Dúvida em projeto de som super quality - Classic 2008

Destinado a você que está querendo fazer um projeto para sonorizar o Corsinha. Aqui você poderá trocar idéias sobre montagem, técnicas, acústica e muito mais. Saiba mais sobre aquele aparelho de som, auto-falante, módulo, etc que você está querendo. Especificações técnicas, recursos possí­veis, potência, etc.
Responder
Ricardo - Bsb
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Domingo 20 2008f Abril 2008 10:11:07 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Dúvida em projeto de som super quality - Classic 2008

Mensagem por Ricardo - Bsb »

Colegas, tirei há duas semanas um Classic 2008. Até agora o carrinho vem atendendo às minhas expectativas a contento. No entanto, tenho uma dúvida com relação ao projeto de som que montei nele. Baseado num estilo super quality, para dentro do carro exclusivamente, coloquei o seguinte:

Pioneer MP3 2950
1 Par de Kit 2 vias Selenium nas portas (mid, tweeter e crossover)
1 par de triaxial selenium no tampão traseiro
1 subwoofer hinor 12 polegadas em MDF
1 módulo mono corzus para o sub

Meu carro anterior era um gol 4 portas... aproveitei dele o mp3, o sub e o módulo. O som no gol era um som relativamente encorpado e agradável, no sentido de que o agudo não irritava o ouvido. A se ressaltar que naquele carro, eu usava um kit de alto falantes orignais (4 triaxiais - 2 na porta e 2 atrás, no suporte do tampão). No classic, sinto que em alguns tipos de músicas (por exemplo, dance music), o agudo assemelha-se a um timbre meio irritante, fica um agudo meio surdo que irrita os ouvidos.... coisa que não acontecia no gol. Quando quero escutar uma música mais alto, para poder sentir o grave e o médio vocal, aumento o volume e o timbre do agudo chega a irritar de tão surdo que é. Sinto, também, que o som não está tão limpo como eu imaginaria que ficasse, utilizando um kit 2 vias. Parece que ficou um som assim meio "abafado" nos agudos e nos médios... enfim.... parece não estar tão "limpo" quanto eu ouvia no gol...

Minha dúvida é a seguinte: como posso melhorar a qualidade do som, no sentido de se privilegiar mais os médios, ficando um ajuste sonoro mais "vocal", e minimizar o timbre do agudo "surdo". Tem algum ajuste no Pioneer para poder minorar esse incômodo? Já li o manual do mp3 e fiz alguns ajustes... melhorou um pouco... mas não chegou ainda ao que eu tenho em mente... Por acaso haveria a necessidade de se colocar um módulo adicional para os falantes das portas e do tampão? Relembrando que eu quero um som para dentro do carro, de qualidade, não é pra fazer barulho e que não agrida os ouvidos com agudos irritantes e surdos, privilegiando-se a nitidez dos vocais.

Flw!!!


Avatar do usuário
Marcílio Cardoso
:: Rodeio ::
Mensagens: 651
Registrado em: Sexta-feira 17 2007f Agosto 2007 06:33:36 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Marcílio Cardoso »

Cara eu estou com a mesma dúvida. Tô mudando o meu som para melhorar a qualidade e estou na maoir dúvida e a galera do CC tá me ajudando bastante. Por enquanto tô comprando isso:

Selenium Kit 2 vias 62V2A 6" 120WRMS nas portas
Blaupunkt (Bosch) Amplificador GTA 480
Bravox Triaxial Syncro TX6000 6" 60WRMS atrás
Mais pra frente um sub e um módulo exclusivo

A respeito do seu som tá igual ao meu. Vc deve por um módulo de qualidade 4 canais usando as saídas rca do seu mp3 e usando 2 para os kits e duas pro sub. Se tiver saída independente pro sub melhor ainda. Outra coisa se vc estiver usando o módulo no sub vc não vai conseguir ouvir direito os outros falantes.
Agora de Vectra CD 2.2 16v


will_santana
:: Piquet ::
Mensagens: 262
Registrado em: Quinta-feira 23 2006f Novembro 2006 02:21:28 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por will_santana »

olha, os conceitos estao meio errados

primeiro q triaxiais em SQ, nem pensar. no max coaxiais

depois q nao dah pra falar em SQ com marcas como selenium, corzus ou hinor. falantes de SQ (focal, JL e coisas do tipo) custam mais q todo o seu kit soh uma unidade dependendo do modelo.

o q vcs pretendem eh qualidade, mas LONGE d SQ d verdade, ok

o prob d ambos eh o excesso d agudos
cada "xial" desses do falante eh 1 tweeter (q soh reproduz agudos). por isso, qnt mais "xiais", pior (na verdade um triaxial tem 2 tweeters, um quadra 3 e assim por diante)
o uso de triaxiais vai deslocar o palco sonoro pra traseira e aumentar o efeito de ensurdecimento q vc tem sentido

msm assim, muitos kits 2 vias tem tweetes estridentes. e qnd vc aumentar o volume o tweeter dele pode incomodar por si soh. eh por isso q os melhores kits tem uma chave no crossover q permite q vc atenue os tweeters chaveando para -3 ou -6db
s o seu kit nao possuir essa chave, vc pode atenuar usando resistores

[]s


Ricardo - Bsb
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Domingo 20 2008f Abril 2008 10:11:07 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ricardo - Bsb »

[quote="will_santana"]olha, os conceitos estao meio errados

primeiro q triaxiais em SQ, nem pensar. no max coaxiais

depois q nao dah pra falar em SQ com marcas como selenium, corzus ou hinor. falantes de SQ (focal, JL e coisas do tipo) custam mais q todo o seu kit soh uma unidade dependendo do modelo.

o q vcs pretendem eh qualidade, mas LONGE d SQ d verdade, ok

o prob d ambos eh o excesso d agudos
cada "xial" desses do falante eh 1 tweeter (q soh reproduz agudos). por isso, qnt mais "xiais", pior (na verdade um triaxial tem 2 tweeters, um quadra 3 e assim por diante)
o uso de triaxiais vai deslocar o palco sonoro pra traseira e aumentar o efeito de ensurdecimento q vc tem sentido

msm assim, muitos kits 2 vias tem tweetes estridentes. e qnd vc aumentar o volume o tweeter dele pode incomodar por si soh. eh por isso q os melhores kits tem uma chave no crossover q permite q vc atenue os tweeters chaveando para -3 ou -6db
s o seu kit nao possuir essa chave, vc pode atenuar usando resistores

[]s[/quote]

Valeu pela dica!!!

Quando me referi a SQ, fi-lo na intenção de dizer "som para dentro". De fato, seria muita pretensão tentar obter uma qualidade de nível SQ utilizando-se dos equipamentos citados... Quem sabe, talvez, no próximo carrinho... :twisted:
Para mim, o nível de qualidade sonora que seria o ideal é o encontrado no que vem de fábrica montado nos Astras atuais e no New Civic. Os agudos são discretos, os médios predominantes e o baixo agente sente desde o volume baixo (resultando num agradável efeito encorpado) e ressalta-se quando aumentamos um pouco o volume... enfim... pelo menos para mim seria isso o que eu queria chegar com a configuração que montei... quem sabe... até abandonando, talvez, o sub... Uma certeza eu tenho... ainda não cheguei lá... talvez uns 50 ou 60% do que eu tenho idealizado, somente...
Valeu pela dica do crossover... verificarei e depois te digo como ficou, blz?

Flw!!!!


will_santana
:: Piquet ::
Mensagens: 262
Registrado em: Quinta-feira 23 2006f Novembro 2006 02:21:28 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por will_santana »

boa sorte na montagem

eu entendo o q vc quer, pq eh exatamente o q eu gosto e procuro pros meus carros tb

acho q vc consegue o q quer com 1 bom kit 2 vias na frente (invista forte nesse)
um par de coaxiais honestos na traseira
e um sub pequeno (nao precisa mais de 10'') na mala soh pra reproduzir as frequencias mais graves q nenhum falante comum do mundo conseguiria

acho q com uns 1000 a 1200 reais vc consegue 1 set de boa qualidade e sem exageros. coisa pra quem curte musica e nao esporro

[]s


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Equipamentos e Projetos de Som”