[DÚVIDA] - Freio traseiro, sapata ou lona ?

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Danilotti
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[DÚVIDA] - Freio traseiro, sapata ou lona ?

Mensagem por Danilotti »

Olá pessoal meu nome é Danilo tenho um Corsa Wind 1.0 4 portas ano 2000, vou trocar as pastilhas eu queria também já trocar o freio traseiro, só que estou com uma dúvida, já perguntei em auto peças e para dois mecânicos, e ninguém sabe me dizer ao certo se esse Corsa usa lona, lona com rebite ou sapata, sempre me falam que pode ser essas três opções, só abrindo para saber qual que é o certo, gostaria de tira essa dúvida com vocês, realmente pode ser um dos três ? Ou tem a peça certa ?, pois eu queria saber exatamente qual peça que vai para eu poder comprar e o mecânico já trocar, para não ter o contratempo de ir na auto peça comprar a peça certa e levar no mecânico, ( pois comprando a peça e pagando só a mão de obra sai mais barato) , um dos mecânico me cobrou 290 pra fazer o serviço, 150 de mão de obra e 140 de peças, achei um absurdo pois de peças vou gastar apenas r$ 70, já fiz a cotação, e achei outro mecânico que vai cobrar apenas r$ 60 de mão de obra, obrigado :?:


SemControle
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Mensagem por SemControle »

o nome depende mais da região do q qualquer coisa, a peça é a mesma, e seja la qual for o nome q comprar, sera a mesma peça, faltou vc citar outro q ja ouvi falar, patins de freio tmb.... ai esta a imagem de um anuncio q achei pra ver a peça em si....a descricao do anuncio era "sapata lona de freio chevrolet corsa"
https://www.hipervarejo.com.br/sapata-l ... 012-frasle
Imagem
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Bange
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Mensagem por Bange »

Há uma diferença sutil...
As sapatas, correspondem ao suporte das lonas.
Já as lonas correspondem a parte do freio que entra em atrito com o tambor da roda.
Nunca comprei as sapatas, sempre que precisei em meus carros, comprei apenas as lonas...
Penso que se comprar, hoje en dia, as sapatas... as lonas já virão cravadas nelas e óbviamente sairá mais caro que comprar apenas as lonas.
Muito raramente as sapatas se desgastam ou necessitam de troca... o mais comum é a troca apenas das lonas...
Trocar sapatas montadas é muito mais cômodo para o mecânico, pois é retirar a antiga e colocar a nova... já substituir apenas as lonas, requer retirar os rebites/lonas velhas e fixar com rebites novos, as lonas novas na sapata existente.


Danilotti
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Mensagem por Danilotti »

Agora eu entendi, o mecânico me explicou como se as sapatas fizesse o papel das lonas, mas ela serve de suporte, então com certeza não irei precisar de sapatas apenas as lonas pois acho difícil ter que trocar tudo e realmente fica mais caro, sendo assim vou comprar só as lonas mesmo, muito obrigado a vocês pela resposta me ajudou muito


Bange
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Mensagem por Bange »

Bom, eu não iria com tanta sede ao pote... embora que seu carro já vá para 20 anos, dependendo do modo de dirigir e manutenções anteriores, se as lonas não foram inspecionadas e confirmada a necessidade da troca (as pastilhas são mais fáceis e rápidas de se avaliar), pode ser até que não haja necessidade de troca das lonas, pois em condições normais elas duram muuuito.
Mas também pode ser até que tenha necessidade de trocar o tambor de roda (assim como o disco de freio é substituível), pois tudo tem uma especificação. Vai que vc troca a lona, mas o tambor já esteja em fim de vida?
Desculpe talvêz lhe dar um banho de água fria, mas é que tenho por hábito nada trocar fora do plano de manutenção preventiva ou que esteja ainda dentro das especificações de funcionamento.
Já que vc não mexe, o melhor a fazer é levar a um especialista, já sabendo de bastante coisa... aí é difícil vc ser enganado.


SemControle
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Mensagem por SemControle »

Danilotti escreveu: Sexta-feira 13 2019f Dezembro 2019 05:16:17 PM Agora eu entendi, o mecânico me explicou como se as sapatas fizesse o papel das lonas, mas ela serve de suporte, então com certeza não irei precisar de sapatas apenas as lonas pois acho difícil ter que trocar tudo e realmente fica mais caro, sendo assim vou comprar só as lonas mesmo, muito obrigado a vocês pela resposta me ajudou muito
se não forem rebitadas não vai trocar fácil assim, e se trocar colando, precisa um sangue frio pra confiar piamente no serviço....
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Danilotti
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Mensagem por Danilotti »

Valeu pela dica é verdade vou fazer isso, é porque esse carro é do meu irmão mais novo como ele não dirige ele deixou comigo, mas o antigo dono não fazia manutenção nenhuma já gastei 1000 reais pois o carro estava bem judiado ( radiador furou tive que trocar arrumei o trambulador correia dentada troquei o óleo filtro de óleo combustível e ar, tive que trocar a placa do painel pois estava queimada e não aparecia quando dava seta, farol alto, não acendia a luz da injeção, foi 150 só essa placa, também tive que trocar o cabo do velocímetro pois não estava marcando no painel), o antigo dono não fazia manutenção nenhuma, e como tenho que arrumar o freio, pois disse ao mecânico para ver tudo o que faltava para fazer aí eu pensei em trocar as lonas e as pastilhas mas no caso vou trocar só as pastilhas e depois vejo se é necessário trocar as lonas, esse é o motivo de eu querer fazer tudo, sei que o carro está judiado mas o motor está 10, e o lado bom é que depois que arrumar essas coisas o Corsa tem um ótimo custo-benefício e não irar ter manutenção tão cedo, obrigado a todos pela ajuda e pelo esclarecimento :idea:


SemControle
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Mensagem por SemControle »

entendo, mas mesmo assim, pra fazer esses freios da melhor maneira possível, ao trocar as pastilhas, seria ideal dar um passe no disco, deixar plana a superfície e conferir qualquer leve empenamento, ai tem q ver o qnt de material ainda tem.....
eu particularmente trocaria era tudo, sapatas q já venham c a lona, pode ver na imagem do anuncio q é colada (faz muito tempo mesmo q não vejo lona rebitada), e seja la qual for q vai colocar, seria bom um passe na campana tmb, pelos mesmos motivos do disco....
esses passes não são obrigatórios, mas sendo no meu carro eu não dispenso....dependendo da situação da peça, já descarto e ponho nova, tem coisas q a economia não vale a pena....
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Danilotti
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Mensagem por Danilotti »

Verdade pensei também em trocar tudo pois como o antigo dono não cuidava do carro é melhor precaver para não ter dor de cabeça futuramente, vou levar um especialista e analisar as condições do tambor também, porque se realmente for preciso já troca o tambor e as pastilhas junto com disco se for é necessário também


Joao Lopes
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Mensagem por Joao Lopes »

No meu corsa Wind 95 2 portas, fui refazer todo freio traseiro, ( cilindros de freio, e tambores novos e lonas)
Eu comprei as sapatas com as lonas e não entrou, tive que trocar, comprei as lonas da frasle e deu certo. Para todo esse serviço gastei 500 reais. Peças e mão de obra inclusa.


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