BO NIGHT galera seguinte vejo aqui no forum muitas duvidas em projetos, ligaçções , como instalar, o que deve instalar essas coisas, que seria som automotivo que a maioria pensa que e uma bicho de 7 cabeças, mas nao e!!!!
O que precisamos sabe sobre alguns itens basicos mas essencias na hora da compra
CD PLAYERS - Existem no mercado mmmmmmuiitas marcas de cd plyers no mundo todo desde 100 real ate 5000,00 reais. ai so depende do bolso de cada, nem sempre, se fazendo uma economia pode se comrpar um cd muito bom pagando -se pouco.
Na hora da compra do cd vc tem que saber primeiramente o que vc vai colocar no carro , no caso seria os amplificadores, por issso deixe tudo anotado num papel que sai bem mais facil na hora.
Prefiram cd que tenham o maior numero de saidas rcas p/ um futuro up grade no som, as saidas consitem em front ,rear e sub.
voce pode optar com players que tenham ja corte de frequencia ou totalmente flats(sao mais caros mas a qualdiade e melhor) ,
Voltagem de rca : nao adiante vc comprar um cd que manda 8 volts de rca e um amp de a entrada e no maximo 2v, pq ai vc estara saturadno o som o que ira gerar muita distorção., prefira player entre 4 e 8 v mas sempre com amp compativel, e com impedancia de no maximo 0,5kohms maiores que isso a podera gerar ruidos no seu veiculo. caso a instalção nao estaja boa.
continua amanha hhehehe
O QUE PRECISAMOS SABER QD QUEREMOS COMPRAR RADIOS, AMPS ETC
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amplificadores: amplifiadores existem varios tipos no mercado , tipo booster(usa tranformadores) tipo mosfet(palca e trafos mais rapidos). o primeiro vc pode encontrar em qualquaer lugar quyem nunca ja tev um outem ainda custo e muito barato a partide 30 reai svc compra 1 de 2 cansis m, mas em compensação a qualidade e os ouvidos vao pro saco heheh eles perdem muita da qualdiade pq, alem de usar transformadorres ele sao instalados usando as saidas amplioficadas do player que ja tem alto indice de distorção , ai junta com booster que tem em torno de 5 a 10% dependendo da marca, ai nao ha falante que alguente alta distorção.
Os mosfets qque a galaera ja connhcem bem, ja sao um pouco mais caros que vairiam de 300 ate 10.000,00 reai dependendo da amrca e conigurração dele, els usam as saidas pre out do players que tem uma relação de sinal ruidp muito boa podendo variar de 95 ate 110 db depende da marca e a voltagem nele aplicada na entrada RCA do amplificador, quanto mais voltagem menor ruidos indesejaveis ira gerar no sistema de som, e tbem nao adianta colocar um amp. de trocesentos mil reais com cabos ching ling, pq e dinheiro jogado fora, aind mais como sao mosfets pecisamde um carga de bateria contantes,, abaaixando essa carga pra maximode 10.5 volts, o falante ira travar e o amp ira queimar. Pricipalmente em amplificadores Digitais mono, nao adiante coloca um amp de 1800 rms com bateria de 45Amperes, e muito menos cabos mau dimenssionados que podera gerar ate brasa no seu carro hehehe
Os mosfets qque a galaera ja connhcem bem, ja sao um pouco mais caros que vairiam de 300 ate 10.000,00 reai dependendo da amrca e conigurração dele, els usam as saidas pre out do players que tem uma relação de sinal ruidp muito boa podendo variar de 95 ate 110 db depende da marca e a voltagem nele aplicada na entrada RCA do amplificador, quanto mais voltagem menor ruidos indesejaveis ira gerar no sistema de som, e tbem nao adianta colocar um amp. de trocesentos mil reais com cabos ching ling, pq e dinheiro jogado fora, aind mais como sao mosfets pecisamde um carga de bateria contantes,, abaaixando essa carga pra maximode 10.5 volts, o falante ira travar e o amp ira queimar. Pricipalmente em amplificadores Digitais mono, nao adiante coloca um amp de 1800 rms com bateria de 45Amperes, e muito menos cabos mau dimenssionados que podera gerar ate brasa no seu carro hehehe
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AUTO FALANTES: A escolha correta do tamanho (diâmetro do cone) e da quantidade dos alto-falantes a serem utilizados no interior de um veículo é uma das principais lições do mundo do som automotivo. É uma informação importante por um motivo simples. O ouvido humano é capaz de ouvir (distinguir) sons subgraves, graves, médios e agudos; ou seja, sons com freqüências que vão desde 20Hz até 20.000Hz. E não há um único equipamento capaz de reproduzir essa faixa de freqüência sozinho.
Se o conjunto de alto-falantes que você for colocar no sistema de som puder reproduzir todas essas freqüências, então as chances de o som ter qualidade serão muito boas.No caso dos sons médios e agudos não há a necessidade de grandes deslocamentos de ar. É exigido do equipamento, porém, grande velocidade. Para reproduzir, por exemplo, 1.000Hz, o alto-falante de médios (ou midrange) deverá realizar 1.000 excursões completas no intervalo de 1 segundo.
Já os tweeters, para poderem reproduzir os sons agudos, chegam a realizar de 3.000 até 20.000 excursões por segundo! Para que uma peça possa apresentar tamanha velocidade, ele deve possuir algumas características especiais, tais como: pouca massa, grande rigidez, pouca inércia e pouca resistência ao ar durante seu excursionamento. Essa grande velocidade, no entanto, tem um custo. Os alto-falantes próprios para reprodução de sons médios e agudos não conseguem experimentar grandes excursionamentos e por isso não são capazes de tocar freqüências muito baixas (subgraves e graves).
Agora chegamos à seguinte conclusão: é preciso usar tamanhos diferentes para conseguir cobrir toda a faixa de freqüências audíveis (20Hz a 20KHz). Veja (de modo geral) o que você pode fazer com cada tamanho de alto-falante:
Tamanho do alto-falante Faixa de trabalho ideal
Subwoofers de 15” 16Hz até 60Hz
Subwoofers de 12” 25Hz até 80Hz
Subwoofers de 10” 30Hz até 100Hz
Subwoofers de 8” 40Hz até 300Hz
Woofers de 15” 40Hz até 400Hz
Woofers de 12” 50Hz até 1.000Hz
Woofers de 10” 60Hz até 2.000Hz
Woofers de 8” 70Hz até 2.500Hz
Midbass de 6x9” 80Hz até 2.500Hz
Midbass de 6” 80Hz até 3.500Hz.
Midbass de 5” 100Hz até 5.000Hz
Midrange de 6” 150Hz até 5.000Hz
Midrange de 5” 250Hz até 7.000Hz
Midrange de 4” 400Hz até 8.000Hz
Midrange de 3” 250Hz até 7.000Hz
Drivers 700Hz até 10.000Hz
Coaxial / Triaxial 6x9” 75Hz até 20.000Hz
Coaxial / Triaxial 5x7” 85Hz até 20.000Hz
Coaxial / Triaxial 4x6” 100Hz até 20.000Hz
Coaxial / Triaxial 6” 80Hz até 20.000Hz
Coaxial / Triaxial 5” 100Hz até 20.000Hz
Coaxial / Triaxial 4” 3.500Hz até 20.000Hz
Tweeters de 2,5” 2.500Hz até 20.000Hz
Tweeters de 1” 3.500Hz até 20.000Hz
Se o conjunto de alto-falantes que você for colocar no sistema de som puder reproduzir todas essas freqüências, então as chances de o som ter qualidade serão muito boas.No caso dos sons médios e agudos não há a necessidade de grandes deslocamentos de ar. É exigido do equipamento, porém, grande velocidade. Para reproduzir, por exemplo, 1.000Hz, o alto-falante de médios (ou midrange) deverá realizar 1.000 excursões completas no intervalo de 1 segundo.
Já os tweeters, para poderem reproduzir os sons agudos, chegam a realizar de 3.000 até 20.000 excursões por segundo! Para que uma peça possa apresentar tamanha velocidade, ele deve possuir algumas características especiais, tais como: pouca massa, grande rigidez, pouca inércia e pouca resistência ao ar durante seu excursionamento. Essa grande velocidade, no entanto, tem um custo. Os alto-falantes próprios para reprodução de sons médios e agudos não conseguem experimentar grandes excursionamentos e por isso não são capazes de tocar freqüências muito baixas (subgraves e graves).
Agora chegamos à seguinte conclusão: é preciso usar tamanhos diferentes para conseguir cobrir toda a faixa de freqüências audíveis (20Hz a 20KHz). Veja (de modo geral) o que você pode fazer com cada tamanho de alto-falante:
Tamanho do alto-falante Faixa de trabalho ideal
Subwoofers de 15” 16Hz até 60Hz
Subwoofers de 12” 25Hz até 80Hz
Subwoofers de 10” 30Hz até 100Hz
Subwoofers de 8” 40Hz até 300Hz
Woofers de 15” 40Hz até 400Hz
Woofers de 12” 50Hz até 1.000Hz
Woofers de 10” 60Hz até 2.000Hz
Woofers de 8” 70Hz até 2.500Hz
Midbass de 6x9” 80Hz até 2.500Hz
Midbass de 6” 80Hz até 3.500Hz.
Midbass de 5” 100Hz até 5.000Hz
Midrange de 6” 150Hz até 5.000Hz
Midrange de 5” 250Hz até 7.000Hz
Midrange de 4” 400Hz até 8.000Hz
Midrange de 3” 250Hz até 7.000Hz
Drivers 700Hz até 10.000Hz
Coaxial / Triaxial 6x9” 75Hz até 20.000Hz
Coaxial / Triaxial 5x7” 85Hz até 20.000Hz
Coaxial / Triaxial 4x6” 100Hz até 20.000Hz
Coaxial / Triaxial 6” 80Hz até 20.000Hz
Coaxial / Triaxial 5” 100Hz até 20.000Hz
Coaxial / Triaxial 4” 3.500Hz até 20.000Hz
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Usando a tabela acima, podemos escolher corretamente os tamanhos para abranger completamente as freqüências audíveis (ou o mais próximo possível dessas freqüências). Podemos usar então várias combinações para obter bons resultados. Vejamos três delas:
Ex. 1): Tweeter de 1" + midbass de 6" + subwoofer de 12"
Ex. 2): Tweeter de 1" + midbass de 5" + subwoofer de 10"
Ex. 3): Coaxial de 6" + subwoofer de 10" ou 12"
Ex. 1): Tweeter de 1" + midbass de 6" + subwoofer de 12"
Ex. 2): Tweeter de 1" + midbass de 5" + subwoofer de 10"
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licao em algumas partes hehe muito bom...
Rua não é disputa, é convivência.
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O tópico abrange muito bem as informações, mas está um pouco difícil de ler...
Pretende continuar com equivalências de impedâncias, potências, divisores, atenuadores, caixas acústicas? Se o fizer será uma ótima referência
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vale alguma coisa sobre criacao do palco e coisas do genero hehe
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Você que têm um sistema SPL está interessado em palco?corsomovel escreveu:vale alguma coisa sobre criacao do palco e coisas do genero hehe
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poxa panda pode ser util pra quem quer algo bem harmonioso
deixa eu alargar o porta malas q vem 2 de 15
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se eh pra fikar completo tb poderia ter informações de como fazer uma sonorização pra dvd
Motorzinho de dentista e pequeno sim... mas gira muito e incomoda muita gente
http://www.youtube.com/watch?v=EjpSa7umAd8
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