[DÚVIDAS E SUGESTÕES] Sensor da Borboleta

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Olá Pascuineli, bom dia. colega vai uma dica:

um conhecido aqui que tem uma oficina de Injeção Eletronica e que usa equipamentos da marca Rhaster, me informou certa vez, que, para monitorar a CPU corretamente, tem que andar com o carro e ir monitorando tudo.

procure uma boa oficina que mexa SÓ com injeção eletronica, garanto que seu EFI vai ficar novo de novo.

sds
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
Pascuineli
:: Super ::
Mensagens: 60
Registrado em: Sexta-feira 28 2011f Outubro 2011 10:13:51 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Pascuineli »

meu dar uma conversada com meu mecanico sobre isso... ver o que ele diz... Obrigado !!!
Corsa EFI Prata 96/96 1.0 Vidros Travas.
Está DOENTE nesse momento!!!! tipo Lupus assim... dificil de detectar...
"Up for a Meeting"
Pascuineli
:: Super ::
Mensagens: 60
Registrado em: Sexta-feira 28 2011f Outubro 2011 10:13:51 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Pascuineli »

Bom caros acompanhantes desse tópico... SENSOR POSIÇÃO BORBOLETA... eis que meu problema começou em 26/10/2011 e parece que não tem fim.... hoje mais uma vez depois de desmontar o tanque tirar bomba mexer em revirar tudo... achamos um pedaço de plastico preso daquela cuba de plastico que envolve a bomba (nao sei o nome) exatamento presa na mola aonde volta o retorno do combustivel... travando que a mola pressionasse a abertura do retorno... pois bem feito isso achei mesmo que iria resolver os problemas das perdas alucinadas de aceleração.... as cabeçadas lá.... quando estava vindo embora o carro simplismente apagou.... imperceptivel se não fosse pelo SOM QUE DESLIGOU....

sujestões ??????????????
Corsa EFI Prata 96/96 1.0 Vidros Travas.
Está DOENTE nesse momento!!!! tipo Lupus assim... dificil de detectar...
"Up for a Meeting"
Ramos
:: Moderador ::
Mensagens: 947
Registrado em: Segunda-feira 19 2007f Novembro 2007 10:23:33 AM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Ramos »

Pessoal,

Desconfiava que o parafuso do patente da TBI havia sido mexido, acabei deixando ele na mesma posição do da Meriva. Porem gostaria de saber se existe algum padrão real para a regulagem.

Vejo em todos lugares falando que não se deve mexer, mas e a pessoal que comprou o carro já mexido? se passar o scanner e a posição indicada estiver zero está correto?

Abraço, obigado
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Ramos, com o scaner dá pra acertar, é só acertar a informação do sensor de posição pela leitura com a posição real da borboleta. De primeira não vai, é como uma afinação, vai acertando.

Não sei se dá pra tomar como base o componente de outro carro.
Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

Certa vez inventei de mexer no parafuso da borboleta do Vectra. O que usei como parâmetro foi simplesmente a rotação do motor.
Apertava o parafuso e quando a rotação começava a subir de 900, voltava um pouco e tava feito. Deste modo, o atuador de marcha-lenta não precisava abrir muito para a passagem de ar. Caso ligasse o AC, o atuador tinha muita margem para abrir a passagem de ar e manter a rotação estável.
Se voltar demasiadamente o parafuso, o motor ainda vai manter as 900RPM, só que com o atuador de marcha-lenta abrindo mais a passagem de ar.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
Ramos
:: Moderador ::
Mensagens: 947
Registrado em: Segunda-feira 19 2007f Novembro 2007 10:23:33 AM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Ramos »

Obrigado pessoal,

Awaked e José, cheguei a comprar o elm 327 para poder verificar isto em casa, porem, meu carro tem BCM e não tem jeito do camarada ler a injeção.

Provavelmente não tem como usar outro veículo como padrão, utilizei a meriva e não deu certo, utilizei o do leo, carro semelhante ao meu, e não deu certo.
Acontece que meu carro não demonstra problema no momento de mexer no parafuso, acho que acertei o ponto aproximado agora, mas antigamente andava 1 semana e do nada ele começava a variar a rotação de 900-1100 (como se perdesse a margem estável do atuador) e não dava mais cut-off. Após desligar e ligar o carro isto parava de ocorrer. (neste momento faz um bom tempo que não ocorre). A minha TBI está devidamente limpa.
Outra coisa que ocorre que, julgo ser culpa do parafuso, digamos que estou descendo uma lombada em terceira marcha, utilizando o cut off, quando chego na esquina freio e aperto a embreagem quando o carro chega a 1500rpm, ocorre que a rotação cai muito rápida, passando a um valor menor que a nominal. Se isso ocorrer com o carro frio, e na esquina e eu esterçar a direção pode ocorrer de apagar o carro :roll:
Erro na injeção eu sei que não tem pois verifiquei ela esses dias, apenas o mecânico esqueceu de olhar com o carro em funcionamento :D

Desculpe o texto grande
Abraço
Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

Então não é o parafuso. Passe a pensar em problemas com o sensor de posição da borboleta ou problemas no chicote.

Vc ter mexido no parafuso foi um grande acaso de ter aparecido os problemas. Por acaso vc não esbarrou no conector do sensor da borboleta, tirando-o do lugar? Passe um limpa-contatos para ver se ajuda.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Ramos, mesmo sem BCM acredito que pra isso não iria adiantar, esses scaners baratinhos só fazem a leitura, não informam valores de referência (que seria o caso) ou parâmetros.

Por exemplo, ele vai dizer lá que a abertura está em 3,567, e aí? Faz o que com isso? Um scaner mesmo vai dizer que a referência é 2,800 e que o parâmetro é 2,678 e 3,987.

Chutei tudo acima, nunca decorei, é só exemplo.
Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

Mas tem os manuais de referência na Internet. Já ajuda um pouco.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Matérias Técnicas”