Ajuda - Fios e cabos para set som

Destinado a você que está querendo fazer um projeto para sonorizar o Corsinha. Aqui você poderá trocar idéias sobre montagem, técnicas, acústica e muito mais. Saiba mais sobre aquele aparelho de som, auto-falante, módulo, etc que você está querendo. Especificações técnicas, recursos possí­veis, potência, etc.
Responder
Avatar do usuário
Jack_loco
:: Rodeio ::
Mensagens: 614
Registrado em: Sexta-feira 25 2007f Maio 2007 11:43:58 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Ajuda - Fios e cabos para set som

Mensagem por Jack_loco »

Estou montando um som básico no meu corsa wind 2p 96 e gostaria de algunas dicas e ajuda para o cabeamento dos equipamentos.

Equipamento:
- Kit 2 vias CS50B Bravox em pezinhos acusticos, ligados diretamento ao player
- Subwoofer Bravox UXP Power 12" 500 wrs
- Amplificador Corzus HT600
- possivelmente um MegaCapacitor e futuramente bateria Impact 90 amperes

A minha dúvida é quanto ao cabeamento, o que mais precisarei para não ter ruídos e garantir uma boa qualidade de som?
- Cabos da bateria, porta fusivel, fusivel, cabos do player para o Kit 2 vias, cabos para o amplificador, para o subwoofer.
- Dimensionamento dos cabos, cabos RCA somente do player para o amplificador?

Se alguem puder me ajudar, eu agradeço.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26786
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

se livrar de ruido num ambiente hostil como o carro é dificil....
reza a lenda q o RCA deve ser pelo meio do carro....o restante nao tem como isolar dos chicotes originais do carro....use paralelo de 4mm pros falantes direto do player...
alimentacao dos modulos tem q ver o manual o q pede de bitola...desce atras do porta luvas, e puxa pela lateral abaixo da porta até onde for deixar o modulo....aterre o modulo proximo ao mesmo, com fio da mesma bitola do positivo....veja o q pede na saida do modulo para o sub, e o q o sub pede pra fazer uma media...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
tarcio_leal
:: Wind ::
Mensagens: 17
Registrado em: Quarta-feira 20 2011f Abril 2011 11:33:01 AM
Localização: Aracaju - SE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por tarcio_leal »

cara ligar o kit direto no player nao fica bom, alem de ficar fraco gera distorção facil, pudia pegar um sd250.2 q custa R$175 e ficava otimo, mas se nao der usa assim mesmo por enqto

outra coisa se nao comprou o kit ainda da pra pegar coisa melhor, kit de entrada da helix da um banho nesse cs60d e custa mesma coisa, ate mais barato
o ampl tbm nao eh la essas coisas, corzus esquenta muito, chupa bateria e mente na potencia nem led de clip tem e crossover fraco, da pra pegar com mesmo preço, soundigital sd700 ou um stetsom v500 (por acaso tenho 1 pra vender na caixa com tudo 0 balaq R$350 ;)

cabeamento pro kit nao precisa mais q 2.5mm mais q isso eh exagero e nao fara diferença alguma, pra se ter uma ideia os q vem nos kits mal passam de 1mm, e pro sub 4mm

cabeamento pra ampl de ~600rms eh uma medida de 10mm mas ai vc coloca 16mm de cabo residencial flexivel, vai gastar uns 5 metros, 4 pro positivo e 1 pro negativo (da uma lixada no ponto q vai aterras), positivo passa pelo lado esquerdo e passa pela borracha em cima do pedal da embreagem por onde vem cabos da eletrica do carro
RCA vc passa pelo lado direito q nao tem nada passando, RCA com CxB eh o da taramps, na verdade eh igual aos da soundigital e stetsom, mas eh o mais barato hehe, e como tenho o dele e da stetsom posso falar q o da taramps eh melhor construido

fusivel vai depender do seu ampl, q vem indicando no manual, vai ser coisa de 60a
porta fusivel pega um bananinha ou aquele 2 vias q ja fica pra qndo vc por outro ampl

cara eh ate legal por megacapacitor, mas nao adianta nada MC sem bateria, primeiro invista na bateria e fuja dessas baterias feitas pra som, nenhuma presta, Zetta eh uma boa eh a segunda linha da moura e tem um bom custo
Corsa Wind 98 Azul 2P DH/AC/VE em breve
Som: Oversound 15-800/Soundigital 2500 - Oversound 100w8/Stetsom V500 - Snake SD110/Taramps T170 - 240ah - Cross Roadstar Digital - JFA Anti-Clipping - Fonte DBsound 80a - Pioneer 5250SD
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26786
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

lado direito do carro tem so o modulo da central, e o chicote q parte de la pra todo o motor...RCA la nao é o melhor caminho
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
tarcio_leal
:: Wind ::
Mensagens: 17
Registrado em: Quarta-feira 20 2011f Abril 2011 11:33:01 AM
Localização: Aracaju - SE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por tarcio_leal »

SemControle escreveu:lado direito do carro tem so o modulo da central, e o chicote q parte de la pra todo o motor...RCA la nao é o melhor caminho
so se for no seu pq no meu e todos os carros q vi ate hj fica na esquerda...
Corsa Wind 98 Azul 2P DH/AC/VE em breve
Som: Oversound 15-800/Soundigital 2500 - Oversound 100w8/Stetsom V500 - Snake SD110/Taramps T170 - 240ah - Cross Roadstar Digital - JFA Anti-Clipping - Fonte DBsound 80a - Pioneer 5250SD
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26786
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

o seu nao deve ser um corsa entao.....
se quiser ter certeza....da uma lidinha....

http://www.angelfire.com/rings/injecaoeletronica/
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26786
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

esse manual tem aki no forum tmb...mas vc podia dizer q eu manipulei ;)
por isso postei o endereco de fora do site mesmo......
pra ser mais preciso, nakela moldura lateral no pé do carona, exatamente ai q esta a central
essa central saiu dai pra ir pra dentro do cofre do motor nos corsas C
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Marrcelo
:: Champ ::
Mensagens: 478
Registrado em: Terça-feira 06 2010f Julho 2010 06:51:14 PM
Localização: São Roque - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Marrcelo »

Legal que o pessoal já deu umas dicas, toda orientação é válida, aprendi muito frequentando o forum da autosom.net, o importante é ler muito e colocar a mão na massa !

Vamos la !

Cabo para os falantes do kit pode ser paralelo de 2,5mm que é o mais comum, só pedir na loja cabo paralelo bicolor ( geralmente )
Para o sub use fios de 4mm que é uma boa medida, não terá dor de cabeça com sub esquentando cone por falta de "alimentação"
já para o ampli, use fio de no minimo 16mm, eu sempre usei fios de 21mm ( automotivo, prepare o bolso ) ou use cabo residencial de 25mm que é o que estou usando atualmente, bem mais em conta que o automotivo e um pouco menos maleavel, mas da pra trabalhar numa boa no corsinha, pois espaço para fio ele tem, muito facil puxar tudo la para a mala.

Instalação é simples também, procure puxar o positivo para o player e ampli direto da bateria, separados, do player pode ser de 4mm também apesar de não precisar de tudo isso, pro ampli use um porta fusivel tipo banana que são otimos, ou djuntores proprios para som, nada de residencial nessa parte hein :!: rsrs, procure deixar o fusivel mais próximo possivel da bateria, calcule por ai algum lugar bom para fixar que não passe de 10/15cm da bateria .
Use a mesma bitola para aterrar no porta malas, um bom lugar é no parafuso do cinto de segurança dos passageiros, retire o parafuso, lixe para ter um bom contato e aterre também não muito longe do ampli.

Se for usar o mega, pegue um de 2F que já da conta do recado, fiação é a mesma para ele, cabos de 25mm em toda parte de energia do mono, ele vem com manual, não é dificil de instalar rsrs

Instalação também envolve uma BOA caixa para o UXP ! procure FAZER uma caixa que com certeza ficara bem mais interessante que essas vendidas aos montes na net e em lojas de som, todas com tamanho padrão, litragem incorreta, enfim, só compre uma pronta se realmente confiar na loja, ou peça para fazer num marceneiro de sua confiança !

Litragem fique entre 50~55L livres, use duto de 4" por 30cm de comprimento, tenho certeza que ficara o :redhotevil: ( experiencia propria, tenho um par aqui no corsa rsrs )

Qualquer duvida só perguntar, depois diga o tipo de som que gosta e qual o resultado final que gostaria de ter com esse set ! qualquer coisa eu calculo no winisd a resposta e você vai testando até chegar numa resposta que te agrade !

ps* nada de colocar o bass no +10, ligar o loud e colocar o volume no 50 hein ! kkkk
depois de instalado, ai sim vai para a parte de REGULAGEM !!

Mas ai é outra historia já ! fica para o proximo capitulo ! rsrs

Abraços !
Imagem
Mais fotos http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=65413
# Não existe carro feio, existe carro alto
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26786
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Marcelo ai q ta essa litragem pode atender ao seu sub.....cada sub pede uma litragem, se vai mandar fazer a caixa, nada melhor q atender as especificacoes do fabricante do sub...
meu sub pede 62L na dutada sendo 2dutos de 3" e comprimento de 10"
ou uma band pass de quarta ordem....
o fabricante geralmente tem o manual do sub ou da construcao da caixa....

cabo a melhor coisa é automotivo, muito facil de manusear....vale cada centavo investido...digo pq ja usei residencial
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Avatar do usuário
Jack_loco
:: Rodeio ::
Mensagens: 614
Registrado em: Sexta-feira 25 2007f Maio 2007 11:43:58 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Jack_loco »

Estava acompanhando o tópico e estou muito grato pela ajuda.
Não serei eu que farei a instalação do som, irei a uma loja para fazer isso. A dúvida era so para não ser enganado por espertalhões dessas lojas e depois ficar com um mico na mão.

Agora ja estou municiado de informações para discutir e pedir que façam o trabalho direito.

Uma dúvida:
O player tem 4 saidas de 60w.
o kit 2 vias CS50B Bravox tem 65 wrms de potencia.

Como funciona: 1 saida do player para cada conjunto de Tweeter e MidBass? Então usarei 2 saidas do player para ligar o CS50B?
Se realmente o player mandar 60 w rms de saida, acho que não vale a pena pegar um modulo para tocar um kit 2 vias de 65 w rms! To certo ou to errado? Pode dizer :oops: , mas com carinho, que senão magou :lol:
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Equipamentos e Projetos de Som”