[DÚVIDA] - Correia dentada estourou, e agora?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Daniel®
:: GLS ::
Mensagens: 1825
Registrado em: Segunda-feira 07 2008f Janeiro 2008 08:19:41 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Re: [DÚVIDA] - Correia dentada estourou, e agora?

Mensagem por Daniel® »

O meu é um corsa 2007 VHC flex. A correia arrebentou hoje enquanto estava na bandeirantes. Por sorte, ou não, estava descendo por uma alça quando arrebentou. então não estava acelerando o carro, mas senti o tranco e ele deixou de acelerar. encostei o carro, chamei o guincho da rodovia, que me levou até o próximo posto de gasolina.
Lá havia uma mecânica onde um disse que teria que trocar diversas peças e o outro disse que poderia trocar a correia e testar. O máximo que aconteceria seria do carro pegar mas o motor apagar por causa das peças travadas.
Após a troca da correia, dei a partida no carro e subiu uma fumaça branca do escapamento. Segundo o mecânico, era decorrente do combustível que nao queimou e ficou na câmara de combustão.
Segui viagem, mas o carro ficou estranho. Só anda em rotação alta e ainda assim o motor fica fraco. Quando para no farol, a marcha lenta oscila muito e se sair só na embreagem, o carro morre. Fora o barulho de carro velho que ficou...

Acredito que terei que fazer a troca de válvulas, cabeçote, juntas e verificar bielas e pistões...

Lá vem o preju...
Pics Do Meu Corsa Classic Spirit Preto 2007
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=52326
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Que complicado, acontece. Mas digam, essas correias andam arrebentando com qtos km? Elas devem ser trocadas!
Daniel®
:: GLS ::
Mensagens: 1825
Registrado em: Segunda-feira 07 2008f Janeiro 2008 08:19:41 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Daniel® »

awaked escreveu:Que complicado, acontece. Mas digam, essas correias andam arrebentando com qtos km? Elas devem ser trocadas!
pelo manual, a recomendação da manutenção preventiva é a cada 50mil km. Troca-se a correia dentada juntamente com o tensionador.

eu deveria ter trocado há muito tempo e fiquei postergando a troca e deu no que deu... arrebentou com 107mil km.

quando eu for trocar, eu vejo se consigo tirar algumas fotos do que estragou.
Pics Do Meu Corsa Classic Spirit Preto 2007
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=52326
Farleytufao
:: Sport ::
Mensagens: 1208
Registrado em: Quarta-feira 19 2012f Dezembro 2012 02:40:47 PM
Localização: Betim - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Farleytufao »

Daniel. deve ter atropelado algumas válvulas infelizmente. Tem que levar ao mecânico e como ja foi escrito, abrir ou filmar para ver o estrago.
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Sim o período de troca é 50.000 km, no fim acaba sendo melhor trocar com 40.000 km. Se durou mais de 100k é porque deu muita sorte, qualquer contaminante teria abreviado isso. Fora que o retentor de óleo pode vazar ali no comando, e óleo acaba com a correia, é melhor sempre abrir e trocar antes, assim já pega esse tipo de vazamento se ocorrer, e vai ocorrer.

Pensei que de repente poderiam estar durando menos do que o recomendado, aí era coisa pro pessoal ficar esperto, mas não foi o caso. Valeu por complementar a informação! E volte contar os danos e a solução! Abraço.
Daniel®
:: GLS ::
Mensagens: 1825
Registrado em: Segunda-feira 07 2008f Janeiro 2008 08:19:41 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Daniel® »

acabei de conversar com o mecânico que me passou as seguintes infos. Se for somente os "chapéus" das vávulas, sai 150 a mão de obra. Se forem as vávulas, 400 de mão de obra.
As peças eu compro na accioly que ele troca tudo.

Como durante o dia a oficina passa a maior parte do tempo vazia, disse que em uns 3 dias fica tudo pronto.

algumas pessoas comentaram comigo que GM não empena bielas, pistões e etc. geralmente estraga valvulas. Vou levar lá agora e logo mais descubro o que aconteceu.
Pics Do Meu Corsa Classic Spirit Preto 2007
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=52326
Daniel®
:: GLS ::
Mensagens: 1825
Registrado em: Segunda-feira 07 2008f Janeiro 2008 08:19:41 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Daniel® »

Veredito: Retífica de cabeçote, troca de todas as válvulas, juntas, anéis e tudo o que tiver que trocar no cabeçote. Sairá num total de 800 reais com mão de obra inclusa. Pelo estrago que fez, até que saiu "barato" essa falta de manutenção.

Vou aproveitar e já trocar óleo e filtro, velas e cabos, tensionador da correia dentada e correia de serviço.

Não irei conseguir tirar foto do cabeçote danificado pois amanhã eu trabalho e o serviço será feito logo pela manhã. A previsão de entrega do carro é pra domingo a noite!
Pics Do Meu Corsa Classic Spirit Preto 2007
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=52326
Daniel®
:: GLS ::
Mensagens: 1825
Registrado em: Segunda-feira 07 2008f Janeiro 2008 08:19:41 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Daniel® »

Consegui algumas imagens. Foi descontado bastante coisa para poder retirar o cabeçote.
Troquei a junta de cabeçote, cabos de velas e velas, óleo e filtro, tensionador de correia dentada, correia de alternador e coloquei mais fluido de radiador.

Feitos os testes e o carro tá zerado agora!

Imagem

Imagem

Imagem

Enviado de meu Nexus 5 usando Tapatalk
Pics Do Meu Corsa Classic Spirit Preto 2007
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=52326
MachDown
:: GSI ::
Mensagens: 2131
Registrado em: Domingo 08 2005f Maio 2005 02:11:46 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por MachDown »

Trocou os parafusos que seguram o cabeçote?!
Pick-Up Corsa 1.6 MPFI -> Saudade
Montana Sport 1.8 -> Muita Saudade
Corsa Classic VHC -> http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=76534
Daniel®
:: GLS ::
Mensagens: 1825
Registrado em: Segunda-feira 07 2008f Janeiro 2008 08:19:41 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Daniel® »

MachDown escreveu:Trocou os parafusos que seguram o cabeçote?!
Não. Há necessidade da troca? O mecânico não citou sobre.

Enviado de meu Nexus 5 usando Tapatalk
Pics Do Meu Corsa Classic Spirit Preto 2007
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=52326
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”