[DÚVIDA] - corsa sedan 2001 8v mpfi scaner acusa velocidade incorreta

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cristiano.machado
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[DÚVIDA] - corsa sedan 2001 8v mpfi scaner acusa velocidade incorreta

Mensagem por cristiano.machado »

:( não sei mais oque fazer? Acusou sensor de rpm troquei ok deu sensor de velocidade troquei cabo e pinhão agora com o scanner aparece a velocidade mas acende a luz de injeção e aparece velocidade incorreta será que tenho que trocar o painel? Ja que só o sensor não se acha pra compra :agrue:


Bange
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Mensagem por Bange »

Não entendi... a velocidade só aparece com o scaner?


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cristiano.machado
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Mensagem por cristiano.machado »

Ele aparece no painel sim e na ecu também mas so se ve a diferença pelo scaner. Mas agora ele da cod 19 sensor de rpm leitura incorreta? Sensor novo ! Segunda vou trocar a roda fonica


Bange
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Mensagem por Bange »

Duas coisas importantes sobre esses sensores:
VSS (velocidade)
É retirada da caixa por meio mecânico (coroa e pinhão), segue por cabo até o odômetro... lá, atende ao odômetro (velocidade instantânea), e tem uma bobina que gera pulsos elétricos... esses pulsos oassam por um fotoacoplador (cimponente de eletrônica comum), e segue para a ECU. As literaturas chamam esse fotoacoplador de sensir VSS.
A ECU vai gerar código de erro no caso desse sinal não estar dentro de um determinado padrão e este problema pode ser causado desde o cabo mau encaixado no velocímetro, a bobina com probkema, fotoacoplador, conectir do painel, chicote ou conector da ECU.
RPM
É gerado por um sensor, 1mm afastado dos dentes da roda fônica...este sensor gera um sinal elétrico que segue para a ECU, por um cabo blindado que diminui as interferências elétricas do motor... tem um trajeto e fixação bem definido e não deve ser alterado.
A ECU, ao receber este sinal,o aproveita para gerenciar o motor e também gera um sinal melhorado para o mostrador da RPM (se tiver no painel, de acordo com o modelo do carro).
Se este sinal também estiver fora de um padrão, a ECU vai gerar um alarme e pode até não gerar centelhas corretamente e ou desligar o motor ou nem criar as condições para ele pegar.
Este sensor é muito robusto e difícil de dar defeito...mas... choques (pancadas), afastamento irregular da roda fônica, roda fônica torta (por pancada), percurso diferente do cabo, falta de aterranento na blindagem do cabo, mau contado nos conectores... tudo prejudica o sinal.
Tem que pesquisar, pois nem sempre o sensor é o problema.


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