Um pouco mais sobre a poeira atmosférica.
Sabendo que as partículas atmosféricas com tamanho inferior a 40 micrômetros (sim, houve um erro de tradução anteriormente, onde disse 40 nanômetros) são as mais prejudiciais à saude do motor, afinal, quais são elas?
Das partículas dentre 0-200 micrômetros, a tabela nos diz que 91% da distribuição em peso delas se concentram entre 0 a 40 micrômetros (as mais danosas ao motor) em condições de asfalto e 61% em condições de estradas de terra.
A poeira contaminante tem tamanho 0.1 e 100 micrômetros
O olho humano, sem auxílio de lentes ou microscópio de elétrons, consegue enxergar partículas de até 10~40 micrômetros; é a poeira que fica nos móveis. Poeira menor que 15 micrômetros tende a ficar suspensa no ar e gradualmente gruda nas superfícies que entra em contato. O formato das partículas atmosféricas varia em formato, podendo ser esféricas, agregada em cadeias de poeira, formato estrelado, formato de agulha, etc.
Filtros de ar em banho de óleo, como os citados pelo amigo Bange, tem eficiência de 98-99% em partículas maiores do que 5 micrômetros. O filtro comum de celulose tem eficiência similar.
E por que as partículas mais danosas são as menores do que 40 micrômetros? Porque as superfícies sensíveis ao desgaste por abrasão no motor têm folgas entre 2-40 micrômetros. Contaminantes nesta faixa de tamanho tem maior chance de se interporem entre as superfícies e o filme de óleo, gerando abrasão, e porque elas são tão pequenas é difícil removê-las do fluxo de óleo. No estudo de 1998; "Correlating Lube Oil Filtration Efficiencies With Engine Wear" da Sociedade de Engenheiros Automotivos, o desgaste do motor foi reduzido em 70% pela troca de um filtro de óleo com alta eficiência de filtragem a partir de 40 micrômetros para um de 15 micrômetros.
Ocorre que, uma vez fazendo parte do fluxo de óleo do motor, os filtros de óleo comuns de celulose têm eficiência reduzida com partículas menores do que 40 micrômetros e o desgaste é acentuado:
Fica então exposto que os filtros de ar com maior eficiência de filtragem das partículas danosas ao motor são os feitos com nanofibras e os filtros de óleo, com microfibras de vidro. Mas a pergunta de meio milhão de reais: "tem para o corsa?" R: Não. Kkk