[DÚVIDA] - Como melhorar um som comum?

Destinado a você que está querendo fazer um projeto para sonorizar o Corsinha. Aqui você poderá trocar idéias sobre montagem, técnicas, acústica e muito mais. Saiba mais sobre aquele aparelho de som, auto-falante, módulo, etc que você está querendo. Especificações técnicas, recursos possí­veis, potência, etc.
Responder
Avatar do usuário
RMN10
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Segunda-feira 17 2011f Outubro 2011 09:52:31 PM
Localização: Itapeva - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Como melhorar um som comum?

Mensagem por RMN10 »

Olá a todos!

Tenho um CORSA WIND HATCH, e uso nele o seguinte conjunto de som...

1 par 6x9" Quadriaxial Selenium, 60W rms, Impedância 4 Ohms

Imagem

1 par 6" Triaxial Selenium, 60W rms, Impedância 4 Ohms

Imagem

1 par Tweeters Piezo Bomber, 80W rms,

Imagem

1 Pioneer DEH-P3700MP, acredito que uns 25W rms de output (me corrijam, se necessário)

Imagem

Vamos a questão...

A qualidade do som é impecável até o volume 20~25, com destaque para os graves, no entanto depois disso o som passa a distorcer, perde aquela nitidez (os falantes não estão estourados ou com defeito), talvez porque os falantes também pulam demais (não sei se é normal, acredito que é por causa do volume),

Só que fica chato, a gente quer andar à 80 km/h, com os vidros abertos e não escuta direito o som, porque dá medo de por pra mais de 20~25... ::?

Não quero por capacitores (não sei como chamam aqui), que cortem os graves, porque senão fica feio o som... e aliás, meus falantes são de 60W rms, e o CD player manda à eles somente 25W rms (me corrijam novamente, se necessário), ou seja, não trabalham nem na metade da capacidade deles não é?

Penso em colocar um módulo, simples, tipo, 2 saídas de 40~50W rms, para amplificar meus falantes, resolveria o problema? ou seria um verdadeiro desastre?

comparado à meus antigos falantes da H-buster de 35W rms, eles são realmente muito superiores, no entanto sei que existem melhores, mas gostaria de manter esse som mais simples, afinal não tenho condições de colocar um subwoofer, corneta e afins agora (resumindo, estou na faculdade) :(

Gostaria da sugestão de vocês, ano que vem irei trocar meu CD player, somente, o que posso fazer para meus falantes darem 'mais de si' sem danificá-los?

Um abraço à todos, FELIZ ANO NOVO e que Deus os abençoe!
...


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

temq ver até qnt vai o volume, nao player ja existe uma certa distorcao
vc pode experimentar mudar a equalizacao tirando os graves, e ver se a distorcao aparece em mais volume, seria questao do falantes nao conseguir reproduzir toda a faixa de frequencia do som, vc tem um cone so pra baixas e medias frequencias...fica dificil mesmo....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Avatar do usuário
RMN10
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Segunda-feira 17 2011f Outubro 2011 09:52:31 PM
Localização: Itapeva - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RMN10 »

SemControle escreveu:temq ver até qnt vai o volume, nao player ja existe uma certa distorcao
vc pode experimentar mudar a equalizacao tirando os graves, e ver se a distorcao aparece em mais volume, seria questao do falantes nao conseguir reproduzir toda a faixa de frequencia do som, vc tem um cone so pra baixas e medias frequencias...fica dificil mesmo....
Obrigado pela dica, SemControle

Então, altero a equalização e controlo graves e médios para não causar a distorção... é uma opção,
mas, e um módulo? ontem vi um Stetsom com 2 saídas de 35W e outro com 2 saídas de 50W rms, é uma opção? ele filtraria o som? faria os falantes trabalharem melhor? ouvi dizer que essa distorção ocorre pela falta de W que chega aos falantes, afinal, sai 25W do player e o falante trabalha até 60W rms,

Eu gostaria que meus falantes chegassem à 45~50W rms, é possível? ou é tudo ilusão? afinal, troquei meus falantes de 35W rms pelos de 60W, a qualidade do som melhorou (e muito), mas o volume, não...

e me lembro dos H-buster distorcerem menos, seria porque eram 35W rms, e assim trabalhavam em quase 'força total' pois o player manda 25W?

repetindo, usando um módulo de 50W rms, meus falantes de 60W não trabalhariam ainda mais alto, e sem distorções, e óbvio sem danificá-los?

Abraços!
...


Avatar do usuário
RMN10
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Segunda-feira 17 2011f Outubro 2011 09:52:31 PM
Localização: Itapeva - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RMN10 »

Pelo jeito está todo mundo viajando já... :)
mas, vou dar mais detalhes do que pretendo fazer, assim quando alguém ler, pode me dar uma dica,

Então, junto do conjunto de som que tenho, 6x9", 6" e Tweeters 2", quero instalar um módulo simples, como por exemplo um:

Stetsom CL 500, possui 2 canais 35W rms,

Imagem

ou (e prefiro também):

Stetsom CL 500 HE, possui 2 canais 50W rms (4 Ohms),

Imagem

Utilizando o segundo módulo como exemplo, meus falantes de 60W rms, que sem módulo fala 25 W rms, passariam a 'falar' 50W rms?

Resumindo, se eu tacar um Stetsom CL 500 HE em meus Selenium de 60W rms, vai melhorar o som, ou irei arrebentá-lo?

Pode parecer bobeira, ou até mesmo algo 'miserável'
Seria melhor por um Taramp's de 400W rms lá, com 4 canais, fazer um bridge pra tocar 200W rms num selenium de 12" e deixar 100W rms pra corneta e 100W rms pro tweet, mas não dá... ficará em R$ 1.300,00 com a caixa, cabos e fiação,
enquanto que esses 'mini-módulos' custam R$ 80,00 e para instalar, com fiação mais R$ 30,00

Aguardo por ajuda!

Abraços!
...


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

entao com o modulo vai chegar mais perto de tudo q pode tocar.....
tanto o modulo filtrar as frequencias, ou colocar o capacitor fazendo essa funcao, daria no mesmo, e vc perderia os graves.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Avatar do usuário
RMN10
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Segunda-feira 17 2011f Outubro 2011 09:52:31 PM
Localização: Itapeva - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RMN10 »

SemControle escreveu:entao com o modulo vai chegar mais perto de tudo q pode tocar.....
tanto o modulo filtrar as frequencias, ou colocar o capacitor fazendo essa funcao, daria no mesmo, e vc perderia os graves.....
Hum... deixa eu ver se entendi,

O módulo aumentaria o volume do meu som, no entanto eu perderia o grave mesmo assim?
ligando como 4 Ohms a qualidade é superior do que em 2 Ohms né?

Obrigado pela ajuda SemControle!

Regulei os graves do som, deixando o 'bass' zerado, mas ainda batia um pouco de grave e as caixas pulavam bem a partir do volume 25 (nota, o volume lá vai até 60)... interessante! meu player que estaria embolando o som?

Abraços!
...


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

é indiferente ligar em 4 ou 2 ohms, vc tem q adequar, a impedancia dos falantes de acordo com a minima suportada pelo modulo, em geral é na impedancia minima do modulo q tem a potencia maxima.....

nao é o player o problema, é questao fisica mesmo, nao tem como o seu falante, um cone so reproduzir toda a faixa de frequencias, ele nao tem como todas as medias e as graves tudo junto....

colocando o modulo e usando o filtro ativo, vc inibiria os graves nos falantes, conseguiria dar mais volume no player, e teria menos grave, esse detalhe de ter menos grave é o q causaria menor distorcao....é equivalente a vc ajustar a equalizacao cada vez com menos graves....passa a so gritar, o q faz o cone se mover menos....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Avatar do usuário
RMN10
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Segunda-feira 17 2011f Outubro 2011 09:52:31 PM
Localização: Itapeva - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RMN10 »

SemControle escreveu:é indiferente ligar em 4 ou 2 ohms, vc tem q adequar, a impedancia dos falantes de acordo com a minima suportada pelo modulo, em geral é na impedancia minima do modulo q tem a potencia maxima.....

nao é o player o problema, é questao fisica mesmo, nao tem como o seu falante, um cone so reproduzir toda a faixa de frequencias, ele nao tem como todas as medias e as graves tudo junto....

colocando o modulo e usando o filtro ativo, vc inibiria os graves nos falantes, conseguiria dar mais volume no player, e teria menos grave, esse detalhe de ter menos grave é o q causaria menor distorcao....é equivalente a vc ajustar a equalizacao cada vez com menos graves....passa a so gritar, o q faz o cone se mover menos....
Entendo... os falantes 6x9" tem um limite, eles são quenem 'pato', nada, voa, anda, mas não fazem nada direito! ::?
O melhor a ser feito mesmo é juntar dinheiros, :)

Obrigado pela ajuda!

Abraços
...


Eduardo Lirani
:: Moderador ::
Mensagens: 4109
Registrado em: Segunda-feira 26 2010f Julho 2010 11:55:28 AM
Localização: Franco da Rocha - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Eduardo Lirani »

Uma boa opção seria investir em um SUB para o seu set.

Nada muito caro e forte, porém você iria dividir as frequências. Deixando médias e agudas para os falantes + tweeters e os graves para o sub. Nisso é só colocar os capacitores de corte de frequência nos falantes que continuariam ligados ao aparelho, e ai adicionar o sub com módulo exclusivo.

Você teria um set mais ou menos dividido, onde já ganharia em volume e qualidade de som, uma vez que os falantes e sub trabalhariam de maneira independente.

Abraços,


rugliano
:: GL ::
Mensagens: 1601
Registrado em: Quinta-feira 15 2009f Outubro 2009 02:11:38 PM
Localização: Assis - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007
Contato:

Mensagem por rugliano »

uma duvida pra quem nao entende de som rsrs

no caso acima alem do modulo Stetsom CL 500 teria que ter outro modulo mono para o sub?

eu pretendo mexer no meu som este ano e quero fazer algo simples mas com qualidade quero o som para eu ouvir e não para os outros.

gostaria de um som de boa qualidade, qual seria a configuração ideal?

desculpa entrar de paraquedas mas estou no mesmo barco que o RMN10.

um grande abraço.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Equipamentos e Projetos de Som”