[DÚVIDAS E SUGESTÕES] Sensor da Borboleta
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Boa Tarde,
Estou com uma duvida grande, meu carro ao ligar está acelerando sozinho chegando a 3.000 RPM depois ele desce lentamente e acende a luz da injeção.
fiz a limpeza do tbi e vi que tinha uma mangueira entupida porem deixei brilhando limpinho montei tudo certinho e está com o mesmo problema.
fiz o teste do jumper com o codigo lampejante e deu codigo 21 Sensor de posição de borboleta (TPS) - Tensão alta e também codigo 22 Sensor de posição de borboleta (TPS) - Tensão baixa ao desligar o cabo da posição de borboleta e dar partida no veículo ele fica com a aceleração normal, sera que é esse bendito sensor de borboleta ou é o sensor de marcha lenta?
ele começou a dar problema em um dia de chuva porem nem peguei enchente nem nada.
por favor se tiver alguém para me auxiliar.
Estou com uma duvida grande, meu carro ao ligar está acelerando sozinho chegando a 3.000 RPM depois ele desce lentamente e acende a luz da injeção.
fiz a limpeza do tbi e vi que tinha uma mangueira entupida porem deixei brilhando limpinho montei tudo certinho e está com o mesmo problema.
fiz o teste do jumper com o codigo lampejante e deu codigo 21 Sensor de posição de borboleta (TPS) - Tensão alta e também codigo 22 Sensor de posição de borboleta (TPS) - Tensão baixa ao desligar o cabo da posição de borboleta e dar partida no veículo ele fica com a aceleração normal, sera que é esse bendito sensor de borboleta ou é o sensor de marcha lenta?
ele começou a dar problema em um dia de chuva porem nem peguei enchente nem nada.
por favor se tiver alguém para me auxiliar.
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Quando vc. limpou o TBi, retirou o IAC, limpou seu eixo e o locar onde ele fica?
Testa o sensor... https://mega.co.nz/#!u9Y2FATI!HrEJS0cLV ... MLe101JdBI
Testa o sensor... https://mega.co.nz/#!u9Y2FATI!HrEJS0cLV ... MLe101JdBI
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Senhores
Como utilizei informações daqui, me sinto na obrigação de compartilhar uma breve solução de problema.
Há alguns dias, meu corsa wind 95 passou a apresentar códigos 21 e 22 quando executado o procedimento de verificação de código lampejante. O primeiro item a ser trocado foi o sensor de posição da borboleta, tendo sido efetuada a troca de um modelo paralelo por um Marelli. Sinceramente, o modelo paralelo com defeito funcionava bem melhor. O carro teve intermitência de lâmpada acesa e apagada em situações diferentes, sempre acelerando muito o motor após uns 30 minutos ligado. Com base em outras pesquisas, efetuei a troca da bateria, sensor hall (distribuidor inteiro), atuador de marcha lenta, cabos de vela, velas (2 vezes) e um outro sensor de posição de borboleta paralelo de um Kadett de mesmo ano. Houve melhora apenas quando utilizei o sensor do Kadett, ou seja, o problema continuava no primeiro item. Mesmo assim, o motor ainda alternava a marcha lenta, acendendo a luz de emergência em acelerações mais fortes. Enfim, não estava ok. Resolvi comprar um novo sensor de posição em uma loja GM oficial, onde me sugeriram a compra do sensor original da Delphi por R$ 57,00. Fiz a instalação do sensor, fiz o reset do módulo (já havia feito nas trocas anteriores), e passei a receber o código 35 nos novos testes, porém a resposta do motor era muito melhor. Fiz um novo ajuste no ponto do distribuidor atrasando um pouco a rotação do motor, seguido de novo reset no módulo. Problema resolvido. Espero ter ajudado. Um abraço
Como utilizei informações daqui, me sinto na obrigação de compartilhar uma breve solução de problema.
Há alguns dias, meu corsa wind 95 passou a apresentar códigos 21 e 22 quando executado o procedimento de verificação de código lampejante. O primeiro item a ser trocado foi o sensor de posição da borboleta, tendo sido efetuada a troca de um modelo paralelo por um Marelli. Sinceramente, o modelo paralelo com defeito funcionava bem melhor. O carro teve intermitência de lâmpada acesa e apagada em situações diferentes, sempre acelerando muito o motor após uns 30 minutos ligado. Com base em outras pesquisas, efetuei a troca da bateria, sensor hall (distribuidor inteiro), atuador de marcha lenta, cabos de vela, velas (2 vezes) e um outro sensor de posição de borboleta paralelo de um Kadett de mesmo ano. Houve melhora apenas quando utilizei o sensor do Kadett, ou seja, o problema continuava no primeiro item. Mesmo assim, o motor ainda alternava a marcha lenta, acendendo a luz de emergência em acelerações mais fortes. Enfim, não estava ok. Resolvi comprar um novo sensor de posição em uma loja GM oficial, onde me sugeriram a compra do sensor original da Delphi por R$ 57,00. Fiz a instalação do sensor, fiz o reset do módulo (já havia feito nas trocas anteriores), e passei a receber o código 35 nos novos testes, porém a resposta do motor era muito melhor. Fiz um novo ajuste no ponto do distribuidor atrasando um pouco a rotação do motor, seguido de novo reset no módulo. Problema resolvido. Espero ter ajudado. Um abraço
rodrigotsc
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Pessoal, revivendo o post, pois meu corsa morria quando acelerava entre 1000 e 2000 rpm.. mas estou com uma dúvida... meu corsa é o GL 1.4 EFI.. minha dúvida é: existe regulagem no cabo do acelerador onde tem ranhuras e a travinha?? Foi ali que coloquei a trava com o cabo mais esticado. Pelo que li não deve ser mexido no parafuso da TBI, certo?! Depois que mexi nessa regulagem do acelerador o carro melhorou!!! Porém o mecânico me chamou de "gambiarreira" e que o problema era na TBI ¬¬
Me digam... existe essa regulagem, não existe?!
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Pessoal, revivendo o post, pois meu corsa morria quando acelerava entre 1000 e 2000 rpm.. mas estou com uma dúvida... meu corsa é o GL 1.4 EFI.. minha dúvida é: existe regulagem no cabo do acelerador onde tem ranhuras e a travinha?? Foi ali que coloquei a trava com o cabo mais esticado. Pelo que li não deve ser mexido no parafuso da TBI, certo?! Depois que mexi nessa regulagem do acelerador o carro melhorou!!! Porém o mecânico me chamou de "gambiarreira" e que o problema era na TBI ¬¬
Me digam... existe essa regulagem, não existe?!
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Essa regulagem de cabo, é apenas para corrigir folgas do próprio cabo, nada tendo a ver com a regulagem da ML.
A borboleta tem que ficar em sua posição de repouso (no batente), a regulagem é feita automaticamente pela ECU, via o atuador da ML, e a coisa funciona certinho se as informações do sensor da borboleta forem corretas.
A borboleta tem que ficar em sua posição de repouso (no batente), a regulagem é feita automaticamente pela ECU, via o atuador da ML, e a coisa funciona certinho se as informações do sensor da borboleta forem corretas.
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injeção eletrônica não trabalha com parafuso nenhum de regulagem.....
é uma gambiarra (engenharia) q vc passa para a injeção agora q seu acelerador esta 100% do tempo acionado (qnt, vai saber), logo surte efeito em consumo tmb.....
é uma gambiarra (engenharia) q vc passa para a injeção agora q seu acelerador esta 100% do tempo acionado (qnt, vai saber), logo surte efeito em consumo tmb.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
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o carro não ficou acelerado... na lenta está com 900 rpm tudo perfeito. Antes ele voltava demais e o carro morriaSemControle escreveu:injeção eletrônica não trabalha com parafuso nenhum de regulagem.....
é uma gambiarra (engenharia) q vc passa para a injeção agora q seu acelerador esta 100% do tempo acionado (qnt, vai saber), logo surte efeito em consumo tmb.....
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mas pode ter certeza q o problema não era no cabo, tem batente q limita o fechamento da borboleta, então ela so volta ao ponto inicial fechado, quem cuida da lenta é o atuador de marcha lenta.....
não precisa estar acelerado, injeção trabalha com sinais, vc muda a posição, o q vai pra central muda o valor....se o valor não é o suposto 0 da posição inicial, não é ML mais, é pedal acionado....
não precisa estar acelerado, injeção trabalha com sinais, vc muda a posição, o q vai pra central muda o valor....se o valor não é o suposto 0 da posição inicial, não é ML mais, é pedal acionado....
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