SQ de entrada 2 ou 3 vias?

Destinado a você que está querendo fazer um projeto para sonorizar o Corsinha. Aqui você poderá trocar idéias sobre montagem, técnicas, acústica e muito mais. Saiba mais sobre aquele aparelho de som, auto-falante, módulo, etc que você está querendo. Especificações técnicas, recursos possí­veis, potência, etc.
Responder
Weber Krepker
:: Wind ::
Mensagens: 25
Registrado em: Quarta-feira 25 2013f Setembro 2013 10:21:00 AM
Localização: Novo Hamburgo - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

SQ de entrada 2 ou 3 vias?

Mensagem por Weber Krepker »

Pessoal.

Preciso de uma dica preciosa, estava com uma ideia de montar um SQ de entrada com Kit 2 vias e um Subwoofer, porem, andei ouvindo um SQ com 3 vias e depois de muito ler sobre o assunto, fiquei inclinado a montar um. Só não sei se consigo fazer isso e se é viável.

Já possuo um kit 2 vias com crossover passivo, um Sub, um módulo e cabos RCA. São eles:

- Kit duas vias NAR CS3-650, 6,5"
- Subwoofer Questo áudio QS250A-10SVC4
- Módulo JBL GTO 752, 2 canais 220 RMS
- 2 Cabos RCA knukonceptz krystal

A situação é a seguinte:

Pensei em deixar esse módulo para o sub e adicionar um módulo 4 canais AB para o estéreo da seguinte forma: Adicionando um mid range ou até um mid bass de 4" da NAR mesmo, para não fugir da linha, e coloca-lo com o tweeter no cross do kit 2 vias, ligando em um par de canais. E ligar os mid's de 6,5 no outro par de canais do módulo. Configurando o kit com corte hi pass em 180 Hz, e configurando o mid 6,5" com corte low pass em 200 Hz.

Não sou entendido no assunto, por isso me corrijam se me equivoquei, principalmente nos cortes que comentei pois foram indicações de alguém que se diz um pouco "entendido no assunto", com minhas dúvidas hehe.

A pergunta é a seguinte:

Teria como viabilizar um sistema desses com 3 vias?

Se não tem como ou se ficaria muito difícil regular o sistema favor me indicar o que melhor eu poderia fazer para poder aproveitar o que eu já tenho.

Agradeço...


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

a melhoria em usar um kit 3 vias q vc vai trabalhar com cortes mais definidos dentro da faixa de trabalho otimizado pra cada tipo de falante....
sem qq especificação diria pra deixar as frequências mais baixas (graves) no de 6,5, as medias no de 4 e as altas no tweeter......
a questão é o qnt de potencia vao suportar com a menor distorção possível, pq imagino q o de 6,5 e 4 são destinados as mesmas faixas de frequência....e até onde vai descer na frequência inicial desse stereo vai depender do qnt vai subir no corte do sub....qnt mais baixa a frequência nesse stereo, maior a chance de distorção....os cones são pequenos pra muito movimento q pedem as baixas frequências.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

ah esqueci....além de verificar a melhor faixa de frequência de cada falante, o mais recomendado seria um cross de 3 vias, vc deixaria o modulo trabalhar em flat ou toda a faixa de frequência e o cross faria o trabalho pesado de entregar a cada falante uma faixa de frequência sem deixar nenhum buraco....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Weber Krepker
:: Wind ::
Mensagens: 25
Registrado em: Quarta-feira 25 2013f Setembro 2013 10:21:00 AM
Localização: Novo Hamburgo - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Weber Krepker »

Em relação ao cross, eu ja imaginava que o ideal seria usar um 3 vias, mas dessa forma eu aproveitaria o que tenho e usaria o módulo pra fazer as regulagens, daria mais trabalho apenas, correto? Mas o sistema pode ser eficiente?

Se não for, que cross 3 vias me indicaria?

E uma pergunta fudamental: Vale a pena investir em 3 vias? ou 2 vias já está de bopm tamanho?


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

um 3 vias penso ser um ótimo investimento, mas se comprado o conjunto pronto, q viriam os falantes corretos pras faixas de trabalho, ou então estudar bem as faixas de resposta do q tem, e comprar essa terceira via pra cobrir a deficiência do sistema....
depende da flexibilidade q tem no ajuste do modulo.....
a questão de um cross 3 vias teria q procurar algo bom mesmo, não adianta investir em modulo falante e por um cross chinfrim....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Weber Krepker
:: Wind ::
Mensagens: 25
Registrado em: Quarta-feira 25 2013f Setembro 2013 10:21:00 AM
Localização: Novo Hamburgo - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Weber Krepker »

SemControle escreveu:um 3 vias penso ser um ótimo investimento, mas se comprado o conjunto pronto, q viriam os falantes corretos pras faixas de trabalho, ou então estudar bem as faixas de resposta do q tem, e comprar essa terceira via pra cobrir a deficiência do sistema....
depende da flexibilidade q tem no ajuste do modulo.....
a questão de um cross 3 vias teria q procurar algo bom mesmo, não adianta investir em modulo falante e por um cross chinfrim....
O módulo que pretendia comprar era o JBL GT5 a604, segue foto do painel de regulagem. Eu iria colocar o kit duas vias nos canais frontais e o mid 6,5" nos canais Trazeiros, veja que o módulo tem regulagem um pouco mais afinada de frequencias e ganhos, tanto em Hi pass quanto em Low pass.


Imagem


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

esse ajuste de frequência parece mais pro lo, vc acertar entre 32e320hz, dai da pra ter uma ideia q o hi dele deva ir de uns 300hz adiante...cobrindo toda a faixa fora dos graves ou sub graves.....teria q manualmente limitar as frequências nessa terceira via....num sistema simplista se usa capacitor como filtro q da pro gasto....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder

Voltar para “Equipamentos e Projetos de Som”