuste da bomba d'agua desses motores e a engrenagem fora de centro q tem, nao sei se o ano do seu carro segue a bomba desse jeito....mas depende do caso a correia fica até um pouco bamba com o movimento da engrenagem pra dentro e pra fora...ela funciona normal na refrigeração do motor, não apresenta vazamento....

mas de qq forma esse tanque de aditivo parar o barulho é estranho...

esse cabo partido q diz, so se tiver pulando faisca dele, ja viu se a bobina nao esta com alguma trinca pulando faisca nao, conforme esquenta no interior das câmaras q a resistência é maior o caminho pra faisca seria pela carcaça, cabos?
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Jose_Carlos
:: Super ::
Mensagens: 65
Registrado em: Sábado 18 2015f Abril 2015 09:22:58 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER 1.0 MPFI 8V
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por Jose_Carlos »

Sem controle, eu havia esquecido de mencionar que logo após a aquisição troquei bomba d'água (Nakata, estava com pouco $$) tensor correria dentada o que estava no carro era um de sistema automático e foi colocado um tensor do Corsa mais novo (que você regula o tensionamento através da chave Allen 6mm) e está até na data de hoje,
Agora não vejo pular faísca no bloco, nem no cabeçote, nem na bobina (bobina genuina GM lisa de 4 fios) agora como cheguei a conclusão do fio do aterramento rompido, ao limpar todos os pontos de aterramentos, verifiquei a sua continuidade com multímetro e ao ver que esse fio em específico não apresentava um sinal de continuidade, busquei informaçoes de onde ele veria e vinha da ECU e aí testar do plug da ECU até a outra ponta no bloco do motor ficou constatado rompimento
OBS: a bomba de água atualmente não apresenta vazamento
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

nao lembro desse fio, ainda mais vindo da central q fica la dentro do carro.....
mas se tem certeza, reconecte pra parte elétrica ficar normal....

esse enrosco da bomba d'agua não vaza não, e ainda refrigera normal...é muito estranho isso ai....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1068
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

São 2 cabos né? com conectores olhal? É o aterramento da ECU no cabeçote
Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1068
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

A propósito, José... pode gravar um vídeo do cabeçote apresentando esse barulho para a gente?
Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1068
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

gtmski escreveu: Quinta-feira 20 2020f Fevereiro 2020 07:30:10 PM São 2 cabos né? com conectores olhal? É o aterramento da ECU no cabeçote
Sendo mais específico, os 2 conectores olhal são parafusados na parte de trás da gaiola do comando, pertinho da polia
Jose_Carlos
:: Super ::
Mensagens: 65
Registrado em: Sábado 18 2015f Abril 2015 09:22:58 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER 1.0 MPFI 8V
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por Jose_Carlos »

Sem controle, esse fio de aterramento e da ECU sim, tanto que na realidade são 03 fios de aterramento que sai da ECU, 02 fios vai para o cabeçote ao lado da polia do comando com terminais olhais e o outro eu acho que vai perto do reservatório de líquido do radiador,
GTMSKI, é isso mesmo você acertou em cheio, será que dá pra fazer um reparo caseiro pois já sei em de onde esse fio sai do conector da ECU, até eu melhorar $$ pra fazer um trabalho correto no chicote em uma auto elétrica ?
Mais como colocarei um vídeo aqui no fórum ?
Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1068
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Acredito que dá para fazer um reparo permanente, se for bem-feito... Tecnicamente não vejo problema em um aterramento mais próximo da ECU, mas creio que seria bom conferir com o Bange. Observando aqui, tomemos o conector do site http://www.hackinglife.com.br/Mecanica/ar/Cap39.htm como base... considerando que nele é o diagrama do conector fêmea do chicote visto de frente, os aterramentos da ECU são os engates A12, B10 e D1. O A12 e o D1 terminam no mesmo olhal, o B10 é exclusivo para o outro terminal olhal. Ali no alojamento da ECU tem 2 prisioneiros soldados, não? Eu interceptaria esses fios logo cedo e faria uma emenda bem-feitinha, cabos com terminais olhal e prenderia ali nos prisioneiros do alojamento da ECU...
Para subir videos, acredito que a maneira mais fácil seria subir para o youtube e colocar um link aqui..
Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1068
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Um adendo... os conectores olhal não são os únicos aterramentos da ECU... ali no chicote na ECU, perto dos conectores da mesma, tem um plug macho 8 vias (onde poucas estão populadas, aqui no meu caso) que tem um outro aterramento... esse plug se liga no fêmea 8 vias que vem do chicote da caixa de fusíveis. Eletricamente, esse aterramento faz parte do circuito do A12 e D1 da ECU
Jose_Carlos
:: Super ::
Mensagens: 65
Registrado em: Sábado 18 2015f Abril 2015 09:22:58 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER 1.0 MPFI 8V
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por Jose_Carlos »

Ola GTMSKI, o meu Corsa é o chamado multec ems 1.0 sedan, deixa ver se entendi, então vou fazer um aterramento do prisioneiro da ECU até o bloco do motor perto da polia do comando, nós conectores/plugs da ECU já sabia aonde era as suas posições, agora esse plug de 8 vias que é da caixa de fusível eu não conhecia, mais vou verificar
Um esperimento que fiz num sábado passado eu usei aditivo perfect clean puro com uma escova de dente velha fiz uma limpeza nas cabeças dos pistões (todos) e rodei com o carro normal durante a semana e quando foi em outro sábado fui verificar as cabeças e estavam carbonizadas e analisando algumas válvulas que se abriram ao girar o eixo do virabrequim verifiquei que estava cheia de óleo lubrificante/motor e logo logo irei trocar os retentores de válvulas, após a limpeza caseira das cabeças dos pistões deu uma boa diminuída considerável no barulho do tec tec tec e a medida que usava o carro o barulho vinha aumentando aos poucos e o engraçado que não sai aquela fumaça no escapamento de queimando óleo
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”