[DÚVIDAS E SUGESTÕES] Sensor da Borboleta

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fláviops
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Mensagem por fláviops »

Aee pessoal blz?

Meu corsinha 95/96 1.0 EFI ta apresentando um problema no tempo de resposta da aceleração do motor, é q ta demorando cerca de 5 a 10 seg, vc pisa e acelera mas pra volta a rotaçao normal e devagiiiiiiiiiinnnnho.

To achando q é do sensor da borboleta, alguém pode me mandar fotos desse negocio e + algumas dicas ?

to esperando , waleus por sempre q precisei da rapaziada ñ me deixaram na mão.



alcineu
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Mensagem por alcineu »

Olá fláviops. Se a aceleração esta respondendo, cheque se o cabo do acelerador esta voltando normal. Pode ser tambem a borboleta empregnada de borra e com isso não fecha totalmente... seria bom dar uma geral na TBI e checar os dutos...


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fláviops
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Mensagem por fláviops »

alcineu escreveu:Olá fláviops. Se a aceleração esta respondendo, cheque se o cabo do acelerador esta voltando normal. Pode ser tambem a borboleta empregnada de borra e com isso não fecha totalmente... seria bom dar uma geral na TBI e checar os dutos...
=============
:) Então Alcineu, o cabo do acelerador ta normal , mas eu acho também q é regulagem, pq eu levei ele num mecanico pra verificar o ponto ha algum tempo atrás e o cara andou mexendo naquele parafuso de regulagem q fica ali perto do cabo do acelerador e no corpo da borboleta ,e depois de um tempo o carro começou a apresentar esse problema , agora, será q tem aparelho pra verificar isso ou mesmo fazer a regulagem? da pra fazer em casa?



alcineu
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Mensagem por alcineu »

Kkas...essa regulagem é padrão e só com quem mexe com injeção tem esses dados...tem uns parametros de medidas em volts com a borboleta fechada...mexer ali é ZEBRA na certa...a ECU fica confusa...eu aconselharia voce levar em algum lugar que MEXA só com injeção e PRINCIPALMENTE dar uma geral na TBI para detectar algum entupimento...mas, fique atento ao troca troca de peças sem necessidade na tentativa de char o culpado...veja o conteudo do "Sistema de Injeção Eletrônica Multec 700", aplicado aos veículos Omega 2.2, pick-up S10/ Blazer e Corsa 1.0/ 1.6 MPFI. Daremos maior ênfase no motor Corsa 1.6 MPFI.

3.4. Sensor de posição da borboleta de aceleração (TPS)

A posição da borboleta é uma das informações utilizadas para o cálculo da quantidade de combustível. Outra função do TPS é informar à unidade de comando, os movimentos rápidos da borboleta de aceleração, para fins de aceleração e desaceleração. Neste caso o TPS executa função equivalente à da bomba de aceleração de um carburador.

Quando uma falha é detectada no circuito do TPS, a unidade de comando não consegue ajustar a quantidade de combustível com rapidez suficiente, o que poderá resultar em rotação incorreta da marcha-lenta. Quando um código 21 (sensor de posição de borboleta- tensão alta) ou 22 (sensor de posição de borboleta- tensão baixa) está presente, a unidade de comando substitui um valor estimado (valor de substituição) baseado na rotação do motor.

Quando a borboleta de aceleração está fechada, o sinal de saída do TPS é tipicamente de 0,45 a 0,55 volts. A tensão aumenta em proporção a abertura da placa da borboleta de aceleração, até atingir aproximadamente 4,8 volts na condição de totalmente aberta (100% de abertura).

Para que se possa dar esta variação de tensão, o TPS é munido de um resistor com escala variável.

A unidade de comando alimenta o TPS com a tensão de referência de 5 volts (terminal B8).

Nota: Se o circuito TPS apresentar um defeito intermitente (interrupção de circuito durante alguns milissegundos), a unidade de comando perderá o controle da marcha-lenta em circuito fechado. Isto pode resultar em rotação incorreta de marcha-lenta. Se isso acontecer somente uma vez, ajuste a rotação de marcha-lenta desligando o motor e aguardando 10 segundos para ligá-lo novamente.

O sinal do TPS em conjunto o sinal de rpm é utilizado pela unidade de comando enriquecer a mistura ar + combustível em plena carga (potência máxima) ou fazer com que haja corte na injeção quando a rotação do motor se mantém alta e a borboleta de aceleração fechada (condição de freio motor).

O corte no volume de injeção no freio motor é chamado de “Cut-Off”.

Esses valores pode ser medido com o multimetro ou com outro aparelhoe especifico que monitora todos os sensores do sistema em funcionamento, tipo um osciloscópio portatil......

fláviops retorne sobre isso, ok...


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alcineu
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Mensagem por alcineu »

Tem esses "Defeitos Carecteristicos do Sensor da Posição da Borboleta"

1- Marcha Lenta Alta(Acelerado)

2 - Motor Falhando(Vazios Durante Aceleração)

3 - Motor Acelerado Ocasionalmente


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