Aí gente, boa noite.
Meu Corsinha GL 1.6 MPFI ano 97 gasolina está com os bicos originais Rochester 17124782 (gordinhos), hoje estão funcionando mais ou menos bem depois de uma limpeza pesada que fiz neles e também troquei as peneirinhas. Recentemente tive que fazer o cabeçote dele por motivos de corrosão das galerias de água, resultado, o cabeçote acabou sendo rebaixado em 1mm, ficando com 95mm dos 96mm originais, montei usando a junta original sabó. Com o rebaixamento do cabeçote a taxa de compressão consequentemente aumentou um pouco, ele ficou grilando de vez em quando e aquecendo um pouco na gasolina comum usando as velas originais (BPR6EY-D), contornei inicialmente o problema colocando um pouco de álcool misturado na gasolina, depois acabei resolvendo definitivamente o problema do grilado na gasolina pura usando as velas do Celta VHC (BR6ES). Por curiosidade resolvi testar o carro usando somente álcool, e ele funcionou bem, pegando bem de manhã cedo (moro no nordeste, temperaturas sempre acima de 20ºC) e continuou pegando bem depois de quente, não acendeu a luz da injeção e a central fez a correção da mistura, o tempo de injeção logicamente subiu, mas o restante das leituras ficaram dentro dos valores normais.
Consumo na estrada (regime 80 a 100 km/h): (gasolina: 12,5 a 15km/l) (álcool: 8 a 10km/l) (mix de gasolina e álcool: 10 a 12,2km/l)
O desempenho permaneceu praticamente o mesmo, um pouquinho mais fraco no álcool, creio que seja devido ao mapeamento do ponto de ignição da ECU fixado para gasolina, uma vez que ela não foi projetada para identificar o tipo de combustível.
Bem, como os bicos Rochester originais estão meia boca, já com sinais de ferrugem por dentro e vazão fora de equalização, creio que com o uso do álcool eles possam sofrer uma corrosão maior e não vão aguentar muito tempo. Andei pesquisando e segundo a tabela da Bosch (
http://tresvalespecas.com.br/v1/wp-cont ... ADORES.pdf), o bico alternativo oficial para o meu carro é o 0280156090 (plástico laranja). Dei mais uma pesquisada e segundo a tabela de vazão de injetores da Planatc (
http://www.planatc.com.br/config/templa ... MN7091.pdf), seguem as informações a baixo:
Rochester 17124782: Corsa 1.6 MPFI - Gasolina - Resistência 2,5 a 3,5 Ohms - Bar: 3,0 - RPM 5.0 - Volume (ml) 22 a 26
Bosch 0280156090: Corsa 1.6 MPFI - Gasolina - Resistência 12,0 a 16,5 Ohms - Bar: 3,0 - RPM 5.0 - Volume (ml) 21 a 25
A vazão do substituto oficial oferecido pela Bosch é bem próxima do original e a resistência maior não é um problema, ele fica até mais leve para a ECU sustentá-lo.
Olhando mais um pouco a mesma tabela da Planatc, encontrei o bico do Corsa Sedan 1.0 mpfi álcool de código 0280156085 da Bosch (plástico azul) e curiosamente ele possui vazão idêntica ao Rochester 17124782 (original corsa 1.6 mpfi gasolina) e ao Bosch 0280156152 (plástico preto, original corsa/meriva 1.8 mpfi gasolina) conforme mostrado a baixo:
Rochester 17124782: Corsa 1.6 MPFI - Gasolina - Resistência 2,5 a 3,5 Ohms - Bar: 3,0 - RPM 5.0 - Volume (ml) 22 a 26
Bosch 0280156085: Corsa Sedan 1.0 MPFI - Álcool - Resistência 12,0 a 16,5 Ohms - Bar: 3,0 - RPM 5.0 - Volume (ml) 22 a 26
Bosch 0280156152: Corsa/Meriva 1.8 MPFI - Gasolina - Resistência 12,0 a 16,5 Ohms - Bar: 3,0 - RPM 5.0 - Volume (ml) 22 a 26
Então, como quero usar álcool no meu carro de vez em quando, pretendo substituir a bomba de combustível pela bomba do carro flex e os bicos Rochester 17124782 pelos bicos Bosch 0280156085 do corsa álcool, como a vazão é idêntica, creio que irá funcionar perfeitamente na gasolina e não terei problemas de corrosão no álcool.
Alguém já teve a experiência de uso dos bicos Bosch azuis álcool no corsa 1.6 gasolina? Grato desde já.