som automotivo.../ alguns esclarecimentos

Destinado a você que está querendo fazer um projeto para sonorizar o Corsinha. Aqui você poderá trocar idéias sobre montagem, técnicas, acústica e muito mais. Saiba mais sobre aquele aparelho de som, auto-falante, módulo, etc que você está querendo. Especificações técnicas, recursos possí­veis, potência, etc.
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boyroots
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som automotivo.../ alguns esclarecimentos

Mensagem por boyroots »

* Porque investir em som?
O estress (cansaço, nervosismo) causado pelo trânsito urbano pode ser agravado por um som mal instalado ou a falta de um sistema. Ao contrário de um som que quando bem instalado ajuda a acalmar o motorista.
As vantagens de uma boa música, aquela de sua preferência (Rock, Dance, Pagode, Pop, MPB,etc) são cientificamento comprovadas para diminuir o estress. Quanto mais o som parecer com a música real melhor será.

* Qual a diferença entre um Toca-Fitas ou Cd-Player de R$100 e outro de R$400 Vamos citar as vantagens de um aparelho de +/- R$400:

- Toca-Fitas:

Dolby B (redutor de ruídos) para fitas gravadas com este sistema. As fitas Cromo e Ferro (tipo II e IV respectivamente) são as que oferecem menos ruído na gravação quando comparadas com as fitas comum de Ferro tipo I.
Controle de Disqueteira (toca Cd para 6, 10 ou 12 CDs) caso vá comprar uma desta futuramente.
Avanço de fita tocando música de uma estação de rádio ao mesmo tempo.
Busca da próxima música na fita.
Avança automaticamente espaços em branco na fita.
Repetição de uma música da fita.

- Rádio/Amplificador/Outros

Recepção de rádio melhor
Procura automática de estação
Alarme para portas
Saídas amplificadas mais potentes (+/- 40W RMS com baixa distorção e 4 Ohms por canal)
Saídas amplificadas com baixa distorção e ampla resposta de frequência ( a faixa ideal é de 20 a 20KHz)
Controle remoto que facilita o manuseio sem tirar os olhos da estrada.
Aparência estética mais agradável
Saídas para conectores RCA para conexão com amplificadores externos. São saídas com baixo nível de ruído e alta qualidade de som.
Painel destacável.

- Cd-Player:

Amortecimento melhor evitando que o CD pule em qualquer buraco
Melhor qualidade e fidelidade no áudio (ampla resposta em frequência, ideal de 20 a 20KHz) quando se tem uma boa conversão do sinal digital (CD) para o sinal analógico ( som ).
Se depois de ler aqui você ainda prefere comprar o aparelho de R$100 não perca tempo lendo o resto deste texto....

* Palco sonoro, o que é isso?
Você já foi a um concerto musical? A um teatro então, a um show? Com instrumentos tocando ao vivo ou as vozes dos atores em ação...
Você se senta de frente para o palco, fechando os olhos você escuta a nitidez do som ao vivo, a profundidade, a localização de cada instrumento, tudo à sua frente.
Dentro do carro é a mesma coisa, você está sentado de frente para o palco, a voz, a música devem vir da frente do carro e não de trás.
Pra que instalar falantes atrás com potência maior que os da frente então? Você parecerá estar sentado de costas para um show vendo a sua frente um rally endoidecido de carros e motoristas nervosos.

* Os falantes são todos iguais?
Não, existem muitos tipos:
FullRange : (toda faixa), muito utilizado antigamente, pois era uma solução barata para reproduzir a música do rádio AM, mas é muito fraco em potência e na qualidade, pois não existe falante que consiga reproduzir toda a faixa de frequência audível (20 a 20KHz) ao mesmo tempo. Normalmente composto por cone de papel e borda rígida (não é de espuma emborrachada) Seu tamanho varia de 3" a 6". Também existe aqueles com difusor de agudos, um cone menor no centro do falante com o objetivo de reproduzir melhor as altas frequências.
Coaxial: compostos por dois falantes em uma mesma carcaça. Composto por um cilindro central de ferro que une o woofer com o tweeter que está acima, junto com o tweeter está ligado um capacitor para deixar passar somente as altas frequências. Seu tamanho varia de 3" a 6x9". Possui borda de borracha. Atualmente temos coaxiais profissionais de 12" e 15" mas ao invés de tweeter temos uma corneta.
Cornetas: Para reprodução de frequência médias a agudas. Composto por cone de plástico ou metal que pode ser separado de seu corpo principal (driver, podemos dizer que este é o ímã e bobina que gera o som na corneta).
Triaxiais e Quadriaixiais: Compostos por 3 e 4 falantes respectivamente numa mesma carcaça para a reprodução de sons graves, médios e agudos. É uma opção barata para substituir um kit composto por falantes separados. Cada falante é produzido para funcionar melhor em cada faixa de frequência, optimizando o conjunto, (woofer para graves, mid-range para médios, tweeter para agudos e super-tweeter para "super" agudos (agudos próximos a 12KHz)) Seu tamanho varia de 5" a 6x9".
SubWoofers: Falantes específicos para reproduzir sons muito graves abaixo de 120Hz. Seu tamanho varia de 8" a 21". São pesados e por isso é necessário muita potência para fazê-los funcionar, de 100W a 1500W RMS. Por trabalhar em baixa frequência, e comprimento de onda de som muito grande (baixa frequência) é necessário utilizar caixas acústicas para evitar o cancelamento de onda ( o som que sai por trás do sub cancela o som que sai pela frente ) Possui grande borda de borracha para ter grande deslocamento do cone.
Woofer: Muito parecido com o subwoofer sendo a principal diferença a faixa de frequência trabalhada, em torno de 100Hz a 1KHz. Possui borda rígida, seu tamanho varia de 5" a 18".
MidBass: Especificamente projetada para reproduzir frequências média-graves, em torno de 100Hz a 5KHz. Possui borda de borracha para melhor reproduzir as frequências graves, parecido com o Subwoofer. Tamanho entre 5" a 8".
MidRange: Para frequências médias de 200Hz a 5KHz que pertence a praticamente todos os instrumentos musicais. Geralmente de 3 a 4".
Tweeter: Para as frequências agudas de 2kHz a 20kHz. Seu material vem evoluindo muito para tornar seu som o mais natural possível (papel, alumínio, cristal, derivados do plástico, niobium, neodímio, titânio, etc) Os feito com neodímio ou com materiais mais novos são os que possuem melhor timbre/som. São pequenos, variando de 0,5" a 3" (normalmente tweeters profissionais que aguentam grande potência)

* Qual a diferença de potência dos falantes?
Não se deixe enganar por potências extraordinárias em falantes, esse número pode ser a potência de pico (PMPO) (potência suportada por um pico de tensão com duração de milésimos de segundo) e não existe um padrão no mundo para a medição desse valor, então não adianta nada você comparar os 250WPMPO de um fabricante com os 400WPMPO de outro.
O valor mais confiável é a potência RMS, a potência real dos falantes. Com esse valor você pode comparar os falantes do mercado.
Mas o que indica esse valor?
É a máxima potência que o falante suporta desde que esteja reproduzindo a faixa de frequência para que ele foi fabricado, isto é, a potência que ele suporta ao funcionar por bastante tempo reproduzindo uma música.

* Mas é só ligar esses falantes diretamente no amplificador?
Os kits para carros compostos por quatro coaxiais ou triaxiais podem ser ligados diretamente no Toca-fitas ou CD-Player com um funcionamento satisfatório, mas aqueles que querem obter maior "potência" dos falantes, afim de fazer mais
"barulho" pode instalar amplificadores.
Um sistema fica melhor com kits de falantes, e os melhores disponíveis no mercado em Março de 1999 são: Bravox triaxial, Selenium Power e Blauline top com tweeter de neodímio.
A rigor, para um sistema com falantes específicos como SubWoofer, MidBass, MidRange e Tweeter não podem ser ligados diretamente em um amplificador pois cada falante é fabricado para reproduzir uma certa faixa de frequência e os falantes não sabem sozinhos dividir a frequência, e o que acontece é woofer, midbass, midrange distorcendo por reproduzir frequências graves demais e tweeters queimando pelo mesmo motivo.
Para dividir as frequências é necessário utilizar um crossover, que "pega" a música que possui frequência de 20Hz a 20kHz e divide em 2 ou 3 canais com faixas de frequências diferentes e subsequentes (20Hz a 100Hz, 100Hz a 5kHz e de 5kHz a 20kHz) para ser utilizado por cada falante específico, subwoofer, midbass e tweeter. O crossover passivo, comporto por componentes simple é utilizado depois do amplificador, entre este e o falante e o crossover ativo deve ser instalado antes do amplificador, então nesse caso é necessário tantos amplificadores quanto foram as saídas do crossover. O crossover proporciona uma melhor definição sonora e protege os falantes de reproduzir frequências indesejáveis.
Não confunda crossover com o equalizador que tem como principal função o controle de ganho/manipulação de cada faixa de frequência audível geralmente divididos em 7, 9, até 32 canais de controle de ganho. O equalizador ajuda a manter quase iguais, todas as amplitudes (volume do som) das frequências das 7... 9... faixas da música, tirando o excesso de grave ou médio ou agudo ou acrescentando um pouco de amplitude dos agudos ou graves, resumindo, ele tira as imperfeições geradas pelo cd-player e falantes.
Além disso cada amplificador possui uma impedância mínima aceitável (normalmente 2 Ohms para ligação estério e 4 Ohms para ligação em bridge) , isto é, ao associar vários falantes em paralelo você diminui a impedância final, normalmente você divide por 2 ao fazer isso. Deve-se prestar atenção ao fazer cada ligação.
Pronto, depois de todas essas observações você está apto a entrar no mundo do Som automotivo !!!

* Glossário


- Booster: tipo de amplificador que utiliza principalmente transformadores para amplificar o som, gerando ruído e distorção, possui ótima relação custo benefício.
- Bridge: ligação em "ponte" feita em amplificadores, tendo uma saída estério (4 fios saindo = 2 canais) pegamos o positivo de um canal e o negativo do outro canal, obtendo uma saída mono com uma potência 2 vezes maior que na ligação estério, usado para ligar Subwoofer;
- Crossover: filtro que serve para dividir o som em canais contendo faixas de frequências diferentes para uso em específicos (Ex: agudos somente para tweeters e médio/graves para MidBass);
- dB drag racing: ou campeonato de SPL, campeonato onde se julga somente a pressão sonora, ganha quem faz "maior barulho";
- Decibél: é um tipo de escala logarítmica que mede facilmente valores extremamente pequenos até valores muito grandes com o uso de números pequenos (150dB = 20.000.000.000) , normalmente está relacionada com pressão sonora, a cada 3dB, dobra-se a pressão sonora;
- Distorção: alteração no som original, seja por ruído ou por "excesso" de potência;
- Equalizador: aparelho destinado a amplificar ou atenuar a intensidade de som de uma determinada frequência (Ex: equalizador de 7 bandas, possui 7 controles que agrupam faixas de frequência entre 20Hz a 20KHz, possibilitando atenuar ou amplificar cada faixa);
- Fio remoto: fio que sai do cd-player/toca-fitas que pode ser ligado a amplificadores, antenas, e outros equipamentos que devem ser ligados junto com o cd-player/toca-fitas;
- Iasca: International auto sound challenge association ou associação internacional de desafio em som automotivo, promove campeonatos de som automotivo pelo mundo todo, são analizados qualidade de som, instalação e desempenho;
- Impedância: é a resistência que o alto-falante impões à passagem de corrente elétrica alternada, seu valor muda de acordo com a frequência;
- Kick-panel: veja "pezinho";
- Mosfet: tipo de componente eletrônico que atualmente vem substituindo o transistor em amplificadores, são mais rápidos, consomem menos corrente elétrica e geram menos ruídos, garantindo uma potência de saída maior com mais qualidade.
- Palco Sonoro: efeito criado pelo som, fazendo o ouvinte imaginar que está de frente para um palco de um conserto, onde os instrumentos e cantores podem ser localizados à sua frente como num conserto ao vivo;
- Pezinho: caixa instalada perto dos pés do motorista e passageiro, geralmente acomoda um mid-bass e um tweeter, servem para direcionar o som afim de criar um efeito de palco sonoro;
- Plate: peça geralmente medindo 4x6" que agrupa um falante de 4" e um tweeter, um ao lado do outro;
- Polegadas: medida semelhante ao metro, uma polegada equivale a 2,54cm;
- Potência PMPO: é a potência de pico, medido em uma fração de segundo, sem padrão de medida no mundo;
- Potência RMS: é a potência real ou musica;
- RCA: tipo de conectore muito utilizados em saídas de alta impedância, baixo nível de tensão e alta qualidade de som ou vídeo, geralmente banhado a ouro para evitar corrosão;
- SPL: sound pressure level ou nível de pressão sonora;


texto produzido por Marcelo S. Motitsuki
Todos os direitos autorais reservados
AutoSom-BR http://welcome.to/autosom


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espero ki gostem !! :D
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