Caixa Selada ou Dutada???

Destinado a você que está querendo fazer um projeto para sonorizar o Corsinha. Aqui você poderá trocar idéias sobre montagem, técnicas, acústica e muito mais. Saiba mais sobre aquele aparelho de som, auto-falante, módulo, etc que você está querendo. Especificações técnicas, recursos possí­veis, potência, etc.
Responder
Le Corsa da Sul
:: Millennium ::
Mensagens: 117
Registrado em: Sexta-feira 13 2006f Outubro 2006 11:22:03 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Caixa Selada ou Dutada???

Mensagem por Le Corsa da Sul »

Galera...acabei de comprar um SUB de 12 Bravox UXP ..
Agora estou na duvida...
Caixa Selada ou Dutada???


Ajudem-me!
Presuntinho
:: Maxx ::
Mensagens: 3982
Registrado em: Segunda-feira 17 2005f Janeiro 2005 12:58:43 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Presuntinho »

depende do seu projeto.....

é sedan ou hatch?

Abraços
Imagem
..... A vida passa depressa.... mas de V-TEC ela VOAAAA .....
Le Corsa da Sul
:: Millennium ::
Mensagens: 117
Registrado em: Sexta-feira 13 2006f Outubro 2006 11:22:03 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Le Corsa da Sul »

ë um Corsa 2001 Wind Hatch 2 portas..
Cara...na verdade num tenho projeto não...quero um som bomzinho q bata legal...só isso...num quero nada muito pró não...
Twincept
:: Sport ::
Mensagens: 1030
Registrado em: Terça-feira 14 2004f Dezembro 2004 01:44:51 PM
Localização: Olinda - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Twincept »

Eu iria de Selada... O UXP por si só ja bate mto e prolongado e talz. se vc fizer uma dutada vai vibrar demais. enfim.. Eu entraria numa Selada... Pq dai da aquela Batida mais Forte e Seca...

Mai tb depende mto do estilo de Música que vc curte...

Abraços
Atual:
Novo Voyage Trend Imotion 2012
Antigos:
Corsa Hatch 1.4 Econoflex 2010
Corsa Hatch Maxx 1.0 VHC Flex 2006
Corsa Hatch 1.0 VHC 2004
Celta 1.0 MPFI 2000
Corsa Wagon GL 1.6 MPFI 1998
Corsa Hatch GL 1.4 EFI 1996
_Jorge_
:: Rodeio ::
Mensagens: 718
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 03:31:26 PM
Localização: Nova Iguaçu - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por _Jorge_ »

Caixa dutada "com respiro" responde a uma faixa de frequencia bem mais ampla, indo ate aos médios. Neste caso é uma bôa opção p/ quem não usa cornetas, o som é mais puro e mais original.....Já p/ quem curte mais música eletronica, uma caixa selada com filtros passa-baixa é a melhor opção.
will_santana
:: Piquet ::
Mensagens: 262
Registrado em: Quinta-feira 23 2006f Novembro 2006 02:21:28 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por will_santana »

perae!! NUNHUM sub foi feito pra passar voz (medios)
s passa tah mal regulado (sem cortes) e pode queimar

a diferenca da caixa dutada e selada eh a extensaum d resposta, mas pra baixo
vc consegue frequencias mais baixas e reforco nos graves, especialmente ao redor da frequencia d ajuste do duto

caixas dutadas saum BEM maioires q as seladas e sem o devido calculo d posicaum e tamanho do duto e caixa, ficam 1 lixo. s vc quer som pra dentro, vai d selada sem medo. graves mais fieis e com um 1 sub d 12'' vc vai ter bastante potencia sonora. agora s eh som pra fora, vai d dutada pq o ganho de volume ajuda a mandar os graves a maior distancia

qnt ao tipo d musica, a questaum eh soh o tipo d frequencia presente. jazz e classico custumam ter bastante subgraves e soh caixas dutadas conseguem descer tanto. pro resto das musicas a selada responde melhor (mas sem tanto esporro)

[]s
MatheusM
:: Moderador ::
Mensagens: 2013
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 10:48:23 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por MatheusM »

Depende do seu carro e do modulo que vc vai usar e PRINCIPALMENTE o estilo de musica... se vc gosta de musica com batidas rapidas e sem subgrave, como por exemplo um rock pesado, uns dance tunch tunch tunch, vai de selada... Se vc gosta de um grave bem fundo e q faz massagem no banco alem de escutar seu carro chegando de longe vai de dutada...

O uxp é um otimo sub, eu mesmo uso ele Dutado pra qualidade e responde qualquer musica até rapidas sem embolar... depende muito da caixa e da frequencia do crossover q vc vai cortar...

Bom tai uma dica, atualmente to com uma caixa dutada trapezoidal de 62lt pra uxp
Alt: 45cm
Largura: 58cm
Prof Maior: 40cm
Prof Menor: 20cm
2 dutos 3polr x 26cm
Empurrado num Amp mxr 2.300 Turbo com 720rms e 650rms limpo...

Toca com muita qualidade qualquer musica q vc colocar!! Se vc é um fanatico por hi-fi, tem pezinhos com kit 2 vias de r$700, amplificadores Diamond de r$2000 vai de selada(eu axo um desperdicio essa caixa nesse sub pois ele Desce Muuito)... Com selada ou dutada vc ja vai perder um pouco do porta malas, agora eu penso q já q vai perder, ja q vai ter q tirar a caixa pra tirar o step bota logo dutada e numa litragem descente... Se nao quizer fugir muito faz a caixa dutada do manual...

Seja feliz!

will_santana escreveu:perae!! NUNHUM sub foi feito pra passar voz (medios)
s passa tah mal regulado (sem cortes) e pode queimar

a diferenca da caixa dutada e selada eh a extensaum d resposta, mas pra baixo
vc consegue frequencias mais baixas e reforco nos graves, especialmente ao redor da frequencia d ajuste do duto

caixas dutadas saum BEM maioires q as seladas e sem o devido calculo d posicaum e tamanho do duto e caixa, ficam 1 lixo. s vc quer som pra dentro, vai d selada sem medo. graves mais fieis e com um 1 sub d 12'' vc vai ter bastante potencia sonora. agora s eh som pra fora, vai d dutada pq o ganho de volume ajuda a mandar os graves a maior distancia

qnt ao tipo d musica, a questaum eh soh o tipo d frequencia presente. jazz e classico custumam ter bastante subgraves e soh caixas dutadas conseguem descer tanto. pro resto das musicas a selada responde melhor (mas sem tanto esporro)

[]s
muito pelo contrario amigo.. O sub pode passar até agudo, a unica coisa q tem q fazer é respeitar a faixa de frequencia do sub... o uxp tem frequencia de 25hz a 1200Hz.. acima de 160Hz ja se tem Voz grave... entao o uxp pode tocar voz até 1200Hz q já é uma voz Bem media... Só que botando o alto falante pra trabalhar ele divide a potencia nas faixas... Por exemplo se eu boto o uxp pra tocar soh o subgrave de 40Hz ele vai ficar muito mais forte do q eu botar ele pra 40 até 800Hz.. pois "digamos" q a potencia vai ser dividida! :wink:
_Jorge_
:: Rodeio ::
Mensagens: 718
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 03:31:26 PM
Localização: Nova Iguaçu - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por _Jorge_ »

Inclusive pode-se usar apenas sub e tweeter que o som fica perfeito e ainda mais fiel do que usando os drives médios. Neste caso, o sub vai operar livre, sem o filtro passa-baixa
Le Corsa da Sul
:: Millennium ::
Mensagens: 117
Registrado em: Sexta-feira 13 2006f Outubro 2006 11:22:03 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Le Corsa da Sul »

caraca..r.s.rs.r.s num entendo nada de som...acho q deu pra perceber...bom..
mas pelo que eu entendi a dutada é que atende meu gosto...se num fosse tbm agora era tarde.r.s.rs. ja mandei fazer..res.rs.r.sr.s

MATHEUSM: Essa medida de caixa ai nem rola....comprei o power UXP a caixa dele é menor...mais num vai dar galho não pq eu segui a medida do manual..
Bom vou no sabado instalar...ai faço um filmim e posto pra vcs verem..
ABS a todos e mt obrigado pelas dicas!!!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Equipamentos e Projetos de Som”