Dúvidas em projeto de som interno - Corsa Hatch

Destinado a você que está querendo fazer um projeto para sonorizar o Corsinha. Aqui você poderá trocar idéias sobre montagem, técnicas, acústica e muito mais. Saiba mais sobre aquele aparelho de som, auto-falante, módulo, etc que você está querendo. Especificações técnicas, recursos possí­veis, potência, etc.
Responder
joao.ribas
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Segunda-feira 08 2008f Setembro 2008 11:11:34 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Dúvidas em projeto de som interno - Corsa Hatch

Mensagem por joao.ribas »

Possuo um Corsa Hatch modelo 2008.

Primeiro acredito que eu deva falar sobre meu gosto de som. Eu gosto de som de qualidade, não precisa ser um sistema harman-kardon, mas seria interessante chegar próximo a isso. Há mais de 10 anos meu pai só utiliza equipamentos pioneer graças ao preço razoável e, na nossa opinião, qualidade incontestável. Eu pretendia seguir essa linhagem, a menos que seja um desperdicio financeiro.

Possuo atualmente um kitzinho basico que retirei de caixas no depósito em casa. Um cd player Pioneer DEH-P5680MP (MP3, 2 Pré-Saídas RCA, Sub-Drive Direto) e 4 auto falantes 6" pioneer (Serie A) quadriaxias (50W RMS nominal/ Máxima 120W).

Eu até me contentaria com esse som, para ouvir em nível ambiente, mas gostaria de aumentar um pouco o volume, e neste caso, sinto falta de graves. Até consigo regular uns graves, mas a distorção fica imenente.

Pelo muito que pesquisei cheguei à algumas conclusões, gostaria que me corrigissem em qualquer equívoco.

1) Atualmente no Brasil os melhores módulos a venda são os Banda, a menos que queira partir para importados muito mais caros.
2) Pioneer tem uma excelente qualidade, mas infelizmente não importamos módulos deles.
3) Para um corsa hatch um cd player legal com 2 6" nas portas dianteiras, 2 6x9 no tampão e um sub faz um som interno animal.

Partindo dessas conclusões, fiz uma pesquisa na internet e recai em alguns produtos, que listarei:


SubWoofer Pioneer 12 pol/400W/Bobina Dupla 4Ohms - TS-W307D4 - R$ 353,00 no leosound
SubWoofer Pioneer 10 pol/350W/Bobina Dupla 4Ohms - TS-W257D4 - R$ 279,00 no leosound
SubWoofer Pioneer Slim 12 pol/350W/ - TS-SW1241D - R$ 524,27 no autoz

Par AutoFalante Pioneer 6x9/80W/Max 460/5 vias/Serie A - TSA-6992S - R$ 398,20 no autoz
Par AutoFalante Pioneer 6x9/80W/Max 440/4 vias/Serie A - TSA-6982S - R$ 338,45 no autoz

CD-Player Pioneer/Mp3/USB/Bluetooth/3 saidas RCA pré amplificadas de alta voltagem - DEHP5080UB - R$ 499,00 no autoz

Amplificador Banda VX 5.0 Performance (600W RMS) (mono/estéreo) - R$ 775,00 no leosound.



Esses itens foram apenas uma seleção preliminar, aceito sugestões e criticas.

Agora minhas dúvidas. Posso baratear sem perder qualidade? Preço não é o fundamental, mas também não quero que nada distoe, procuro uma qualidade uniforme no conjunto.

Gostaria de continuar com porta malas, preciso nescessariamente utilizar o sub slim? Ele tem a mesma qualidade do "normal"?

Caixa selada ou dutada? Qual a diferença no projeto delas? (ja li que a selada é mais seca e a dutada tem graves mais prolongadas, mas como elas fazem isso? tenho opção de escolha no meu caso?)

Realmente seria melhor um modulo 5 canais? 3 canais seria melhor? Banda realmente é bom? Eu poderia jogar um modulo dedicado ao sub e um outro para os falantes, valeria a pena?

No caso, meus falantes dianteiros tem 50W RMS de potencia nominal, eu teria como "limitar" a 50W as saidas frontais do amplificador? (eu poderia colocar uma resistencia hehe... mas sem gambiarras....)

Meu som atual tem 2 saidas RCA (dianteiro/traseiro ou dianteiro/sub), o cd-player que orcei (poderia ser o 4080 tb...) tem 3 saidas RCA (dianteiro/traseiro/sub), logo para usar um modulo 5 canais seria melhor trocar o som também, correto?

Meu impulso natural seria colocar os 6x9 4 vias, modulo 5 canais, sub 10", e cd player novo.

Gostaria de sugestões e criticas, desculpa se o texto foi longo, espero ter deixado claro o que tenho e o que quero. Não entendo nada de som, mas adoro um bom som, equilibrado e limpo. (bom, ja li muito neste forum sobre impedancia, amplificação, mosfet, booster etc, se serve de inicio hehe)

Uma última pergunta, compensa trazer do Paraguai esses equipamentos? No final do ano terei oportunidade de dar uma passada por lá, será que vale a pena levar o carrinho e comprar tudo lá?

Obrigado.
Presuntinho
:: Maxx ::
Mensagens: 3982
Registrado em: Segunda-feira 17 2005f Janeiro 2005 12:58:43 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Presuntinho »

Se quiser um som de qualidade já está pesquinsando pelos equipamentos errados...

Retire o 6x9 e procure por módulos que tenha um THD melhor que o do BANDA que é totalmente voltado para SPL ou TRIO.
Imagem
..... A vida passa depressa.... mas de V-TEC ela VOAAAA .....
joao.ribas
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Segunda-feira 08 2008f Setembro 2008 11:11:34 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por joao.ribas »

Ricardo Loureiro escreveu:Se quiser um som de qualidade já está pesquinsando pelos equipamentos errados...

Retire o 6x9 e procure por módulos que tenha um THD melhor que o do BANDA que é totalmente voltado para SPL ou TRIO.
Nunca tinha ouvido falar de THD, pesquisei e acredito ter aprendido o significado... segundo o fabricante, este modulo BANDA tem THD menor que 0,017%, o que acredito ser baixo, portanto bom. Errado? Pelo menos os módulos Pioneer e os módulos Alpine possuem THD + N <= 1%, como a banda não divulga o Noise junto, acredito que 0,017 seja um bom numero...

Tirar os 6x9? sempre ouvi falar bem deles...

De qualquer forma, que tipo de produto você me indica, pelo menos cite marcas e o que devo procurar nos aparelhos, como por exemplo THD baixo...

Muito obrigado pela resposta
joao.ribas
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Segunda-feira 08 2008f Setembro 2008 11:11:34 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por joao.ribas »

Depois de pesquisar um pouco mais, pretendo atualizar minha opção:

Gostaria de um som com qualidade alta, mas não nescessariamente alta fidelidade. Pretendo ouvir um som sem distorções e "limpo", e ter um bom volume interno. Não faço questão que as pessoas de fora ouçam o meu som, mas faço questão de poder ouvi-lo a qualquer altura sem me preocupar com o limite das caixas de som.
majewski
:: Wind ::
Mensagens: 24
Registrado em: Segunda-feira 14 2007f Maio 2007 07:52:46 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por majewski »

Olá.

Você não disse o mais importante. Quanto pretende gastar no seu som. Genericamente, vou dar as dicas.
- Amplificador - escolha um com 4 canais de, no mínimo, 4X50watts RMS (reais). Entre as marcas, sugiro pesquisar Audiobank, Hurricane, Blaupunkt, que oferecem bom custo benefício;
- Nas portas ou nos pezinhos coloque um kit de 2 vias, que tenha o tweeter e o médio separados - A variedade de marcas e modelos é muito grande, dentre os quais destacam Bravox e NAR. Opte por pagar um pouco mais e adquirir os que tenham crossover (divisor de freqüência) de duas vias ou compre-os separado. Pense também na possibilidade de instalá-lo em pezinho, que normalmente oferece um som mais satisfatório do que nas portas, se não for feito nenhum tratamento;
- Subwoofer - aqui também a variedade é muito grande. Sugiro que procure algum da Bravox, NAR ou Selenium Bass;
Não esqueça que uma boa instalação é essencial para que o resultado seja satisfatório. Portanto, não economize nessa etapa.

Se precisar de mais ajuda, é só perguntar.

[]s,
joao.ribas
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Segunda-feira 08 2008f Setembro 2008 11:11:34 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por joao.ribas »

majewski escreveu:Olá.

Você não disse o mais importante. Quanto pretende gastar no seu som. Genericamente, vou dar as dicas.
- Amplificador - escolha um com 4 canais de, no mínimo, 4X50watts RMS (reais). Entre as marcas, sugiro pesquisar Audiobank, Hurricane, Blaupunkt, que oferecem bom custo benefício;
- Nas portas ou nos pezinhos coloque um kit de 2 vias, que tenha o tweeter e o médio separados - A variedade de marcas e modelos é muito grande, dentre os quais destacam Bravox e NAR. Opte por pagar um pouco mais e adquirir os que tenham crossover (divisor de freqüência) de duas vias ou compre-os separado. Pense também na possibilidade de instalá-lo em pezinho, que normalmente oferece um som mais satisfatório do que nas portas, se não for feito nenhum tratamento;
- Subwoofer - aqui também a variedade é muito grande. Sugiro que procure algum da Bravox, NAR ou Selenium Bass;
Não esqueça que uma boa instalação é essencial para que o resultado seja satisfatório. Portanto, não economize nessa etapa.

Se precisar de mais ajuda, é só perguntar.

[]s,
As dicas são uteis, mas após o sermão do Ricardo Loreiro eu pesquisei muito mais a fundo os equipamentos e, por motivos pessoas, troquei de carro. Agora estou com uma Montana e mudei um pouco o projeto... eu agradeço se você passar pelo tópico http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?p=406746#406746

Abraços!
joao.ribas
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Segunda-feira 08 2008f Setembro 2008 11:11:34 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por joao.ribas »

joao.ribas escreveu:
majewski escreveu:Olá.

Você não disse o mais importante. Quanto pretende gastar no seu som. Genericamente, vou dar as dicas.
- Amplificador - escolha um com 4 canais de, no mínimo, 4X50watts RMS (reais). Entre as marcas, sugiro pesquisar Audiobank, Hurricane, Blaupunkt, que oferecem bom custo benefício;
- Nas portas ou nos pezinhos coloque um kit de 2 vias, que tenha o tweeter e o médio separados - A variedade de marcas e modelos é muito grande, dentre os quais destacam Bravox e NAR. Opte por pagar um pouco mais e adquirir os que tenham crossover (divisor de freqüência) de duas vias ou compre-os separado. Pense também na possibilidade de instalá-lo em pezinho, que normalmente oferece um som mais satisfatório do que nas portas, se não for feito nenhum tratamento;
- Subwoofer - aqui também a variedade é muito grande. Sugiro que procure algum da Bravox, NAR ou Selenium Bass;
Não esqueça que uma boa instalação é essencial para que o resultado seja satisfatório. Portanto, não economize nessa etapa.

Se precisar de mais ajuda, é só perguntar.

[]s,
As dicas são uteis, mas após o sermão do Ricardo Loreiro eu pesquisei muito mais a fundo os equipamentos e, por motivos pessoas, troquei de carro. Agora estou com uma Montana e mudei um pouco o projeto... eu agradeço se você passar pelo tópico http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?p=406746#406746

Abraços!
Veja apenas o segundo poste, caso passe por la...
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Equipamentos e Projetos de Som”