Dúvida Para Compra de um Subwoofer...

Destinado a você que está querendo fazer um projeto para sonorizar o Corsinha. Aqui você poderá trocar idéias sobre montagem, técnicas, acústica e muito mais. Saiba mais sobre aquele aparelho de som, auto-falante, módulo, etc que você está querendo. Especificações técnicas, recursos possí­veis, potência, etc.
Responder
Twincept
:: Sport ::
Mensagens: 1030
Registrado em: Terça-feira 14 2004f Dezembro 2004 01:44:51 PM
Localização: Olinda - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Dúvida Para Compra de um Subwoofer...

Mensagem por Twincept »

Enton pessoal, peguei um brinquedinho pra dar um grau no som do carro...

É o seguinte, no carro ja tenho instalado:

- MP3 Player da Sony (N Lembro o Modelo agora, mais é aquele Camaleão e talz 4 Canais RCA + RCA do Canal do SUB);
- Kit 2 Vias Bravox CS60D nas Portas;
- Um Par de 6x9 (60w RMS 4ohms) da Bravox do Tampão.

OBS- Ta Tudo Ligado nas Saídas normais do Player... (4x52w) Ta Tocando Legal e talz...

Porém, quero dar um UP... Dai comprei um Módulo Pyramid PB1845X Segue:
Foto:
Imagem
Infos:
Imagem

E Também outro par de 6x9 (60w RMS 4 Ohms tb):
Imagem

Dai o projeto que to pretendendo será Colocar, no caso, os 4 6x9 No Tampão... Ligando de 2 em 2 (Paralelamente) em 2 dos canais do Módulo... Ou seja, Na minha cabeça penso o seguin, cada canal do módulo, da 125W rms a 4 Ohms dai, como ia ficar ligado 2 6x9 em cada Canal do Módulo, em paralelo, "Grosseiramente" o módulo enviaria +/- 63w rms Pra Cada 6x9... Dai, dando pra tocar eles legal sem Forçar mto Sabe... Enfim.. COm esas 4 6x9 Ligado em 2 canais do Módulo.. eu fecho 2 canais do Módulo... Até ai.. ta tudo OK na minha cabeça.. A Dúvida vem agora...

Nos Outros 2 Canais do Módulo quero ligar um Sub... Fazendo Bridge (Ou N.. To as cegas, me digam a melhor forma)... Dai é que to completamente "Cego" nesse sentido, Tipo, Com base nas Informações que postei na figura logo acima, queria sugestoões, Tipo... O que eu imaginei era o seguinte.

Como o Módulo da 200w RMS @ 2Ohms Por Canal em Cada Saída, minha idéia seria, me corrijam se estiver errado, Seria pegar um Subwoofer Bravox UXP de 12" Bobina Dupla de 2Ohms. Dai, cada bobina ligaria em 1 dos 2 canais do Módulo. Dai.. Tocando certinho... Já que o UXP de 12" da 400W rms.

Estou pensando certo?? OU dessa forma eu estaria "desperdiçando" Dinheiro, já que esses 2 canais Restantes n iriam empurrar este Sub satisfatoriamente...

PS- Lembrando que só falta comprar o Subwoofer, o Resto dos Equipamentos já tenho em Mãos...

Grato desde Já...

Abraços
Atual:
Novo Voyage Trend Imotion 2012
Antigos:
Corsa Hatch 1.4 Econoflex 2010
Corsa Hatch Maxx 1.0 VHC Flex 2006
Corsa Hatch 1.0 VHC 2004
Celta 1.0 MPFI 2000
Corsa Wagon GL 1.6 MPFI 1998
Corsa Hatch GL 1.4 EFI 1996
possamai
:: Champ ::
Mensagens: 463
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 11:32:30 PM
Localização: Toledo - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por possamai »

Dae cara.. blz...

Bem .. acredito que funcione sim.. só acho que seu amplificador vai tocar no máximo.. pois de acordo com a imagem que você postou, aquelas potências são retiradas com tensão 14,4 (provavelmente estabilizada), com isso acredito que no seu carro você conseguirá em média 12 volts, portanto a potência final será um pouco menor.

Sobre a ligação do sub está correto. Segue um trecho para sua compreenção:

Uma bobina em cada canal do amplificador

É possível ligar cada bobina em cada canal estéreo ou bridge do amplificador.

Assim, vamos supor que um amplificador de 4 canais possui duas saídas bridge de no mínimo 4 Ohms e você possui um subwoofer Bobina Dupla de 4 Ohms (isto é, duas bobinas de 4 Ohms). Você poderá ligar cada bobina em cada uma das saídas bridge, respeitando a impedância mínima suportada pelo amplificador.

Atenção:
Esse tipo de ligação requer alguns cuidados. O sinal aplicado ao subwoofer deve ser rigorosamente igual em formato e intensidade, caso contrário, poderá danificar a bobina.

Mesmo pegando polaridades corretas nas saídas bridge, pode ocorrer de estarem com polaridades diferentes. Peça para um técnico verificar.

Retirado de Autosom.net - http://www.autosom.net/artigos/subassoci.htm

Espero ter ajudado,
Abraços,
Anderson Possamai
Twincept
:: Sport ::
Mensagens: 1030
Registrado em: Terça-feira 14 2004f Dezembro 2004 01:44:51 PM
Localização: Olinda - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Twincept »

Mas tipo, Eu Ligando o Sub de Bobina Dupla nos 2 canais restantes 2 Canais do Módulo, Entonces n estaria Fazendo Bridge Certo? Ou tipo... Eu faria Brigde... e Ligava em Paralelo as 2 Bobinas? Dai tipo... Qual o Sub é recomendável que eu compre? um Bobina Dupla... Ou um Bobina simples mesmo??

Abraços
Atual:
Novo Voyage Trend Imotion 2012
Antigos:
Corsa Hatch 1.4 Econoflex 2010
Corsa Hatch Maxx 1.0 VHC Flex 2006
Corsa Hatch 1.0 VHC 2004
Celta 1.0 MPFI 2000
Corsa Wagon GL 1.6 MPFI 1998
Corsa Hatch GL 1.4 EFI 1996
Twincept
:: Sport ::
Mensagens: 1030
Registrado em: Terça-feira 14 2004f Dezembro 2004 01:44:51 PM
Localização: Olinda - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Twincept »

Outra dúvida me veio agora...

Tipo.. Eu pretendo Ligar os 2 canais do módulo que vão p/ o Sub... Na saída de Sub do Player.. ou seja.. Já é uma Saída mono... Isso irá me trazer algum ganho? E outra... Eu Usando as saídas mono, eu seria "Obrigado" a fazer Brigde pra ligar o sub? Ou da pra usar normal? Como estou pretendendo.. Cada canal em 1 bobina do Sub.

Ahh outra coisa com essa ligação de "Cada Canal em 1 das Bobinas"... Como fica a impendância do sub que deve comprar? Baseado nas inform. do Meu Módulo, deve comprar Sub Bobina Dupla de 2 ou de 4ohms ??

Ou, se fosse usar um Sub Bobina Simples, Sendo alimentado usando Bridge do Módulo... Dai compraria um Sub Bobina Simples com qto de impedância? 2 ou 4Ohms?

Mals escrever Mto :P É que realmente eu to cheio de dúvidas nessa área...

Grato desde Já...
Abraços
Atual:
Novo Voyage Trend Imotion 2012
Antigos:
Corsa Hatch 1.4 Econoflex 2010
Corsa Hatch Maxx 1.0 VHC Flex 2006
Corsa Hatch 1.0 VHC 2004
Celta 1.0 MPFI 2000
Corsa Wagon GL 1.6 MPFI 1998
Corsa Hatch GL 1.4 EFI 1996
possamai
:: Champ ::
Mensagens: 463
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 11:32:30 PM
Localização: Toledo - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por possamai »

Dae kra.. hehehe.. blz? .. desculpe mais eu tive que dar uma risada aqui.. pelo visto você realmente está com muitas dúvidas.. Brincadera.. :wink:

Bem... como diria nosso amigo "Jack Estripador"... vamos por partes.. :)

Tá.. primeiro, você tá misturando tudo sobre canais e impedâncias.

1º Você deve se decidir qual a maneira você quer ligar o sub.
As opções são:
1 Ligação em Bridge ou ligar cada bobina em um canal.

Bem.. procurei na internet sobre mais informações sobre este módulo e não achei.. pois esta imagem que você colocou eu estou um pouco confuso. Vou explicar mais ou menos pra ti ter uma idéia.

Caso você escolhe um sub com bobina dupla, você podera fazer uma das duas ligações desde que respeita a impedância.
Você pode ligar cada bobina em um canal... por exemplo, se você usar o UXP de 2+2ohms, significa que cada bobina precisa ser ligado em um canal de 2 ohms, no caso do seu módulo ele suporta 2 ohms no canal, e nessa impedância ele vai mandar 200wrms para cada bobina. Isto é toca certinho. Só que como é estéreo se eu não me engano tem que ter cuidado para não queimar as bobinas. Com relação a isto, normalmente é ligado em bridge pra evitar quaisquer problemas.

AGORA... se você quiser pode ligar em bridge, que de acordo com a imagem esse módulo suporta 4 ou 8 ohms... só que dae que eu não intendi, ele não mostra qual a potência enviada em bridge, acredito que seje o dobro da ligação individual, aproximadamente uns 400rms.
Neste caso você pode ligar as 2 bobina do UXP em paralelo que daria um total de 4 ohms, e com isso estaria fazendo um bridge de 4 ohms. Intendeu?

Ixe... acho que compliquei mais ainda né.. hehehe..
Vou tentar fazer um resumo.

Você pode ligar em bridge de 4 ou 8 ohms... OK?
Então você pode usar um Sub de bobina simples de 4 ohms ou 8 ohms (8 ohms é muito raro de achar).
Ou então você pode usar um de bobina dupla de 2+2, ligando em paralelo que daria os 4 ohms igual, ou um de 4+4, que em paralelo daria 8 ohms.

Também você pode ligar um de bobina dupla em cada canal, desde que as bobinas sejam ou de 2+2, ou 4+4.

Depois de você analisar se o casamento das impedâncias casam com seu amplificador, é só verificar se a potência que o amplificador enviar para o sub vai tocá-lo bem.

Por exemplo não adianta você ligar o sub certinho em 2 ohms, se o sub precisa de 300 rms e o amp só manda 200... ae ele vai esquentar muito podendo queimá-lo..

Bem.. desculpe "tooooodo" este texto... espero ter consiguido te explicar.. Dá uma analisada no que eu falei ae, e se mesmo assim tiver dúvida, só postar aqui que terei o prazer em ajudar (seu eu puder responder).. hehehe..

Abraços,
Anderson Posssamai
Twincept
:: Sport ::
Mensagens: 1030
Registrado em: Terça-feira 14 2004f Dezembro 2004 01:44:51 PM
Localização: Olinda - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Twincept »

possamai escreveu:Dae kra.. hehehe.. blz? .. desculpe mais eu tive que dar uma risada aqui.. pelo visto você realmente está com muitas dúvidas.. Brincadera.. :wink:

Bem... como diria nosso amigo "Jack Estripador"... vamos por partes.. :)

Tá.. primeiro, você tá misturando tudo sobre canais e impedâncias.

1º Você deve se decidir qual a maneira você quer ligar o sub.
As opções são:
1 Ligação em Bridge ou ligar cada bobina em um canal.

Bem.. procurei na internet sobre mais informações sobre este módulo e não achei.. pois esta imagem que você colocou eu estou um pouco confuso. Vou explicar mais ou menos pra ti ter uma idéia.

Caso você escolhe um sub com bobina dupla, você podera fazer uma das duas ligações desde que respeita a impedância.
Você pode ligar cada bobina em um canal... por exemplo, se você usar o UXP de 2+2ohms, significa que cada bobina precisa ser ligado em um canal de 2 ohms, no caso do seu módulo ele suporta 2 ohms no canal, e nessa impedância ele vai mandar 200wrms para cada bobina. Isto é toca certinho. Só que como é estéreo se eu não me engano tem que ter cuidado para não queimar as bobinas. Com relação a isto, normalmente é ligado em bridge pra evitar quaisquer problemas.


AGORA... se você quiser pode ligar em bridge, que de acordo com a imagem esse módulo suporta 4 ou 8 ohms... só que dae que eu não intendi, ele não mostra qual a potência enviada em bridge, acredito que seje o dobro da ligação individual, aproximadamente uns 400rms.
Neste caso você pode ligar as 2 bobina do UXP em paralelo que daria um total de 4 ohms, e com isso estaria fazendo um bridge de 4 ohms. Intendeu?

Ixe... acho que compliquei mais ainda né.. hehehe..
Vou tentar fazer um resumo.

Você pode ligar em bridge de 4 ou 8 ohms... OK?
Então você pode usar um Sub de bobina simples de 4 ohms ou 8 ohms (8 ohms é muito raro de achar).
Ou então você pode usar um de bobina dupla de 2+2, ligando em paralelo que daria os 4 ohms igual, ou um de 4+4, que em paralelo daria 8 ohms.

Também você pode ligar um de bobina dupla em cada canal, desde que as bobinas sejam ou de 2+2, ou 4+4.

Depois de você analisar se o casamento das impedâncias casam com seu amplificador, é só verificar se a potência que o amplificador enviar para o sub vai tocá-lo bem.

Por exemplo não adianta você ligar o sub certinho em 2 ohms, se o sub precisa de 300 rms e o amp só manda 200... ae ele vai esquentar muito podendo queimá-lo..

Bem.. desculpe "tooooodo" este texto... espero ter consiguido te explicar.. Dá uma analisada no que eu falei ae, e se mesmo assim tiver dúvida, só postar aqui que terei o prazer em ajudar (seu eu puder responder).. hehehe..

Abraços,
Anderson Posssamai
Vlws cara, eu entendi o que vc disse ae... A única dúvida que me restou é que tipo, no proprio player ha saídas pro Sub.. Ou seja.. são mono.. Enton.. se o Módulo ja recebe o sinal mono.. ele só vai amplificar o mesmo certo? Na parte destacada da sua resposta está justamente a forma de ligação que ue tinha em mente, só me deixou com pé atraz essa questão de mandar um sinal stéreo p/ o sub...

Dai tipo, como as entradas por exemplo, 3 e 4, do módulo estão recebendo sinal Mono que vem do Player... Enton a saída 3 e 4 do módulo, também seria Mono? Correto? Se for assim, poderia usar de boa o UXP de 2+2 Ohms ligado da forma que vc falou, ou seja, 1 bobina no canal 3 e outra no canal 4. Certo?

Vlws ae por suas explicações, tão me tirando bastante dúvidas :P

Abraços
Atual:
Novo Voyage Trend Imotion 2012
Antigos:
Corsa Hatch 1.4 Econoflex 2010
Corsa Hatch Maxx 1.0 VHC Flex 2006
Corsa Hatch 1.0 VHC 2004
Celta 1.0 MPFI 2000
Corsa Wagon GL 1.6 MPFI 1998
Corsa Hatch GL 1.4 EFI 1996
Twincept
:: Sport ::
Mensagens: 1030
Registrado em: Terça-feira 14 2004f Dezembro 2004 01:44:51 PM
Localização: Olinda - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Twincept »

Anda a tempo, Mais Info Sobre esse Módulo no site:
http://www.pyramidcaraudio.com/itempage ... el=PB1845X

E tem o Manual dele tb no End.:
http://www.pyramidcaraudio.com/manuals/royalredamp.pdf

Abraços
Atual:
Novo Voyage Trend Imotion 2012
Antigos:
Corsa Hatch 1.4 Econoflex 2010
Corsa Hatch Maxx 1.0 VHC Flex 2006
Corsa Hatch 1.0 VHC 2004
Celta 1.0 MPFI 2000
Corsa Wagon GL 1.6 MPFI 1998
Corsa Hatch GL 1.4 EFI 1996
Twincept
:: Sport ::
Mensagens: 1030
Registrado em: Terça-feira 14 2004f Dezembro 2004 01:44:51 PM
Localização: Olinda - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Twincept »

Imagem

O que eu imagino é isso... Se a Entrada do módulo receber um sinal Mono (Qeu vem do player, conforme o desenho)... Enton.. Sairá tb Mono... Se eu tiver pensando certo... Os "????" do canal 3 e 4 seria tb Mono... e a 2 ohms... como o Sub pede.. iria alimentar cada bobina com 200w rms?

Espero que sim :P Senon vou ter que estudar mais uehueheuhe

Abraços
Atual:
Novo Voyage Trend Imotion 2012
Antigos:
Corsa Hatch 1.4 Econoflex 2010
Corsa Hatch Maxx 1.0 VHC Flex 2006
Corsa Hatch 1.0 VHC 2004
Celta 1.0 MPFI 2000
Corsa Wagon GL 1.6 MPFI 1998
Corsa Hatch GL 1.4 EFI 1996
possamai
:: Champ ::
Mensagens: 463
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 11:32:30 PM
Localização: Toledo - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por possamai »

Dae.. blz.. que bom que meu texto realmente te ajudou.. hehehe..

Bem.. li o manual e pelo que intendi realmente é do jeito que você fez no desenho.
Apesar de tudo que te falei, só não sei qual o "problema" de ligar, caso seje estéreo, mais do jeito que você colocou está certo sim.

Outra coisa, agora que eu analisei o manual melhor, eu acho que em brigde ele vai manda 500wrms, acredito que seje aquele "Maximum Power output". Mais a princípio é isso mesmo.

Ahhhhh outra coisa.. CUIDADO com o jeito que você colocou os 6x9..

Bem, no primeiro tópico você falou que iria ligar os 2 6x9 em paralelo que iria mandar 63rms aproximado... se lembra?
Ligando de 2 em 2 (Paralelamente) em 2 dos canais do Módulo... Ou seja, Na minha cabeça penso o seguin, cada canal do módulo, da 125W rms a 4 Ohms dai, como ia ficar ligado 2 6x9 em cada Canal do Módulo, em paralelo, "Grosseiramente" o módulo enviaria +/- 63w rms Pra Cada 6x9... Dai, dando pra tocar eles legal sem Forçar mto Sabe..
Bem.. realmente você montou no esquema correto, 2 6x9 paralelo, porém agora que eu vi, que no seu 1º post, você calculou errado.
Quando você ligar os 2 6x9 em paralelo, as impedâncias são divididas, isto é, os 2 6x9 vão ficar como se fosse de 2ohms. Ok? Bem então, de acordo com o manual a 2 ohms ele vai mandar 200rms por canal, ae dividindo nos 2 6x9, cada um receberá 100rms :wink: .. confirma? hehehe
Olha, sobre isto, creio eu que não tem problema, só que seus 6x9 vão tocar esguelado, se você aumentar muito o som corre o risco de queimá-los. Mais nada que sabe controlar..

Qualquer dúvida, manda ae... Espero meu pequeno conhecimento esteje ajudando as suas dúvidas...
Abraços,
Possamai
Twincept
:: Sport ::
Mensagens: 1030
Registrado em: Terça-feira 14 2004f Dezembro 2004 01:44:51 PM
Localização: Olinda - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Twincept »

Então cara.. , foi por isso que deu a dif. entre o 1º post e esse ultimo... Na real vai dar os 100w por 6x9 mesmo.. Dai dai n tem problema, pq dai eu diminuo o ganho no modulo facinho... Deixo bem baixo pra n correr o risco.. e até pq os 6x9 iriam gritar mto se eu deixar o ganho mto alto :P...

Agora sobre o Sub... Enton.. Posso comprar tranquilo o UXP de 2+2ohms.. Já que o módulo recebendo sinal Mono.. vai sair Mono tb né? Dai fica bem de boa...

:P:P

E Valeus Mais uma vez por essa aula :P

Abraços
Atual:
Novo Voyage Trend Imotion 2012
Antigos:
Corsa Hatch 1.4 Econoflex 2010
Corsa Hatch Maxx 1.0 VHC Flex 2006
Corsa Hatch 1.0 VHC 2004
Celta 1.0 MPFI 2000
Corsa Wagon GL 1.6 MPFI 1998
Corsa Hatch GL 1.4 EFI 1996
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Equipamentos e Projetos de Som”