[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

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OliverFernandes
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Re: [DÚVIDA] - Qual óleo usar quando não se sabe o óleo que o antigo dono usava ?

Mensagem por OliverFernandes »

Valeu brother! Vou dar uma lida no tópico.
Faf
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Mensagem por Faf »

Quando comprei meu classic ele veio com óleo 15w40 e no manual fala que posso colocar 5w30 15w40 e 20 w50 posso voltar a por 5w30
Bange
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Mensagem por Bange »

Se consta no manual, em tese, pode qualquer um...
Como é um óleo um pouco mais fino, é possível que perceba algum barulho diferente, caso isto ocorra, é um aviso de desgaste e na minha visão o barulho deve ser resolvido, sem trocar para outro óleo mais viscoso.
Felipe8336
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Mensagem por Felipe8336 »

Pessoal, boa noite, tenho um Corsa Wind 2001, a gasolina, o que acontece, estou com ele há 1 ano, e o óleo dele é o 20w50, que é para 5 mil km, estava querendo colocar o 5w30 para 10 mil km, será se vai dar problema??? Eu queria colocar um óleo que durasse mais, o problema é, eu não conheço o motor do carro, e querendo ou não estou com medo de fazer CENSURADO.
Bange
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Mensagem por Bange »

Em tese, qualquer viscosidade (SAE) indicada no manual pode ser usada.
No manual também fala que tecnologias (API) mais recentes também podem ser usadas...
Mas NÃO fala que pode ser alterada a frequência de trocas e a razão é simples: nenhuma montadora testa motores usados com óleos que dizem ter maior longevidade, logo nada se pode afirmar. Existem óleos até para 20 mil quilômetros (escritos no frasco).
Seu motor certamente foi testado com o melhor óleo fabricado na época da produção de seu motor e a frequência de trocas foi definida nesta ocasião, portanto se vc alterar isto o resultado técnico (testes com instrumentos próprios que demonstram o desgaste no intervalo de uso), não é conhecido.
Uma outra coisa que vc deve saber é que a troca da viscosidade (SAE), mesmo dentro das possibilidades descritas no manual, pode acarretar ruídos no motor, provenientes de folgas de desgaste pelo uso...isto sinaliza a necessidade de manutenção corretiva.
Felipe8336
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Mensagem por Felipe8336 »

Eu coloquei o semi-sintetico 15w40 para 7 mil agora é verificar se não vai dar problema
SemControle
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Mensagem por SemControle »

gente, se soubessem da importância do óleo vcs não brincariam tanto assim....
depende do uso, nao dou 500km pro oleo estar contaminado, apenas perdendo suas propriedades cada vez mais...
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Bange
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Mensagem por Bange »

É vero...
Nos manuais GM, a montadora coloca 2 ou 3 viscosidades (SAE) diferentes, o que leva a crer que pode ser qualquer um em qualquer tempo. mas...
Eu sempre falo que se deve escolher uma das viscosidades (caso tenha no manual) e não mudar nunca, caso ocorra algum barulho, resolver o barulho e não trocar o óleo (normalmente por viscosidade maior).
Isso pode não ser bem compreendido, pois lá no manual constam várias viscosidades... por que?
Bom, uma conclusão lógica, considerando que o motor sai de fábrica com a menor das viscosidades, é de que o motor está com todas as medidas perfeitas, justas e um óleo de viscosidade menor, facilita a formação de película em folgas (sempre tem que ter folga), diminutas... porém a medida que se usa o carro, essas folgas vão se tornando cada vez maiores devido ao desgaste (sempre terá um desgaste, mesmo com o óleo certinho), e um óleo de viscosidade mais fina, pode não lubrificar de forma eficiente, requerendo uma viscosidade maior.
Isso ficaria muito claro se a GM (ou outra qualquer montadora que indique mais de uma viscosidade), informasse para qual quilometragem cada viscosidade (SAE), seria melhor indicada... exemplo (Manual Corsa 2008, versões 1.0 e 1.8 - 3 viscosidades):
SAE-5W30 - para quilometragem de 0 a 30.000
15W40/20W40 - para quilometragem de 30.000 a 90.000
20W50 - para quilometragens acima de 90.000
Se algo nesse sentido fosse explicado, não haveria tanta confusão por parte dos usuários, seria muito mais honesto e claro por parte das montadoras, os motores seriam mais bem mantidos e certamente dando um grau de satisfação bem maior aos usuários.
Por que as montadoras abaixo, indicam apenas 1 viscosidade?
Para Honda Fit - 1 viscosidade
Para Toyota Corola - 1 viscosidade
Para FIAT Fire - 1 viscosidade
Para Fiat Doblo (motor GM 1,8) - 1 viscosidade
Seria má fé?
Eu penso que não... pois isto é o normal para que o motor tenha a mesma performance de um novo e caso venha a ocorrer ruídos diferentes devido a folgas, é por que houve um desgaste normal ou natural, requerendo manutenção corretiva.
Observação:
Em pequenos motores estacionários ou com limitação de RPM por volta dos 3.500 (tipo Briggs & Stratton - mini tratores, geradores de energia, bombas hidráulicas...), o plano de manutenção do fabricante prevê que após um determinado nr de horas de trabalho, o motor deve ser aberto e as medidas verificadas...caso tais medidas excedam um determinado limite, a peça deve ser trocada e ponto final, sem jeitinho com óleos mais viscosos. Esses motores, embora que também de 4 tempos, com 1 ou 2 cilindros, são bem barulhentos e com muita vibração, não tendo como avaliar pequenos barulhos indicativos de folga, só abrindo e medindo.
Enquanto nós usuários ficarmos mais preocupados com um motor limpinho por fora, não questionarmos as montadoras e não dermos a importância e foco no que realmente precisa (tipo o óleo e a temperatura do motor), montadoras tipo a GM, continuarão a nos empurrar qualquer coisa e ficaremos discutindo o sexo dos anjos...
SemControle
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Mensagem por SemControle »

isso pq o óleo não passa apenas em folga de peças moveis q aumentam com o tempo.....tem tanto lugar importante q vai óleo e é por galeria ou orifício mínimo q não sofre esse aumento com o tempo pra aceitar um oleozinho grossinho pra não fazer barulho......ou um oleozinho contaminado q não tem mais suas propriedades e só tende a piorar e ai o desgaste é rápido.....
to mais q de acordo com as montadoras q dão uma única opção, ai joga no peito do brasileiro q vai querer dar um jeitinho.......
as vezes o cidadão dono não sabe nada, apenas andar, ai chega no lábios de suíno, no posto, na casa de óleo e fala pro cara q ta c um barulho, o mecânico já tem um óleo top na manga, e ta feito o estrago na inocência do dono q pensou estar resolvendo o barulho...
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SemControle
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Mensagem por SemControle »

Mais uma, pra quem adora tá sempre por dentro no top dos óleos, aqui já está bem comum achar óleo api SP, antes via um ou outro por preços absurdos, agora já está comum e melhorando os valores, algo mais dentro da realidade, mesmo tendo aumentado muito desde o começo dessa pandemia
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