[DÚVIDAS E SUGESTÕES] Sensor da Borboleta

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

o problema é q ta quase virando um carburador, vc nao tem regulagem automatica da lenta, e com isso nao tem referencias do posicionamento do atuador, ai nao tem qq referencia sobre a posicao da borboleta tmb....
vc ainda tem algo q se diz lenta pq nao travou totalmente fechado seu atuador de marcha lenta, ele esta travado de uma forma q horas a lenta pode estar alta, e horas pode estar baixa, por sorte ainda tem bastante sensor pra melhorar isso
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


gilberto costa
:: Super ::
Mensagens: 52
Registrado em: Sexta-feira 09 2010f Abril 2010 04:16:01 PM
Localização: Niterói - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por gilberto costa »

Realmente tem horas que a lenta é muito alta. Ainda pouco mesmo, quando cheguei da rua a lenta estava em torno de 1500 giros, mas logo caiu tb para 800 giros. Achei que fosse cabo de acelerador, mas depois de ver o que vc escreveu, pode ser o Atuador que hora funciona e hora não funciona. Vc acha que se eu deixa-lo de molho no Car80 pode solta-lo? Se acontecer dele ficar mole(digo isso porque na mão o embolo do centro do Atuador, está duro, não se move para nenhum lado mesmo energizado). Vc acha que pode funcionar? Pode solta-lo?
Como vc bem disse, com o Atuador funcionando, o Sensor da Borboleta funcionará em conjunto dando uma regulagem satisfatória ao funcionamento do motor.
Corsa - Minha Paixão!


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

acho q ta com problema... o atuador é um motor de passo, qnd se desmonta nao deve forcar-lo e nem tentar jogar qq solvente pra dentro de onde a haste dele se movimenta...
mas de qq forma, perdido por perdido vc pode tentar, se horas ta tendo alguma manifestacao, existe uma esperanca, se nao for outra coisa variando.....

se pensar q dependendo do carburador, vc acerta a passagem de ar, acerta a passagem de combustivel pra lenta ainda tem um batente da borboleta, e se essas regulagem nao estiverem boas e bem equilibradas, o carro sai afogando ou dando socos, ou até fica sem lenta, ou muito acelerado, da pra ter nocao q a lenta é bem importante, e se for regulada direito e automaticamente por uma injecao te garante nao passar tanta raiva...isso q estamos falando do da lenta, sua injecao ainda controla todo o mais, momento de faisca, tempo de injecao de bico, avanco de ponto, liga e desliga ventilacao forcada do radiador....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


gilberto costa
:: Super ::
Mensagens: 52
Registrado em: Sexta-feira 09 2010f Abril 2010 04:16:01 PM
Localização: Niterói - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por gilberto costa »

Quando vc colocou tuda as informações acima sobre a borboleta, eu fui lá e re liguei o interruptor do sensor da borboleta. Para meu espanto, tudo voltou a funcionar como antes, com uma lenta perfeita e uma aceleração tb muito boa. Pode ser que o Car80 tenha dado alguma diferença satisfatória quando ao fato do Atuador está duro, preso. Hoje já liguei o Corsinha e ele segurou a lenta em 1000rpm e depois veio caindo até 800rpm quando quente.
De qualquer maneira, vou pedir a um conhecido que passe o aparelho para ver se tudo está OK ou se tem alguma problema de parte elétrica. De qualquer forma, obrigado pela ajuda e amis uma vêz peço desculpas por qualquer coisa!
Corsa - Minha Paixão!


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

relaxa, passando o scaner nao deve acusar qq erro, a parte eletrica do atuador deve estar perfeita, ele devia estar travado, a injecao monitora a parte eletrica do atuador/sensor, se ele esta travado, sem a cabeca q fecha a passagem de ar, sao outros 500, nao tem como a central monitorar, varios outros sensores tem isso, como se trabalha com uma grande faixa de leitura, o sensor pode estar com problema e lendo errado, mas ainda dentro da tolerancia, entao nao é acusado o erro, vai do bom senso de quem esta do outro lado do aparelho vendo as leituras
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


gilberto costa
:: Super ::
Mensagens: 52
Registrado em: Sexta-feira 09 2010f Abril 2010 04:16:01 PM
Localização: Niterói - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por gilberto costa »

O mecânico é conhecido! Não acredito que vá inventar nada. Mesmo porque está tudo funcionando bem até agora!
Um abração!
Corsa - Minha Paixão!


Pascuineli
:: Super ::
Mensagens: 60
Registrado em: Sexta-feira 28 2011f Outubro 2011 10:13:51 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Pascuineli »

minha sugestão.... tire o cabo do sensor posição borboleta e cheque o desempenho depois disso... obviamente o carro ficará acelerado.... de umas voltas e verifique se continua com as condições de defeito que vc relacionou acima... caso tudo ocorra normal.... pode ser sim o SENSOR POSIÇÃO BORBOLETA.... leve a um mecanico que passe aquela maquina de diagnostico....logo terá certeza e trocará a peça certa....

abraços a todos do CC
Corsa EFI Prata 96/96 1.0 Vidros Travas.
Está DOENTE nesse momento!!!! tipo Lupus assim... dificil de detectar...
"Up for a Meeting"


gilberto costa
:: Super ::
Mensagens: 52
Registrado em: Sexta-feira 09 2010f Abril 2010 04:16:01 PM
Localização: Niterói - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por gilberto costa »

Amigo pascuineli, obrigado pela atenção!
Fiz o que me falou: Retirei o conector do Sensor de posicionamento da borboleta o carro pegou muito melhor, sem engasgar quando frio. Passei para o gás e a mesma coisa, acelerando sem engasgos. O corsinha ficou ótimo quando frio, sem nenhum problema de acelerar engasgando.
Então deduzo ser problemas mesmo Sensor da Borboleta então. A marcha lenta está em uns 700 giros, mas acho que aí é só dar uma acertada no parafuso de regulagem manual da aceleração no Corpo da TBI, não é?
Vou ver como fica o comportamento dele quente agora. estou pesquisando valores de troca desse sensor, mas vc acha que pode ser problemas tb de falata de manutenção da TBI? tem mais de 1 ano que não faço uma boa manutenção nela. Talvez a retirada da mesma para limpar e depois sim avaliar a necessidade de troca, o que vc acha?
Quando eu comprei o carro, ao liga-lo frio, o mesmo tinha um comportamento maravilhoso. Não engasgava nada e a aceleração ficava em uns 1500giros e caia conforme o carro aquecia até parar em uns 800 giros. Pra mim esse é o comportamento que eu não vejo mais hoje.
Um abração.
Corsa - Minha Paixão!


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Não tem parafuso de regulagem manual. A injeção é eletrônica. RPM controlada por software. Quando tem alteração na RPM é sujeira na TBI ou algum sensor com problema.

Manutenção é o mínimo se não quer problemas.


Pascuineli
:: Super ::
Mensagens: 60
Registrado em: Sexta-feira 28 2011f Outubro 2011 10:13:51 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Pascuineli »

Como o amigo acima falou (inclusive bem colocado) o melhor mesmo é vc fazer os dois... com certeza o sensor POSIÇÃO BORBOLETA está ruim.... já que testou e ocorreu tudo como eu falei... o meu carro ele ficou super acelerado com tirei o encaixe do sensor.... deve ser regulagem do ponto de aceleração... já indicado a trocar a peça e farei isso amanha quando reabrem as lojas... depois eu posto pra dizer como anda... que hoje foi uma CENSURADO.... da umas engasgadas CENSURADO.... e ta gastando feito um OMEGA, e andando feito um burro... no sei caso amigo... faça os dois.... boa manutenção no TBI que é o pulmão do carro.... e a substituição do sensor.... ele vai ficar massa tenho certeza.

Abraço CCs
Corsa EFI Prata 96/96 1.0 Vidros Travas.
Está DOENTE nesse momento!!!! tipo Lupus assim... dificil de detectar...
"Up for a Meeting"


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Matérias Técnicas”