[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

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anderson.web
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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por anderson.web » Quarta-feira 15 2020f Janeiro 2020 08:55:59 AM

SemControle escreveu:
Terça-feira 14 2020f Janeiro 2020 08:41:46 PM
com tudo original e correto do carro era pra 3L bater na marcacao de baixo e os 3,5L bater na marcacao superior....
estando entre as duas marcas era pra estar tudo certo.....

caber cabe até 5, 6L, ai qnd detona o motor, esse motor q é ruim e nao presta, o chifrudo nao fala q colocou todo oleo do mundo q achou e ele mesmo causou o problema....
Exatamente, essa é letra fria do manual e eu queria que fosse assim na prática também, mas 3L já bate no máximo da vareta que é original de fábrica, motor nunca foi aberto, cárter original e limpo também..

Como é mais um dos temas sem muita especificação ou porque isso acontece, o lance é seguir os 3,5L conforme recomendação fabril muito embora 3L já fique no máximo.





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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por SemControle » Quarta-feira 15 2020f Janeiro 2020 07:52:39 PM

é sinistro isso sim.....
meu corsa era categórico 3L marquinha de baixo, 3,5L marquina de cima, foi pego 0km, chegou a ser modificado, mas não alterou em nada isso.....
o golf tmb era parecido, com 4L dava um pouco acima do minimo, mas com os 4,5L batia em cima da risca maxima, mesmo com turbo ficou igual....

se da no máximo, rode, fique atento apenas, ja teve mais gente relatado isso no forum


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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por Bange » Quarta-feira 15 2020f Janeiro 2020 09:04:19 PM

Bom, meu manual fala o seguinte sobre óleo:
Capacidade
3,25 - sem troca do filtro
0,25 - capacidade do filtro
Logo, se eu trocar o óleo e o filtro, o volume total é de 3,5l
Isso bate direitinho, pois troco o filtro a cada duas trocas de óleo.
Quando troco o filtro, compro 4 litros e sobra 0,5l, que uso na troca seguinte, quando então compro apenas 3 litros.
Seja na troca do filtro ou não, no final das contas o nível fica certinho no MAX.
Um outro detalhe é que entre a marcação de MIN e MAX, a diferença fica entre 0,9 e 1,0l (pra ser preciso eu teria que esperar mais tempo para todo o óleo cair), isso eu verifiquei quando trocava óleo em casa... hoje só troco em casas de óleo, nunca em posto de combustível.

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Não tem borras
Não bate tuchos, quando bate não passa de 1 min.
Tem um barulho que é saia ou pino de pistão... mas não passa de uns 2 min, depois silencia totalmente. (tô pra ver isso desde o ano passado)





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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por anderson.web » Segunda-feira 20 2020f Janeiro 2020 10:35:33 AM

SemControle escreveu:
Quarta-feira 15 2020f Janeiro 2020 07:52:39 PM
é sinistro isso sim.....
meu corsa era categórico 3L marquinha de baixo, 3,5L marquina de cima, foi pego 0km, chegou a ser modificado, mas não alterou em nada isso.....
o golf tmb era parecido, com 4L dava um pouco acima do minimo, mas com os 4,5L batia em cima da risca maxima, mesmo com turbo ficou igual....

se da no máximo, rode, fique atento apenas, ja teve mais gente relatado isso no forum
Ele adicionou 500ML e a vareta que estava no máximo permaneceu lá como estava, só por desencargo. Havia trocado com filtro e colocou o motor pra beber 3L apenas porque como explicado já ficou no máximo com essa quantidade, mas vai saber.. agora está com 3,5L como manda a fábrica. Outro motor que bebe pouco óleo são os Fire, já vi rodando totalmente dentro da normalidade com menos de 3L





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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por anderson.web » Segunda-feira 20 2020f Janeiro 2020 10:37:32 AM

Bange escreveu:
Quarta-feira 15 2020f Janeiro 2020 09:04:19 PM
Bom, meu manual fala o seguinte sobre óleo:
Capacidade
3,25 - sem troca do filtro
0,25 - capacidade do filtro
Logo, se eu trocar o óleo e o filtro, o volume total é de 3,5l
Isso bate direitinho, pois troco o filtro a cada duas trocas de óleo.
Quando troco o filtro, compro 4 litros e sobra 0,5l, que uso na troca seguinte, quando então compro apenas 3 litros.
Seja na troca do filtro ou não, no final das contas o nível fica certinho no MAX.
Um outro detalhe é que entre a marcação de MIN e MAX, a diferença fica entre 0,9 e 1,0l (pra ser preciso eu teria que esperar mais tempo para todo o óleo cair), isso eu verifiquei quando trocava óleo em casa... hoje só troco em casas de óleo, nunca em posto de combustível.

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Não baixa nível
Não tem borras
Não bate tuchos, quando bate não passa de 1 min.
Tem um barulho que é saia ou pino de pistão... mas não passa de uns 2 min, depois silencia totalmente. (tô pra ver isso desde o ano passado)
Não caberia um óleo menos viscoso e de API mais atual? Claro, pensando que isso pode melhorar a lubrificação deixando ele mais liso.





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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por Bange » Segunda-feira 20 2020f Janeiro 2020 04:50:28 PM

Não mexo na viscosidade em hipótese alguma... meu motor tem as folgas da época e tem que ter a viscosidade do projeto... já aventei a possibilidade atualizar o pacote de aditivos com um sintético, mas pra que mexer em time que tá ganhando a 22 anos e com 212.000 vitórias?





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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por SemControle » Terça-feira 21 2020f Janeiro 2020 08:40:35 AM

óleo não se afina só pq o mercado cria óleos mais finos.....
um óleo de viscosidade diferente compromete a pressão e fio de óleo q lubrifica as pecas.....
isso não se altera assim....tem quem mude e jure q jamais vai ter problemas, a teoria não diz isso


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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por Manfio » Terça-feira 21 2020f Janeiro 2020 09:06:28 AM

O que reparei depois de montar o motor é que o inverno destrói o motor na partida a frio. Aqui o 15w40 demora 30s para a luz de óleo apagar em temperaturas de 2 a 10 graus. O comando FGP novo no lobe center começou a riscar muito pouco justamente no inverno, mas os tuchos não batem por serem novos. Com 20w50 o tempo da luz do óleo aumenta muito pouco na partida a frio, mas os tuchos descarregam sempre. A solução foi adotar o que não consta no manual do Corsa 94, ou seja, a viscosidade 10w40. Levando em conta que o Monza antigo usa 10w30, 15w40, 20w40 ou 20w50 e as folgas são relativamente idênticas ao Corsa F1 não vejo problema num 10w40. Até a folga axial na arruela de encosto e trava do comando são idênticas.





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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por Bange » Terça-feira 21 2020f Janeiro 2020 11:05:44 AM

Como não tenho intrumentais de uma montadora e nem quero fazer testes com essa área, prefiro o feijão com arroz, se tiver barulho eu resolvo ele, mas nunca troco a viscosudade.
É até possível se ter um "sentimento" de melhora, mas sentimento e engenharia não combinam lá muito bem e como "casei" com o carro e não pretendo vendê-lo nos próximos 20 anos, prefiro não ter surpresas.
Nada contra quem pensa diferente... só não troco e nem indico a troca da viscosidade.





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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por Bange » Terça-feira 21 2020f Janeiro 2020 11:11:59 AM

30s pra luz do óleo apagar!!! O meu é imediato... nem quando viajo pro Sul isso muda...
Já avaliou a pressão da bomba ou a eficiência da cebolinha?





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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por Manfio » Terça-feira 21 2020f Janeiro 2020 12:39:27 PM

Estão certos os parâmetros de pressão. Isso só ocorre com baixas temperaturas. No Etios que usa 5w30 a luz apaga na hora independente da temperatura ambiente. No Corsa em dias com temperatura amena também apaga na hora.





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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por Manfio » Terça-feira 21 2020f Janeiro 2020 12:42:44 PM

Só vejo sentido em baixar a viscosidade quando há certeza absoluta que o motor não tem folgas que excedem os parâmetros recomendados.





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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por SemControle » Terça-feira 21 2020f Janeiro 2020 06:46:11 PM

por um óleo mais fino q o recomendado é o mesmo q manter o óleo original com folgas extras....
problemas e consequências são equivalentes


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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por anderson.web » Quarta-feira 22 2020f Janeiro 2020 04:03:02 PM

SemControle escreveu:
Terça-feira 21 2020f Janeiro 2020 08:40:35 AM
óleo não se afina só pq o mercado cria óleos mais finos.....
um óleo de viscosidade diferente compromete a pressão e fio de óleo q lubrifica as pecas.....
isso não se altera assim....tem quem mude e jure q jamais vai ter problemas, a teoria não diz isso
Negativo, não se foi mal escrito o meu post, não quis indicar a esmo a mudança devido ao mercado de lubrificantes. Quis dizer que se no projeto fabril da perua Corsa 97 constar uma viscosidade menor poderia mudar p/ essa viscosidade, o Bagre já respondeu que prefere seguir no que está dando certo.





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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por anderson.web » Quarta-feira 22 2020f Janeiro 2020 04:11:27 PM

Manfio escreveu:
Terça-feira 21 2020f Janeiro 2020 09:06:28 AM
O que reparei depois de montar o motor é que o inverno destrói o motor na partida a frio. Aqui o 15w40 demora 30s para a luz de óleo apagar em temperaturas de 2 a 10 graus. O comando FGP novo no lobe center começou a riscar muito pouco justamente no inverno, mas os tuchos não batem por serem novos. Com 20w50 o tempo da luz do óleo aumenta muito pouco na partida a frio, mas os tuchos descarregam sempre. A solução foi adotar o que não consta no manual do Corsa 94, ou seja, a viscosidade 10w40. Levando em conta que o Monza antigo usa 10w30, 15w40, 20w40 ou 20w50 e as folgas são relativamente idênticas ao Corsa F1 não vejo problema num 10w40. Até a folga axial na arruela de encosto e trava do comando são idênticas.
Aqui no 5w30 a luz do óleo só acende no primeiro estágio, deu a partida no verão nordestino ou inverno sulista apaga de imediato. Em funcionamento só se deixar morrer, naquele segundo antes do motor apagar ela acende.





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