[DICA] - Up grade no som

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AuricelioSilva
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Mensagem por AuricelioSilva »

Galera, um abraço a todos!
A caixa ficou pronta e tive um tempo para continuar com o up grade do som.
Instalados os Subwoofers, deixei-os “amaciando” por 4 horas com uma frequência contínua de 20hz, baixei um arquivo na Internet com essa frequência.
Li alguns artigos sobre esse procedimento, existem muitas divergências sobre o assunto, uns dizendo que é bobagem outros falando que é melhor para o sincronismo das bobinas, pelo sim, pelo não, acabei fazendo esse procedimento.
Após a montagem, segui alguns passos para a regulagem do som, para isso também segui alguns tutoriais coletados em vários artigos.
Primeiramente, deixei toda a equalização do DVD em FLAT, sem LOUDNESS, BASS, FADER e BALANCE tudo zerado.
Nos módulos a regulagem de sensibilidade mantive no mínimo, sendo 6V para ambos. O DVD manda 2V.
Desliguei os Subwoofers, deixando somente o módulo stéreo ligado.
Aumentei o volume do DVD até 70% do máximo, onde seria o limite de trabalho dele sem distorção, nos artigos que li informam que acima disso o sinal começa a vir com certa distorção.
Coloquei para tocar uma música com bastante vocal, e com os ouvidos bem aguçados comecei a aumentar a sensibilidade do módulo, até que o som começasse a distorcer, então voltei um pouco a regulagem de modo que a distorção, pelo menos no ouvido desaparecesse.
Repeti o procedimento com o mono agora com uma música com graves fortes e procurei equalizar com os falantes de vocal, ou seja deixar harmoniosa todas as frequências.
Ainda está faltando a instalação do MID nas portas, ainda permanecem com os originais. Providenciarei Baffle de madeira para ficarem melhores, depois farei outra regulagem.
Após este procedimento, surgiu uma interferência, chata ao ligar o motor, como se fosse a faísca da vela pipocando no alto-falante, principalmente nos de média e alta frequência.
Comecei a procurar por soluções, percebi que se reduzisse o “ganho” do módulo a interferência cessava por completo, porém o som ficava sem força, sem “pegada”, comecei a ficar frustrado.
Refiz o caminho dos cabos RCA que estavam juntos com os do sinal do som que estão indo para os falantes dianteiros, separei-os.
Fiz um teste com cabo positivo passando por fora do carro e o chiado não cessou.
Com os cabos de vela e velas novinhos e originais, descartei a possibilidade de serem eles os culpados.
Como o DVD é novo, não queria acreditar que fosse ele o culpado, mas li alguns artigos que dizem que os Pionner possuem muitos problemas de aterramento dos cabos RCA.
Em uma última tentativa, retirei o DVD a fiz um teste, aterrei a carcaça dele na lata do carro e para minha surpresa adeus interferência, isso me fez lembrar dos antigos “TOJO” que eram aterrados assim, rsrsrs. Utilizei um bom cabo e escolhi um belo parafuso para o aterramento, logo abaixo da barra estrutural que fica por baixo do painel.

Agora, gostaria de perguntar se a regulagem dessa forma que fiz é correta ou o certo é regular eletronicamente, com aparelhos de medição e se for quanto custará. Fiquei preocupado, pois dizem que se nossos ouvidos nos traírem e não identificarmos a distorção, poderemos fatigar o falante e perder o equipamento pela queima em virtude da distorção.
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SemControle
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Mensagem por SemControle »

Preciso mesmo teria q usar um osciloscopio, indicaria apenas pra um conjunto de altissima fidelidade, ate pra procurar melhorar ao maximo o cruzamento das frequencias
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AuricelioSilva
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Mensagem por AuricelioSilva »

Vlw! Beleza então.
Agora falta pouco para o projeto ser finalizado, substituindo o falante dianteiro e instalando o novo num baffle, terei finalizado o projeto.
Muito obrigado pro seus comentários e ensinamentos, ajuda bastante na ora que nos perdemos pela falta de conhecimento.
Abraço!!


SemControle
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Mensagem por SemControle »

tem coisas q até tem como explicar pela net, tem coisas q sei, mas não consigo passar adiante, sofro um pouco até na rotina de trabalho com isso....mas muita coisa só com a pratica mesmo, mas ficou show....
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AuricelioSilva
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Mensagem por AuricelioSilva »

Desencana, pelo menos no que explicou aproveitei 100%.
Meu computador tá rateando, tentei postar as fotos da nova caixa, mas minha net tá caindo direto!!!! Assim que der postarei.
Abs,


AuricelioSilva
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Mensagem por AuricelioSilva »

Voltando ao projeto faça você mesmo, com muito carinho e dedicação, que é muito gratificante, encontrei um obstáculo. Gostaria da ajuda de vocês com relação a por onde passar fios com bitola maior de dentro do carro para os falantes da porta.
Minha próxima etapa é confeccionar os baffles e instalar os Mid nas portas, porém para passar o cabo paralelo de 2,5mm está sendo um dilema. O conector é repleto de cabos e não gostaria de furar a lataria, mesmo por quê, é um local que facilmente ocorrerá corrosão mesmo adotando algumas medidas de prevenção, como passar graxa, silicone etc. Como posso fazer?

abs,


SemControle
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Mensagem por SemControle »

cabos do modulo para as portas?
por baixo das portas no cantinho, sobe na coluna, e passa pelo sanfonado original do carro
o meu tinha os falantes tinha o chicote das travas, dos vidros, do retrovisor eletrico e taqva tranquilo, acho q nao entendi onde esta a dificuldade
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AuricelioSilva
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Mensagem por AuricelioSilva »

Pois é, esse sanfonado que parecia ser só um conduíte é na verdade um conector com pinos "macho" de um lado e pinos "fêmea" de outro. Para conseguir transpassar os novos cabos é necessário perfurar esse conector, providência que quero evitar, assim como ter que furar a lataria,...Esse conector está repleto de fios, os originais do falante (bem finos diga-se de passagem), do vidro, da trava, do retrovisor e do alarme,...


Cleider
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Mensagem por Cleider »

Seu carro é do ano 2009 pra frente.
Tb tive este problema de passar os fios. Diante desta situação dos conectores eu desisti de passar os fios com bitola maior.
Então eu deixei como esta para não perder a originalidade, não ia valer a pena em furar o carro para passar os fios.
Por dentro da porta eu liguei normalmente.
Uso o kit bravox de 6"


AuricelioSilva
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Mensagem por AuricelioSilva »

O Corsão é 2007.
O mid que colocarei é o Audiophonic 6", inclusive no próprio manual do kit eles recomendam bitola de 2,5mm.
Falam muito de perda de potência em calor com a utilização de fios muito finos e pelo que pude observar os originais devem ser de 0,75mm,...já pensou se utilizando essa fiação o danado do fio for derretendo lá pra dentro sem a gente perceber e acaba dando um curto,...prejuizásso.
Hoje tá tocando o falante original da GM, porém o JBL já tá empurrando ele a todo o vapor até eu providenciar a substituição,...e agora?! Dúvida cruel,...


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