Tudo sobre frequência de ressonância.

Destinado a você que está querendo fazer um projeto para sonorizar o Corsinha. Aqui você poderá trocar idéias sobre montagem, técnicas, acústica e muito mais. Saiba mais sobre aquele aparelho de som, auto-falante, módulo, etc que você está querendo. Especificações técnicas, recursos possí­veis, potência, etc.
Responder
boyroots
:: Piquet ::
Mensagens: 227
Registrado em: Quinta-feira 25 2009f Junho 2009 02:18:03 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Tudo sobre frequência de ressonância.

Mensagem por boyroots »

1 - O que é frequência de ressonância?

R: Para entender o que é frequência de ressonância, é simples: Todo corpo tem capacidade de vibrar em uma frequência natural, ou seja, ele "gosta" de vibrar em certa frequência. Quando excitado por por outro corpo vibrando em sua FS, este é induzido a vibrar.
No caso, se você colocar um falante emitindo a frequência de ressonância especificada, o seu falante vai vibrar sem nenhum sinal ter sido enviado à ele pela potência.

2 - Qual a diferenca de frequência de ressonância para resposta de frequência?

R: Resposta de frequência é a capacidade que seu falante tem de reproduzir o sinal pelo qual é estimulado, desta vez o sinal é pelo cabo, e não por interação com algo externo. Por exemplo, suponhamos um WPU 1507 da Selenium que tem uma resposta de frequência de ressonância de 45 a 3.500 Hz e uma frequência de ressonância de 35 Hz. Se for enviado um sinal numa frequência de 20Hz, este falante não vai reproduzir, mas segundo o fabricante, tudo entre 45 a 3.500 Hz ele reproduz.

3 - Por que eh importante saber a frequência de ressonância do falante na construção de uma caixa?

R: Para evitar danos ao falante. Nele, a massa das partes móveis e a rigidez da suspensão (centragem e borda) são os elementos que afetam a frequência de ressonância. Via de regra, um falante com Fs mais baixa tende a reproduzir melhor os graves que outro com Fs mais alta, embora nem sempre seja verdade. Existem outros fatores que devem ser levados em conta.

4 - O valor da frequência de ressonância deve, obrigatoriamente, estar dentro dos valores da resposta de frequência?

R: Nao. Entretanto, é difícil (mas não impossível) emitir som abaixo dela. Por exemplo, um falante com Fs de 50 Hz não reproduzirá bem um sinal de 30 Hz. Por outro lado, um falante com Fs de 35 Hz pode reproduzir um sinal de 40 Hz, desde que sua caixa tenha sido desenhada para tal - seja selada ou refletora de graves. Cornetas, pelo seu princípio de funcionamento, dependem menos da Fs.

5 - Por que devo saber a frequência de ressonância do carro na projeção de uma caixa acústica, no que isso influencia?

R: Na frequência de ressonância do carro, a cabine ajuda mais no som, portanto ao projetar, deve-se levar em consideração isso para não desequilibrar a reprodução.

6 - Em termos praticos, em que parte / calculo usariamos isso?

R: Um exemplo, no sub é não casar o pico da caixa com essa frequência pra ter resposta mais plana. Se quiser SPL pra desmontar tudo, é só por o pico da caixa na frequência de ressonância da cabine... (Coisa nada recomendavel para uma caixa de dia-a-dia).

7 - Exemplo, meu carro é um Uno (f.s. de 61Hz a 69Hz) isso interfere em que na montagem do som?

R: Seu carro tem uma facilidade maior de reproduzir frequências entre 61 e 69 Hz que estão dentro da faixa de reprodução do sub woofer.

Portanto temos duas situações:

Pressão sonora

Se quiser ter uma pressão sonora maior possível, sintoniza a caixa de forma com que ela tenha o ganho maximo nesta faixa de frequências

Por exemplo, Um UXP 12D-2 teria uma caixa de 34 l com o duto sintonizado em 44 Hz (4" x30cm). Se colocasse um sinal de 65 Hz pra tocar teria uns 6-7 dB de ganho nessa frequência. Claro que pra ouvir música não ia ficar agradável, pois teria um grande pico de ganho nessa faixa e as demais frequências, principalmente abaixo disso, tocariam fraco.

Resposta de frequência

Para um som de qualidade, a resposta de frequência dentro do carro deve ser a mais plana possível, ou seja todas as frequências devem tocar o mais parecido possível. Portanto temos que afastar o pico da caixa desse ponto. Faltou tambem a informação de qual frequência seu carro toca pior. Então casamos o pico com o ponto onde seu carro toca pior e tentamos reduzir o ganho da caixa na faixa de 61 - 69 Hz.

Por exemplo, um UXP 12D-2 teria uma caixa de 54 l com o duto sintonizado em 36 Hz (4" x28cm). Desta forma, à partir de 60 Hz a caixa entra em curva descendente de ganho.

8 - Quantos dB´s a mais a ressonância do carro gera na resposta em determinada frequência?

R:De 1 até 8 dB.

9 - Como eu faço pra descobrir a frequência de ressonância e a pior faixa pro meu carro?

R: Existem alguns metodos, um deles é pegar uma caixa e sub de respostas bem planas ligar dentro do carro e observar (com rta) qual a frequência (através de pink noise ou experimentando diversas frequências puras) que se tem o maior pico.
Frequência de Ressonância de alguns carros:

Corsa: 63Hz
Corsa Novo Hatch: 65hz
Kadett: 55hz
Gol Bola: 52Hz a 55Hz
Palio: 56Hz a 61Hz
Uno: 61Hz a 69Hz
Ka: 57Hz a 63Hz
Celta: 60 a 65
Audi A3:- 50Hz
Golf MKIII: - 52Hz
Clio: 60hz
Golf MKIV:50-52Hz

Ps: Lembrando que a F.s. pode variar de carro para carro, pois eh influenciada por diversas coisas, como banco de couro ou banco de tecido, por exemplo.


REtirado do DNS
boyroots
:: Piquet ::
Mensagens: 227
Registrado em: Quinta-feira 25 2009f Junho 2009 02:18:03 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por boyroots »

SÓ AUMENTANDO O CONHECIMENTOO...

TOMARA KI GOSTEM

ABRAÇOS
Aaron
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Quinta-feira 07 2011f Julho 2011 09:22:55 AM
Localização: Ribeirão Preto - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Aaron »

Alguém sabe a frequencia de ressonância do Astra Hatch GLS 1.8?
Avatar do usuário
leonardoeng1
:: Piquet ::
Mensagens: 310
Registrado em: Domingo 13 2011f Março 2011 09:22:34 PM
Localização: Itajubá - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonardoeng1 »

alguem sabe a frequencia do corsa classic
Avatar do usuário
leonardoeng1
:: Piquet ::
Mensagens: 310
Registrado em: Domingo 13 2011f Março 2011 09:22:34 PM
Localização: Itajubá - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonardoeng1 »

a do classic é 46Hz
Responder

Voltar para “Equipamentos e Projetos de Som”