[AJUDA] Subwoofer vibrando

Destinado a você que está querendo fazer um projeto para sonorizar o Corsinha. Aqui você poderá trocar idéias sobre montagem, técnicas, acústica e muito mais. Saiba mais sobre aquele aparelho de som, auto-falante, módulo, etc que você está querendo. Especificações técnicas, recursos possí­veis, potência, etc.
Responder
rapha.diniz
:: Piquet ::
Mensagens: 203
Registrado em: Quinta-feira 08 2009f Janeiro 2009 12:39:23 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[AJUDA] Subwoofer vibrando

Mensagem por rapha.diniz »

Estou com o seguinte problema o subwoofer esta vibrando muito.. não consegue dar nenhuma batida seca..

estou usando 2 bomber bicho papao 550w 4 + 4 ohms e um Banda Ice 1800W

projete a caixa seguindo a litragem do manual 30 litros selada!

Imagem

só que ele não consegue ter uma batida limpa

já tentei todas as regulagem mas não tive sucesso de diminuir a vibração

eu uso um crossover de 4 vias da taramps

já coloquei o rca na sai LOW e MID-LOW para ver se mudando a faixa de frenguencia melhorava mas a diferença era pouca


qualque ai tem uma luz para me dar


xandaum_gv
:: Piquet ::
Mensagens: 394
Registrado em: Quinta-feira 11 2007f Outubro 2007 04:26:46 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por xandaum_gv »

Existe uma divisao interna para os 2 subs??? é realmente bem estranho, geralmente esse problema ocorre em caixas dutadas. A selada tende a ser mais seca...


rapha.diniz
:: Piquet ::
Mensagens: 203
Registrado em: Quinta-feira 08 2009f Janeiro 2009 12:39:23 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rapha.diniz »

sim ele são independetes pois no meio fica um bateria auxiliar


CCRachid
:: Wind ::
Mensagens: 19
Registrado em: Quinta-feira 17 2010f Junho 2010 01:10:17 AM
Localização: Barra Mansa - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por CCRachid »

Esse problema, pode ser a ligação do sub no módulo

2 opções:
1ª- Se o Módulo estiver alimetando os subs em canais diferentes, pode ser que a polaridade do sub pode estar invertida, ou seja, um sub excursiona para fora, e o outro sub excursiona para frente, o que faz o sub vibrar bastante e não se ouve claramente o som.

2ª- Se o Módulo estiver alimentando os 2 subs em um canal só, pode ser a mesma coisa. ;D

Caso alguem venha falar que isso é impossivel porque queima o AF, não é, o que acontece é que apenas o sub vibre ao contrário do outro. Anulando-se

Procure alguem especializado para ver se estão trocados mesmo


xandaum_gv
:: Piquet ::
Mensagens: 394
Registrado em: Quinta-feira 11 2007f Outubro 2007 04:26:46 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por xandaum_gv »

Realmente o que foi dito é verdade falante ligado invertido nao queima, porem, muito provavel que ele nao ouviria o sub batendo pelo cancelamento, o que ele por fazer neste caso entao seria testar cada um individualmente, mas ele esta reclamando que nao tem batida seca, será limitação do falante? ele dá impressao de fazer sempre o mesmo som? Sem muita alteração de tons? Para graves prolongados vai bem???
abraços


rapha.diniz
:: Piquet ::
Mensagens: 203
Registrado em: Quinta-feira 08 2009f Janeiro 2009 12:39:23 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rapha.diniz »

CCRachid escreveu:Esse problema, pode ser a ligação do sub no módulo

2 opções:
1ª- Se o Módulo estiver alimetando os subs em canais diferentes, pode ser que a polaridade do sub pode estar invertida, ou seja, um sub excursiona para fora, e o outro sub excursiona para frente, o que faz o sub vibrar bastante e não se ouve claramente o som.

2ª- Se o Módulo estiver alimentando os 2 subs em um canal só, pode ser a mesma coisa. ;D

Caso alguem venha falar que isso é impossivel porque queima o AF, não é, o que acontece é que apenas o sub vibre ao contrário do outro. Anulando-se

Procure alguem especializado para ver se estão trocados mesmo
uso só um canal alimentando os 2 subs

OUTRO PROBLEMA
o banda ice é 1800 a 2 ohms
meus subs são 4 + 4 ohms
ou eu trabalho ele a 1 ohms ou trabalho ele a 4 ohms
esse pode tambem ser o problema ?


CCRachid
:: Wind ::
Mensagens: 19
Registrado em: Quinta-feira 17 2010f Junho 2010 01:10:17 AM
Localização: Barra Mansa - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por CCRachid »

Amigo xandaum_gv creio que ele ouviria sim, pois os subs geram ondas sonoras, independentes se estiverem invertidos, mas a batida é MUITO estranha mesmo ...


Mas lendo melhor o tópico, SUBwoofers dificilmente terão batidas totalmente secas, ainda mais dois Bicho papão de 550W alimentados por 1800WRMS, a facilidade do módulo em empurrar os SUB, vai fazer com que eles vibrem bastante e dêem um subgrave sinistro dentro do carro, porem fora verá muita vibração e o som não será tão forte devido a acustica.


Em questão da impedância,(não entendo muito bem) mas pode ser que se estiver com muita diferença de impedância, a exigência de volume será maior de acordo com o ganho no módulo, o que gera distorção. Gerando a falta dessa batida grave


Peço desculpas se estiver falando alguma bobagem, mas espero ter ajudado (caso falado certo)


xandaum_gv
:: Piquet ::
Mensagens: 394
Registrado em: Quinta-feira 11 2007f Outubro 2007 04:26:46 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por xandaum_gv »

Bom, nunca tive um sistema com essa potencia, mas sempre identifiquei facilmente a inversao de fase em carros nos falantes originais, sem amplificação externa, empurrava o fader e o balance e identificava pelo seguinte o grave ficava muito estranho ou chegava a ausencia deles, o que aparecia era o medio e agudo.

Quanto à impedancia realmente tu esta com um pepino com esses subs rs...
Se for trabalhar com uma impedancia inferior 1 ohm, pode facilmente ocorrer a sobrecarga no amplificador e queimá-lo. Se for trabalhar em 4 ohms, a potencia fornecida pelo amplificador cairá muito, suponho eu pois nao achei no manual falando quanto seria a potencia a 4 ohms.

Uma alternativa seria ligar uma bobina de cada sub (cada um deles cairá o limite de potencia para 225W) e operar com limite de 550w no sub mas com a potencia fornecida bem acima do real suportado, muita calma nessa hora pra nao queimar a bobina rs...

Se quiser realmente arriscar trabalhar com 1 ohm, coloque coolers nele e certifique-se que esta sendo bem ventilado, porem eu nao arriscaria.

Se operar em 4 ohms é mais seguro, mas terá uma pressao sonora inferior. Não seria mais interessante tentarr a troca deles???

A diferença de impedancia se vc estava referindo aos 4 ohms e por consequencia ter uma potencia menor fornecida pelo modulo e compensada em ganho, utilização de loud, bass, bass boost, etc... esta certo, se foi em relação à 1 ohm, seria o que eu disse, causa sobrecarga, aquecimento no mesmo.

A pergunta que faço é como esta ligado atualmente? em 1 ou 4 ohms??


rapha.diniz
:: Piquet ::
Mensagens: 203
Registrado em: Quinta-feira 08 2009f Janeiro 2009 12:39:23 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rapha.diniz »

xandaum_gv escreveu:Bom, nunca tive um sistema com essa potencia, mas sempre identifiquei facilmente a inversao de fase em carros nos falantes originais, sem amplificação externa, empurrava o fader e o balance e identificava pelo seguinte o grave ficava muito estranho ou chegava a ausencia deles, o que aparecia era o medio e agudo.

Quanto à impedancia realmente tu esta com um pepino com esses subs rs...
Se for trabalhar com uma impedancia inferior 1 ohm, pode facilmente ocorrer a sobrecarga no amplificador e queimá-lo. Se for trabalhar em 4 ohms, a potencia fornecida pelo amplificador cairá muito, suponho eu pois nao achei no manual falando quanto seria a potencia a 4 ohms.

Uma alternativa seria ligar uma bobina de cada sub (cada um deles cairá o limite de potencia para 225W) e operar com limite de 550w no sub mas com a potencia fornecida bem acima do real suportado, muita calma nessa hora pra nao queimar a bobina rs...

Se quiser realmente arriscar trabalhar com 1 ohm, coloque coolers nele e certifique-se que esta sendo bem ventilado, porem eu nao arriscaria.

Se operar em 4 ohms é mais seguro, mas terá uma pressao sonora inferior. Não seria mais interessante tentarr a troca deles???

A diferença de impedancia se vc estava referindo aos 4 ohms e por consequencia ter uma potencia menor fornecida pelo modulo e compensada em ganho, utilização de loud, bass, bass boost, etc... esta certo, se foi em relação à 1 ohm, seria o que eu disse, causa sobrecarga, aquecimento no mesmo.

A pergunta que faço é como esta ligado atualmente? em 1 ou 4 ohms??
esta ligado a 1 ohms


xandaum_gv
:: Piquet ::
Mensagens: 394
Registrado em: Quinta-feira 11 2007f Outubro 2007 04:26:46 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por xandaum_gv »

Cara, como eu disse anteriormente, ou tu coloca um dissipador, cooler ... ou liga só um dos subs, ou os 2 em serie... ta arriscado de queimar o ampli.

abraços


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Equipamentos e Projetos de Som”