[DÚVIDAS E SUGESTÕES] Conversão á álcool/Flex!

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
alexemaria
:: Millennium ::
Mensagens: 107
Registrado em: Quarta-feira 12 2008f Novembro 2008 02:09:00 PM
Localização: Várzea Grande - MT
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alexemaria »

zehnobody escreveu:Bom venho aqui deixar meu relato:

Já tive 3 modelos de kit bi-combustivel em 3 carros diferentes (Flextec, PlanaTC, Karflex) .

Agora com o Corsa resolvi após muito ler comprar o chip do Leonardo Secco (Race chips), como ainda tinha o KARFLEX em casa resolvi fazer um comparativo simples entre o chip e o kit, instalei o kit partida a frio (aqui ta +/- 10 graus de manha todos os dias agora) e o karflex.

100% alcool
Resultado KIT KARFLEX:
Partida sempre na segunda ou terceira tentativa , mesmo com kit partida frio, e o carro ficava pipocando na admissão até esquentar, fraco e pipocando, se acelera-se morria, depois de quente não dava pra perceber diferença do carro original a gasolina, andava normal, puxava mesma coisa, percebi que ligando o ar-condicionado melhorava um pouco frio, mais pouco mesmo.

retirei o kit KARFLEX e instalei o chip
Resultado Chip Leonardo:
Carro pega de primeira com um toque leve no botão do kit partida a frio, se segurar um pouco o botao ja encharca; pegando ele fica com a lenta normal, igual carro a gasolina, nao trepida, não pipoca, fica pouca coisa mais fraco q original até esquentar (coisa de 1 min), depois disso parece que ele está assim: igual original até 2500rpm, um pouco mais rapido apartir dos 2500rpm, não dá falta de final.

resumindo, estou contente com o Chip, achei um bom investimento até agora. só falta dar um jeito de automatizar a partida a frio, pq se injetar um pouco a mais ja fica ruim pra pegar.

PS. não medi consumo

Tambem usava no meu 1.0 MPFI 98, uma dessas caixinhas (kit flex), nao lembro a marca. Mas achava feio aquela caixinha e aqueles fios nao originais sobre o motor. Então simplesmente retirei e continuei andando com alcoool (chip original gasolina) mas o carro ficou lento em arrancadas e retomadas. Entao instalei o "chip leo". As percepções foram as mesmas: melhoru na partida com motor frio, o carro fica bom pra andar em 30 seg. (nao precisa esperar esquentar), ficou forte em retomadas e arrancadas, como se estivesse com gasolina. À exemplo do companheiro, tambem nao medi o consuvo, mas pretendo faze-lo. De modo geral, satisfeitissimo com o chip.
1.0 mpfi 98. corsa é corsa, os outros, apenas carros.
Avatar do usuário
zehnobody
:: Millennium ::
Mensagens: 176
Registrado em: Quinta-feira 08 2009f Janeiro 2009 01:52:27 PM
Localização: Maringá - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por zehnobody »

A caixinha é um quebra galho, pq ela não ajusta o ponto, apenas aumenta o tempo de injeção do bico.
Pra lugares quentes até que vai.

A explicação que tive de um preparador sobre os pipocos com o carro frio:
De acordo com ele nossos carros não tem aquecimento na sonda e até a sonda atingir a temperatura de trabalho ideal dela o carro utiliza um mapa fixo que no caso da caixinha acaba dando falta na fase fria, mistura pobre, por isso a dificuldade de partida e de sair com motor frio.

quanto ao consumo das caixinhas era satisfatorio em um celta vhc, numa blazer 4.3 e num vectra 2.0 8v.

Consumo do chip ainda não medi, mais deve ser um pouco melhor que caixinhas pq a queima parece ser mais efetiva.
Avatar do usuário
zehnobody
:: Millennium ::
Mensagens: 176
Registrado em: Quinta-feira 08 2009f Janeiro 2009 01:52:27 PM
Localização: Maringá - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por zehnobody »

Alguem já automatizou a partida a frio?

se sim me deem uma luz, fiquei sabendo de um sistema de monza q da pra utilizar... e desse sistema aqui:

http://www.tury.com.br/produtos/detalhe ... roduto=t73

Será q isso funciona?
Rorion
:: Sport ::
Mensagens: 1010
Registrado em: Quinta-feira 28 2006f Setembro 2006 12:09:28 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Rorion »

zehnobody escreveu:Alguem já automatizou a partida a frio?

se sim me deem uma luz, fiquei sabendo de um sistema de monza q da pra utilizar... e desse sistema aqui:

http://www.tury.com.br/produtos/detalhe ... roduto=t73

Será q isso funciona?
Não sei o teu caso amigo, mas na minha opinião esse negócio de automatizar partida a frio pode tornar-se furada.
Ainda mais nesse caso em que convertemos à álcool numa adaptação.
Vc vai comprar as peças para montar o kit automatizado, vai gastar uma grana para instalar, terá que realizar os ajustes pois a injeção terá q ser exata para não encharcar demais ou de menos e corre o risco de não chegar facilmente num acerto, esquentando a cabeça.
Isso é minha opinião.
Utilizo a partida a frio com aquele botãozinho tradicional manualmente.
Carro frio de manhã (seja a temp que tiver nas manhãs frias) aperto 1 seg de leve, só no escutar do motorzinho fazendo um zããã de leve, mando na chave e pega de estalo. Daí esqueço que existe partida a frio até a próxima partida a frio.
Ou seja, pra que gastar uma grana a mais nisso (correndo o risco de não funcionar bem e esquentar a mufa) num negócio que é simples e funcional.
Bem, esta é minha opinião. Valeu
Rorion
:: Sport ::
Mensagens: 1010
Registrado em: Quinta-feira 28 2006f Setembro 2006 12:09:28 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Rorion »

zehnobody escreveu:Alguem já automatizou a partida a frio?

se sim me deem uma luz, fiquei sabendo de um sistema de monza q da pra utilizar... e desse sistema aqui:

http://www.tury.com.br/produtos/detalhe ... roduto=t73

Será q isso funciona?
Não sei o teu caso amigo, mas na minha opinião esse negócio de automatizar partida a frio pode tornar-se furada.
Ainda mais nesse caso em que convertemos à álcool numa adaptação.
Vc vai comprar as peças para montar o kit automatizado, vai gastar uma grana para instalar, terá que realizar os ajustes pois a injeção terá q ser exata para não encharcar demais ou de menos e corre o risco de não chegar facilmente num acerto, esquentando a cabeça.
Isso é minha opinião.
Utilizo a partida a frio com aquele botãozinho tradicional manualmente.
Carro frio de manhã (seja a temp que tiver nas manhãs frias) aperto 1 seg de leve, só no escutar do motorzinho fazendo um zããã de leve, mando na chave e pega de estalo. Daí esqueço que existe partida a frio até a próxima partida a frio.
Ou seja, pra que gastar uma grana a mais nisso (correndo o risco de não funcionar bem e esquentar a mufa) num negócio que é simples e funcional.
Bem, esta é minha opinião. Valeu
Avatar do usuário
zehnobody
:: Millennium ::
Mensagens: 176
Registrado em: Quinta-feira 08 2009f Janeiro 2009 01:52:27 PM
Localização: Maringá - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por zehnobody »

Bem comprei esse automatizador pela net já , aguardando chegar, no botão eu ja tenho e não vou retirar, comprei pq se não funcionar perdi R$ 80,00, se funcionar fico despreocupado, tipo pra mim é facil ligar no botãozim, quero ver se meu pai ou minha mãe me pedem o carro emprestado, ai vou ter de dar aulas de como ligar o carro, pq se passar um pouquinho da medida afoga o carro, ai ja viu né.

caso isso preste posto aqui pra voces o resultado.
(obs. não vou remover o botão manual, quero deixar o automático + botão)

tem um topico interessante no celta clube sobre conversao, caixinhas milagrosas e até sobre esse automatizador, aconselho quem estiver na duvida de converter ou não dar uma passada por la tbm.

Se alguem precisar de fotos da instalaçao do kit partida no meu gls 1.6 avisa que tiro as fotos e posto aqui e no topico do meu carro.

t+
Avatar do usuário
Glauque Herisson
:: Wind ::
Mensagens: 20
Registrado em: Terça-feira 26 2009f Maio 2009 10:14:06 AM
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Glauque Herisson »

aeeew galera conheço esse produto Tury e ate revendo , o kit é sim bom e surpreendente o conversor flex é bom e faz a leitura na sonda lambda então não da falta a mistura fica show ... qnt a partida a frio automatica possui um trimpot de regulagem q vai de 0.8s a 2,5s então qm regula é vc e acaba com a preocupação de injetar mais ou menos ... não é milagrosao mais funciona legal ... hehe meu corsa hatch 04 tem este kit e não tenho problemas com ele ...

abraço e qm se interessar tenhu pra vender desde conversor a partida a frio completa automatica e ate variador de avanço tdos produtos Tury ...

abrax !
(((((( Sound Pressure Level )))))))
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Glauque Herisson escreveu:aeeew galera conheço esse produto Tury e ate revendo , o kit é sim bom e surpreendente o conversor flex é bom e faz a leitura na sonda lambda então não da falta a mistura fica show ... qnt a partida a frio automatica possui um trimpot de regulagem q vai de 0.8s a 2,5s então qm regula é vc e acaba com a preocupação de injetar mais ou menos ... não é milagrosao mais funciona legal ... hehe meu corsa hatch 04 tem este kit e não tenho problemas com ele ...

abraço e qm se interessar tenhu pra vender desde conversor a partida a frio completa automatica e ate variador de avanço tdos produtos Tury ...

abrax !
variador de ponto deve ser interessante
mas caxinha de conversao, mesmo lendo lambda nao confio, pq vai ter o limite do bico.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Gargalo
:: Champ ::
Mensagens: 438
Registrado em: Sábado 30 2006f Setembro 2006 11:39:56 AM
Localização: Brusque - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gargalo »

Pessoal, me tirem uma grande dúvida, tenho um corsa 1.4 EFI, e ja sei que vou ter que:

Trocar o bico injetor pelo do monza a acool, ou apenas aumentar a pressão do combustivel, até o bico apresentar sinais de desgaste, pois acho que ele não vai dar falta, pois nunca passo de 3.000 RPM;
Trocar a bomba de combustivel;
Adiantar um pouco o ponto do distribuidor;
E colocar uma partida a frio;
E trocar o filtro por um de alcool depois de rodar um tanto.

Agora minha dúvida na qual não vi no tópico, vou ter problemas em rodar com o tanque original? Vou ser obrigado a trocar por um de plastico? Por favor alguem ai da uma força.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

com o tempo essas partes de metal vao sofrer dsgaste sim, a nao ser q recebam tratamento
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Matérias Técnicas”