formula pra acertar o ganho do modulo?

Destinado a você que está querendo fazer um projeto para sonorizar o Corsinha. Aqui você poderá trocar idéias sobre montagem, técnicas, acústica e muito mais. Saiba mais sobre aquele aparelho de som, auto-falante, módulo, etc que você está querendo. Especificações técnicas, recursos possí­veis, potência, etc.
Responder
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

formula pra acertar o ganho do modulo?

Mensagem por SemControle »

entao pessoal outro dia estava navegando e vi a formula usada pra acertar o ganho do modulo tinha relacao com potencia do sub e tal, ai a tensao q tinha q deixar na saida usando faixa fixa de frequencia em 60hz, mas o manezao nao salvou o endereco nem encontra mais, alguem saberia essa formula q estou falando?
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


MAYBOY
:: Super ::
Mensagens: 84
Registrado em: Sábado 05 2004f Junho 2004 06:12:11 PM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por MAYBOY »

corsomovel escreveu:entao pessoal outro dia estava navegando e vi a formula usada pra acertar o ganho do modulo tinha relacao com potencia do sub e tal, ai a tensao q tinha q deixar na saida usando faixa fixa de frequencia em 60hz, mas o manezao nao salvou o endereco nem encontra mais, alguem saberia essa formula q estou falando?
Aê corso? bom, nunca ví relação de ajuste de ganho com o sub, e sim com o CD player.... tambem não se deve colocar o modulo pra reproduzir faixa fixa durante muito tempo, pois vc pode queimar o fusivel na bateria (se tiver)muito menos com uma frequencia de 60HZ...
para ajustar o ganho vc precisa primeiro saber a Voltagem na saida RCA do player, e na entrada RCA do modulo. o ajuste do ganho do amplificador, somente determina em qual potencia maxima teu amp vai tocar com um certo volume do player... ou seja, tem player que toca sua potencia max, na metade do volume, outros no final, e assim varia...

depois de tu descobrir as voltagens do modulo, po ex: se tiver sensibilidade de entrada = 0,5 a 6V e teu player for de 0,5V vc tem que ajustar o ganho do amp no maximo, porque todo ganho é igual a uma escala linear de 10 a 0 (butao de girar, do ganho) somente no 10 do botao, ele vai fornecer 0,5V, se vc for abaixando ele vai almentar até chegar 6V, ai nao vai consiguir da a potencia toda, porque seu player so manda até 0,5 ok?

acho que tu nao entendeu nada não é? hehehe mais é isso... é complicado mesmo, pra melhorar tu teria que dizer as Voltagens corretas...

muita gente usa o ganho, como controle de volume, por isso que queima os falantes, porque passa muita destorção (onda quadrada) em um certo momento do ganho... ai QUEIMA MESMO!

abraço!


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

esse modo eu ja vi, no autosom.net
mas esse outro q eu disse tem uma formula q determina a tensao maixima do sub e no mesmo modo, ajustando o ganho pra medir via multimetro até chegar na maxima, so q pra tensao na saida do modulo ser fixa e possivel de ajuste, precisa de uma faixa de frequencia fixa e pro caso de subs na faixa de 60hz memso
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


MAYBOY
:: Super ::
Mensagens: 84
Registrado em: Sábado 05 2004f Junho 2004 06:12:11 PM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por MAYBOY »

corsomovel escreveu:esse modo eu ja vi, no autosom.net
mas esse outro q eu disse tem uma formula q determina a tensao maixima do sub e no mesmo modo, ajustando o ganho pra medir via multimetro até chegar na maxima, so q pra tensao na saida do modulo ser fixa e possivel de ajuste, precisa de uma faixa de frequencia fixa e pro caso de subs na faixa de 60hz memso
è realmente esse eu nunca ví, se ví eu nao me lembro.... mais qual o objetivo disso tudo???


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

deixar as 2 bobinas perfeitamente recebendo a mesma tensao, tendo em vista q peguei ontem o sub q tinha queimado 1 bobina........logo tenho minhas duvidas qnt ao banda estar mandando = nos 2 canais
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


MAYBOY
:: Super ::
Mensagens: 84
Registrado em: Sábado 05 2004f Junho 2004 06:12:11 PM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por MAYBOY »

corsomovel escreveu:deixar as 2 bobinas perfeitamente recebendo a mesma tensao, tendo em vista q peguei ontem o sub q tinha queimado 1 bobina........logo tenho minhas duvidas qnt ao banda estar mandando = nos 2 canais
HA sim, agora eu entendi, mais nunca usei formula pra fazer isso, uma vez medi a tensão em um corzus que eu tinha, mai usei so o multimetro na saida de cada canal... e é preciso sim, um CD de teste pra que a frequencia fique constante...


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

entao, mas tinha uma formula, pra calcular pela potencia maxima do sub e pela impedancia me parece, de modo a nao distorcer e nem ir mais do q pode
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


edu do corsa
:: GSI ::
Mensagens: 2208
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 10:44:43 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por edu do corsa »

se alguem disponibilizar essa formula com certeza vai ir pra pastinha :D
Motorzinho de dentista e pequeno sim... mas gira muito e incomoda muita gente

http://www.youtube.com/watch?v=EjpSa7umAd8


Avatar do usuário
Eddie
:: Millennium ::
Mensagens: 164
Registrado em: Quinta-feira 16 2004f Dezembro 2004 06:15:06 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Eddie »

vamos ver...

sabendo q U=R*I

e Pot=U*I

temos q Pot=U^2/R

estabelecendo uma potencia do sub....

temos assim a tesao AC a ser aplicada no sub... por exemplo....

agora pq usar 60Hz???

isso eh facil... pq essa frequencia q teoricamente tem menos harmonicos e consequentemente,,, menos distorcao...

jah viram especificacoes de amplis???? o THD??? Total Harmonic Distorcion

tarammm

a formula tah ai....

assim vc consegue mto bem ajustar o ampli pro sub...

mas aconselho dah uma olhada na distorcao do player primeiro... pq o player pode ter saida de 4V e distorce em mais ou menos 2/3 do volume onde teoricamente naum chega ainda a 4V..... :wink:

depois disso parte pro ampli... flw
Corsa Novo 1.8Flexpower
Volantes e Pedaleiras - Shutt
Neon Interno - Caseiro!!!
Som - Sony CDX-7705X, Beyma CDR K50, Bravox 5" CX50D, Wharf Clean, VXICE1800, E2K12D2


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

o negocio ta complexo, pensei em usar essa formula pq passei os olhos e nao atentei pra ver se era essa, mas ja pode ser um comeco....iou deixo no talo o ganho mesmo e vamos ver no q da
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Equipamentos e Projetos de Som”