Há necessidade de um 6x9 ou é exagero?

Destinado a você que está querendo fazer um projeto para sonorizar o Corsinha. Aqui você poderá trocar idéias sobre montagem, técnicas, acústica e muito mais. Saiba mais sobre aquele aparelho de som, auto-falante, módulo, etc que você está querendo. Especificações técnicas, recursos possí­veis, potência, etc.
Responder
Fernando_BH
:: Millennium ::
Mensagens: 194
Registrado em: Segunda-feira 26 2007f Novembro 2007 08:18:16 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Há necessidade de um 6x9 ou é exagero?

Mensagem por Fernando_BH »

Fala galera, blz?

Tenho um sub Pioneer 307 no porta malas, e vou por um kit 2 vias bravox 60rms cada nas portas da frente. Daí surgiu a dúvida... coloco tb um kit 6x9 no tampão de trás ou vai ficar exagerado a voz? Só o kit 2 vias já basta?

O q acham?

Abraço!


andre pirituba
:: Moderador ::
Mensagens: 1391
Registrado em: Quarta-feira 23 2006f Agosto 2006 09:45:47 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por andre pirituba »

na verdade é necessário quatro auto falantes para se ter um bom palco sonoro. porem não gosto do som de triaxiais , principalmente quando usado com uma caixa com subwoofer porque ele não aguenta acompanhar o som da caixa ai se vem a necessidade de fazer um corte de frequência e fazer com que ele não seja um triaxial mais sim um par de tweeter e um mid ranger :!:


Felipe Merli
:: Piquet ::
Mensagens: 242
Registrado em: Terça-feira 16 2008f Setembro 2008 01:38:58 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Felipe Merli »

Cara sei lá se vc acha q pode ficar exagerado imagina o que vc vai achar... Do meu?
Se acha q com 2 atras vai ficar exagerado eu tenho 4 mais 2 cornetas... E como meu sub e de 15 fica equilibrado...

Segue a foto só para vc ver!!!


Imagem


Fernando_BH
:: Millennium ::
Mensagens: 194
Registrado em: Segunda-feira 26 2007f Novembro 2007 08:18:16 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Fernando_BH »

Felipe Merli escreveu:Cara sei lá se vc acha q pode ficar exagerado imagina o que vc vai achar... Do meu?
Se acha q com 2 atras vai ficar exagerado eu tenho 4 mais 2 cornetas... E como meu sub e de 15 fica equilibrado...

Segue a foto só para vc ver!!!


Imagem
oooorrrrra! heuhaeuhe foi um comentario animador pra eu por os 6x9 atras...... bate bem esse pioneer 307... sao 400rms e da um grave legal.... acho q vou por mesmo

o que acham de um 6x9 bravox 110rms atras + kit 2 vias bravox 130rms na frente empurrado por um taramps T200 (200rms)? to achando mta coisa pro modulo... qual me recomendam?


fmaciel
:: Millennium ::
Mensagens: 138
Registrado em: Domingo 10 2009f Maio 2009 05:35:58 AM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fmaciel »

[quote="Fernando_BH"][quote="Felipe Merli"]Cara sei lá se vc acha q pode ficar exagerado imagina o que vc vai achar... Do meu?
Se acha q com 2 atras vai ficar exagerado eu tenho 4 mais 2 cornetas... E como meu sub e de 15 fica equilibrado...

Segue a foto só para vc ver!!!


[img]http://img441.imageshack.us/img441/8972/som2009.png[/img][/quote]oooorrrrra! heuhaeuhe foi um comentario animador pra eu por os 6x9 atras...... bate bem esse pioneer 307... sao 400rms e da um grave legal.... acho q vou por mesmo

o que acham de um 6x9 bravox 110rms atras + kit 2 vias bravox 130rms na frente empurrado por um taramps T200 (200rms)? to achando mta coisa pro modulo... qual me recomendam?[/quote]

use por exemplo para ficar bom um taramps T400D 4 o que tem 4 x 100W pois se usar um só de dois canais não vai ter o fader. mas eu sinceramente não vejo necessidade de amplificar o kit 2 vias pois vibra muito a porta e o tweeter fica gritando muito. neste caso amplifique só os de tras do tampão.
mas eu tb sou da opinião que não gosto desses triaxiais e afins, prefiro meu 3 vias e para mim fica melhor para controlar o crossover em cada via separadamente pois controlo a atenuação de cada componente do 3 vias, mas lembre-se que os alto falantes que tem no tampão tem de ser preferencialmente isolados como quem faz uma caixa separada no tampão.

mas diga não aos triaxiais e afins!

[img]http://cid-575e1973e5ac6a45.skydrive.li ... C00051.JPG[/img]


fmaciel
:: Millennium ::
Mensagens: 138
Registrado em: Domingo 10 2009f Maio 2009 05:35:58 AM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fmaciel »

[quote="fmaciel"][quote="Fernando_BH"][quote="Felipe Merli"]Cara sei lá se vc acha q pode ficar exagerado imagina o que vc vai achar... Do meu?
Se acha q com 2 atras vai ficar exagerado eu tenho 4 mais 2 cornetas... E como meu sub e de 15 fica equilibrado...

Segue a foto só para vc ver!!!


[img]http://img441.imageshack.us/img441/8972/som2009.png[/img][/quote]oooorrrrra! heuhaeuhe foi um comentario animador pra eu por os 6x9 atras...... bate bem esse pioneer 307... sao 400rms e da um grave legal.... acho q vou por mesmo

o que acham de um 6x9 bravox 110rms atras + kit 2 vias bravox 130rms na frente empurrado por um taramps T200 (200rms)? to achando mta coisa pro modulo... qual me recomendam?[/quote]

use por exemplo para ficar bom um taramps T400D 4 o que tem 4 x 100W pois se usar um só de dois canais não vai ter o fader. mas eu sinceramente não vejo necessidade de amplificar o kit 2 vias pois vibra muito a porta e o tweeter fica gritando muito. neste caso amplifique só os de tras do tampão.
mas eu tb sou da opinião que não gosto desses triaxiais e afins, prefiro meu 3 vias e para mim fica melhor para controlar o crossover em cada via separadamente pois controlo a atenuação de cada componente do 3 vias, mas lembre-se que os alto falantes que tem no tampão tem de ser preferencialmente isolados como quem faz uma caixa separada no tampão.

mas diga não aos triaxiais e afins!

[img]http://cid-575e1973e5ac6a45.skydrive.li ... C00051.JPG[/img][/quote]


espero que agora fique melhor para vc ver como ficou o meu sistema de 3 vias

[img]http://pyvazq.blu.livefilestore.com/y1p ... C00051.JPG[/img][/img]


Felipe Merli
:: Piquet ::
Mensagens: 242
Registrado em: Terça-feira 16 2008f Setembro 2008 01:38:58 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Felipe Merli »

mas eu sinceramente não vejo necessidade de amplificar o kit 2 vias pois vibra muito a porta e o tweeter fica gritando muito. neste caso amplifique só os de tras do tampão.
R: No seu caso vc não curte pq vibra. Já no meu não o que eu boder vibrar eu vribro...
Ate protetor de carte deixo com folga pq quando a selada bate ela faz mo barulho.. E eu curto, ai e o gosto de cada um. Eu adoro os trias os quadra..

Pergunta era se ele deveria por falante a traz pq achava q iria ficar exagerado, respondi que não.. Pq meu tem muito mias do que ele iria colocar e isso q ta faltando corneta ainda.. E a caixa q vou mudar...

Som e que nem roupa cada um prefere de uam forma, meu primo só o basico eu como ele diz TRIO ELETRICo todos já sabem quando to chegando..

Ate minha mina nem ligo ou buzino a janela dela treme sabe q sou eu hauahuahauaha.

E vc sabendo regular bem, tudo certinho os quadra e o tria não treme naõ ferra.. Pelo menso os meu no dvd aqui puxanod no 30 fica tudo nitido.. O que bate e pq eu soltei mesmo pra quanod a caixa bater tremer tudo.. Escape placa carter..


Avatar do usuário
Hoogle
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Segunda-feira 27 2009f Julho 2009 10:15:40 PM
Localização: Cascavel - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Hoogle »

Teoricamente, como a grande maioria das músicas utilizam apenas dois canais (sistema estéreo), é nescessário apenas dois falantes apontados para o ouvido (no caso, os kits 2 vias) e, é claro, uma via de grave.

No palco sonoro, deve-se ter a sensação de estar assistindo um show de frente, olhando para o palco, e não de costas para a banda.
Ou seja, para um bom palco sonoro, não se usam falantes traseiros.

Já se você quer um sistema 5.1 canais, para assistir DVDs e coisas do tipo, os falantes traseiros são muito importantes.

Mas é claro, se você, como eu, não se importa com o palco, pode colocar falantes na traseira sim
mesmo que seja para que os passageiros não fiquem sem som.
Eu sou a favor de deixar o kit amplificado, e os 6x9 direto no player.

Bom ... se ficar médio e agudo demais, você ajusta no player :wink:

E se a porta estiver vibrando, é uma boa idéia passar uma manta adesiva/asfáltica


Felipe Merli
:: Piquet ::
Mensagens: 242
Registrado em: Terça-feira 16 2008f Setembro 2008 01:38:58 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Felipe Merli »

Tu e sonoplasta tb? rsrsrsrs


fmaciel
:: Millennium ::
Mensagens: 138
Registrado em: Domingo 10 2009f Maio 2009 05:35:58 AM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fmaciel »

[quote="Hoogle"]Teoricamente, como a grande maioria das músicas utilizam apenas dois canais (sistema estéreo), é nescessário apenas dois falantes apontados para o ouvido (no caso, os kits 2 vias) e, é claro, uma via de grave.

No palco sonoro, deve-se ter a sensação de estar assistindo um show de frente, olhando para o palco, e não de costas para a banda.
Ou seja, para um bom palco sonoro, não se usam falantes traseiros.

Já se você quer um sistema 5.1 canais, para assistir DVDs e coisas do tipo, os falantes traseiros são muito importantes.

Mas é claro, se você, como eu, não se importa com o palco, pode colocar falantes na traseira sim
mesmo que seja para que os passageiros não fiquem sem som.
Eu sou a favor de deixar o kit amplificado, e os 6x9 direto no player.

Bom ... se ficar médio e agudo demais, você ajusta no player :wink:

E se a porta estiver vibrando, é uma boa idéia passar uma manta adesiva/asfáltica[/quote]

bem... o som automotivo está sendo projetado em ambiente fechado e pequeno, uma concepção bem diferente de som ao vivo em grandes ambientes. também não pode estabelecer como parametro um determiado ambiente como por exemplo som ao vivo em show. em qualquer circusntancia a referencia é um analisador de espectro em tempo real apresentado a curva de resposta de frequencia o mais plano possível.

o porque de ser necessário ter som na frente a atras tem varios motivos. um deles é a distribuição do som no ambiente pois, uma vez que tem us bancos da frente como obstáculo prejudica a percapção do stereo para quem vai atras. na frente por melhor que seja o sistema de audio e pelo fato de estar instalado na porta, a mesma tem um volume incorreto além de ter mecanismos móveis, vidro, metal que não são materiais acusticamente corretos, não vao te dar uma sonoridade satisfatória e em especial nos graves e subgraves inexpressivos e por isso se dá a necessidade de usar a parte de tras do carro para que o volume do porta malas compense essa perda.

por mais que se instale alto falantes de kevlar, fibra de carbono, impp, etc e coloque um modulo o som sempre vai dar a impressão que está faltando algo e que por exemplo aquele microsystem que voce tem em casa dá mais som do que o seu som do carro na frente.

agora no tampão do porta malas é o ponto onde vai ter uma separação de dois volumes distintos: o porta malas e o habitáculo do carro. mas ainda o porta malas não é o volume correto mas sim bem melhor que a porta acusticamente falando e se instalar um 6x9 dá uma profundidade maior e melhora mais a percepção dos graves, dando um som mais encorpado e ai sim o som vai ficar mais no nível do seu microsystem.

mas eu no seu caso eu gosto muito da sonoridade dos 6x9 da pioneer por apresentarem um medio e agudo menos estridentes e o som deles mais equilibrado. mas eu se não me engano eles são um pouco mais caros que o ultimate 69 da bravox mas valem o dinheiro qeu vc investiu sim!

mas assim como a maioria das pessoas um 6x9 ligado direto no player é suficiente para uma boa sonoridade mas caso voce queria amplificar o 6x9 com digamos 100W tenha em mente que para ter um bom equilibrio com o sub precisa do dobro da potencia para o mesmo, ms como se trata de um par (2 alto falantes 6x9) a potencia para o sub terá de ser 400W.

é muito comum muita gente comprar um modulo de 4x 100W sendo dois canais de 100 + 100W para os 6x9 e um bridge de 200W para o sub. o que eu ouço muito é gente comentando que os 6x9 estão gritando muito e ai usam o equalizador para compensar isso. o que acontece de fato é que para este caso o sub precisa de mais potencia para atingir o nivel que a "gritaria" dos 6x9 estão falando e por isso que para evitar gastar muito não se usa amplificar os 6x9.

abraços,

Fernando M.


Responder

Voltar para “Equipamentos e Projetos de Som”