Olá jrpel. Aqui vai a minha opinião. Note que é uma opinião particular que não reflete,
nem de loge, a opinião da maioria das pessoas.
A primeira coisa que tem que entender é que quando falamos de som de qualidade não
queremos dizer apenas um som que toca bem. Estamos falando de profundidade de palco, foco,
etc. Esses conceitos passam longe da maioria dos usuários de som automotivo padrão. O som
de qualidade que falamos tenta reproduzir o som como se você estivese diante de um palco
com a banda tocando em frente a você. Por isso, no meu caso eu não uso nenhum alto-falante
instalado no tampão do carro. As pessoas que andam comigo no banco traseiro não reclamam
da falta de som. Pelo contrário, muita gente pede para abixar o som, que com exceção dos
subgraves (não direcionais) vem todo da frente. É muito difícil conseguir um palco bom eu
um carro com os alto-falantes nos locais originais. Se você não quiser fazer nenhum tipo
de adaptação, como pezinhos e peitinhos (se não souber o que é pergunta que eu explico) e
quiser colocar o som nos locais originais dificilmente ficará tão bom asim. No meu caso
uso nos locais originais simplesmente porque não pude parar ainda para fazer as
adaptações. O Corsa pelo monos tem um local separado para o tweeter próximo à maçaneta, o
que ajuda um pouco.
No seu post anterior, você perguntou onde instalar os coaxiais e o subwoofer. Os coaxiais,
se você resolver instalar (eu naõ isntalaria) vão nos locais originais sobre o tampão.
Como o fnando disse, esses não precisam ser amplificados pois corre-se o risco de puxar o
palco para trás. O subwoofer, infelizmente só tocará bem em uma caixa de madeira ou fibra.
Há muitas formas e maneiras de se fazer uma caixa dessas. A minha, por exemplo, dutada de
44 litros, sintonizada em 28 Hz, fica no porta-malas e abriga um Sub da NAR de 10" modelo
10sw2 de 180 W. Eu toco esse sub com um amplificador Alpine de 350W em 4ohms. Vou mudar
isso em breve, pois acho que os graves não estão passando direio para a cabine (o meu
carro é sedan - Classic; carros hatch não teriam esse problema). Já ví projeto excelente
com dois subs de 6" sob os bancos do motorista e passgeiro, mas era um carro que tem um
espação ali. Os subwoofers que não precisam de caixas (chamados freeair) são bastante
raros e visrtualmente inexistentes no Brasil (eu nunca ví um ao vivo). Alguns pedem
volumes maiores, outros pedem volumes menores. Uns tocam melhor um tipo de música, outros
tocam melhor outros tipos. Cada um tem a sua particularidade. Ah, e apesar de requerer um
investimento meio "pesado", o tipo de som que eu e o fnando curtimos é só para dentro do
carro. Nada de parar o carro e abri o porta-malas por aí.
Quanto à qualidade das 6x9 eu as acho sofrível. Ruim mesmo. Acho que só servem para fazer
barulho. Quanto mais eixos (axis) piores soam. Uma sobreposição extrema de microfalantes
atuando nas mesmas freqüências que geram uma cacofonia irritante. O dia em que eu colocar
uma dessas no meu carro, me internem pois estarei completamente louco.
Agora vamos aos aspectos práticos. Eu não gastei somas vultuosas de dinheiro no meu som de
uma vez. Fui começando aos poucos, evitando comprar coisas que não teriam uma utilidade a
longo prazo, e fazendo upgrades quando possível. Comecei com um player Pioneer ligado nos
alto-falantes originais do carro, como você. Logo logo o player queimou alguns dos
alto-falantes. Eu achava que era por que ele era potente demais, inocente que só. Mal
sabia eu que era por excesso de distorção. Enfim, o próximo passo foi comprar
alto-falantes melhores e ANOS depois meu primeiro amplificador, um booster Stetsom com
entradas RCA. Depois disso adicionei um subwoofer Hinor Cruzader de 12" e aboli os
alto-falantes traseiros e adicionei teweeters aos locais originais. O próximo passo foi
trocar o amplificador por um mosfet melhor (que tenho até hoje) e trocar o subwoofer por
um de 10" mais rápido em mais musical (o NAR de que falei acima). Depois adicionei um
amplificador Alpine digital só para o subwoofer e troquei os mid bass nas portas por
outros de melhor qualidade. Os próximos passos serão a troca do tweeter por um conjunto de
full range + tweeter em peitinhos, a adição de mais dois amplificadores em substituição ao
meu atual mosfet, o tratamento acústico das portas dianteiras e se precisar das traseiras,
a troca do subwoofer de 10" por dois de 8" que tentarei colocar insanamente sobre o tampão
em caixa de fibra, e a troca do palyer por um de melhor qualidade com TA e equalizador com
maior númeor de bandas. Note que já se passaram mais de 10 anos desde que eu comecei a
instalar meus próprios equipamentos, portanto não acho que você tenha que gastar milhares
de Reias agora, de uma tacada só. O que eu acho que você deve fazer:
- deixe seus altofalantes no local onde estão e compre apenas um subwoofer e um
amplificador MOSFET de dois canais que faça bridge e adicione ao seu sistema. Isso te dará
um incremento em qualidade e tocará freqüências que até então seu som era incapaz de
tocar, os subgraves;
- o próximo passo é trocar os alto-falantes originais dianteiros por outros melhores; procure um bom kit duas vias e instale os tweeters nos locais originais e os mids nas portas. Se no futuro pretender instalar os mids em pezinhos, pense em compra-los de 5". Mas por hora instale-os nas portas mesmo com aros adaptadores;
- troque o amplificador MOSFET de dois canais por um MOSFET de 4 canais. É importante que ele seja capaz de fazer bridge para que você ligue o subwoofer em dois dos canais. Passe a amplificar portanto o sub e o kit duas vias dianteiro. Nesse ponto você já terá um setup considerado como de entrada para som de qualidade;
- reposicione o kit duas vias colocando os tweeters nas colunas A. Se for usar pezinhos para os mids esse é o momento;
- troque o player por um de melhor qualidade. (procure por players que tenham TA, equalizador, DAC de 24 bits/bur-brown, etc)
- faça pequenos upgrades para ir acertando o setup/som para seu gosto pessoal/musical.
Qualquer coisa estamos aí para ajudar.
[]´s
Crawling Chaos
Som interno, vale a pena por 6x9 ?
- Crawling Chaos
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Bem vou ser breve aqui porem dinâmico.
Em sistemas de Qualidade não se usa essas potencias TRIAXIAIS, QUADRIXIAIS, PENTAXIAIS e ETCXIAIS..
Em sistemas de qualidade usasse somente kit duas vias e se vc quiser na traseira um coaxial...... literalmente se quiser.
Eu coloquei para não ficar sem nada lá atras, mas o ganho dele ta no minimo.
Um sistema de qualidade não sai caro, mas eu particularmente odeio o kit duas vias da Bravox, ow tweeterzinhos que são extridentes.... me irrita!! rsrsrs
abraços
Em sistemas de Qualidade não se usa essas potencias TRIAXIAIS, QUADRIXIAIS, PENTAXIAIS e ETCXIAIS..
Em sistemas de qualidade usasse somente kit duas vias e se vc quiser na traseira um coaxial...... literalmente se quiser.
Eu coloquei para não ficar sem nada lá atras, mas o ganho dele ta no minimo.
Um sistema de qualidade não sai caro, mas eu particularmente odeio o kit duas vias da Bravox, ow tweeterzinhos que são extridentes.... me irrita!! rsrsrs
abraços
..... A vida passa depressa.... mas de V-TEC ela VOAAAA .....
- Crawling Chaos
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[quote]Em sistemas de Qualidade não se usa essas potencias TRIAXIAIS, QUADRIXIAIS, PENTAXIAIS e ETCXIAIS.. [/quote]
Você quis dizer alto-falantes e não potências, não é?
Quanto à estridência dos kits Bravox, tem muita gente resolvendo isso com uma rede Zobel. Eu já escutei o de um amigo de Goiânia e ficou muito bom.
[]´s
Crawling Chaos
Você quis dizer alto-falantes e não potências, não é?
Quanto à estridência dos kits Bravox, tem muita gente resolvendo isso com uma rede Zobel. Eu já escutei o de um amigo de Goiânia e ficou muito bom.
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