Projeto de som Montana - Interno + Externo. Orçamento bom.

Destinado a você que está querendo fazer um projeto para sonorizar o Corsinha. Aqui você poderá trocar idéias sobre montagem, técnicas, acústica e muito mais. Saiba mais sobre aquele aparelho de som, auto-falante, módulo, etc que você está querendo. Especificações técnicas, recursos possí­veis, potência, etc.
Responder
joao.ribas
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Segunda-feira 08 2008f Setembro 2008 11:11:34 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Projeto de som Montana - Interno + Externo. Orçamento bom.

Mensagem por joao.ribas »

Olá a todos,

Li muito no fórum sobre diversos projetos de som, a grande maioria com limites financeiros muito bem estipulados, o que provavelmente limitava o projeto em algum sentido.

Adquiri uma Montana 2009 essa semana, e quero colocar um som de verdade nela.

Tenho uma dúvida primeiro, quais auto falantes vão nela? Li que são 2 6" na frente e 2 5" atras, mas o buraco parece de 6"...

Com exceção a isso....

Irei viajar ao nosso querido aliado Paraguai em um fim de semana desses, e pretendo aproveitar para comprar os queridos componentes de som, que custam muito menos (a exemplo, sub 307d4 a 60 dolares). Logo será possível montar um som muito bom (acredito eu) por um preço muito menos salgado que o praticado aqui.

Agora vem o projeto.

Quero colocar um som interno e um externo, ambos "independentes", ou melhor, mesma "Head Unit" com uma chave seletora que seleciona som dentro OU fora.

Aos itens: Como comprarei no paraguai, o preço não será o maior problema, e sim a disponibilidade das peças, logo gostaria de marcas globais com alternativas (exemplo, Alpine, Mtx, Diamond, Pioneer etc.)

Aos quesitos: Quero um som interno com qualidade e volume, gostaria de ter uma boa sensação de palco e "sobra" de volume. A maior parte do dinheiro vai aqui, tudo do bom e do melhor (é claro que não gostaria de pagar o dobro por um equipamento com desempenho 5% superior... Vamos deixar claro, dentro do limite razoavel). E um sonzinho externo, tipo TRIO (na verdade um trio fraquinho, porém sem perder muito na qualidade.)

Idéias iniciais (com enfase em iniciais, ou seja, podendo ser completamente mudadas caso estejam fora da coerencia, incorretas ou tiver alternativas melhores):

Som Interno:
1 mp3 player com entrada para Ipod e 3 saidas RCA da Alpine (modelo iDA-X200, por exemplo)
1 kit 2 vias 6" de marca boa (para a porta dianteira, pensei em Diamond ou Mtx, PENSEI, ou seja, nem ideia qual a melhor, ou se tem melhores pelo mesmo preço)
1 kit coaxial (para a traseira, não sei se 5" ou 6", mas de qualquer forma com filtro de frequencia para filtrar as frequencias que vão para os tweeter do kit 2 vias. De marca igual ao kit 2 vias)
Subwoofer (aqui deu problema... Rola colocar algum "SLIM" embaixo do banco? Talvez um em baixo de cada banco? Pelo que calculei, existe um vão livre de 10 cm embaixo dos bancos, daria para colocar sub 12" Slim pioneer por exemplo... Mas também seria possivel colocar subs normais atras do banco, o que ficar melhor. Por uma diferença pequena de qualidade prefiro o Slim por ficar escondido. Afinal quero um som para ouvir e não para ser roubado. Pensei em Diamond ou MTX. Talves pioneer pela linha SLIM)
Módulo: Acredito ser o menos importante. Alias, o mais importante, mas não tem muita escolha. Algum que permita o auto falante tocar toda a sua qualidade sonora, que o radio provavelmente transmite. Ou seja, o mais barato para tocar toda a sonzera no máximo de pontencia sem "desviar" qualidade.

Para o som externo pensei em algo mais simples, afinal ja gastarei legal internamente.

Pensei em 2 subs 307d4 com cornetas e tweeters boas em uma caixa feita em MDF (selada ou dutada? acredito que eu prefira selada... pelo que li por ae... pelo menos iria preferir em um corsa hatch...)

A unica dúvida que eu tenho quanto ao som externo... Deve ser possível adaptar uma chave seletora, a qual desvie as saídas RCA do som para o modulo que vai tocar a caixa externa... Será que eu perderia qualidade com isso? Seria melhor desviar as saídas do modulo?

Aguardo Ajuda. Devo lembrar que pesquisei muito sobre o assunto, então posso considerar que um pouquinho eu ja sei... pelo menos o básico das coisas.

Como fazem perguntas do tipo quanto quer gastar e que tipo de musica gosta, vou responder logo: Pretendo gastar 1200 dolares, dando TOTAL preferencia ao som interno e montando o externo com as "sobras". Quanto à música sou muito eclético. Gosto de Ivete Sangalo, Guns 'n Roses, Whitesnake, Jack Johnson, passando por black e pop e chegando até à coisas do estilo House, algo mais Dj Tiësto, Armin Van Buuren etc.

Muito Obrigado a todos com paciencia em me ajudar. Abraços.


joao.ribas
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Segunda-feira 08 2008f Setembro 2008 11:11:34 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por joao.ribas »

Mudei um pouco o projeto, irei fazer primeiro o som interno.

Pretendo por um Player Pioneer DEH - 7000BT

Para as portas estou em dúvida entre os kit duas vias a seguir:
- Pioneer TS - D1720C (duas vias pioneer Serie D)
- Pioneer Nacional TS - E176C (duas vias de kevlar da pioneer)
- Mtx Tx- 6001 (duas vias MTX)
- Kicker KS 65.2
- Bravox CS60D (linha diamond)
- Bravox CS60K (linha kevlar)
- Bravox CS CF 60 (linha fibra de carbono)

Atrás, para os coaxias, também tenho dúvidas...

- Bravox CXD 50 (Linha Diamond 5")
- Bravox CXCF 50 (Linha fibra de carbono)

Para o Sub

-Bravox UXP POWER 10" D4
-Bravox UXP POWER 12" D4
-MTX 5512 12"
-Pioneer TS-W307D4
-Rockford Fosgate Shallow Sub Punch P3S 12D4 (12")

Para o Módulo (Amplificador) (vou ligar os kits em um canal, os coaxias em outro e o sub em bridge)

-MTX Audio Thunder 704X 420W RMS (neste caso trocaria os subwoofers para bobina de 2 OHMS)
-Hurricane Amp Dominator HA4000 1100W RMS
-MTX Amp Thunder TC6004 600W RMS (trocaria sub por bobina de 2 OHMS)
- 2x Pioneer Amp GM 5200T 380W RMS
- Roadstar X-FILTER 2 4550NX 800W RMS
- Roadstar RS 4510 AMP Power One

ou será que vale a pena ir para os digitais?

- Pioneer Amp Digital PRS-D4000F 600W RMS


Lembrando que é uma Montana, vou montar o Subwoofer em uma caixa selada atrás do banco, e posso montar um set usando um de cada um desses componentes. Para módulos aceito sugestões com preços variando de 500 a 1000 reais, não pretendo colocar 2 módulos pois futuramente irei montar uma caixa trio na caçamba com outro módulo, portanto teria espaço apenas para um módulo por projeto.

Lembrando também que estou visando qualidade, o máximo dentre essas opções.

Agradeço desde já, principalmente se puderem dizer o por que da sugestão (Exemplo... kit 2 vias Bravox de Kevlar é muito melhor para esse fim do que o Diamond... Este módulo é melhor pois gasta menos energia... Coisas desse tipo)

Caso precisem de alguma especificação do carro, vou colocar o que acho relevante...
- Espaço Atras dos bancos para uma caixa de sub que varie de 25 a 40 litros
- Alternador de 90 A
- Espaço original das portas de 6" e atrás do banco de 5"
- Módulos irão embaixo dos bancos...


dudufuddellys
:: Champ ::
Mensagens: 521
Registrado em: Quarta-feira 17 2007f Janeiro 2007 10:22:52 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN 1.8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2003

Mensagem por dudufuddellys »

Se tu quer gastar menos e ter um som de qualidade, tanto interno quanto externo.

Lá vai a dica:

pezinhos se for possível de comprar com um par de kits Bravox CS60B, atrás não precisa de falantes estéreos, os kits me pezinhos vão cobrir tudo! Sensação de estar num show ao vivo!

Atrás do banco, vc pode colocar um UXP Power de 10" 400Wrms bobina dupla de 2ohms, se o seu lema é espaço para sub, para esse conjunto ficar perfeito, indico o novo amplificador da Roadstar 4550NX X-FILTER 2 de 800Wrms. Nele vc liga os kits duas vias e o sub.

Para o som externo. Te indico um par de subwoofers Protech Light de 15" D-4 que toca mil vezes melhor que um par de Pioneer 307 ao ar livre!

Um par de drivers D-250x e um par de st350.

para amplificar o som externo, um Roadstar 5.1 para tocar tudo!

Não que eu esteja venerando a Roadstar, mas é a marca que se encaixa de melhor custo-benefício para o seu sistema!

Bom tá aí a dica!
Abastecido pela Rebeldia, guiado pela Vingança.

Bizouro Cinza Pontal Wagon Super 1.0 16v MPFI 99/00 68cv (No doc tá 67cv ¬¬)/ 6000rpm - 9,2kgfm/ 4000rpm.


joao.ribas
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Segunda-feira 08 2008f Setembro 2008 11:11:34 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por joao.ribas »

dudufuddellys escreveu:Se tu quer gastar menos e ter um som de qualidade, tanto interno quanto externo.

Lá vai a dica:

pezinhos se for possível de comprar com um par de kits Bravox CS60B, atrás não precisa de falantes estéreos, os kits me pezinhos vão cobrir tudo! Sensação de estar num show ao vivo!

Atrás do banco, vc pode colocar um UXP Power de 10" 400Wrms bobina dupla de 2ohms, se o seu lema é espaço para sub, para esse conjunto ficar perfeito, indico o novo amplificador da Roadstar 4550NX X-FILTER 2 de 800Wrms. Nele vc liga os kits duas vias e o sub.

Para o som externo. Te indico um par de subwoofers Protech Light de 15" D-4 que toca mil vezes melhor que um par de Pioneer 307 ao ar livre!

Um par de drivers D-250x e um par de st350.

para amplificar o som externo, um Roadstar 5.1 para tocar tudo!

Não que eu esteja venerando a Roadstar, mas é a marca que se encaixa de melhor custo-benefício para o seu sistema!

Bom tá aí a dica!
Visão interessante, principalmente sobre a parte de fora! a parte de dentro não vou usar pézinhos, pois eu sou meio "folgado e espaçoso" e acho que acabaria chutando d+ o pézinho e me irritando mais doq apreciando o som.... Mas talvez coloque no lugar original da porta... pelo menos o falante...

Obrigado mais uma vez pela ajuda


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Equipamentos e Projetos de Som”