[DICAS & SOLUÇÕES] Problemas comuns em Corsas!

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
leonista
:: Millennium ::
Mensagens: 125
Registrado em: Quarta-feira 22 2009f Abril 2009 04:34:59 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonista »

Bom dia,

Desconectei a sonda mas nao consegui contato, nao apareceu nada no multimetro.

As unicas informacoes que eu consegui da sonda foi quando desencapei o fio e liguei o mulimtetro e consegui aquelas informações de mistura pobre x rica que postei e tambem quando eu coloquei o multimetro no corpo da sonda para medir a resistencia.

A minha sonda lambda, instalada no carro, possui 3 emendas no fio, isso pode fazer com que a informação nao seja lida corretamente, né?

Eu achei sonda lambda original Bosch (0258986501) de 1 fio po R$61,00

Por meio das informações que passei, voce acha que minha sonda pode estar com problemas? Dependendo eu compro uma nova já que nao é tao caro.

Fico no aguardo.
junior zl
:: Wind ::
Mensagens: 15
Registrado em: Sexta-feira 24 2009f Julho 2009 12:48:15 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por junior zl »

tenho um corsa gl 1.6 ano 96. meu problema é o seguinte: se o carro fica algumas horas desligado quando vou ligá-lo encontro dificuldades. preciso segurar a chave por algum tempo para que ligue. se o mesmo ficar pouco tmpo desligado isso não acontece. se o ligo com o farol aceso o mesmo perde um pouco de intensidade e se o som estiver ligado o mesmo desliga. o que pode ser? aguardo sugestões.
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

leonista escreveu:Bom dia,

Desconectei a sonda mas nao consegui contato, nao apareceu nada no multimetro.

As unicas informacoes que eu consegui da sonda foi quando desencapei o fio e liguei o mulimtetro e consegui aquelas informações de mistura pobre x rica que postei e tambem quando eu coloquei o multimetro no corpo da sonda para medir a resistencia.

A minha sonda lambda, instalada no carro, possui 3 emendas no fio, isso pode fazer com que a informação nao seja lida corretamente, né?

Eu achei sonda lambda original Bosch (0258986501) de 1 fio po R$61,00

Por meio das informações que passei, voce acha que minha sonda pode estar com problemas? Dependendo eu compro uma nova já que nao é tao caro.

Fico no aguardo.
extranho isso era para ter referencia dela sim.
Veja se voce fez certo: deixou o motor aquecer bem, desconectou a sonda e mediu a tensao do conector dela para a carcaca ou bloco do motor?
Se nao der nada, pode troca-la sem medo de errar! O preco esta Excelente!
retorne...
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

valdemiro escreveu:tenho um corsa gl 1.6 ano 96. meu problema é o seguinte: se o carro fica algumas horas desligado quando vou ligá-lo encontro dificuldades. preciso segurar a chave por algum tempo para que ligue. se o mesmo ficar pouco tmpo desligado isso não acontece. se o ligo com o farol aceso o mesmo perde um pouco de intensidade e se o som estiver ligado o mesmo desliga. o que pode ser? aguardo sugestões.
vademiro se deliga o radio e bateria, oK? Mande ver e testa-la. Quando o radio apaga e ele com certeza! Experiencia propria.
Depois disso retorne se ele vai pegar na boa, ok?
Outra esta fazendo nhec nhec nehc para o motor pegar?
Retorne...
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

alcineu escreveu:
valdemiro escreveu:tenho um corsa gl 1.6 ano 96. meu problema é o seguinte: se o carro fica algumas horas desligado quando vou ligá-lo encontro dificuldades. preciso segurar a chave por algum tempo para que ligue. se o mesmo ficar pouco tmpo desligado isso não acontece. se o ligo com o farol aceso o mesmo perde um pouco de intensidade e se o som estiver ligado o mesmo desliga. o que pode ser? aguardo sugestões.
vademiro se deliga o radio e bateria, oK? Mande ver e testa-la. Quando o radio apaga e ele com certeza! Experiencia propria.
Depois disso retorne se ele vai pegar na boa, ok?
Outra esta fazendo nhec nhec nehc para o motor pegar?
Retorne...
quando citei, Quando o radio apaga e ele com certeza! Experiencia propria, me refiro a bateria, OK?

Nessa dica abaixo , o autor se refere ao sensor de temperatura da agua do motor para a injecao eletronica. Aquele sensor debaixo da bobina de ignicao.

Corsa 1.6 MPFI com mistura excessivamente rica

Sintoma: O veículo chegou em nossas mãos falhando muito e com fortes odores no escapamento, tratando-se de uma mistura extremamente rica.

Causa: Verificamos a pressão de linha e estava tudo normal (2,4 BAR em marcha-lenta) e 3,1 BAR (com a tomada de vácuo do regulador de pressão desconectado). Medimos o tempo de injeção, o que foi constatado um valor muito alto (6,3 ms) sendo que o correto para esse motor fica em torno de 1,2 ms em temperatura normal. Desligamos o sensor de temperatura do motor e ocorreu uma melhora no funcionamento. Ao medir o valor da sua resistência, constatou-se um valor muito elevado (6 Kohms para uma temperatura de 90 graus).

Solução: Substituímos o sensor de temperatura e o tempo de injeção se normalizou mas as falhas continuaram. Retiramos as velas que estavam totalmente carbonizadas, e fizemos uma limpeza. Depois disso o motor voltou a funcionar normalmente.
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
leonista
:: Millennium ::
Mensagens: 125
Registrado em: Quarta-feira 22 2009f Abril 2009 04:34:59 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonista »

alcineu escreveu:extranho isso era para ter referencia dela sim.
Veja se voce fez certo: deixou o motor aquecer bem, desconectou a sonda e mediu a tensao do conector dela para a carcaca ou bloco do motor?
Se nao der nada, pode troca-la sem medo de errar! O preco esta Excelente!
retorne...
Bom dia Alcineu, como está!?

Tenho novidades!!!

Final de semana acordei cedo para mexer no carro, resolvi tirar o conector da sonda lambda, ele estava completamente quebrado e nao dava contato o que fazia uma leitura incorreta da sonda, pois somente as vezes, com o balancar do carro, ele dava contato. Resolvi esse problema cortando o conector e fazendo uma imenda no fio, isolei bem e prendi para que nao balance.

Antes de colocar o carro para rodar, aproveitei e tambem troquei algumas mangueiras. A primeira foi a que sai da TBI e entra no sensor MAP, estava muito velha e acredito que ressecada. Depois troquei a mangueira que vai no redutor de pressão.

Não sei precisar qual era o problema, mas fazendo essas modificações o carro ficou muito bom, depois que aquece ele anda liso liso, parece até gasolina!!!!

Na estrada ele vai que vai, perfeito liso, eu piso e ele vai embora sem engasgar!!


Percebi algumas coisas depois dessa grande melhora:

- Com o carro aquecido, descendo uma ladeira com a segunda marcha engatada o carro fica dando uns soquinhos se eu acelero ele para.

- A tampa do oleo do carro está com uma camada um pouco branca, mas na vareta o oleo esta normal, ouvi dizer que é normal do carro a alcool, é mesmo?

- O carro demora muito para esquentar, algo em torno de 10 minutos, é normal?

- Com o carro parado, ao ligar a ventuinha para refrigerar, o carro quase morre. O giro cai e depois sobe.

Do resto estou muito contente e satisfeito muito obrigado pela grande ajudando que voce vem prestando a mim e a todos do forum CC!!!!
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

leonista escreveu:
alcineu escreveu:extranho isso era para ter referencia dela sim.
Veja se voce fez certo: deixou o motor aquecer bem, desconectou a sonda e mediu a tensao do conector dela para a carcaca ou bloco do motor?
Se nao der nada, pode troca-la sem medo de errar! O preco esta Excelente!
retorne...
Bom dia Alcineu, como está!?

Tenho novidades!!!

Final de semana acordei cedo para mexer no carro, resolvi tirar o conector da sonda lambda, ele estava completamente quebrado e nao dava contato o que fazia uma leitura incorreta da sonda, pois somente as vezes, com o balancar do carro, ele dava contato. Resolvi esse problema cortando o conector e fazendo uma imenda no fio, isolei bem e prendi para que nao balance.

Antes de colocar o carro para rodar, aproveitei e tambem troquei algumas mangueiras. A primeira foi a que sai da TBI e entra no sensor MAP, estava muito velha e acredito que ressecada. Depois troquei a mangueira que vai no redutor de pressão.

Não sei precisar qual era o problema, mas fazendo essas modificações o carro ficou muito bom, depois que aquece ele anda liso liso, parece até gasolina!!!!

Na estrada ele vai que vai, perfeito liso, eu piso e ele vai embora sem engasgar!!


Percebi algumas coisas depois dessa grande melhora:

- Com o carro aquecido, descendo uma ladeira com a segunda marcha engatada o carro fica dando uns soquinhos se eu acelero ele para.

- A tampa do oleo do carro está com uma camada um pouco branca, mas na vareta o oleo esta normal, ouvi dizer que é normal do carro a alcool, é mesmo?

- O carro demora muito para esquentar, algo em torno de 10 minutos, é normal?

- Com o carro parado, ao ligar a ventuinha para refrigerar, o carro quase morre. O giro cai e depois sobe.

Do resto estou muito contente e satisfeito muito obrigado pela grande ajudando que voce vem prestando a mim e a todos do forum CC!!!!
opaaa parabenz!

Essa do óleo não sei te responder se é normal, mas, estranho para mim...
Só acho estranho ao ligar o eltroventilador o motor ratear ou querer apagar vamos ver isso.

Alguem opina aI?
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
leonista
:: Millennium ::
Mensagens: 125
Registrado em: Quarta-feira 22 2009f Abril 2009 04:34:59 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonista »

Bom dia,

Ontem recebi um novo chip a alcool do amigo Leonardo Secco da Racechips para corrigir uma diferenca. Ao ligar o carro quando esta muito frio o mesmo deveria acelerar sozinho até uma certa temperatura e depois desacelerar.

Pois bem, instalei o novo chip no carro e quando dei a primeira partida o chip acelerou um pouco e depois desacelerou.

Mas, apesar do primeiro ponto ja ser positivo veio um porem, o carro voltou a falhar.

Logo que coloquei o chip, esperei o carro esquentar e fui dar uma volta. Ele falhou muito, parecia um cavalo brabo.
Já na segunda volta o carro falhou menos,mas ainda falhava muito. O motor parecia embaralhar. E hoje pela manha, falhou muito menos do que ontem, mas ainda falha um pouco.

Minha pergunta é: A injeção eletronica é tao inteligente assim? Aos poucos ela vai reconhecendo o carro e deixando de falhar fazendo ele rodar liso?

Fico no aguardo

Abraco

Leonardo Nista
canal
:: Piquet ::
Mensagens: 311
Registrado em: Segunda-feira 14 2008f Janeiro 2008 01:56:46 PM
Localização: Bauru - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por canal »

Ola, gostaria se possivel que vc me tirasse uma duvida.

Seguinte tenho um sedan 1.6 00/01 aut. gasolina e coisa de 2 meses retirei o catalisador pq este quebrou.

Velas e bobina sao novas.

Bom faz uma semana que toda partida dada quando o carro esta frio ele parece carro a alcool, fica falhando, motor tremendo so que volta ao normal logo.

Minha duvida seria se isso esta acontecendo por ter sido retirado o catalisador?


Obrigado
leonista
:: Millennium ::
Mensagens: 125
Registrado em: Quarta-feira 22 2009f Abril 2009 04:34:59 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonista »

Opa Alcineu, quanto tempo!

Como vao as cosias!?
Estava viajando por esse dias e tive que me ausentar um pouco da minha pickup e do forum, mas ao retornar tive uma triste noticia, ela foi para a oficina pq a agua se misturou com o oleo, a sorte que eu tive é que parei a tempo, antes que pior acontecesse.

Agora meu carro esta aberto, o cabecote esta na retifica, estou trocando tudo por peças novas e originais.

- Valvula de escape
- Valvula de admissão
- Tucho de valvula (todos engripados)
- Valvula termostatica (eu jurava que meu carro tinha, mas alguma oficina me roubou, é mole?)
- Jg de junta do motor c/ retentor
- Jg de Vela
- Filtro de ar
- Filtro de oleo
- Oleo
- reservatorio de agua( esse nao tinha necessidade, mas estava todo manchado)

A valvula de escape ou adminissao quebrou, nao lembro qual foi, os tuchos estavam todos engripados, valvula termostatica nao tinha, roubaram em alguma oficina, mas ja que ia abrir o motor para fazer retifica, eu aproveitei que consigo preço bom nas peças, e vou trocar tudo.

Nao faz muito tempo, coisa de um ano, que fiz a aprte de cima e debaixo do motor e estourou de novo a parte de cima, como o ultimo mecanico estava mais pra açogueiro, resolvi nem ir atras dele, vou fazer com outra pessoa e com peças novas, coisa que nao sei se o acougueiro colocou.

Só espero que a parte de baixo nao de problemas.

Vou postando aqui quando ela voltar a andar!

Muito obrigado pela força e reza ai pra minha "veinha" sair de mais essa!

abraco

Leonardo Nista
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Matérias Técnicas”