[DÚVIDA] - Valvula canister

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Jose_Carlos
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[DÚVIDA] - Valvula canister

Mensagem por Jose_Carlos »

Olá pessoal do corsa clube,

Tenho um corsa sedan 98/99 1.0 de 8 válvulas a gasolina, de uns dias para cá acendeu a luz de anomalia acusando código 93, verifiquei cabo velocímetro (está ok), sensor velocidade (não verifiquei) e estou desconfiado da válvula de canister, pois só começou acusar anomalia depois que retirei o plug do canister para injetar limpa contato e após isso não apaga mesmo desconectando os bornes da bateria,
Pensei o seguinte, já que retirei o plug do canister não custa testa-lo, enfim:

- Valor de resistência - 35,2 OHMS (acho que está acima essa resistência pois é de 20 a 30 OHMS)
- Teste de estanqueidade - testado com bexiga - estanqueidade ok
- motor ligado veiculo parado (marcha lenta) ao colocar uma chave de fenda no canister dá para ouvir que o enrolamento interno está trabalhando em constância
- não testei os fios em questão de continuidade do plug até a ECU

Agora pergunto esse código 93 tem a ver com o canister ?

Imagem

OBS: Troquei recentemente:
Cabo de vela (Genuíno GM)
Vela ignição de platina (NGK - BPR6EGP)
Sensor de temperatura (Genuíno GM)
Válvula termostática (Genuíno GM)
Tampa do reservatório liquido radiador (Genuíno GM)
Desde comprei em novembro/2018 só estou abastecendo na gasolina aditiva da petrobras
O motor ganhou um up, rodando mais lisinho e com economia


Jose_Carlos
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Mensagem por Jose_Carlos »

OPS faltou detalhe no sensor,

Sensor de temperatura (Genuíno GM) ... sensor de temperatura da agua


Bange
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Mensagem por Bange »

Esse ano de motor já tem canister elétrico?
E nem conheço cód de erro pra canister...
Posta uma foto do conector...


Jose_Carlos
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Mensagem por Jose_Carlos »

Ola Bange,
Olha, ontem a noite fiz um teste de continuidade com multímetro do plug da canister até a ECU (fio A9) e deu continuidade ok, 100%, o fio não está rompido, teste de resistência de voltagem no plug, motor parado chave ligada, deu ok, 100% e ai pensei como veio o manual do carro na hora da aquisição (diga-se de passagem, manual intacto, perfeito, nenhuma folha rasgada, amassada e com revisões de concessionaria feitas até os 70.000 km) fui verificar o quadro de fusíveis e verifiquei um por um tanto numeração e se não estava queimado e para minha surpresa o fusível da bomba de combustível e ECM/ECU era um fusível vermelho 30 e o correto seria um fusível amarelo 20, após trocar o fusível, a luz de anomalia se apagou.

A imagem da válvula do canister, não consegui tirar a foto do meu carro, e segue um link - https://www.gabisaonline.com.br/valvula ... mega-tigra

Outra questão, comprei uma bobina em fevereiro/2019 da marca magneti marelli (acho que é peça pirata porque não tem nada marcado na peça como logotipo e não veio papel de garantia) e só agora a poucos dias atrás revolvi testar a resistência do secundário e acusou 4,52 OHMS em ambos 1/4 e 2/3 aonde encaixa os cabos de velas, to achando baixo essa resistência


Jose_Carlos
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Mensagem por Jose_Carlos »

Ops: errei num detalhe do fusível,
O fusível que estava era um vermelho de 10 amperes e errei escrevendo que era vermelho de 30 amperes


SemControle
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Mensagem por SemControle »

cuidado com essa bobina, pq ja vi esse erro com bobina....
esse erro é um tanto genérico pra vários possíveis problemas....diria q a luz apagou por acaso.....e por sorte não ficou na rua com um fuzivel de 10A pra bomba....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Jose_Carlos
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Mensagem por Jose_Carlos »

Ola corseiros,
Fiz um teste, comprei uma valvula canister usada (ferro velho) medi a resistência e deu aproximadamente 42 ohms, instalei no carro e a luz de injeção painel acendeu e desde janeiro de 2019 estava um barulho tipo de tucho batendo e ao trocar a valvula canister o barulho acabou mais também só durou 01 dia e depois voltou o barulho tipo de tucho.
Valvula canister que veio na compra carro em novembro de 2018, resistencia de 35,2 ohms efetuado teste de bexiga e deu ok bexiga não esvaziou por 10 minutos de teste, luz injeção não acendia e fazia barulho tipo de tucho
Valvula canister que comprei ferro velho a poucis dias resistência de 42 ohms efetuado teste de bexiga e deu ok bexiga não esvaziou por 10 minutos luz de injeção ficou acessa e não fazia barulho tipo de tucho
Uma duvida ao medir a voltagem do plug nao acusou nada com ignição ligada e sem dar partida, mais com ignição ligada e motor em marcha lenta aproximadamente 13 volts
Agora pergunto essa medição de voltagem não teria que dar 12 ou 13 vilts com ignição ligada e sem dar partida ?


Bange
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Mensagem por Bange »

Entenda que o canister não é um elemento fundamental ao funcionamento do motor... ele existe para cumprir normas visando a diminuição de hidrocarbonetos no meio ambiente... e nem é pela queima normal do motor, mas sim dos vapores do tanque.
Em situação normal, o sistema aspira os vapores do tanque e os coloca na admissão para serem queimados...logo, mesmo num funcionamento anormal, é improvável que cause algum barulho do tipo citado no cabeçote... mesmo que no lugar de vapores o sistema aspire combustível (problema típico de quem enche o tanque até a boca e encharca o filtro de carvão do sistema), que acaba por desequilibrar a mistura, obrigando a ECU a corrigir(diminuir) o volume de combustível injetado pelos bicos.
Em baixa RPM, também pode provocar oscilação da ML ou subida de giro, no caso a aspiração ficar em aberto ou com entrada falsa de ar.
Não creio que a diferença Ohmica encontrada nas bobinas seja primordial para condenar a beça... todo componente eletrônico tem tolerâncias que podem chegar a 25/30%... dependendo da importância e precisão que se deseja... não é o caso desta válvula...o mais importante é ela ser estanque quando fora de uso e abrir quando for solicitada.
Quanto a medição de voltagem...esta válvula em um componente atuador e sem regulagem feita pela ECU (como nos sensores com 5V), então a medição será igual a tensão gerada pelo alternador, que pode variar um pouco de acordo com a RPM.
Quanto ao momento de aparecer a tensão, eu não tenho certeza se a ECU comanda (chaveia) terra ou bateria para esta válvula, mas seja como for, a atuação só ocorre com RPM acima de 1500 ou 2000... e de acordo com o que está programado na ECU...


Adailtonfiuza
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Mensagem por Adailtonfiuza »

Ola tudo bem tenho um corsa 2002 o antigo dono desligou a válvula de canister to tentando ligá-la novamente porem ele retirou o plug alguém poderia me indicar qual a cor do fio que sai da ecu ta-09370349 para ela to precisando muito desde ja agradeço.


Bange
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Mensagem por Bange »

Olha, a cor do fio não importa muito e não é garantida, pois olhando pela ECU, certamente terão várias repetidas... o importante seria saber o pino de saída e pra isso eu teria que ter o esquemátco, que não tenho.
Mas normalmente quando se elimina algo, mão se retira a fiação, basta desconectar e deixar amarrado ou próximo, mas pode ter sido feito porcamente e o fio cortado.
Já procurou por um conector solto ou fios cortados junto ao chicote?


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