Não usem filtro esportivo

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Re: Não usem filtro esportivo

Mensagem por Uorrned »

Complicado, tem que ficar ligado mesmo...

Você disse que rodou uns 40 k com o filtro, mas com qual quilometragem da máquina foi constatar tudo isto?

Uso de Etanol e formação de goma geralmente estão associados também.
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Uorrned
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Mensagem por Uorrned »

Eu não uso filtro esportivo, e nem tenho a menor vontade também...

Mas tenho um amigo que toda vida vem usando exatamente deste filtro K&N desde zero km em uma BMW, até onde me lembro já estava perto de 200 k e nunca teve qualquer menor sinal de efeito colateral. Ele apenas lubrifica o filtro com um produto da própria empresa com umas esponjinhas lá e pronto. Mas ele também não usa o mesmo filtro, ele já trocou pelo menos uma vez que eu saiba.

Por isto acho que é bem relativo. E intrinsecamente o problema não seja o filtro em si... mas sim as peculiaridades de seu uso e etc...

Uma parada que se diz vitalicia sempre me será uma parada duvidosa, pois que no mundo da vida nada é para sempre, tudo é transitório.
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gtmski
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Mensagem por gtmski »

Sim, amigo.. como eu disse; há relatos de uso prolongado de filtros de ar esportivos sem danos ao motor. Você tem razão no seu ponto sobre as peculiaridades de uso. No meu caso, as ocasionais estradas de terra podem ter feito poeira ser admitida no motor. Entendo que a areia (quartzo) pode causar muitos danos ao motor, e ainda que rodando no asfalto, passo por ruas com restos de areia no chão, causado pelos caminhões de entrega das empresas de materiais de construção. Gostei da última frase, também penso assim.

Gostaria de deixar um pouco de literatura técnica aqui aos amigos,
A relação entre admissão de poeira/sujeira no motor e danos aos cilindros, pistões e anéis é bem conhecida.

Segundo os autores do estudo "A Study in Sand", http://www.pceo.com/StudyinSandArticle.pdf,
Testes com a presença de poeira mostraram maior polimento (do brunimento)
De acordo com o estudo "The Break-in Stage of Cylinder-Ring wear: A correlation Between Fired Engines and a Laboratory Simulator". https://deepblue.lib.umich.edu/bitstrea ... 000180.pdf,
Entretanto, poeira advinda do ar admitido ou poeira no óleo lubrificante provavelmente causam o maior desgaste abrasivo"
Em "Failure analysis guidebook" https://www1.gardnerinc.com/dealers/koh ... debook.pdf,
Danos por contaminantes entrando em um motor podem ocorrer durante um longo período de tempo com muito pouco vazamento (de óleo), ou pode ser muito rápildo, se uma quantidade significativa de sujeira está entrando. Este dano (ver foto) ocorreu em apenas 15 horas rodando, depois de ingerir por volta de 1/4 de colher de chá de poeira por hora
Danos na saia do pistão
Imagem

No livro "Critical component wear in heavy duty engines", http://samples.sainsburysebooks.co.uk/9 ... 411606.pdf,
Poeira vinda do ar (quartzo) é muito abrasiva e a causa mais comum de alto desgaste das partes críticas em motores. Estudos tem mostrado que a vida do motor é em função da limpeza do ar admitido (Sherburn, 1969) Concentrações e tamanhos das partículas de poeira admitidos no motor determinam o desgaste de um motor. O desgaste de um motor é produzido por partículas variando de 1-40 nanômetros e as partículas mais prejudiciais estão na faixa de 1-20 nanômetros (Needleman and Madhavan, 1988; Treuhaf, 1993). Mesmo em pequenas quantidades, isso pode aumentar significativamente o desgaste dos anéis dos pistões e das paredes dos cilindros. Usando filtros de óleo e de ar de alta eficiência, o desgaste do motor pode ser significativamente reduzido (Jones and Eleftherakis, 1995). Uma parte da poeira ingerida por um motor eventualmente acaba no óleo. A sílica no óleo deve ser menor do que 25ppm para limitar seu efeito danoso. Um novo filtro de ar em motores modernos tem uma eficiência de 99.8% e depois de 20.000 km, ele atinge 99.5% de eficiência. Em outras palavras, a taxa de desgaste do motor aumenta quatro vezes, em algum momento depois do novo filtro de ar ser trocado
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Mensagem por gtmski »

A própria K&N admite que seguindo o protocolo ISO 5011 para teste de filtros de ar, ela consegue entre 96% e 99% de eficiência na filtragem, (http://www.knfilters.com/efficiency_testing.htm) o que está de acordo com o teste publicado no primeiro post (96,8%).
A diferença entre 96,8% e 99,93% de eficiência na filtragem pode parecer pequena, mas resulta em uma diferença de 1650% (0,4 gramas vs 7 gramas)
E, segundo o penúltimo estudo citado, 1/4 de colher de chá de poeira por hora, durante 15 horas, já causa danos à saia do pistão.
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Mensagem por gtmski »

Denrrou escreveu:Complicado, tem que ficar ligado mesmo...

Você disse que rodou uns 40 k com o filtro, mas com qual quilometragem da máquina foi constatar tudo isto?

Uso de Etanol e formação de goma geralmente estão associados também.
Então, rodei 40 mil KM com o filtro; ele começou a fumar de leve com 20 mil km; aos 40 mil Km a fumaceira pós 5000 rpm já era pronunciada. Poucos mil km antes de colocar o K&N, havia retirado o cabeçote para uma checagem de rotina e o brunimento estava perfeito e não fumava. Os retentores das válvulas eram novos.
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Mensagem por Uorrned »

rs é realmente intuitivo que pedregulhos, areia e o que mais de tal família for, será nocivo se combinados ao atrito interno do motor... qualquer estudo mais elementar que seja já irá revelar o "efeito lixa" disto...

A coisa do filtro esportivo é complicado porque não existe de fato algo em troca de nada. Ele te dá maior entrada de ar pela menor resistência, o que equivale a uma marginal potÊncia maior, tão maior quanto mais ar permite admitir com relação a um filtro stock, e te, uma hipotética durabilidade maior, ;;;mas ele é muito delicado e sua manutenção é muito mais delicada também, este é o preço...

Um filtro de papel usa o seu papel como único elemento filtrante e portanto, para barrar eficientemente as partículas que venham a ser admitidas pela tomada, precisa ser mais parrudo e mais resistivo do que um filtro tipo K&N, que é essencialmente menos resistivo (leia-se, manos eficaz em conter partículas sólidas) e para compensar isto usa, além de sua estrutura básica, um lubrificante para barrar partículas sólidas. Este lubrificante é como uma armadilha para as partículas, e em algum ponto elas irão ficar suspensas ali e irão começar a comprometer a própria privilegiada entrada de ar que o filtro tem e a anular seu benefício principal...

Por isto a manutenção dele é complicada, tem que estar limpando sempre, lubrificando sempre.... Um de papel de qualidade sem estar rasgado e em bom estado filtra perfeitamente as bem as poeiras mais quânticas, é só rodar o tempo lá determinado, tirar, lixo e entra um novo. Pronto.... Mesmo se o cara descuidar, normalmente com o de papel o pior que poderá acontecer é o carro começar a consumir mais, mas p/ sujeira entrar, só se rasgar mesmo ou a coisa chegar a ficar muito bizarra...

Já um esportivo deste não pode descuidar nada, se não manter ele sempre limpo e lubrificado, aquela sujeira que vai se barrando no lubrificante tende a comprometer o principal argumento de venda do filtro, e eventualmente a o destruir, e o motor vai simplesmente começar a ir sugando tudo que passar...

No caso, o seu já tinha sinais até visíveis de pontos mais abertos... já não era algo confiável realmente, ainda que a propaganda diga que não precisa trocar....

Tem gente que só lava um filtro deste e põe de volta no lugar, porque pensa que é algo indestrutível como a propaganda de algo vitaliceo sugere ser, mas isto não existe... P/ o filtro durar muito tempo eficientemente, você precisa manter ele impecável, o que pode equivaler a se tornar quase um escravo do filtro...

O lubrificante dele não é vitaliceo, uma hora ele vai saturar, secar e/ou simplesmente perder o efeito e para isto não ocorrer você precisa ficar sempre em cima... o quanto?!

Depende... um dia rodado em uma estrada de terra já pode comprometer significantemente um filtro destes, outras pessoas podem ter a sorte de não pegarem a menor poeirinha pela frente e enfim...

Filtro esportivo é um fetiche muito delicado e relativo....


Em suma, algo não para a maioria dos mortais...

É mais negócio comprar um carro com motor mais potente mesmo, do que assumir este risco de comprometer um motor, as vezes de baixa cilindrada, por coisa de 0.0000000001 cavalo a mais de potência.
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Mensagem por gtmski »

É verdade... e curioso a K&N recomendar a limpeza do filtro a cada 80 mil Km em condições de estrada e mais frequentemente em condições de poeira (mas quanto mais frenquente? não informa).

Imagem

Sendo que no estudo do primeiro post, o K&N alcancou a condição de máxima restrição com apenas 211.6 gramas de poeira e o ACDelco com 573.9 gramas de poeira, penso que é porque a área de filtragem do K&N é menor em comparação ao filtro stock. Assim a frequência de limpeza de um K&N deveria ser maior do que a frequência de troca de um filtro de papel, que é de 10 mil km em média

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Mensagem por Uorrned »

gtmski escreveu:É verdade... e curioso a K&N recomendar a limpeza do filtro a cada 80 mil Km em condições de estrada e mais frequentemente em condições de poeira (mas quanto mais frenquente? não informa).

Imagem

Sendo que no estudo do primeiro post, o K&N alcancou a condição de máxima restrição com apenas 211.6 gramas de poeira e o ACDelco com 573.9 gramas de poeira, penso que é porque a área de filtragem do K&N é menor em comparação ao filtro stock. Assim a frequência de limpeza de um K&N deveria ser maior do que a frequência de troca de um filtro de papel, que é de 10 mil km em média

Imagem
é né... mas veja, meio que não tem muito a ver km p/ algo como um filtro.... e é complicado determinar validade de certas coisas por km....

tantos km onde? em quais condições?! fora que é mais comum carro que passe por diversa condições ao invés de uma única... e aí qualquer recomendação acaba sendo um chute no escuro absolutamente genérico e de pouca utilidade para basear a especificidade de cada pessoa com seu peculiar carro...

Pois é, mas dá uma olhada nas "highways" dos caras lá de fora... é uma maravilha, sem remendo, sem buraco cheio de terra, pedregulho, poeira e o caramba... e não sei porque razão nem como poderia ser explicado, até os carros lá sujam menos no dia a dia, tem várias vídeos no youtube do pessoal afirmando que usam o carro uma semana e não cria aquele encardido que normalmente aqui a gente lava o carro em um dia é só passar o dedo e já está...

estes 50 k milhas deles aí tá subentendendo aquele carro que roda totalmente fora de condições severas, seria algo relativo as condições mais ideais possíveis realmente, um carro que roda primariamente em estradas muito bem pavimentadas, em alta velocidade e basicamente que come pouquíssima poeira mesmo... assim é fácil, até um guardanapo é filtro, dura mesmo, estes 50 k milhas considera um caso basicamente abstrato de um carro que rode em uma única condição super ideal.... Fora isto, é "mais frequentemente", o quanto é você quem sabe e não me responsabilize por nada que vier a explodir....

Penso que no filtro esportivo não é só o fator área que deve entrar em questão, ele é um animal completamente diferente realmente... O filtro mesmo filtra pouco, ele precisa ser menos resistivo para que seja capaz de passar mais ar, e que filtra mesmo é a correta combinação dele com o KY específico lá dele, meio que ele é mais um suporte para o lubrificante, e é aí que mora o perigo e o "more often", porque é quase que subjetivo e praticamente algo que está apenas nas suas mãos p/ determinar e cuidar... uma dor de cabeça a mais na vida de quem quer usar....

Melhor o bom e velho papel mesmo....
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Mensagem por Bange »

O Filtro de papel é uma comodidade hj em dia...lembro dos velhos motores da VW (Variant, TL, Brasília), que tinham filtros com óleo...
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Mensagem por gtmski »

Estava com uma curiosidade.. como serão os filtros de ar de fábrica dos super esportivos?

Bem,
Lamborguini Gallardo:
Imagem

Ferrari Testarossa:
Imagem

Ferrari 458 Italia:
Imagem

McLaren Mp4-12c
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Fiat 147
Imagem

O que todos esses superesportivos tem em comum? Filtros de papel
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