[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Mas a GM recomenda 20W50 para os motores mais antigos.

Tive uma experiência com 15W40 no Vectra que não foi interessante. Apesar do motor ter sido retificado recentemente, com essa viscosidade ele batia tucho. Voltei para o 20W50 e ficou tudo normal.
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SemControle
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Mensagem por SemControle »

José Leal escreveu:Mas a GM recomenda 20W50 para os motores mais antigos.

Tive uma experiência com 15W40 no Vectra que não foi interessante. Apesar do motor ter sido retificado recentemente, com essa viscosidade ele batia tucho. Voltei para o 20W50 e ficou tudo normal.
20W50 é o óleo mais grosso recomendado......
nunca tive qq problema com o corsa 01/02 usando 15W40 amarelinho da shell, e fio usado desde 0, mesmo depois de ter futucado em tudo q tinha no motor nunca deu problema....
e continuo recomendando usar o óleo mais fino possível recomendado no manual....

bem provável bater por ser um óleo fino q por algum motivo descarregava os tuchos.....
eu não podia cobrar nada sobre isso de um motor q girava pra la de 7K quase 8K, segurar alguns kms na estrada passado dos 200km/h era pedir pra o motor parecer diesel qnd voltava pra lenta até carregar novamente os tuchos....
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JulioAraujo
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Mensagem por JulioAraujo »

7k....o meu não consigo passar dos 3K, se não infarto

esse efi parece onibus, depois dos 2800 conforme manual não vai mais nada, nem adianta forçar.

Tenho vontade de usar depois aquele 15W40 SN Castrol Magnatec, mas tenho medo de surgir problemas e não ter a $$ pra arrumar.


SemControle
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Mensagem por SemControle »

JulioAraujo escreveu:7k....o meu não consigo passar dos 3K, se não infarto

esse efi parece onibus, depois dos 2800 conforme manual não vai mais nada, nem adianta forçar.

Tenho vontade de usar depois aquele 15W40 SN Castrol Magnatec, mas tenho medo de surgir problemas e não ter a $$ pra arrumar.
nao tire por base o meu, de original so tinha a lata e a parte externa do bloco
toda mudança q vc fizer até de combustível pode surtir efeito, o detalhe é pela idade os efeitos q vao surtir são problemas q esta camuflados apenas.....
teria q fazer as contas pra ver exatamente a cc q meu motor era, era bem taxado, tinha cabeçote feito, mas da pra ter uma ideia do qnt girava com o cambio original do 1.0 passava de 200, tudo em cima do giro do motor.....
numa viagem de pouco mais de 900kms gastei 3 tanques na estrada ;)
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Schionato
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Mensagem por Schionato »

Qual o óleo original (Especificações e fabricante) para o corsa 1.8 a gasolina ano 2003?

E qual é mais recomendado...

Abraços...


awaked
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Mensagem por awaked »

Schionato, o manual do 2004 fala:
Óleo de especificação API-SJ ou superior e viscosidade SAE-5W30, 15W40, 15W50, 20W40 ou 20W50.
O mais recomendado é sempre o mais fino dentre todas as indicações, no caso 5w30. Só precisa ver se o motor 2003 usa essas mesmas especificações, o que é bem provável.

O problema é que se usou 20w50 a vida toda a chance de queimar óleo 5w30 é grande, esse 5w30 deve ser usado desde novo no modo ideal. O motor sai de fábrica com 5w30.


awaked
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Mensagem por awaked »

JulioAraujo escreveu:7k....o meu não consigo passar dos 3K, se não infarto

esse efi parece onibus, depois dos 2800 conforme manual não vai mais nada, nem adianta forçar.

Tenho vontade de usar depois aquele 15W40 SN Castrol Magnatec, mas tenho medo de surgir problemas e não ter a $$ pra arrumar.
Acho que 2800 é o regime de torque, onde ele está completamente disponível, pode pisar mais nisso aí que tem que andar.

Sobre o 15W40 SN não vai estragar nada no seu motor. Ele pode revelar as falhas que já existem quando limpar a sujeira, só isso. Pensa numa bomba relógio, ficando com óleo comum é como se tivesse um saco preto em volta, você sabe que está lá mas não vê. Com o 15w40 SN você tira o pano, o problema é exatamente o mesmo, mas agora você vê a real condição.

Pela idade do carro é bem provável que retentores comecem a vazar por exemplo, sai a sujeira abre-se o vazamento. Como já disse, eu prefiro isso. Mas vai do bolso e da disposição. O óleo SM dá no mesmo, ele também limpa bem.


Schionato
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Mensagem por Schionato »

awaked escreveu:Schionato, o manual do 2004 fala:
Óleo de especificação API-SJ ou superior e viscosidade SAE-5W30, 15W40, 15W50, 20W40 ou 20W50.
O mais recomendado é sempre o mais fino dentre todas as indicações, no caso 5w30. Só precisa ver se o motor 2003 usa essas mesmas especificações, o que é bem provável.

O problema é que se usou 20w50 a vida toda a chance de queimar óleo 5w30 é grande, esse 5w30 deve ser usado desde novo no modo ideal. O motor sai de fábrica com 5w30.
Ele é mineral, semissintético ou sintético?

Obrigado pela ajuda....


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Everson Santos
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Mensagem por Everson Santos »

Boa Tarde a todos, tenho um Corsa 1.0 EFI 1996, esta com 145400 km, qual seria o Óleo mais indicado, esta quase na hora da troca novamente, se puderem me dar uma dica, agradeço a força.Abraço
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

SemControle escreveu:20W50 é o óleo mais grosso recomendado......
nunca tive qq problema com o corsa 01/02 usando 15W40 amarelinho da shell, e fio usado desde 0, mesmo depois de ter futucado em tudo q tinha no motor nunca deu problema....
e continuo recomendando usar o óleo mais fino possível recomendado no manual....(...)
O 15W40 que usei era tb o Shell amarelo. Esse é semissintético.
Sobre o óleo mais fino recomendado, será que o clima do local não influencia na escolha da viscosidade? Por isso a GM recomendava esse leque de opções? Se bem que as opções de óleo que existem hj na GM restringem-se aos 5W30 sintético, 5W30 mineral (esse eu não tenho certeza) e 20W50 mineral.
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