Corneta 8 ohms - como ligar?

Destinado a você que está querendo fazer um projeto para sonorizar o Corsinha. Aqui você poderá trocar idéias sobre montagem, técnicas, acústica e muito mais. Saiba mais sobre aquele aparelho de som, auto-falante, módulo, etc que você está querendo. Especificações técnicas, recursos possí­veis, potência, etc.
Responder
Andre - Maionese
:: Rodeio ::
Mensagens: 714
Registrado em: Terça-feira 05 2006f Dezembro 2006 04:59:48 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Corneta 8 ohms - como ligar?

Mensagem por Andre - Maionese »

bem amigos... nao entendo bulhufas de som... mlehor, entendo o basico, q se ligar uma ponta em outro tudo funciona... :D

mas, estava olhando no site da autoz, umas cornetas de 75 wrms... tava pensando e vou colocar 2 no meu corsinha... entao, peguei as especificações delas e são de 8 ohms.

peguei um módulo stereo qualquer e vi que é 2 ou 4 ohms... seguinte, como eu ligo 2 cornetas e um módulo stereo? pra q servem os capacitores neste caso?


valeus..


Avatar do usuário
furlanrs
:: Piquet ::
Mensagens: 282
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 11:44:17 AM
Localização: Canoas - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por furlanrs »

Antes de uma olhada nesses dois topicos do clube
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=14773
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=14785

Agora resumindo um pouco,
vc ligando as cornetas em paralelo (positivo com positivo e negativo com negativo) a impedancia dos seus drivers ficaram em 4ohms. Ai vc liga no seu modulo do modo que ele tb trabalhe em 4ohms, como vc disse.
capacitor e um divisor de frequencia, logo vc usa ele para que seu drive trabalhe na frequencia desejada, claro sempre respeitando os limites do mesmo, normalmente se usa o corte em 1200hertz
Abraço


dudufuddellys
:: Champ ::
Mensagens: 521
Registrado em: Quarta-feira 17 2007f Janeiro 2007 10:22:52 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN 1.8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2003

Mensagem por dudufuddellys »

Use um capacitor de 40uF se for ligar os dois drivers em paralelo para resultar em 4ohms, esse capacitor de 40uF vai fazer o corte passa-alta em 1000Hz a 4ohms. Fonte de pesquisas:http://www.autosom.net/artigos.asp, qualquer coisa pesquise lá na seção: Tabelas de atenuação de falantes e filtros.


FRECHA_pick-up
:: Sport ::
Mensagens: 1165
Registrado em: Quinta-feira 17 2006f Agosto 2006 02:20:19 PM
Localização: Passo Fundo - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por FRECHA_pick-up »

Ligação em paralelo: positivo com positivo e negativo com negativo.
Capacitor : serve para que a sua corneta reproduza som a partir de determinada frequencia, que será determinada pelo capacitor que vc utilizar...
TRIO ELÉTRICO COMPACTO...
...DURMA COM ESSE BARULHO!


Andre - Maionese
:: Rodeio ::
Mensagens: 714
Registrado em: Terça-feira 05 2006f Dezembro 2006 04:59:48 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Andre - Maionese »

então, eu poderia por exemplo,:

ligar um módulo mono de 200WRMS em 4 hms e ligar 2 cornetas 100WRMS de 8 ohms em paralelo? ai eu ligaria 2 capacitores, um na entrada de cada corneta?

ou tem q ser módulo stereo?


dudufuddellys
:: Champ ::
Mensagens: 521
Registrado em: Quarta-feira 17 2007f Janeiro 2007 10:22:52 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN 1.8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2003

Mensagem por dudufuddellys »

[quote="andre.fernandes"]então, eu poderia por exemplo,:

ligar um módulo mono de 200WRMS em 4 hms e ligar 2 cornetas 100WRMS de 8 ohms em paralelo? ai eu ligaria 2 capacitores, um na entrada de cada corneta?

ou tem q ser módulo stereo?[/quote]

Não, porque se vc pegar um amplificador mono (1 canal) geralmente é para subwoofer e vem com corte passa-baixa, não vai funcionar pois como o capacitor é um filtro passa-alta vai filtrar todas as freqüências monos, não vai tocar nada, vc tem que pegar um amplificador de no mínimo 2 canais (estéreos).


FRECHA_pick-up
:: Sport ::
Mensagens: 1165
Registrado em: Quinta-feira 17 2006f Agosto 2006 02:20:19 PM
Localização: Passo Fundo - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por FRECHA_pick-up »

andre.fernandes escreveu:então, eu poderia por exemplo,:

ligar um módulo mono de 200WRMS em 4 hms e ligar 2 cornetas 100WRMS de 8 ohms em paralelo? ai eu ligaria 2 capacitores, um na entrada de cada corneta?

ou tem q ser módulo stereo?
O teu raciocinio de potência e impedância está correto, so que o módulo não pode ser mono.
TRIO ELÉTRICO COMPACTO...
...DURMA COM ESSE BARULHO!


Responder

Voltar para “Equipamentos e Projetos de Som”