Pojeto de som Montana, ajudem!!!

Destinado a você que está querendo fazer um projeto para sonorizar o Corsinha. Aqui você poderá trocar idéias sobre montagem, técnicas, acústica e muito mais. Saiba mais sobre aquele aparelho de som, auto-falante, módulo, etc que você está querendo. Especificações técnicas, recursos possí­veis, potência, etc.
Responder
leo
:: Champ ::
Mensagens: 419
Registrado em: Terça-feira 22 2004f Junho 2004 11:41:48 AM
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Pojeto de som Montana, ajudem!!!

Mensagem por leo »

e aeee galera, fmzinhaa??!


entao pessoal, eu comprei uam montana essa semana!!!

to pensando aqui no esquema de som

ela tem pra colocar nas portas, e do ladinho, na coluna, meio q atras / do lado dos bancos

mas eu so muuito adepto de uns falante de 6 nos pezinhos

to pensando aqui no seguinte



- selada 10 atras do banco
- par de pezinhos 5" ou 6" + tweeter
- falantes nas portas
- falantes do lado

entao e o seguinte, como so estagiario e tals, num da pra fazer tudo de uma vez hehehe

mas seguinte, tava pensando aqui, se um duas vias pros pezinhos

sem ampli, sem sub, sera q vai da pra ouvir um sonzinho mais ou menos!!!
pq vo viajar no dia 7, ai sem som e CENSURADO! kk
e com radinho a pilha tbm e embassado

alguem ai chegou a colocar alguma vez so pezinhos?

to pensando nisso aqui oh:


http://www.techcar.com.br/product/6856.html

nao necessariamente nessa loja, apenas pra ter ideia do produto!!!


qto eu gastaria mais ou menos pra monta as cxs pros pezinhos ?


se tiverem mais opinioes, sugestoes, so falar ai!!!
abraco galera!!!!
e vamo q vamo...


leo
:: Champ ::
Mensagens: 419
Registrado em: Terça-feira 22 2004f Junho 2004 11:41:48 AM
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leo »

e aeeeee


entao galera, coloquei eles, ai por enquanto coloquei nas portas, depois vo colocar nos pezinhos!!!

mas falo q fico melhor do q eu esperava viu!!!

so preciso da uma barrada nas frequencias do tweeter, tem hora q ele num guenta kkk

mas os falantes MUITO BONSSSSSSSSSSSS!!!

fica ai a opiniao sobre o produto

nota 8 (por causa dos tweeters q aguentam menos q os falantes!! mas acredito q com uma filtragem de freq neles ja se resolva!!!)



valewwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww
e vamo q vamo...


MatheusM
:: Moderador ::
Mensagens: 2013
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 10:48:23 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por MatheusM »

Ola vc pode por um resistor no tweeter que diminui a sensibilidade SPL dele... :wink: soh nao lembro qual valor utilizar max axo q eh uns 30Ohms


leo
:: Champ ::
Mensagens: 419
Registrado em: Terça-feira 22 2004f Junho 2004 11:41:48 AM
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leo »

issoooo, era isso q eu queria ir atras

do componentezinho eletronico q eu tenho q colocar nele pra isolar frequencia

se tem como se informar disso, ou me falar onde eu posso procurar?!



valewwwwwwww
e vamo q vamo...


leo
:: Champ ::
Mensagens: 419
Registrado em: Terça-feira 22 2004f Junho 2004 11:41:48 AM
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leo »

ae galera me ajudem com opinioes:


to "desenhando" o som da minha montana

ela tem espaco pra falante nas portas (q ja tem uns xplod 6" + par tweeter no retrovisor)
espaco na coluna meio q do lado de banco, q deve fica um tesao uns falates la,m vao ficar bemmm na orelha! hehehehe

oq eu quero fazer e o seguinte:


- nas portas (ja tem)
- nas laterais, ao lado do banco e da orelha hehehe
- sub (atras do banco ou entre eles?)
- par nos pezinhos

ai as duvidas:

q configuracao de falantes eu coloco ?


coloquei o 2 vias xplod nas portas por enquanto, ai q falantes eu coloco nas laterais e nos pezinhos ?

se colocar mais um par de tweeter, so q ao invez de no retrovisor, deixar eles ou na coluna mas no teto ou no teto tbm, mas atras ???

ai oq uso agora?

A- mais um 2 vias e par de mid bass

B- mais 2 duas vias

C- mais 2 midbass

fora o sub!!!


valewwwwwwwwww galeraaa!!!
e vamo q vamo...


DOM
:: Piquet ::
Mensagens: 281
Registrado em: Segunda-feira 21 2006f Agosto 2006 10:33:56 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por DOM »

MatheusM escreveu:Ola vc pode por um resistor no tweeter que diminui a sensibilidade SPL dele... :wink: soh nao lembro qual valor utilizar max axo q eh uns 30Ohms
Como assim barrada na frequencia dos Twiter's?????????????

Cara vc comprou um kit set.... e o crossover????

Deculpe mais colocar resistor em kit duas vias é um tanto quanto estranho. O cross existe exatamente para isso, vem calibrado com as destintas faixas de frequencia para o Twiter's (agudos) e o Woofer (medios). Como pode estar "rachando" os twiter's?

Possuia a mesma configuração porem da JBL (a maior perda que tive quando roubaram meu carro), um kit duas vias composto de Woofer , twiter e cross... não fiz mais nada alem de instala-los diretamente da saida do modulo, podia aumentar no maximo que não distoricia. Hoje tenho um Kit Bravox e esta na mesma.

Algumas possibilidades que posso imaginar agora:
Ou foi instalado errado (a seis plugs no cross, dois da entrada do sinal e quatro da saida sendo um par para os twiter's e um para o Woofer ) se inverteu pode estar passando frequencias erradas para o twiter.

O kit esta com problema.

O kit da Sony não possui qualidade (o que eu duvido), pois deixa passar frequencias que distorcem o som nos twiter's.

Ou esta com mais potencia do que a nominal do produto (acho que não é o caso, não fez referencia quanto a instalação de modulos e o original do radio se chegar a 65 RMS é muito)

Que tem algo de estranho isso tem...


MatheusM
:: Moderador ::
Mensagens: 2013
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 10:48:23 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por MatheusM »

Quanto ao sub eu prefiro ele entre os bancos pois o sub vai ficar muito perto do motorista e carona, entao vai dar a impessao do som estar vindo soh de um lado, se ele nao tiver no meio... Ou coloca 2 sub1 de cada lado.... Eu iria de 1 par de NAR, como o AF vai fcar quase na orelha nao precisa de um sub muito forte..
DOM escreveu:
MatheusM escreveu:Ola vc pode por um resistor no tweeter que diminui a sensibilidade SPL dele... :wink: soh nao lembro qual valor utilizar max axo q eh uns 30Ohms
Como assim barrada na frequencia dos Twiter's?????????????

Cara vc comprou um kit set.... e o crossover????

Deculpe mais colocar resistor em kit duas vias é um tanto quanto estranho. O cross existe exatamente para isso, vem calibrado com as destintas faixas de frequencia para o Twiter's (agudos) e o Woofer (medios). Como pode estar "rachando" os twiter's?

Possuia a mesma configuração porem da JBL (a maior perda que tive quando roubaram meu carro), um kit duas vias composto de Woofer , twiter e cross... não fiz mais nada alem de instala-los diretamente da saida do modulo, podia aumentar no maximo que não distoricia. Hoje tenho um Kit Bravox e esta na mesma.

Algumas possibilidades que posso imaginar agora:
Ou foi instalado errado (a seis plugs no cross, dois da entrada do sinal e quatro da saida sendo um par para os twiter's e um para o Woofer ) se inverteu pode estar passando frequencias erradas para o twiter.

O kit esta com problema.

O kit da Sony não possui qualidade (o que eu duvido), pois deixa passar frequencias que distorcem o som nos twiter's.

Ou esta com mais potencia do que a nominal do produto (acho que não é o caso, não fez referencia quanto a instalação de modulos e o original do radio se chegar a 65 RMS é muito)

Que tem algo de estranho isso tem...
Capacitor é uma coisa resistor eh outra totalmente diferente...

Crossover serve pra vc cortar as frequencias baixas em um tweeter pq ele foi feito pra trabalhar entre 4000 e 20.000 ou mais HZ... e as frequencias graves vao ate 300Hz, isso força o tweeter a excursionar queimando-o..

Ja o resistor vai diminuir a sensibilidade e a potencia que chega no tweeter, se vc axa q ele nao ta acompanhando o mid por exemplo, ta tocando muito gritado, vc bota um resistor q ele vai ficar mais baixo do que o mid, o resistor alem de ajudar a nao queima-lo, mantem o tweeter em um volume agradavel... é igual o resistor de led, vc abaixa de 12v pra uns 3.4v, no tweeter vai ser a mesmafuncionalidade porem um resistor de menor valor se nao vc mata o som do tweeter... :wink:

Só acrescentando, alguns crossovers melhores possuiem resistores dentro tambem, nao eh soh o capacitor...


MatheusM
:: Moderador ::
Mensagens: 2013
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 10:48:23 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por MatheusM »

Quanto ao kit da sony tem qualidade sim, soh nao tem um bom crossover.... porem os CS60D tem um crossover muito lixo na minha opniao, eh um bom kit soh q o crossover peca, ele soh faz eh diminuir -3db no tweeter, nao regula ele pra uma certa faixa de frequencia entre 8.000 e 20.000, simplesmente corta acima de 4.000.... o Mid bass tb, soh corta abaixo de 1.000 e nao entre 80 e 800hz q seria o ideal... Por isso o melhor eh usar crossovers passivos na entrada dos modulos, agora os NAR, MTX e alguns audiobahn tem um otimo cross pra kit2 vias q fazem milagres..


leo
:: Champ ::
Mensagens: 419
Registrado em: Terça-feira 22 2004f Junho 2004 11:41:48 AM
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leo »

e aeee
entao galera, eu nunca fui muito de confiar em instalador e tals


nunca tinha visto nenhum trbalho do cara, e q fui instalar ituran, ai comprei ja o kit

par de 6", par de tweeter, par de crossover

ai ja pedi pra ele deixar instalado
cheguei em casa, coloquei um cdplayerzinho veio q tinah la e bora toca!!

vo da uma prestada de atencao melhor no som, ai posto aqui

mas ai, DOM se tem o dom de me ajudar cara?!
dar uma olhada cmo foi instalado o cross ?!
pq se me lembro bem, ele usou todas as ligacoes no cross, nao tenho ctz

ai matheus, valewwww veio, se tem mais alguma dica ai pra mim ??!



valewwwwwwwwwwwwwwwwww
e vamo q vamo...


DOM
:: Piquet ::
Mensagens: 281
Registrado em: Segunda-feira 21 2006f Agosto 2006 10:33:56 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por DOM »

MatheusM escreveu:Quanto ao kit da sony tem qualidade sim, soh nao tem um bom crossover.... porem os CS60D tem um crossover muito lixo na minha opniao, eh um bom kit soh q o crossover peca, ele soh faz eh diminuir -3db no tweeter, nao regula ele pra uma certa faixa de frequencia entre 8.000 e 20.000, simplesmente corta acima de 4.000.... o Mid bass tb, soh corta abaixo de 1.000 e nao entre 80 e 800hz q seria o ideal... Por isso o melhor eh usar crossovers passivos na entrada dos modulos, agora os NAR, MTX e alguns audiobahn tem um otimo cross pra kit2 vias q fazem milagres..
Sim, com esta informação concordo, se tem experiencia com o cross da sony ai sim... caraca uma marca tão boa pecar em algo tão simples é f...

Os produtos sony não tem como errar, podem ser comprados de olhos fechados, mais sinceramente esta do cross eu não sabia.

Cara é froids, porque tudo nacional tem que ser 1/2 boca? Apesar dos Sony's se não me engano são projetos gringos feitos aqui. Esse JBL que possuia era mosca branca de olho azul e listras vermelhas, foi trazido por um cara que morou nos EUA, a qualidade era impressionante, o falante tinha cone rebaixado (cabia em qualquer lugar) e falava mto bem o cross e o twiter trabalham direitinho sem distorções e por assim ia... :cry:

Quanto ao sub ou os sub's atraz.... hehehehe acho que ja falou tudo... um no meio, mais se der $$$$ vai de dois....


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Equipamentos e Projetos de Som”