A própria K&N admite que seguindo o protocolo ISO 5011 para teste de filtros de ar, ela consegue entre 96% e 99% de eficiência na filtragem, (http://www.knfilters.com/efficiency_testing.htm) o que está de acordo com o teste publicado no primeiro post (96,8%).
A diferença entre 96,8% e 99,93% de eficiência na filtragem pode parecer pequena, mas resulta em uma diferença de 1650% (0,4 gramas vs 7 gramas)
E, segundo o penúltimo estudo citado, 1/4 de colher de chá de poeira por hora, durante 15 horas, já causa danos à saia do pistão.
Não usem filtro esportivo
- gtmski
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Então, rodei 40 mil KM com o filtro; ele começou a fumar de leve com 20 mil km; aos 40 mil Km a fumaceira pós 5000 rpm já era pronunciada. Poucos mil km antes de colocar o K&N, havia retirado o cabeçote para uma checagem de rotina e o brunimento estava perfeito e não fumava. Os retentores das válvulas eram novos.Denrrou escreveu:Complicado, tem que ficar ligado mesmo...
Você disse que rodou uns 40 k com o filtro, mas com qual quilometragem da máquina foi constatar tudo isto?
Uso de Etanol e formação de goma geralmente estão associados também.
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rs é realmente intuitivo que pedregulhos, areia e o que mais de tal família for, será nocivo se combinados ao atrito interno do motor... qualquer estudo mais elementar que seja já irá revelar o "efeito lixa" disto...
A coisa do filtro esportivo é complicado porque não existe de fato algo em troca de nada. Ele te dá maior entrada de ar pela menor resistência, o que equivale a uma marginal potÊncia maior, tão maior quanto mais ar permite admitir com relação a um filtro stock, e te, uma hipotética durabilidade maior, ;;;mas ele é muito delicado e sua manutenção é muito mais delicada também, este é o preço...
Um filtro de papel usa o seu papel como único elemento filtrante e portanto, para barrar eficientemente as partículas que venham a ser admitidas pela tomada, precisa ser mais parrudo e mais resistivo do que um filtro tipo K&N, que é essencialmente menos resistivo (leia-se, manos eficaz em conter partículas sólidas) e para compensar isto usa, além de sua estrutura básica, um lubrificante para barrar partículas sólidas. Este lubrificante é como uma armadilha para as partículas, e em algum ponto elas irão ficar suspensas ali e irão começar a comprometer a própria privilegiada entrada de ar que o filtro tem e a anular seu benefício principal...
Por isto a manutenção dele é complicada, tem que estar limpando sempre, lubrificando sempre.... Um de papel de qualidade sem estar rasgado e em bom estado filtra perfeitamente as bem as poeiras mais quânticas, é só rodar o tempo lá determinado, tirar, lixo e entra um novo. Pronto.... Mesmo se o cara descuidar, normalmente com o de papel o pior que poderá acontecer é o carro começar a consumir mais, mas p/ sujeira entrar, só se rasgar mesmo ou a coisa chegar a ficar muito bizarra...
Já um esportivo deste não pode descuidar nada, se não manter ele sempre limpo e lubrificado, aquela sujeira que vai se barrando no lubrificante tende a comprometer o principal argumento de venda do filtro, e eventualmente a o destruir, e o motor vai simplesmente começar a ir sugando tudo que passar...
No caso, o seu já tinha sinais até visíveis de pontos mais abertos... já não era algo confiável realmente, ainda que a propaganda diga que não precisa trocar....
Tem gente que só lava um filtro deste e põe de volta no lugar, porque pensa que é algo indestrutível como a propaganda de algo vitaliceo sugere ser, mas isto não existe... P/ o filtro durar muito tempo eficientemente, você precisa manter ele impecável, o que pode equivaler a se tornar quase um escravo do filtro...
O lubrificante dele não é vitaliceo, uma hora ele vai saturar, secar e/ou simplesmente perder o efeito e para isto não ocorrer você precisa ficar sempre em cima... o quanto?!
Depende... um dia rodado em uma estrada de terra já pode comprometer significantemente um filtro destes, outras pessoas podem ter a sorte de não pegarem a menor poeirinha pela frente e enfim...
Filtro esportivo é um fetiche muito delicado e relativo....
Em suma, algo não para a maioria dos mortais...
É mais negócio comprar um carro com motor mais potente mesmo, do que assumir este risco de comprometer um motor, as vezes de baixa cilindrada, por coisa de 0.0000000001 cavalo a mais de potência.
A coisa do filtro esportivo é complicado porque não existe de fato algo em troca de nada. Ele te dá maior entrada de ar pela menor resistência, o que equivale a uma marginal potÊncia maior, tão maior quanto mais ar permite admitir com relação a um filtro stock, e te, uma hipotética durabilidade maior, ;;;mas ele é muito delicado e sua manutenção é muito mais delicada também, este é o preço...
Um filtro de papel usa o seu papel como único elemento filtrante e portanto, para barrar eficientemente as partículas que venham a ser admitidas pela tomada, precisa ser mais parrudo e mais resistivo do que um filtro tipo K&N, que é essencialmente menos resistivo (leia-se, manos eficaz em conter partículas sólidas) e para compensar isto usa, além de sua estrutura básica, um lubrificante para barrar partículas sólidas. Este lubrificante é como uma armadilha para as partículas, e em algum ponto elas irão ficar suspensas ali e irão começar a comprometer a própria privilegiada entrada de ar que o filtro tem e a anular seu benefício principal...
Por isto a manutenção dele é complicada, tem que estar limpando sempre, lubrificando sempre.... Um de papel de qualidade sem estar rasgado e em bom estado filtra perfeitamente as bem as poeiras mais quânticas, é só rodar o tempo lá determinado, tirar, lixo e entra um novo. Pronto.... Mesmo se o cara descuidar, normalmente com o de papel o pior que poderá acontecer é o carro começar a consumir mais, mas p/ sujeira entrar, só se rasgar mesmo ou a coisa chegar a ficar muito bizarra...
Já um esportivo deste não pode descuidar nada, se não manter ele sempre limpo e lubrificado, aquela sujeira que vai se barrando no lubrificante tende a comprometer o principal argumento de venda do filtro, e eventualmente a o destruir, e o motor vai simplesmente começar a ir sugando tudo que passar...
No caso, o seu já tinha sinais até visíveis de pontos mais abertos... já não era algo confiável realmente, ainda que a propaganda diga que não precisa trocar....
Tem gente que só lava um filtro deste e põe de volta no lugar, porque pensa que é algo indestrutível como a propaganda de algo vitaliceo sugere ser, mas isto não existe... P/ o filtro durar muito tempo eficientemente, você precisa manter ele impecável, o que pode equivaler a se tornar quase um escravo do filtro...
O lubrificante dele não é vitaliceo, uma hora ele vai saturar, secar e/ou simplesmente perder o efeito e para isto não ocorrer você precisa ficar sempre em cima... o quanto?!
Depende... um dia rodado em uma estrada de terra já pode comprometer significantemente um filtro destes, outras pessoas podem ter a sorte de não pegarem a menor poeirinha pela frente e enfim...
Filtro esportivo é um fetiche muito delicado e relativo....
Em suma, algo não para a maioria dos mortais...
É mais negócio comprar um carro com motor mais potente mesmo, do que assumir este risco de comprometer um motor, as vezes de baixa cilindrada, por coisa de 0.0000000001 cavalo a mais de potência.
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É verdade... e curioso a K&N recomendar a limpeza do filtro a cada 80 mil Km em condições de estrada e mais frequentemente em condições de poeira (mas quanto mais frenquente? não informa).
Sendo que no estudo do primeiro post, o K&N alcancou a condição de máxima restrição com apenas 211.6 gramas de poeira e o ACDelco com 573.9 gramas de poeira, penso que é porque a área de filtragem do K&N é menor em comparação ao filtro stock. Assim a frequência de limpeza de um K&N deveria ser maior do que a frequência de troca de um filtro de papel, que é de 10 mil km em média
Sendo que no estudo do primeiro post, o K&N alcancou a condição de máxima restrição com apenas 211.6 gramas de poeira e o ACDelco com 573.9 gramas de poeira, penso que é porque a área de filtragem do K&N é menor em comparação ao filtro stock. Assim a frequência de limpeza de um K&N deveria ser maior do que a frequência de troca de um filtro de papel, que é de 10 mil km em média
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é né... mas veja, meio que não tem muito a ver km p/ algo como um filtro.... e é complicado determinar validade de certas coisas por km....gtmski escreveu:É verdade... e curioso a K&N recomendar a limpeza do filtro a cada 80 mil Km em condições de estrada e mais frequentemente em condições de poeira (mas quanto mais frenquente? não informa).
Sendo que no estudo do primeiro post, o K&N alcancou a condição de máxima restrição com apenas 211.6 gramas de poeira e o ACDelco com 573.9 gramas de poeira, penso que é porque a área de filtragem do K&N é menor em comparação ao filtro stock. Assim a frequência de limpeza de um K&N deveria ser maior do que a frequência de troca de um filtro de papel, que é de 10 mil km em média
tantos km onde? em quais condições?! fora que é mais comum carro que passe por diversa condições ao invés de uma única... e aí qualquer recomendação acaba sendo um chute no escuro absolutamente genérico e de pouca utilidade para basear a especificidade de cada pessoa com seu peculiar carro...
Pois é, mas dá uma olhada nas "highways" dos caras lá de fora... é uma maravilha, sem remendo, sem buraco cheio de terra, pedregulho, poeira e o caramba... e não sei porque razão nem como poderia ser explicado, até os carros lá sujam menos no dia a dia, tem várias vídeos no youtube do pessoal afirmando que usam o carro uma semana e não cria aquele encardido que normalmente aqui a gente lava o carro em um dia é só passar o dedo e já está...
estes 50 k milhas deles aí tá subentendendo aquele carro que roda totalmente fora de condições severas, seria algo relativo as condições mais ideais possíveis realmente, um carro que roda primariamente em estradas muito bem pavimentadas, em alta velocidade e basicamente que come pouquíssima poeira mesmo... assim é fácil, até um guardanapo é filtro, dura mesmo, estes 50 k milhas considera um caso basicamente abstrato de um carro que rode em uma única condição super ideal.... Fora isto, é "mais frequentemente", o quanto é você quem sabe e não me responsabilize por nada que vier a explodir....
Penso que no filtro esportivo não é só o fator área que deve entrar em questão, ele é um animal completamente diferente realmente... O filtro mesmo filtra pouco, ele precisa ser menos resistivo para que seja capaz de passar mais ar, e que filtra mesmo é a correta combinação dele com o KY específico lá dele, meio que ele é mais um suporte para o lubrificante, e é aí que mora o perigo e o "more often", porque é quase que subjetivo e praticamente algo que está apenas nas suas mãos p/ determinar e cuidar... uma dor de cabeça a mais na vida de quem quer usar....
Melhor o bom e velho papel mesmo....
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O Filtro de papel é uma comodidade hj em dia...lembro dos velhos motores da VW (Variant, TL, Brasília), que tinham filtros com óleo...
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Estava com uma curiosidade.. como serão os filtros de ar de fábrica dos super esportivos?
Bem,
Lamborguini Gallardo:
Ferrari Testarossa:
Ferrari 458 Italia:
McLaren Mp4-12c
Fiat 147
O que todos esses superesportivos tem em comum? Filtros de papel
Bem,
Lamborguini Gallardo:
Ferrari Testarossa:
Ferrari 458 Italia:
McLaren Mp4-12c
Fiat 147
O que todos esses superesportivos tem em comum? Filtros de papel
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gtmski escreveu:
O que todos esses superesportivos tem em comum? Filtros de papel
-Errado, eles possuem motores que excluem quaisquer necessidades de "aumento" de potência / fetixização de ronco através de aparatos tão sofisticados e altamente e tecnológicos tais como... ......filtros lubrificados milagrosamente ungidos pelo deus turbo alado...
- gtmski
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A recomendação de troca de óleo do filtro era diária né, em caso de poeira, ou a cada 1250kmBange escreveu:O Filtro de papel é uma comodidade hj em dia...lembro dos velhos motores da VW (Variant, TL, Brasília), que tinham filtros com óleo...
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kkkDenrrou escreveu:gtmski escreveu:
O que todos esses superesportivos tem em comum? Filtros de papel
-Errado, eles possuem motores que excluem quaisquer necessidades de "aumento" de potência / fetixização de ronco através de aparatos tão sofisticados e altamente e tecnológicos tais como... ......filtros lubrificados milagrosamente ungidos pelo deus turbo alado...
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