anjos da guarda

Destinado a você que está querendo fazer um projeto para sonorizar o Corsinha. Aqui você poderá trocar idéias sobre montagem, técnicas, acústica e muito mais. Saiba mais sobre aquele aparelho de som, auto-falante, módulo, etc que você está querendo. Especificações técnicas, recursos possí­veis, potência, etc.
Responder
Cleider
:: Sport ::
Mensagens: 1147
Registrado em: Quinta-feira 15 2010f Abril 2010 03:56:30 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

anjos da guarda

Mensagem por Cleider »

Em eletrônica e em engenharia elétrica fusível é um dispositivo de proteção contra sobrecorrente em circuitos. Consiste de um filamento ou lâmina de um metal ou liga metálica de baixo ponto de fusão que se intercala em um ponto determinado de uma instalação elétrica para que se funda, por efeito Joule, quando a intensidade de corrente elétrica superar, devido a um curto-circuito ou sobrecarga, um determinado valor que poderia danificar a integridade dos condutores com o risco de incêndio ou destruição de outros elementos do circuito.

Fusíveis e outros dispositivos de proteção contra sobrecorrente são uma parte essencial de um sistema de distribuição de energia para prevenir incêndios ou danos a outros elementos do circuito.

Os fusiveis também tem família: uns são dimensionados para proteger fios, outros motores elétricos, outros circuitos eletrônicos e ou elétricos. Depende do projeto e necessidade. É diferente de disjuntor.

Em nosso caso som automotivo será para protejer circuitos e fios.
Recomendo que sempre seja usado um fusível com 80% do valor da soma da potência consumida, por exemplo: se seu amplificador consome 60 amperes, recomendo que seja colocado um de 48 amperes. Esse fator é muito relativo, o consumo dele irá variar com o estilo de música que está tocando no momento. Sempre recomendo colocá-lo próximo a bateria, após 20 cm depois do terminal positivo, tendo em vista a função dele ser evitar danos principalmente no carro e ao amplificador decorrente do curto na instalação.

Jamais mude a amperagem do fusível, siga sempre as instruções de fábrica para a troca.
Antes de fazer a troca do fusível, primeiro verifique todo o seu sistema e os fios, descubra porque ele queimou e repare o dano, pois se efetuar a troca por outro ele queimará novamente.
Exija do seu instalador de som a colocação do fusível adequado, custa cerca de R$ 5,00 o mais simples até R$ 25,00 resistente à água. Aproximadamente.
Tanto os fusíveis de vidro ou lâmina tem o mesmo efeito, é mentira que um e mais eficiente que o outro, a única diferença é a sua aplicação.
Você não vai trocar um fusível de vidro pelo de lâmina em sua caixa de fusíveis do carro, né?!


Abraços!!!
Sysop
:: Classic ::
Mensagens: 1316
Registrado em: Terça-feira 03 2007f Abril 2007 02:54:58 PM
Localização: Barueri - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Sysop »

Muito bom, garanto que muita gente nao sabe disso, vai ajudar bastante.

Parabens pelo topico.

Abs
andre_cerberus
:: Champ ::
Mensagens: 547
Registrado em: Segunda-feira 15 2008f Dezembro 2008 12:08:05 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por andre_cerberus »

Excelente tópico, porém fiquei com uma dúvida.
Existem os defensores do porta-fusíveis e do disjuntor, no final das contas, qual oferece mais benefício?

Eu estou montando o som do meu corsa e vou utilizar o disjuntor pela praticidade, porque em caso de imprevistos eu desligo a "chave geral" de todo o sistema.

Obrigado

Abs
Cleider
:: Sport ::
Mensagens: 1147
Registrado em: Quinta-feira 15 2010f Abril 2010 03:56:30 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Cleider »

Na opinião a aplicação dos fusiveis em lugares que foram feitos para eles.
O disjuntor colocaria antes do sistema de som e cada aparelho ter o seu fusível.
Como vc disse pela flexibilidade de desligar o som por inteiro.
Mas me diga por que vc desligaria o som inteiro??
Uma vez desligado esta desligado.

Cleider
andre_cerberus
:: Champ ::
Mensagens: 547
Registrado em: Segunda-feira 15 2008f Dezembro 2008 12:08:05 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por andre_cerberus »

Com a chave desligada é certeza que eu não teria fuga de corrente (eu acho).
Mesmo porque se ocorrer qualquer problema elétrico ele simplesmente iria desarmar e não danificar o meu equipamento (embora eu tenha um megacapacitor).

O gasto com som é alto e eu não queria perder tudo ou parte disso por alguma falha elétrica.
fhi_22
:: Champ ::
Mensagens: 555
Registrado em: Quarta-feira 19 2010f Maio 2010 03:59:37 PM
Localização: Piracicaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fhi_22 »

andre_cerberus escreveu:Com a chave desligada é certeza que eu não teria fuga de corrente (eu acho).
Mesmo porque se ocorrer qualquer problema elétrico ele simplesmente iria desarmar e não danificar o meu equipamento (embora eu tenha um megacapacitor).

O gasto com som é alto e eu não queria perder tudo ou parte disso por alguma falha elétrica.
Eu instalei um disjuntor no meu carro pela segurança, e pela maior capacidade em suportar altas correntes (os fusíveis de lâmina, mesmo os grandes, suportam até 60A, e no meu caso, eu precisava de 100A, uma vez que só meu amplificador consome 80A no pico, e eu liguei meu dvd no mesmo cabo de alimentação do amplificador, utilizando um porta fusiveis separado (este de lâmina convencional).

Como nosso colega disse anteriormente, a aplicação é a mesma, e o intuito é garantir a integridade do sistema de som e elétrico do carro.

Particularmente eu não fico desligando o desjuntor toda hora, pois dá o maior trabalho regular todo o som e memorizar as rádios novamente... hehehe

Outra coisa... por favor, não usem aqueles disjuntores residenciais.... eles não foram feitos para automóveis, e eu sinceramente não sei se funcionam adequadamente... existem disjuntores automotivos exatamente para este propósito!

E o mais importante de tudo... os cabos de alimentação devem ter a bitola adequada para suportar todo o seu sistema! Se os cabos forem muito finos, vão derreter antes do fusível ou disjuntor entrarem em ação!
Responder

Voltar para “Equipamentos e Projetos de Som”