[DÚVIDAS E SUGESTÕES] GNV & Corsas!!!

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FredMonteiro
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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] GNV & Corsas!!!

Mensagem por FredMonteiro »

Boa tarde pessoal!

Sou leigo no assunto GNV. Gostaria de saber se os cilindros podem ser instalados embaixo do de um Classic 2012.

Ou tem que ser obrigatoriamente no porta-malas? 🙂


Bange
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Mensagem por Bange »

Faz um tempo que eu busquei informações no INMETRO, com relação a fixação do cilindro, pois na vistoria anual me gongaram o suporte, que já estava no carro desde a sua instalação pelo proprietário anterior.
Meu levantamento mostrou ser uma atualização quanto ao materias ( um ferro que não lembro a especificação), o tipo de soldagem (solda contínua - não pode ser ponteada), e óbvio, o tal selo do INMETRO.
Um pouco antes disso eu ficava irritado com a altura do cilindro em relação ao fundo do carro, pois como estava ficava muito chato retirar o estepe.
Bom, na troca eu aproveitei e pedi, em duas instaladiras, para elevar o suporte em mais 5cm, suficiente para a retirada e colocação do estepe bem mais tranquila.
Meu pedido não foi aceito, sob a akegação de que não era oermitido pelo INMETRO, mas quandi oedi a norma, ninguém apresentava...
Numa terceira, o meu pedido foi aceito sem reservas... após a instalação eu questionei o motivo de duas outras terem negado o que foi feito sem problemas...a resposta foi: falta de interpretação da norma ou de flexibilização do projeto já existente para meu carro, pois o INMETRO sugere (não obriga), locais de instalação e obriga formas de fixação, bitola de parafusos, ferragens, ventilação do registro, etc...
Pra corroborar o que digo, basta ver que hoje temos instalação de cilindros empilhados (para ganhar mais mala) e até por debaixo do carro (Doblo, Fiorino, Zafira, etc...).
Então, respondendo a sua pergunta... o cilindro pode ser intalado em vários lugares, desde que obedecidas as normas de fixação, tamanho e materiais estabelecidas pelo INMETRO, bastando encontrar uma instaladora que interprete a norma e que não seja um papagaio, apenas repetindo o que já existia.


FredMonteiro
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Mensagem por FredMonteiro »

Bange escreveu: Quinta-feira 21 2019f Novembro 2019 05:56:36 PM Faz um tempo que eu busquei informações no INMETRO, com relação a fixação do cilindro, pois na vistoria anual me gongaram o suporte, que já estava no carro desde a sua instalação pelo proprietário anterior.
Meu levantamento mostrou ser uma atualização quanto ao materias ( um ferro que não lembro a especificação), o tipo de soldagem (solda contínua - não pode ser ponteada), e óbvio, o tal selo do INMETRO.
Um pouco antes disso eu ficava irritado com a altura do cilindro em relação ao fundo do carro, pois como estava ficava muito chato retirar o estepe.
Bom, na troca eu aproveitei e pedi, em duas instaladiras, para elevar o suporte em mais 5cm, suficiente para a retirada e colocação do estepe bem mais tranquila.
Meu pedido não foi aceito, sob a akegação de que não era oermitido pelo INMETRO, mas quandi oedi a norma, ninguém apresentava...
Numa terceira, o meu pedido foi aceito sem reservas... após a instalação eu questionei o motivo de duas outras terem negado o que foi feito sem problemas...a resposta foi: falta de interpretação da norma ou de flexibilização do projeto já existente para meu carro, pois o INMETRO sugere (não obriga), locais de instalação e obriga formas de fixação, bitola de parafusos, ferragens, ventilação do registro, etc...
Pra corroborar o que digo, basta ver que hoje temos instalação de cilindros empilhados (para ganhar mais mala) e até por debaixo do carro (Doblo, Fiorino, Zafira, etc...).
Então, respondendo a sua pergunta... o cilindro pode ser intalado em vários lugares, desde que obedecidas as normas de fixação, tamanho e materiais estabelecidas pelo INMETRO, bastando encontrar uma instaladora que interprete a norma e que não seja um papagaio, apenas repetindo o que já existia.
Boa noite amigo,

Muito obrigado por compartilhar todos esses detalhes que são de muita valia.

No caso meu caso em particular, eu queria mais saber se um Chevrolet Classic não é baixo demais para a instalação dos cilindros embaixo do veículo. Mesmo sendo permitido pela norma.


Bange
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Mensagem por Bange »

Permitido é, mas a distância do chão até o cilindro, deve ser maior que a travessa (eixo, braço) da suspensão traseira (pra não bater em quebra molas, meio fio...), isso limita talvêz o tamanho do colindro, ficando desinteressante a instalação.
Tem que ver com a instaladora se o espaço é suficiente e qual cilindro caberia.

Este site pode lhe ajudar...
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