cuidado com essa bobina, pq ja vi esse erro com bobina....
esse erro é um tanto genérico pra vários possíveis problemas....diria q a luz apagou por acaso.....e por sorte não ficou na rua com um fuzivel de 10A pra bomba....
[DÚVIDA] - Valvula canister
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Re: [DÚVIDA] - Valvula canister
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
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Ola corseiros,
Fiz um teste, comprei uma valvula canister usada (ferro velho) medi a resistência e deu aproximadamente 42 ohms, instalei no carro e a luz de injeção painel acendeu e desde janeiro de 2019 estava um barulho tipo de tucho batendo e ao trocar a valvula canister o barulho acabou mais também só durou 01 dia e depois voltou o barulho tipo de tucho.
Valvula canister que veio na compra carro em novembro de 2018, resistencia de 35,2 ohms efetuado teste de bexiga e deu ok bexiga não esvaziou por 10 minutos de teste, luz injeção não acendia e fazia barulho tipo de tucho
Valvula canister que comprei ferro velho a poucis dias resistência de 42 ohms efetuado teste de bexiga e deu ok bexiga não esvaziou por 10 minutos luz de injeção ficou acessa e não fazia barulho tipo de tucho
Uma duvida ao medir a voltagem do plug nao acusou nada com ignição ligada e sem dar partida, mais com ignição ligada e motor em marcha lenta aproximadamente 13 volts
Agora pergunto essa medição de voltagem não teria que dar 12 ou 13 vilts com ignição ligada e sem dar partida ?
Fiz um teste, comprei uma valvula canister usada (ferro velho) medi a resistência e deu aproximadamente 42 ohms, instalei no carro e a luz de injeção painel acendeu e desde janeiro de 2019 estava um barulho tipo de tucho batendo e ao trocar a valvula canister o barulho acabou mais também só durou 01 dia e depois voltou o barulho tipo de tucho.
Valvula canister que veio na compra carro em novembro de 2018, resistencia de 35,2 ohms efetuado teste de bexiga e deu ok bexiga não esvaziou por 10 minutos de teste, luz injeção não acendia e fazia barulho tipo de tucho
Valvula canister que comprei ferro velho a poucis dias resistência de 42 ohms efetuado teste de bexiga e deu ok bexiga não esvaziou por 10 minutos luz de injeção ficou acessa e não fazia barulho tipo de tucho
Uma duvida ao medir a voltagem do plug nao acusou nada com ignição ligada e sem dar partida, mais com ignição ligada e motor em marcha lenta aproximadamente 13 volts
Agora pergunto essa medição de voltagem não teria que dar 12 ou 13 vilts com ignição ligada e sem dar partida ?
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Entenda que o canister não é um elemento fundamental ao funcionamento do motor... ele existe para cumprir normas visando a diminuição de hidrocarbonetos no meio ambiente... e nem é pela queima normal do motor, mas sim dos vapores do tanque.
Em situação normal, o sistema aspira os vapores do tanque e os coloca na admissão para serem queimados...logo, mesmo num funcionamento anormal, é improvável que cause algum barulho do tipo citado no cabeçote... mesmo que no lugar de vapores o sistema aspire combustível (problema típico de quem enche o tanque até a boca e encharca o filtro de carvão do sistema), que acaba por desequilibrar a mistura, obrigando a ECU a corrigir(diminuir) o volume de combustível injetado pelos bicos.
Em baixa RPM, também pode provocar oscilação da ML ou subida de giro, no caso a aspiração ficar em aberto ou com entrada falsa de ar.
Não creio que a diferença Ohmica encontrada nas bobinas seja primordial para condenar a beça... todo componente eletrônico tem tolerâncias que podem chegar a 25/30%... dependendo da importância e precisão que se deseja... não é o caso desta válvula...o mais importante é ela ser estanque quando fora de uso e abrir quando for solicitada.
Quanto a medição de voltagem...esta válvula em um componente atuador e sem regulagem feita pela ECU (como nos sensores com 5V), então a medição será igual a tensão gerada pelo alternador, que pode variar um pouco de acordo com a RPM.
Quanto ao momento de aparecer a tensão, eu não tenho certeza se a ECU comanda (chaveia) terra ou bateria para esta válvula, mas seja como for, a atuação só ocorre com RPM acima de 1500 ou 2000... e de acordo com o que está programado na ECU...
Em situação normal, o sistema aspira os vapores do tanque e os coloca na admissão para serem queimados...logo, mesmo num funcionamento anormal, é improvável que cause algum barulho do tipo citado no cabeçote... mesmo que no lugar de vapores o sistema aspire combustível (problema típico de quem enche o tanque até a boca e encharca o filtro de carvão do sistema), que acaba por desequilibrar a mistura, obrigando a ECU a corrigir(diminuir) o volume de combustível injetado pelos bicos.
Em baixa RPM, também pode provocar oscilação da ML ou subida de giro, no caso a aspiração ficar em aberto ou com entrada falsa de ar.
Não creio que a diferença Ohmica encontrada nas bobinas seja primordial para condenar a beça... todo componente eletrônico tem tolerâncias que podem chegar a 25/30%... dependendo da importância e precisão que se deseja... não é o caso desta válvula...o mais importante é ela ser estanque quando fora de uso e abrir quando for solicitada.
Quanto a medição de voltagem...esta válvula em um componente atuador e sem regulagem feita pela ECU (como nos sensores com 5V), então a medição será igual a tensão gerada pelo alternador, que pode variar um pouco de acordo com a RPM.
Quanto ao momento de aparecer a tensão, eu não tenho certeza se a ECU comanda (chaveia) terra ou bateria para esta válvula, mas seja como for, a atuação só ocorre com RPM acima de 1500 ou 2000... e de acordo com o que está programado na ECU...
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Ola tudo bem tenho um corsa 2002 o antigo dono desligou a válvula de canister to tentando ligá-la novamente porem ele retirou o plug alguém poderia me indicar qual a cor do fio que sai da ecu ta-09370349 para ela to precisando muito desde ja agradeço.
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Olha, a cor do fio não importa muito e não é garantida, pois olhando pela ECU, certamente terão várias repetidas... o importante seria saber o pino de saída e pra isso eu teria que ter o esquemátco, que não tenho.
Mas normalmente quando se elimina algo, mão se retira a fiação, basta desconectar e deixar amarrado ou próximo, mas pode ter sido feito porcamente e o fio cortado.
Já procurou por um conector solto ou fios cortados junto ao chicote?
Mas normalmente quando se elimina algo, mão se retira a fiação, basta desconectar e deixar amarrado ou próximo, mas pode ter sido feito porcamente e o fio cortado.
Já procurou por um conector solto ou fios cortados junto ao chicote?
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ola amigo o problema e justamente esse tem alguns fios solto fizeram uma gambiara tremenda to tentando arrumar pesquisei pelo esquema de pinagem da ECU mais nao encontrei ai fica com a luz de diagnostico acessa no painel passei o escaner e acuso que ela seria o problema.Bange escreveu: ↑Domingo 01 2019f Dezembro 2019 09:54:08 AM Olha, a cor do fio não importa muito e não é garantida, pois olhando pela ECU, certamente terão várias repetidas... o importante seria saber o pino de saída e pra isso eu teria que ter o esquemátco, que não tenho.
Mas normalmente quando se elimina algo, mão se retira a fiação, basta desconectar e deixar amarrado ou próximo, mas pode ter sido feito porcamente e o fio cortado.
Já procurou por um conector solto ou fios cortados junto ao chicote?
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Vc tem certeza que sua válvula de purga é elétrica?
Tem como tirar uma foto dela com a localização junt oo ao motor?
Tem como tirar uma foto dela com a localização junt oo ao motor?
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Ola amigos problema resolvido achei um carro do mesmo ano e modelo do meu comparei a ECU e constatei que faltava o fio do pino A9 que manda o comando para válvula coloquei novamente e voltou a funcionar apagou a luz da injeção só não entendi pq retiraram o bendito fiu muito obrigado a todos.
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