[DÚVIDAS E SUGESTÕES] Sensor da Borboleta

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
fláviops
:: Super ::
Mensagens: 88
Registrado em: Sexta-feira 15 2005f Abril 2005 10:25:00 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Re: re

Mensagem por fláviops »

alcineu escreveu:Tem esses "Defeitos Carecteristicos do Sensor da Posição da Borboleta"

1- Marcha Lenta Alta(Acelerado)

2 - Motor Falhando(Vazios Durante Aceleração)

3 - Motor Acelerado Ocasionalmente
------------------------
::? Alcineu tá com os seguintes sintomas:
1- Marcha Lenta ( varia de vez em quando)
2 - Motor Falhando(Vazios Durante Aceleração, qdo piso forte)
3 - Motor Acelerado Ocasionalmente
4- Motor trepidando quando Liga o carro.
5- esquentando muito Rápido (Mas ñ passa dos 95º c ) será q tem a ver com sensor de temperatura?
Eu NÃO fiz uma limpeza bõa no corpo dela, mais eu tirei as mangueiras q sai da tampa do comando de valvulas e tá blz pouca borra, só ñ sei no corpo da borboleta.
Tô desconfiado ñ sei pq, mais é daquela czixa de ar onde fica o filtro de ar , é q ela tem uma mangueirinha bem fina q liga lá na tbi e eu já tirei ela com o carro ligado e ñ ví diferença nem nada, será q vc tem ideia? apesar de já ter ajudado bastante.
fláviops
:: Super ::
Mensagens: 88
Registrado em: Sexta-feira 15 2005f Abril 2005 10:25:00 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fláviops »

Et ambém tá bebendo pra caramba...
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Olá Flavio. Realmente sintoma esta caracterizando ser o sensor de posição da borboleta - TPS que nada mais é que um potenciometro. Peça para algum eletrotecnico para testar com o miltimetro para ver se esta falhando que é o sintoma dos vazios na aceleração...tambem pode ser a bomba sem pressão. cheque com o manometro e deixe alguns minutos para ver se cai oue mantem...quanto a TBI é RECOMENDÁVEL uma limpeza/lavagem geral mesmo...pode ter algum duto entupido, principalmete aquela mangueirinha fina que vai até a tampa do comando de válvula (não sei o seu caso ser EFI se é a mesma coisa. mas este duto ai entupido emporcalha tudo na TBI)...
começe pela TBI [(ali checa-se tudo: valvula IAC de marcha lenta (limpeza) . não esuqeça de jampear os pinos A+ B no conector de diagnostico para a ECU posiciona-la corretamente. não force o embolo do motor de passo/IAC, borboleta limpa, desobstrução de dutos), sensor de posição da borboleta com o scanner (recomendavel)] e por ultimo o sensor de temperatura...caso tenha duvida, procure um bom profissional em injeção. evite os mexilóes que trocam peças sem saber quem é o verdadeiro culpado...nos retorne, ok...
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
fláviops
:: Super ::
Mensagens: 88
Registrado em: Sexta-feira 15 2005f Abril 2005 10:25:00 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fláviops »

alcineu escreveu:Olá Flavio. Realmente sintoma esta caracterizando ser o sensor de posição da borboleta - TPS que nada mais é que um potenciometro. Peça para algum eletrotecnico para testar com o miltimetro para ver se esta falhando que é o sintoma dos vazios na aceleração...tambem pode ser a bomba sem pressão. cheque com o manometro e deixe alguns minutos para ver se cai oue mantem...quanto a TBI é RECOMENDÁVEL uma limpeza/lavagem geral mesmo...pode ter algum duto entupido, principalmete aquela mangueirinha fina que vai até a tampa do comando de válvula (não sei o seu caso ser EFI se é a mesma coisa. mas este duto ai entupido emporcalha tudo na TBI)...
começe pela TBI [(ali checa-se tudo: valvula IAC de marcha lenta (limpeza) . não esuqeça de jampear os pinos A+ B no conector de diagnostico para a ECU posiciona-la corretamente. não force o embolo do motor de passo/IAC, borboleta limpa, desobstrução de dutos), sensor de posição da borboleta com o scanner (recomendavel)] e por ultimo o sensor de temperatura...caso tenha duvida, procure um bom profissional em injeção. evite os mexilóes que trocam peças sem saber quem é o verdadeiro culpado...nos retorne, ok...
===============
:shock: Alcienu meu amigo, vc é o cara mesmo ñ é a toa q o pessoal fala muito bem de vc, seguinte o meu probelma se agravou , mas acho q estamos no caminho certo. Hoje fui ao supermercado pela manhã e ao voltar desliguei o carro e qdo fui liga-lo novamente cerca de 10min depois , o carro ñ pegou mais nem a pau e até agora ñ consegui, notei q ñ se ouve o sinal da bomba de combustível qdo vc da contato, da o estalinho normal na ECU mais logo depois faz outro no mesmo local do primeiro e o carro fica no hein, heinn, hein e ñ pega, então fui lá na ECU e verifiquei q o clec é numa caixinha rosa acho q é o relé , vc vira a chave ele faz um clec o e a bomba ñ da o zumbido vc solta a chave da outro clec e nada, coloquei o dedo naquela caixinha rosa e pude sentir os estalos, e agora alcineu ?
fláviops
:: Super ::
Mensagens: 88
Registrado em: Sexta-feira 15 2005f Abril 2005 10:25:00 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fláviops »

::? Alguém aiiii, ajudem...
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Olá fláviops estava fora.
Realmente esse é o rele da bomba. Para voce ter certeza se esta chegando tensão na bomba, veja o conector sob a tampa do tanque e cheque se no fio vermelho/azul esta com 12 volts e o marrom é o negativo que vai até a bomba. Se sim, a bomba deve ter pifado/travado. Cheque la no porta fusiveis um fusivel 26 de 20 Amperes se esta rompido.
Pelo sintoma o rele esta sendo energizado pela ECU e a bomba não liga, devido: fusivel 26 de 20 A rompido ou a bomba pifou. Checou o filtro de combustivel?

No link abaixo voce vera a posição dos fusiveis e o sistema geral do EFI....

http://www.xpeedclub.com.br/site/tecnic ... a51.htm#15

Um dos ploblemas mais normais do Corsa EFI é a perda de eficiência mecânica da bomba elétrica de combsutível. Para verificar, proceda da seguinte forma.
Desligar a mangueira de retorno de combustível no corpo de borboleta;
Dar partida no motor;

Durante a partida ou com o motor funcionando deve escoar combustível pelo retorno "com vazão aproximadamente de 1 litro por minuto";
Quando a bomba está ruim observa-se que, em alguns casos, o motor pega mas não há fluxo de combustível pelo retorno.

http://www.xpeedclub.com.br/site/tecnic ... i53.htm#02

veja se acha o culpado...
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
fláviops
:: Super ::
Mensagens: 88
Registrado em: Sexta-feira 15 2005f Abril 2005 10:25:00 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fláviops »

Alcineu,
Bom dia, ainda to as voltas com esse problema , realmente ñ verifiquei isso pq to levando uma surra da tampa da bomba, ñ consegui tira-la mesmo dando uma olhada no tutorial do clube , mas ñ consigo , ta muito ruim de tirar e vou acabar rasgando a borda da tampa e eu preciso tirar pra verificar isso só assim vou poder constatar o q é e também ver o resto da bomba, tem uma dica de tirar isso? vou esperar ON :roll:
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

bem tem esse tuto mais expandido da troca da bomba do vectraclube...

http://www.vectraclube.com.br/viewtopic.php?f=12&t=2701
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
fláviops
:: Super ::
Mensagens: 88
Registrado em: Sexta-feira 15 2005f Abril 2005 10:25:00 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fláviops »

:D Aeee Alcineu, acho q descobri o problema, voltei e fui mexer na bomba de gasolina novamente e consegui tirar a tampa o resto foi mole, tá a maior zica lá dentro e acho q é original pq as travas da parte de cima são direntes e de metal, mas bom, a borracha q pega do meio da bomba e a outra parte na segunda tampa tava amasada e perto da abraçadeira o MAIOR RASGO partida quase e também no meio, no local do amasado. Talvez seja esse o problema do carro demorar pra pegar e estar sem pressão na rede, até ai menos mal, agora vamos por partes q nem jeck estripador, ainda ñ verifiquei se está chegando 12v na bomba pq escureceu e ficou ruim de ver mais a amanhã bem cedo vou partir pra resolver isso, já estava quase chamando o eletricista, mais agora só se for nescessário. Uma duvida alcineu, uma coisa é a bomba esta assim a outra é pq viro a chave e a bomba ñ faz aquele zunido caracteristico, pq se ela ñ estiver queimada ñ tinha q dar aquele sinal? será q o relé foi pro saco? ou é outra coisa, como funciona o pricipio de funcionamento da bomba, pq ñ sei se tem a ver mas notei q a trava do volante ñ esta funcionando e foi depois q aconteceu isso ou foi pq desliguei a bateria por +- umas quatro horas ontem? Alcineu me desculpa por esta te pertubando assim é pelo q vejo aqui no forum vc da umas dicas legais e ajuda mesmo a resolver muitas zicas desses carrinhos, to no aguardo de informações.
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

é ta brabo ai, heim.
Mas vamos lá: se a mangueira rachada for aquela conectada no topo da bomba, parabens, voce descobriu o culpado.

Quanto a bomba, voce checou o fusivel 26 de 20 A no porta fusivel? É o terceiro da direita para a esquerda na segunda fileira. Um amarelo parece...

Pelo que voce citou, o rele arma, mas, os contatos com 12 volts que alimentam a bomba são outros passando pelo fusivel 26 de 20 A. Se o fusivel estiver ok, teste a bomba: providencie alguns pedaços de fios e conecte eles da bateria até a bomba, obedecendo positivo e negativo da bomba e bateria...
quanto a trava do volante, pode ser algum contato ai no miolo da chave...mas, se o rele arma, esta ok...pelo esquema eletrico esta ok...os 12 volts vão direto da bateria até o pino 30 do rele da bomba e sai no pino 87 indo até o fusivel 26 de 20 amperes e dai até o fio vermelho/azul da bomba e o marrom é o negativo/terra...logo quem arma o rele é a ECU...até aqui esta tudo ok com ela...pra tirar a duvida teste a bomba primeiro...qualquer duvidaa estamos por ca...
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Matérias Técnicas”