Numa boa e com todo respeito: acho que você precisa ler mais uma vez o texto que escrevi, onde você pinçou a frase "...Por isso, gira-se o conjunto pelo parafuso na ponta do virabrequim e ajusta-se a tensão girando a bomba d'água. Sempre que a bomba d'água for rotacionada, faz-se necessário novas duas voltas no conjunto para conferência do tensionamento, até que este fique ajustado na marca correta...". Nunca eu disse que ao trocar a correia dentada era necessário trocar a bomba d'água e o texto está longe de sugerir isto.
Sobre marcar a posição da bomba velha para copiar na nova, eu já mencionei antes: é um macete que os mecânicos brasileiros aprenderam para acelerar e facilitar o serviço.
O texto que escrevi lá no início apenas menciona o procedimento porque também temos de supor que caso alguém resolva trocar a correia dentada mais tensionador e a pessoa que fez tal tarefa da última vez não ajustou corretamente, quem estiver trocando agora vai inexoravelmente deparar-se com um conjunto correia e tensionador novos com o ajuste incorreto, precisando girar uma bomba d'água que não foi trocada (tarefa bem difícil).
Cabe, nessa situação, o raciocínio do leitor do texto que escrevi dar-se conta de que é possível (e necessário) girar a bomba pelo menos para este caso.
Vi vários membros do corsaclube perguntando se devem ou não girar a bomba d'água e por isso julgo pertinente o que coloquei.
Sobre o esticador, concordo que a versão com a lingueta e furo sextavado e que NÃO USA pino de retenção é mais prática e com certeza dispensa o giro da bomba d'água em qualquer situação, assim como já mencionei sobre sua aplicação e possíveis riscos. Se o esticador que usei não foi substituído pela GMB pelo esticador que você prefere (tirando de linha o esticador anterior), algum motivo há.
Abraço.
[INFO] - Trocando correia dentanda do corsa 8 V
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Rapaz, qualquer discussão a bom termo é salutar, pois todos aprendem, mesmo mantendo-se as mesmas posições iniciais...
Acima vc escreveu "Nunca eu disse que ao trocar a correia dentada era necessário trocar a bomba d'água e o texto está longe de sugerir isto." de fato isso não foi escrito por você...e nem eu disse ser necessário...
O que eu venho dizendo é que o seu procedimento (de ajustar a tensão da dentada girando a bomba), só e somente só, torna-se necessário no caso de não se marcar (ou não se gravar), a referência da posição original da bomba velha...daí não tem jeito e o seu procedimento de girar a bomba é correto.
Acima vc também escreveu "Sobre marcar a posição da bomba velha para copiar na nova, eu já mencionei antes: é um macete que os mecânicos brasileiros aprenderam para acelerar e facilitar o serviço."... marcar posição de peças ao se desmontar qq coisa, é um procedimento mais que comum em todo o mundo e principalmente em mecânica (de carro, avião, navio...), não sendo exclusividade ou macete de mecânicos brasileiros...
https://www.youtube.com/watch?v=Mp9IFhLlt4c
https://www.youtube.com/watch?v=2FDTJEemXy0
Em mecânica, se vc não observar o posicionamento original de algumas peças, quando puser pra funcionar vc vai danificar alguma coisa, que dependendo da peça o dano poderá ser a longo, médio ou imediato...ou no mínimo (como no seu caso), irá requerer um procedimento adicional.
Me desculpe, mas se eu interpretei que seu texto inicial sugere uma obrigatoriedade no giro da bomba para ajuste da dentada, outros podem também interpretar da mesma forma...daí eu estar afirmando que não é necessário, se for observado a mesma posição da bomba velha. Para o caso de um erro de troca anterior, eu acho pouco provável, pois se o ajuste dado automaticamente pelo tensor não ficar correto, ou a dentada pula ou ficará enforcada...vindo a dar problema de perda do sincronismo do motor (no mínimo perda de potência), ou ruptura com colisão de válvula e pistão...mas se de todo for dada a sorte de nada grave ocorrer, o procedimento de giro da bomba é mais que correto.
Não, o tensor com o sextavado não suprime o giro da bomba...ele (a meu ver) dá uma correção um pouco mais flexível, ao contrário do de pino trava, que tem tão somente uma posição e ponto, acabou. A provável razão dele ter substituído o sextavado é o tempo de execução da montagem em fábrica...time is money...
Vamos pacificar numa coisa?:
1 - Troca da correia dentada, em 99,99% dos casos, não requer giro da bomba d'água para o ajuste grosso da tensão da correia.
2 - No caso em que o tensionador não fique perfeitamente posicionado (coincidindo as marcações da seta com o rasgo), o procedimento de girar a bomba d'água para ajuste grosso deve ser utilizado, porém sabendo-se que, no caso de uma bomba velha será difícil girá-la sem a chave própria, sem causar algum dano na bomba ou em seu O-ring (o que prejudicará a boa vedação).
3 - Caso a bomba d'água seja trocada por qualquer circunstância, sua posição original deve ser observada (e marcada), em relação ao bloco do motor, de modo que a nova bomba entre exatamente na mesma posição e se evite procedimento de ajuste adicional.
P/S:
Quando eu falei que a gente sempre aprende... ao pesquisei os vídeos para postar, me deparei com esta informação:
https://www.youtube.com/watch?v=k5MnS0K7JQQ
Numa próxima troca da minha dentada, já vou atentar para as possíveis folgas....
Acima vc escreveu "Nunca eu disse que ao trocar a correia dentada era necessário trocar a bomba d'água e o texto está longe de sugerir isto." de fato isso não foi escrito por você...e nem eu disse ser necessário...
O que eu venho dizendo é que o seu procedimento (de ajustar a tensão da dentada girando a bomba), só e somente só, torna-se necessário no caso de não se marcar (ou não se gravar), a referência da posição original da bomba velha...daí não tem jeito e o seu procedimento de girar a bomba é correto.
Acima vc também escreveu "Sobre marcar a posição da bomba velha para copiar na nova, eu já mencionei antes: é um macete que os mecânicos brasileiros aprenderam para acelerar e facilitar o serviço."... marcar posição de peças ao se desmontar qq coisa, é um procedimento mais que comum em todo o mundo e principalmente em mecânica (de carro, avião, navio...), não sendo exclusividade ou macete de mecânicos brasileiros...
https://www.youtube.com/watch?v=Mp9IFhLlt4c
https://www.youtube.com/watch?v=2FDTJEemXy0
Em mecânica, se vc não observar o posicionamento original de algumas peças, quando puser pra funcionar vc vai danificar alguma coisa, que dependendo da peça o dano poderá ser a longo, médio ou imediato...ou no mínimo (como no seu caso), irá requerer um procedimento adicional.
Me desculpe, mas se eu interpretei que seu texto inicial sugere uma obrigatoriedade no giro da bomba para ajuste da dentada, outros podem também interpretar da mesma forma...daí eu estar afirmando que não é necessário, se for observado a mesma posição da bomba velha. Para o caso de um erro de troca anterior, eu acho pouco provável, pois se o ajuste dado automaticamente pelo tensor não ficar correto, ou a dentada pula ou ficará enforcada...vindo a dar problema de perda do sincronismo do motor (no mínimo perda de potência), ou ruptura com colisão de válvula e pistão...mas se de todo for dada a sorte de nada grave ocorrer, o procedimento de giro da bomba é mais que correto.
Não, o tensor com o sextavado não suprime o giro da bomba...ele (a meu ver) dá uma correção um pouco mais flexível, ao contrário do de pino trava, que tem tão somente uma posição e ponto, acabou. A provável razão dele ter substituído o sextavado é o tempo de execução da montagem em fábrica...time is money...
Vamos pacificar numa coisa?:
1 - Troca da correia dentada, em 99,99% dos casos, não requer giro da bomba d'água para o ajuste grosso da tensão da correia.
2 - No caso em que o tensionador não fique perfeitamente posicionado (coincidindo as marcações da seta com o rasgo), o procedimento de girar a bomba d'água para ajuste grosso deve ser utilizado, porém sabendo-se que, no caso de uma bomba velha será difícil girá-la sem a chave própria, sem causar algum dano na bomba ou em seu O-ring (o que prejudicará a boa vedação).
3 - Caso a bomba d'água seja trocada por qualquer circunstância, sua posição original deve ser observada (e marcada), em relação ao bloco do motor, de modo que a nova bomba entre exatamente na mesma posição e se evite procedimento de ajuste adicional.
P/S:
Quando eu falei que a gente sempre aprende... ao pesquisei os vídeos para postar, me deparei com esta informação:
https://www.youtube.com/watch?v=k5MnS0K7JQQ
Numa próxima troca da minha dentada, já vou atentar para as possíveis folgas....
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Os modelos de tensionadores são intercambiáveis. Compre o modelo com ajuste pela chave allen 6mm que você evita um problema como perder o aditivo ou ainda rasgar o anel de vedação da bomba d' água.
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Ola pessoal, eu mesmo quero fazer reparo preventiva no meu carro,e quero saber como faço para deixar carro no ponto e como fazer pra ele não sair fora do ponto pra poder trocar correia válvula termostática e bomba água, meu Corsa Hatch Max 1.4 8 v ano 2009.
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nesse tópico tem um bom material....mas se não tem noção do q vai fazer, não recomendo, essa manutenção não admite falha....cv.silva escreveu: ↑Segunda-feira 11 2022f Julho 2022 07:19:31 PM Ola pessoal, eu mesmo quero fazer reparo preventiva no meu carro,e quero saber como faço para deixar carro no ponto e como fazer pra ele não sair fora do ponto pra poder trocar correia válvula termostática e bomba água, meu Corsa Hatch Max 1.4 8 v ano 2009.
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
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Noção e ferramental próprio ou adaptado.... tipo um travador do virabrequim para desapertar/apertar a polia... mas um torquímetro é insubstituível.
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