[DICA] - Manutenção básica de compra de carro usado

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Bange
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[DICA] - Manutenção básica de compra de carro usado

Mensagem por Bange »

A compra de um carro é sempre ligada a uma necessidade ou a realização de um sonho, podendo ser um zerinho ou um usado, dependendo das condições do comprador.

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A Maria Gabriela Santos, de Encruzilhada do Sul, optou pelo Chevrolet Corsa Maxx. (Foto: https://www.kaminskiveiculos.com.br)


Se conseguiu comprar um "zero", parabéns...é só virar a chave e sair rodando até primeira quilometragem da manutenção preventiva, pois tudo é novo e tanto o tempo de uso como a distância percorrida são facilmente conhecidos e controlados...já em um carro usado...

Um carro usado, principalmente quando não é de concessionária da própria marca ou, com raríssimas excessões, de um dono caprichoso, cuidadoso e muito bem documentado, como ficar tranquilo igual ao comprador de um carro zero?

Bom, igual não vai ficar nunca, mas pode chegar perto...basta tomar alguns cuidados básicos, pois não se sabe como o carro foi tratado pelo(s) antigo(s) dono(s) e nem o motivo da venda...foi uma troca por um mais novo, um zero...ou foi pra se desfazer de um problema?

Seja como for é melhor ignorar o que o vendedor lhe diz (sem provas), e partir pra uma manutenção básica de compra de carro usado, que nada mais é do que substituir todos os ítens de manutenção preventiva e passar a contar o tempo e a quilometragem igualmente como num carro zero, seguindo a partir de então o plano de manutenção preventiva, de acordo com o manual do carro.

Óleo do motor + filtro
Fluido do freio (inspecionar/trocar pastilhas/lonas)
Fluido do arrefecimento
Óleo da direção hidráulica (caso tenha)
Óleo da caixa de marchas (se manual, completar o nível...se automática, substituir)
Filtro de combustível
Filtro do ar do motor
Velas e cabos de velas
Correia de acessórios
Correia dentada e tensor (dependendo do ano do carro, a bomba d’água também)

Claro que dependendo da idade do carro, alguns ítens podem ficar de fora, pois ainda não atingiram o tempo ou a quilometragem para a primeira troca, ex.: um semi novo de 20.000km, ainda não precisa trocar as correias, velas e seus cabos, basta ver o manual.

Existem itens como amortecedor, suspensão, pneus (vencidos, com bolhas, carecas, etc), que passam facilmente na vistoria de loja, quando se é leigo, mas por serem ítens de segurança, devem ter sua devida atenção por especialistas.

Com a manutenção preventiva em dia, fica-se mais tranquilo, quer seja para uma viajem ou para o dia-a-dia, além de ter uma menor probabilidade de manutenções corretivas, que são inesperadas e bem mais caras.
Jocleidio
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Mensagem por Jocleidio »

Só dicas ótimas! Comprei meu primeiro GM Classic de ano 2005/06 e praticamente primeiro carro ano passado e por sinal ótimo carro! Já realizei praticamente todas estas manutenções nele, e nesse mes vou partir para os freios.
Jocleidio
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Mensagem por Jocleidio »

Ah sim lembrando que já realizei muitas manutenções basicas em casa mesmo com os tutoriais daqui do CC. Me ajudaram muito as dicas de todos, me expiram a gostar do carro e não desistir do mesmo. Obrigado a todos.
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José Gomes Júnior
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Mensagem por José Gomes Júnior »

Ah menos de um mês comprei um Corsa Hatch Maxx 2011 com 45 mil Km rodados. Primeira dica é ignorar totalmente qualquer informação do ex dono. Fui atrás eu mesmo e troquei óleo do motor, fluido de arrefecimento, filtro ar, pneus e levei na mecânica de confiança pra trocar a correia dentada. Feito isso posso ter uma margem segura pra trocar o restante das coisas.

Regra número 1 do universo! Nunca confie em quem está vendendo o veículo quando a pessoa diz que trocou o óleo. Seja homem e troque você assim que pegar o carro independente se a etiqueta colada no vidro disser que foi trocado recentemente. Isso é básico pra quem realmente entende de carro.
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  • Chevrolet Corsa Maxx 1.4 EconoFlex - 2011 (Atual)
Bange
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Mensagem por Bange »

kkkk... e se o comprador for uma mulher...rs!
Mas é isso aí... quem está vendendo, via de regra, conta só o lado bom da história...
gearthc
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Mensagem por gearthc »

Caros Corseiros de Plantão!

No dia 18/12 eu e minha esposa compramos nosso primeiro Corsa, primeiro carro do casal. É um 96/97 GL 1.6 M.P.F.I. 4 Portas com direção hidráulica e ar condicionado, sem travas ou alarme.
O carro era de 3° comprovado, 124.000 kms rodados de painel confirmados pela segunda dona que passou 20 anos com o carro. O ex dono é mecânico e comprou o carro da Sra. 2° Dona depois de ele apresentar problemas de cabeçote fervendo etc. Entre 2019 e 2020 foi feito todo cabeçote do carro pelo Pibe cabeçotes aqui de Porto Alegre/RS, plaina, guias e tudo que precisava, na montagem foi utilizado as juntas sabó e ainda cola, infelizmente. Tuchos trocados, comando recebeu passe, válvulas revisadas a princípio tudo ok.

Agora estou querendo fazer uma revisão das mais completas possíveis para passar 2021 tranquilo e planejar upgrades para 2022. Sendo assim já sei que os itens abaixo serão verificados (como informado no topo do post):
Óleo do motor + filtro
Fluido do freio (inspecionar/trocar pastilhas/lonas)
Fluido do arrefecimento
Óleo da direção hidráulica (caso tenha)
Óleo da caixa de marchas (se manual, completar o nível...se automática, substituir)
Filtro de combustível
Filtro do ar do motor
Velas e cabos de velas
Correia de acessórios
Correia dentada e tensor (dependendo do ano do carro, a bomba d’água também)

Minhas dúvidas estão relacionadas as marcas dos produtos (FRAM para filtros, Continental para as correias). Principalmente para os fluidos, velas, cabos e bombas que não sei as de melhor qualidade.

Pensei em comprar todos os kits de reparo disponíveis, como de TBI, bicos, DH, freios, bomba de óleo, compressor do AC (está "roncando")

Vocês teriam alguma tabela de marcas, peças ou itens a trocar por idade do carro vs Km rodado?

Abraços!
Bange
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Mensagem por Bange »

Olha, é muito importante ter-se em mente que um carro NÃO zero, já tenha lá seus problemas, relatados honestamente pelo vendedor ou não.
Essa manutenção básica te dá condições de sincronizar as preventivas com o plano de manutenções do fabricante, que em tese é infinito (não para no tempo, independente da quilometragem)... problemas fortuitos sempre ocorrerão (tipo um rolamento roncar, um calço quebrar, um bico travar, etc...), pois alguns dependem do modo de dirigir, de como o carro é usado, do fim de vida das peças, da qualidade dos insumos (combustível, fluidos, óleos, etc...), mas alguns ocorrem independentemente de qualquer coisa... prever é uma matemática quase impossível.
Com as preventivas em dia, um usuário atento, percebe quando algo de anormal ocorre com o carro (performance, barulho...), e já deve se preocupar em normalizar o problema sob pena de um acidente (nos ítens de segurança tipo freio, suspensão...), ou ficar enguiçado pelo meio de um percurso...
As melhores reposições são sempre as que as autorizadas disponibilizam, mas nem sempre a preços justos e a melhor saída é buscar o mercado paralelo de peças, mas do mesmo fabricante que fornece para as montadoras... não encontrando, buscar marcas de renome no mercado nacional ou internacional (nada de xing-ling).
Alguns fabricantes mundiais de peças são fornecedores para mais de uma montadora e competem entre si para garantir seu faturamento e mesmo assim, as montadoras trocam seus fornecedores, pois reduzindo custos aumentam seus lucros...
O Corsa, por ficar muitos anos no mercado, certamente trocou de fornecedor em uma ou outra peça, não significando necessariamente que o fornecedor que saiu teve queda de qualidade em seu produto... isto ocorre com Bosch, Magnet-Marelli, Valeo, MTE, SKF, Arteb, Fram, Cibié....
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