Códigos para Substituição de bicos injetores.

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
oziel1
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Terça-feira 03 2018f Abril 2018 06:23:24 PM
Localização: Jequié - BA
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1996

Re: RE: Re: Bico injetor Corsa mpfi 96

Mensagem por oziel1 »

SemControle escreveu:
oziel1 escreveu:Boa tarde pessoal, sou novo aqui no clube e gostaria de saber qual marca vocês indicam pra realizar a troca do bico do corsa, estou com um dos bicos do meu coesa sem estanqueidade e com isso o carro demora a pegar, oq voxes recomendam?

Enviado de meu LG-H860 usando Tapatalk
é falado sobre troca de bico nesse pequeno topico
Pelo relato do pessoal esses bicos rosa estao fazendo sucesso, axo q vou trocar por eles mesmo...

Enviado de meu LG-H860 usando Tapatalk
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

oziel1 escreveu:
SemControle escreveu:
oziel1 escreveu:Boa tarde pessoal, sou novo aqui no clube e gostaria de saber qual marca vocês indicam pra realizar a troca do bico do corsa, estou com um dos bicos do meu coesa sem estanqueidade e com isso o carro demora a pegar, oq voxes recomendam?

Enviado de meu LG-H860 usando Tapatalk
é falado sobre troca de bico nesse pequeno topico
Pelo relato do pessoal esses bicos rosa estao fazendo sucesso, axo q vou trocar por eles mesmo...

Enviado de meu LG-H860 usando Tapatalk
sim, pessoal relata sucesso, e o melhor bicos "atuais" fáceis de encontrar frente aos originais
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
oziel1
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Terça-feira 03 2018f Abril 2018 06:23:24 PM
Localização: Jequié - BA
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por oziel1 »

Diego Fleury escreveu:Pessoal algumas pessoas me enviam msg sobre os bicos. Tenho o corsa ate hoje, bicos ate hoje estão funcionando excelente, economia, potencia maior que original e não falha, pega de primeira. Estão ótimos, recomendo, não usem os originais problemáticos do corsa antigo, usem esse rosa do celta flex.
Voce comprou pela net ou ai na cidade msm? Se pela net voce poderia me indicar o site?

Enviado de meu LG-H860 usando Tapatalk
oziel1
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Terça-feira 03 2018f Abril 2018 06:23:24 PM
Localização: Jequié - BA
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por oziel1 »

Bom dia,
Fiz a compra do jogo de bicos rosas pela crestana e o carro agora esta pegando de primeira, liso liso. Obrigado ai a todos.

Enviado de meu LG-H860 usando o Tapatalk
thiagobem
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Quinta-feira 26 2018f Abril 2018 11:22:35 AM
Localização: Ouricuri - PE
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por thiagobem »

Aí gente, boa noite.

Meu Corsinha GL 1.6 MPFI ano 97 gasolina está com os bicos originais Rochester 17124782 (gordinhos), hoje estão funcionando mais ou menos bem depois de uma limpeza pesada que fiz neles e também troquei as peneirinhas. Recentemente tive que fazer o cabeçote dele por motivos de corrosão das galerias de água, resultado, o cabeçote acabou sendo rebaixado em 1mm, ficando com 95mm dos 96mm originais, montei usando a junta original sabó. Com o rebaixamento do cabeçote a taxa de compressão consequentemente aumentou um pouco, ele ficou grilando de vez em quando e aquecendo um pouco na gasolina comum usando as velas originais (BPR6EY-D), contornei inicialmente o problema colocando um pouco de álcool misturado na gasolina, depois acabei resolvendo definitivamente o problema do grilado na gasolina pura usando as velas do Celta VHC (BR6ES). Por curiosidade resolvi testar o carro usando somente álcool, e ele funcionou bem, pegando bem de manhã cedo (moro no nordeste, temperaturas sempre acima de 20ºC) e continuou pegando bem depois de quente, não acendeu a luz da injeção e a central fez a correção da mistura, o tempo de injeção logicamente subiu, mas o restante das leituras ficaram dentro dos valores normais.

Consumo na estrada (regime 80 a 100 km/h): (gasolina: 12,5 a 15km/l) (álcool: 8 a 10km/l) (mix de gasolina e álcool: 10 a 12,2km/l)
O desempenho permaneceu praticamente o mesmo, um pouquinho mais fraco no álcool, creio que seja devido ao mapeamento do ponto de ignição da ECU fixado para gasolina, uma vez que ela não foi projetada para identificar o tipo de combustível.

Bem, como os bicos Rochester originais estão meia boca, já com sinais de ferrugem por dentro e vazão fora de equalização, creio que com o uso do álcool eles possam sofrer uma corrosão maior e não vão aguentar muito tempo. Andei pesquisando e segundo a tabela da Bosch (http://tresvalespecas.com.br/v1/wp-cont ... ADORES.pdf), o bico alternativo oficial para o meu carro é o 0280156090 (plástico laranja). Dei mais uma pesquisada e segundo a tabela de vazão de injetores da Planatc (http://www.planatc.com.br/config/templa ... MN7091.pdf), seguem as informações a baixo:

Rochester 17124782: Corsa 1.6 MPFI - Gasolina - Resistência 2,5 a 3,5 Ohms - Bar: 3,0 - RPM 5.0 - Volume (ml) 22 a 26
Bosch 0280156090: Corsa 1.6 MPFI - Gasolina - Resistência 12,0 a 16,5 Ohms - Bar: 3,0 - RPM 5.0 - Volume (ml) 21 a 25

A vazão do substituto oficial oferecido pela Bosch é bem próxima do original e a resistência maior não é um problema, ele fica até mais leve para a ECU sustentá-lo.

Olhando mais um pouco a mesma tabela da Planatc, encontrei o bico do Corsa Sedan 1.0 mpfi álcool de código 0280156085 da Bosch (plástico azul) e curiosamente ele possui vazão idêntica ao Rochester 17124782 (original corsa 1.6 mpfi gasolina) e ao Bosch 0280156152 (plástico preto, original corsa/meriva 1.8 mpfi gasolina) conforme mostrado a baixo:

Rochester 17124782: Corsa 1.6 MPFI - Gasolina - Resistência 2,5 a 3,5 Ohms - Bar: 3,0 - RPM 5.0 - Volume (ml) 22 a 26
Bosch 0280156085: Corsa Sedan 1.0 MPFI - Álcool - Resistência 12,0 a 16,5 Ohms - Bar: 3,0 - RPM 5.0 - Volume (ml) 22 a 26
Bosch 0280156152: Corsa/Meriva 1.8 MPFI - Gasolina - Resistência 12,0 a 16,5 Ohms - Bar: 3,0 - RPM 5.0 - Volume (ml) 22 a 26

Então, como quero usar álcool no meu carro de vez em quando, pretendo substituir a bomba de combustível pela bomba do carro flex e os bicos Rochester 17124782 pelos bicos Bosch 0280156085 do corsa álcool, como a vazão é idêntica, creio que irá funcionar perfeitamente na gasolina e não terei problemas de corrosão no álcool.

Alguém já teve a experiência de uso dos bicos Bosch azuis álcool no corsa 1.6 gasolina? Grato desde já.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

mas essa resistência diferente, pode ser um problema sim....o bico não vai trabalhar na sua melhor forma, mas nao quer dizer q nao ira trabalhar...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Jessic@@@
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Sábado 21 2019f Setembro 2019 12:09:44 AM
Localização: Matozinhos - MG
Modelo do veiculo: CORSA WIND
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Jessic@@@ »

Diego Fleury escreveu: Quarta-feira 24 2016f Agosto 2016 12:50:28 PM não sei por foto aqui, mas é esse aí rosa numero 0280156293 mesmo tamanho, mesmo encaixe, mesmo plug, não altera nada e ficou excelente, consumo e potencia do carro. Já passamos o haster (nao sei se escreve assim) varias vezes, nada de erro, leitura tudo boa.
Recomendo, não coloquem o original, coloquem esse nos corsas 1.0 antigo.

Oi Diego, o código dos Bicos são realmente esses números 0280156293? Foram comprados no mercado livre?
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Jessic@@@ escreveu: Sábado 21 2019f Setembro 2019 03:03:03 PM
Diego Fleury escreveu: Quarta-feira 24 2016f Agosto 2016 12:50:28 PM não sei por foto aqui, mas é esse aí rosa numero 0280156293 mesmo tamanho, mesmo encaixe, mesmo plug, não altera nada e ficou excelente, consumo e potencia do carro. Já passamos o haster (nao sei se escreve assim) varias vezes, nada de erro, leitura tudo boa.
Recomendo, não coloquem o original, coloquem esse nos corsas 1.0 antigo.

Oi Diego, o código dos Bicos são realmente esses números 0280156293? Foram comprados no mercado livre?
ele nao entra no forum desde 2018, ou nao teve mais qq problema, ou nem corsa tem mais.....
o q resta é apenas a postagem, o codigo esta ai, precisa ver onde fica mais facil de vc adquirir
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
eduardo.sic
:: Rodeio ::
Mensagens: 659
Registrado em: Sábado 16 2005f Abril 2005 02:30:03 AM
Localização: Vitória - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por eduardo.sic »

eduardo.sic escreveu: Segunda-feira 17 2010f Maio 2010 08:01:43 PM
SemControle escreveu:ainda fico com os 2 pes atras qnt a isso
na central original nao se trabalha em 100% de abertura, cada hora tem um nivel de abertura conforme a mistura
tem um nome em q se trabalha com pulsos de abrir 100% o bico numa paulada de energia, ai o q conta é o tempo do pulso pra abertura permanecer mais tempo ou menos, na original como é a voltagem q manda o qnt abre.....
Olá SemControle, o módulo controla a injeção do combutivel pela frequencia que abre a fecha o bico. Isso não muda entra o bico antigo e o novo. Um grande diferença entre o bico antigo e o novo é que o novo requer menos corrente elétrica para funcionar, Ele precisa de menos corrente justamente por ser mais eficiente e ter uma mecânica mais leve. Eu desmontei o bico antigo e lá dentro tem uma mole que é uma ignorância, por isso precisava de um bobina com 1.5R, com o bico mais novo tudo mudou, o fato dele ser mais eficiente não havaia mais necessidade de uma bobina tão "parruda" para abrir o bico.

Eu instalei os bicos e rodei 6 meses com o carro até vende-lo, o funcionamento e consumo ficaram muito bons.

Eu relação a impedância, não há problema em colocar um bico com impedancia maior. Visto que não vai haver sobrecarga da UCE para excitar o bico, pelo contrário, vai ter uma folga.

Agora colocar um bico de baixa impedancia nos módulo mais novos aí não é recomendado, pois certamente vai forçar o módulo e causar danos ao mesmo.

Fazendo um paralelo aos alto falantes..
se você tem um amplificador que foi projetado para suportar uma impedancia minima de 4Houms e você coloca um alto falante de 8, não vai ter problema, o amplificador não vai entregar a potência total a todo volume, mais vai excitar o alto-falante.

Agora se nesse mesmo aplificador que suporta 4houms você coloca um falante de 2Houms, seu aplificador vai gritar feito louco e certamente vai queimar.

Eu não sou especialista, fiz uma grande pesquisa e resolvi fazer a mudança por minha conta, risco e economia e deu certo, não me arrependo.

seguem os link's da reforma do meu velho companheiro:

http://www.drdsistemas.com.br/corsa/M/index9.htm

http://www.drdsistemas.com.br/corsa/M/index10.htm

http://www.drdsistemas.com.br/corsa/M/index11.htm

http://www.drdsistemas.com.br/corsa/M/index12.htm
Olá pessoal!!

consegui logar a minha conta antiga!!

Após 14 anos que vendi o corsa, passei por ele 3 vezes, a ultima foi semana passada, o carro está bem judiado, mas o motor ainda está funcionando perfeitamente, vi o dono dando partida, pega no estalo... se eu encontrar com ele mais uma vez, vou parar e puxar conversa rsrsrsr.

agora tenho um corsa sedan GL 1.6, 1998 argentino, completo de tudo, a paixão por corsa não acaba.. já fiz algumas coisas nele, assim que der posto umas fotos..

um forte abraço pessoal.
Corsa, uma verdadeira paixão.
Avatar do usuário
LoartVeiguer
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Segunda-feira 14 2023f Agosto 2023 10:42:23 PM
Localização: Abadia de Goiás - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por LoartVeiguer »

Boa noite, senhores!

Gostaria de ajuda, por favor, tenho um Corsa Wind 98 1.0 MPFI cujos bicos são aqueles modelo Delphi gordinhos. Pois bem, estou precisando troca-los porém não encontro mais esse modelo, cheguei a comprar como sendo original GM de uma loja no mercado livre mas o carro estava consumindo demais, testei com os Bosch de um amigo e Bimba, era realmente os bicos...porém os dele não casou legal com os furos da flauta.

Visando economia de combustível dos bicos originais eu posso utilizar o Bosch aquele modelo marrom 0280155966? Percebi que eles são pouca coisa (pouquíssima mesmo) maiores que o Delphi mas como o mercado car não aceitaria de volta fiquei com receio de pegar... Tem como utilizar eles com a flauta original ou precisa adaptar algo? Gostaria de utilizar Bosch pela segurança em relação a marca mas sei que tem questão de impedância e tudo o mais e não sei qual modelo seria o ideal e em relação a possíveis adaptações.

Eu consegui o modelo igual ao original mas da marca Gauss, porém bem mais caros também, essa marca é boa?

Agradeço a ajuda dos senhores e peço desculpas se já é um tópico batido entre vocês.


Obrigado!!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Matérias Técnicas”