[DICAS & SOLUÇÕES] Problemas comuns em Corsas!

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
LeoBF
:: Wind ::
Mensagens: 10
Registrado em: Sexta-feira 09 2009f Janeiro 2009 05:48:01 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por LeoBF »

Fala Galera,

Estou postando mais uma vez por aqui para ver se consigo ajuda de v6...

Ultimamente, tenho tomado um sufoco do carro... ele começou com os seguintes problemas:

Assim que o carro esquentava, ele começava a oscilar em marcha lenta, no início, uma oscilação bem fraca, que logo depois aumentou;
Após essa oscilação ficar mais forte, ele começou a morrer sempre que eu parava o carro no transito, seja em semaforos ou engarrafamentos, e quando eu ia sair o carro morria;
Logo depois, o carro começou a morrer em marcha lenta, bastava eu parar o carro que ele oscilava de uma forma que ele morria, eu tinha que ficar acelerando o carro para ele não morrer; Além de ficar engasgando quando eu saia e quando retomava principalmente a segunda marcha, ele pipocava e se eu não atolasse o pé na embreagem ele apagava.

Levei em um mecânico (que por sinal não tenho mais confiança nele), que já tem umas 3 semanas que estou com esse problema, e ele parace que não sabe mais oq fazer. Vou citar oq já foi feito:
Limpeza do corpo Borboleta;
Limpeza nos Bicos;
Troca do sensor de temperatura do líquido de arrefecimento;
Troca do filtro de combustível;
Troca da bomba de combustível.

Ontem peguei o carro e fui andar nele para verificar se o problema havia sido resolvido, e continua a mesma coisa... Pessoal, já não estou mais com paciência, não sei mais oq fazer, gostaria da opnião de v6, para ver se alguem pode me ajudar...

Desde já agradeço,
Leonardo.
Leonardo de Brito Ferreira.
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Se ele fez a limpeza no corpo da borboleta, ele tirou o corpo todo fora, limpou a valvula IAC de marcha lenta?

Leu la em Materias Tecnicas sobre Limpeza da TBI do novo Corsa que a materia abrange o MPFI/VHC por ter o xorpo da borboleta identicos?

Se fez...
Limpeza do corpo Borboleta;
Limpeza nos Bicos;
Troca do sensor de temperatura do líquido de arrefecimento;
Troca do filtro de combustível;
Troca da bomba de combustível.

...resta a bobina esta causando isso.

Pasou o Scanner na ECU? Desligue um dos polos da bateria por 1 Hora, depois ligue a ignição sem dar partida, só para acender as luzes do painel e deixe assim por uns 6 minutos. Só depois disso saia com o carro.

se continuar o problema, faça o rastrio de códigos de defeitos
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=16043

Veja se da esses códigos de defeitos abaixo...
41 Falha na bobina dos cilindros 2 e 3 - Tensão alta
42 Falha na bobina dos cilindros 1 e 4 - Tensão alta
63 Falha na bobina dos cilindros 2 e 3 - Tensão baixa
64 Falha na bobina dos cilindros 1 e 4 - Tensão baixa

Tem com checar essa bobina ai, medir com o multimetro, veja
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... 16&start=0
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
robson eug silva
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Domingo 15 2009f Fevereiro 2009 01:12:55 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por robson eug silva »

[quote="canal"]Ola, gostaria se possivel que vc me tirasse uma duvida.

Seguinte tenho um sedan 1.6 00/01 aut. gasolina e coisa de 2 meses retirei o catalisador pq este quebrou.

Velas e bobina sao novas.

Bom faz uma semana que toda partida dada quando o carro esta frio ele parece carro a alcool, fica falhando, motor tremendo so que volta ao normal logo.

Minha duvida seria se isso esta acontecendo por ter sido retirado o catalisador?
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

robson eug silva escreveu:
canal escreveu:Ola, gostaria se possivel que vc me tirasse uma duvida.

Seguinte tenho um sedan 1.6 00/01 aut. gasolina e coisa de 2 meses retirei o catalisador pq este quebrou.

Velas e bobina sao novas.

Bom faz uma semana que toda partida dada quando o carro esta frio ele parece carro a alcool, fica falhando, motor tremendo so que volta ao normal logo.

Minha duvida seria se isso esta acontecendo por ter sido retirado o catalisador?
nao, ta mais pra combustivel
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
wandersonherdy
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Segunda-feira 11 2010f Janeiro 2010 04:50:34 PM
Localização: Nova Friburgo - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wandersonherdy »

ola amigo, pode me ajudar?

bom, tenho um corsa 1.0 mpfi 1998 (com 59mil km originais)... otimo por sinal, ha dois meses, passei num posto de procedencia e coloquei 20 litros de gasolina aditivada (sempre usei aditivada), e o carro ficou horroroso!! morrendo ate a 100 km por hora e acendendo a luz de injecao!! super perigoso pois o carro morria e o freio nao funcionava, quando reduzia tbm morria, consegui chegar a outro posto e coloquei mais 20 litro (pensei q a gasosa era adulterada e nada) mesma CENSURADO! dai pra frente o carro nao melhorou mais (ja tem 2 meses), quando ligo o motor treme muuuito forte, mas pega, sinto baixa a rotacao (nao tenho rpm no painel), quase morrendo, treme ate o volante, quando saio anda normal, quando chego o sinal (semaforo), e vou começar a reduzir a marcha acende a luz de ignicao o carro morre! e esta com baixa potencia, antes eu chegava facil a 120kmh agora nao passa de 90km de jeito nenhum!! e a luz de ignicao vive acendendo e apagando em velocidade alta....

começei a pesquisar na net sobre estes defeitos, eu mesmo troquei as velas e os cabos da vela (que ainda eram originais, as velas estavam horriveis, melhorou pouco, mas a luz ainda acende e morre no semaforo) tbm troquei agua do radiator + aditivo,(so pra limpeza preventiva), nao sei o que fazer!!!!!!!! (bom, eu suspeito do atuador da lente *limpei e nao resolveu**/ sensor da borboleta / sensor de temperatura do motor / e a somda lambda),, sabado vou desmontar a parte da bomba de combustivel pra verificar e limpar e a TBI limpar tbm (ps uso filtro esportivo a 3 meses mas acho que nao tem ligacao, e tbm troquei a tampa de valvulas pela aquela preta que vem escrito chevrolet em vermelho com junta original) o que vc me aconselha???
Wanderson Herdy
rbnamerico
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Domingo 15 2009f Novembro 2009 05:13:54 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rbnamerico »

Tive o mesmo problema. Gastei uma grana, muito tempo e tive que trocar de oficina até conseguir resolver definitivamente.

Troquei velas, cabos, bomba de combustível, filtro de combustível, filtro de ar, mangueira de ar, fiz limpeza de bicos, descabonização, TBI, etc. Resolveu mesmo, quando um outro mecânico de confiança (mas cuja oficina vive lotada, tive que marcar com algumas semanas de antecedência) abriu o motor e o identificou como origem do problema: foram trocadas as valvulas, comando de valvulas, tuchos, coxins e o cabeçote foi retificada (estava com 100 km originais). Agora o carro ficou legal, está mais esperto e econômico, mas o bolso ainda vai doer até março...

Boa sorte ai amigo, espero que no seu caso a coisa não seja tão traumática!

Abraço,

Robson
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Aquecimento perto do câmbio (Catalizador)

Vejam esse link
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=58925
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
Fernando Amorim
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Sexta-feira 09 2010f Julho 2010 11:45:06 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Fernando Amorim »

Boa Noite,


Pessoal estou com um grande problema que meu mecanico nao consegue resolver, de um tempo pra cá meu carro (corsa GSI ano 95) começou andar amarrando, ai percebi que depois da luz da injeção acender o carro andava normal, bom nao satisfeito queria que o carro voltasse ao normal, para que nao precisasse esperar a luz da injeção acender para andar, levei ao meu mecanico e ele nao conseguia descobrir, troquei velas, cabo de vela, fiz limpeza dos bicos, troquei filtro de combustivel e nada, ai em um certo dia o mecanico disse que tinha descoberto o problema através de um outro corsa que ele arrumou, que tinha tirado um valvula (desculpem mas sou leigo no assunto, acabei esquecendo o nome da valvula que ele tirou) e como era muito cara nao tinha subistituido, porém o carro voltou a funcionar normal, ai ele fez o mesmo no meu carro, mas só piorou, pois agora a luz da injeção nao acende mais com a frequencia de antes e mesmo quando acende o carro continua andando amarrando.
Alguem pode me ajudar pelo amor de Deus?!!!
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

até onde eu sei nenhum componente ai da injeção pode ser retirado, muito menos a valvula termostática, acho que voce quer dizer valvula EGR, confere? este componente tem recuperação as vezes, semcontrole é contigo que manja de GSI..

Só uma ideia do que acontece quando um componente avaria, veja o que achei no oficinabrasil...

PALIO FIRE SENSOR DE TEMPERATURA AGUA
OLA AMIGOS QUEM PUDER ME AJUDAR DESDE JA AGRADEÇO, O PROBLEMA E O SEGUINTE O PALIO E 2009 FLEX E COMEÇOU A ACENDER A LUZ DE ANOMALIA E EU PASSEI O SCANER PARA O CLIENTE, BATATA ERA O SENSOR DE TEMPERATURA DA AGUA, ENTAO O ESPERTO AKI TROCOU O SENSOR AI O BIXO FICOU FEIO, O PROBLEMA NAO RESOLVEU, PEGUEI OUTRO SENSOR E COLOQUEI, MESMA COISA A FIAÇAO DO CHICOTE ESTA BLZ, DESDE JA AGRADEÇO ABRAÇO E BOM FIM DE SEMANA

troquei a valvula termostatica problema resovido
agradeço a tds pela força

para ver o que a valvula termostática interfere, assim como a EGR.
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

muito provavel q tenha sido a EGR mesmo, em alguns casos recupera, em outros nao, mas no seu carro nao é o problema, pois tem como se isolar sem comprometer o carro dessa forma, se a luz acende, vc tem o erro gravado na central, qnd a luz acende a central esta ignorando o sensor ou atuador problematico e passa a ter como referencia leitura de outros sensores, e "criando" o valor pra esse componente com problema...

eu recomendo procurar outro mecanico e pelo menos passar o scaner pra ver o erro q temos pra comecar a dar uma ideia melhor do q pode ser feito
ou até vc mesmo fazer o teste do lampejo q tem bem explicadinho aki no forum
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Matérias Técnicas”