Ajuda: som GSI

Destinado a você que está querendo fazer um projeto para sonorizar o Corsinha. Aqui você poderá trocar idéias sobre montagem, técnicas, acústica e muito mais. Saiba mais sobre aquele aparelho de som, auto-falante, módulo, etc que você está querendo. Especificações técnicas, recursos possí­veis, potência, etc.
Responder
nativodosurf
:: Millennium ::
Mensagens: 113
Registrado em: Sexta-feira 24 2008f Outubro 2008 07:39:53 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Ajuda: som GSI

Mensagem por nativodosurf »

Amigos, é minha primeira vez nesse fórum de extrema utilizade.

Preciso da ajuda de vocês no sentido de instalar o som do meu GSI. A situação é a seguinte:

Equipamentos

-Amplificador Corzus HT 600 (Digital, 600 wRMS a 2 ohms, 1 canal);
-Amplificador Aquarius/Faitron Fighter F-1360 (Boster, 360 wRMS a, no mínimo, 2 ohms, sendo 90 wRMS por canal - 4 canais)
-Subwoofer H Buster Killer 12" (650 wRMS, 4 + 4 ohms, ligada em paralelo p/ casar com o amplificador), na dutada de 50 litros;
-Par de 6x9" Bomber (150 wRMS cada, 4 ohms);
-Driver e Corneta Lafaiete (100 wRMS, 8 ohms)
-Par de quadriaxiais 6" Falcon (60 wRMS cada, 4 ohms)
-Par de tweeters Bomber (60wRMS cada)
-Unidade Principal: Visteon VSB 7807

Instalação

Todos os equipamentos estão fora do carro.

A caixa dutada já está pronta, com o sub no lugar, ligado em paralelo. O amplificador da corzus eu fixei na própria caixa, pois alimentará apenas o sub.

Pretendia ligar, dos 4 canais do outro amplificador, 1 para cada Bomber, 1 para a corneta e 1 para alimentar os 2 Falcon (ligados em paralelo, a 2 ohms). Os tweeters da Bomber são, conforme orientação do próprio fabricante, ligados em paralelo com os da Falcon.

Gostaria de eu mesmo ligar tudo isso. Agora vem as dúvidas...

Como fazer para ligar a unidade principal à bateria e a antena?

Como fazer funcionar essa unidade?

Devo puxar um cabo da bateria e acoplar porta fusíveis conforme os equipamentos (por exemplo, o Corzus requer um fusível de 60 A no fio da bateria, e o outro amplificador também requer um fusível).

Qual o local ideal para o outro amplificador (o Corzus está sobre a caixa dutada)?

Devo puxar um único fio e distribuir entre os equipamentos, conforme a necessídade (por exemplo: vou puxar o positivo da bateria, mas ele tem que alimentar o som e os amplificadores. Ligo no som e puxo um cabo auxiliar desse mesmo fio? Esse fio deve ser grosso?)

O Corzus tem ligação por cabo RCA, assim como a traseira do Visteon. Posso ligar diretamente? O cabo deve ser blindado?

E como ligar o outro amplificador, já que é um boster, com ligação por fios? Usando algum dos 4 canais do Visteon? Qual? Como fazer isso sem correr o risco de queimas?

Agradeço muito a cooperação de vocês...abraços


luciano vermelho
:: GSI ::
Mensagens: 2383
Registrado em: Quinta-feira 24 2007f Maio 2007 09:06:51 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por luciano vermelho »

vamos la amigo:

primeiro, qual é a antena do seu carro, a original ou aquelas coladas no parabrisa?

segundo, voce ja fez o calculo da potencia que vai precisar pra tocar o estereo?
ja viu tambem as impedancias ?

a unica coisa que parece estar certo é o mono, pois a caixa, modulo e sub parecem estar corretos, ja o resto parece que nao.

o player voce pode usar a fiaçao original do carro para ser alimentado.

os fusiveis devem ser somados o do mono e do estereo, colocando um la na bateria, por exemplo de 120A e la atraz voce coloca um porta fusivel com dupla saida, sendo um com o fusivel indicado para cada modulo.


nativodosurf
:: Millennium ::
Mensagens: 113
Registrado em: Sexta-feira 24 2008f Outubro 2008 07:39:53 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por nativodosurf »

Luciano, a antena é aquela no teto, próxima a tampa do porta malas. Ainda não verifiquei se está ou não ligada.

Quanto à potência, o vendedor do amplificador informou que a potência do Booster é de 90 wRMS por canal, o que de fato está escrito na carcaça do mesmo. No manual, apenas diz que a impedância mínima por canal é de 2ohms.

Pretendo ligar um canal à corneta, que tem impedância de 8 ohms, 1 canal em cada Bomber 6x9 (cada um opera com impedância de 4 ohms) e o canal que sobrou, ligar os Falcon de 6" em paralelo, resultando em 2 ohms. Creio estar correto. Aonde pode estar errado?

Sobre os fusíveis, agradeço. Estava um pouco perdido nessa parte.

Você sabe como faço para ligar esse booster na saída do Visteon? E se o Corzus deverá ser ligado por cabo RCA.

Abraços.

Desculpe-me a ignorância no assunto, e obrigado pela ajuda. :)


luciano vermelho
:: GSI ::
Mensagens: 2383
Registrado em: Quinta-feira 24 2007f Maio 2007 09:06:51 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por luciano vermelho »

cara, oque eu tava falando é que um modulo que rende 90w a 2 0ohm, mas no seu caso, a corneta trabalha em 8ohm, ou seja, a potencia nao srá de 90 e sim menos que isso, dependondo do modulo, nao chega a 50W

e digamos que todas as impedancias sejam de 2 ohm, que nao é seu caso, voce precisaria de mais de 600w pra empurrar tudo, mas o seu modulo gera apenas 360w.


quanto a antena, ela vem ligada originalmente, a menos que alguem ja tenha mexido nela.

o fio que alimenta ela é um preto com um risco branco, que vem desde a antena até o local onde fica o radio.


nativodosurf
:: Millennium ::
Mensagens: 113
Registrado em: Sexta-feira 24 2008f Outubro 2008 07:39:53 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por nativodosurf »

Então Luciano, agora entendi o que quis dizer, mas quanto à corneta, não terá maiores problemas...não calculei quanto de potência vai para ela, mas é bem menos que os 90 w, graças à impedância. Até pensei em ligar duas em paralelo, mas o manual dela diz que a mesma não suporta ligações com menos de 7ohms, o que acabou restringindo, neste caso.

Quanto aos demais falantes, acredito que terei:

para os Bomber: 90 wRMS cada (lembro que o manual do amplificador fala apenas que o mínimo de impedância é 2 ohms, portanto, acredito que em 4 ohms forneça a mesma potência...infelizmente não estou conseguindo contato com a fábrica - Faitron - para sanar essa dúvida.)

e para os Falcon, vai casar quase perfeito, pois distribuirá, em um canal, 90 wRMS para os dois falantes, que têm potência total de 120 wRMS, e estarão ligados em paralelo, portanto, em 2 ohms.

Os Bomber estavam ligados em um Falcon HS 800S, de 4 canais de 70 wRMS cada, a 2 ohms, e tocavam muito bem. Por isso, acho que tocarão bem também neste booster.

Minha dúvida maior agora é COMO ligar esse booster no Visteon. Que canais usar...emfim, como ligar mesmo.

Abraço


luciano vermelho
:: GSI ::
Mensagens: 2383
Registrado em: Quinta-feira 24 2007f Maio 2007 09:06:51 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por luciano vermelho »

booster é ligado nas saidas que iriam do player para os falantes.


nativodosurf
:: Millennium ::
Mensagens: 113
Registrado em: Sexta-feira 24 2008f Outubro 2008 07:39:53 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por nativodosurf »

Em todas as 4 saídas do Visteon?


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Equipamentos e Projetos de Som”