Opiniões (Ajuda!)

Destinado a você que está querendo fazer um projeto para sonorizar o Corsinha. Aqui você poderá trocar idéias sobre montagem, técnicas, acústica e muito mais. Saiba mais sobre aquele aparelho de som, auto-falante, módulo, etc que você está querendo. Especificações técnicas, recursos possí­veis, potência, etc.
Responder
rafaqm13
:: Millennium ::
Mensagens: 116
Registrado em: Sábado 29 2004f Maio 2004 09:27:01 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Opiniões (Ajuda!)

Mensagem por rafaqm13 »

Fala Galera!
Seguinte:
Jah to com o sonzinho aqui e vou montar.
O Sub (Bravox 125Wrms 4ohms) eu resolvi montar na tampa. O fabricante recomenda essa instalação já que ele é do tipo free-air. A caixa recomendada é de 20 l, eu ia gastar 80 pratas e usar menos da metade de uma placa de mdf.
Dois falantes de 8" Hinor Star Two 50Wrms 4ohms.
Módulo MXR SBW1000 = 1x100 (4ohms) + 2x50(2 ou 4ohms) Wrms.
Ou seja, o módulo tá casando direitinho com sub e falantes. Vai faltar agudo? Se sim, o que e como (paralelo, série, com sub, com falantes) eu coloco sem prejudicar muito a potência mandada para o resto? E vai ser difícil casar impedâncias se colocar algo mais...
Ex-01' Ford Fiesta GL 1.0 Álcool
Garagem:
96' GM Corsa GL 1.4 EFI
09' Ford Ka 1.6 Flex Performer
www.fordhp.com.br


Avatar do usuário
afmsys
:: Millennium ::
Mensagens: 111
Registrado em: Domingo 18 2004f Janeiro 2004 12:55:44 AM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por afmsys »

qual a finalidade do teu som? pra dentro ou pra fora?
vai usar ele muito com a tampa aberta???

como vai instalar os 2 de 8"???

Eu faria o seguinte: Sub em caixa selada, os dois de 8" no tampão e colocaria pelo menos dois tweters.... ou então duas cornetas... ai depende se voce quer som normal ou "trio"...

Ligaria o canal 1x100 no sub da caixa e os outros canais (stereo) nos de 8" ligados em paralelo com os tweters (ou cornetas) mas com divisores de frequencia (pode ser capacitores) no tweter/corneta.

esse valor de caixa para o sub é para graves normais (mais encorpados) ou para batidas secas? qual é o sub?


Sedan 01 Azul motor SFI 16V
Foi bom enquanto durou CORSÃO!!!
afmeng@yahoo.com.br

Imagem


rafaqm13
:: Millennium ::
Mensagens: 116
Registrado em: Sábado 29 2004f Maio 2004 09:27:01 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por rafaqm13 »

Bom. acabei de voltar da casa de um parceiro e to com um par de tweeters pequenos com 60Wrms a 4 Ohm ou 30Wrms a 8 Ohm.
Agora preciso de ajuda pois não quero queimar meu módulo.
Vou Ligar:
1 falante 4 Ohms 50Wrms
1 tweeter 4/8 Ohms 60/30Wrms.
Na saída do módulo: 2/4 Ohms 50Wrms.
Agora quem souber, me corrige.
Ligando o tweeter e o falante em paralelo em um dos canais e considerando que o tweeter trabalhará a 4 Ohms, terei (1/4 + 1/4)^-1 = 2 Ohms. Ou seja para o módulo será equivalente a 2 Ohms e as impedâncias dos falantes/tweeters/módulo estarão bem casadas não causando danos no módulo.
Assim ele vai mandar 50Wrms em cada canal e como as impedâncias são iguais nos dois (falante/tweeter) cada um ficará com metade dessa potência. Terei assim 4x25 Wrms.
Essa divisão da potência resulta em uma grande perda de volume?
Ex-01' Ford Fiesta GL 1.0 Álcool
Garagem:
96' GM Corsa GL 1.4 EFI
09' Ford Ka 1.6 Flex Performer
www.fordhp.com.br


rafaqm13
:: Millennium ::
Mensagens: 116
Registrado em: Sábado 29 2004f Maio 2004 09:27:01 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por rafaqm13 »

afmsys escreveu:qual a finalidade do teu som? pra dentro ou pra fora?
vai usar ele muito com a tampa aberta???
Para dentro, mas se der p ouvir de fora fica maneiro! :D
como vai instalar os 2 de 8"???

Eu faria o seguinte: Sub em caixa selada, os dois de 8" no tampão e colocaria pelo menos dois tweters.... ou então duas cornetas... ai depende se voce quer som normal ou "trio"...
Enquanto isso, vai ficar na tampa mesmo, vou deixar a caixa mais para frente quando trocar de sub. Ele bate legal na tampa, é especial para essa finalidade.
Ligaria o canal 1x100 no sub da caixa e os outros canais (stereo) nos de 8" ligados em paralelo com os tweters (ou cornetas) mas com divisores de frequencia (pode ser capacitores) no tweter/corneta.
No meu post acima, estão mais dúvidas sobre essas ligações. Como é esse esquema de divisor de freqüência?
esse valor de caixa para o sub é para graves normais (mais encorpados) ou para batidas secas? qual é o sub?
20 litros normais, o sub é de 8" 125Wrms, Bravox Revenge.
Ex-01' Ford Fiesta GL 1.0 Álcool
Garagem:
96' GM Corsa GL 1.4 EFI
09' Ford Ka 1.6 Flex Performer
www.fordhp.com.br


Avatar do usuário
afmsys
:: Millennium ::
Mensagens: 111
Registrado em: Domingo 18 2004f Janeiro 2004 12:55:44 AM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por afmsys »

não entendi, voce vai ligar o sub ou os falantes de 8" no tampão???


então, liga em paralelo um falante de 8" com um tweter, ai coloca um capacitor de valor proximo de 4,7uF (voce acha isso em qualquer loja de eletronica) em série com o tweter para que ele não "puxe" as frequencias médias nem graves, ai ele vai tocar apenas os agudos ( essa é a função dele! apenas agudos) e ai os médios e graves vai tocar apenas no 8".

a impedância vai casar legal entre falantes e ampli, não terá problemas com isso...


se voce colocar o sub da bravox no tampão, vai acabar "arrombando" o tampão e fatalmente vai ter problemas de vibração... eu tenho o seguinte pensamento: tampão só coloque alto-falantes que vão tocar de grave pra cima (agudos) pois se for tocar sub-graves, voce terá problemas... além da perda de eficiencia pq um sub bate muuuuito mais forte em uma caixa do que em um tampão... se for o caso, compra uma bazooka (é barata, algo em torno de R$70) só pra acomodar o sub...

voce só tem um sub desse da bravox? se for só um voce teria que abrir um buraco no meio do tampão, ai quando tirar ele pra colocar numa caixa ou bazooka vai ficar com o tampão inutilizado, além de que um furo só no meio do tampão fica feião...

se tiver com problema de grana e quiser deixar o lance do Sub+caixa pra depois, liga só os 8" Hinor com os tweeters e quando der faz o lance do sub+caixa...


Sedan 01 Azul motor SFI 16V
Foi bom enquanto durou CORSÃO!!!
afmeng@yahoo.com.br

Imagem


rafaqm13
:: Millennium ::
Mensagens: 116
Registrado em: Sábado 29 2004f Maio 2004 09:27:01 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por rafaqm13 »

vlw!
Esse capacitor não vai mexer com as impedâncias que já estão casadas não né?
Ex-01' Ford Fiesta GL 1.0 Álcool
Garagem:
96' GM Corsa GL 1.4 EFI
09' Ford Ka 1.6 Flex Performer
www.fordhp.com.br


Avatar do usuário
afmsys
:: Millennium ::
Mensagens: 111
Registrado em: Domingo 18 2004f Janeiro 2004 12:55:44 AM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por afmsys »

não vai mexer não... vai até ajudar evitando queima dos tweters...

se voce quiser pode fazer testes pra ver qual capacitor "toca" melhor ao seu agrado... mas não coloque capacitores com valores maiores que 4.7uF (uF = micro Farah)

Falow!!!


Sedan 01 Azul motor SFI 16V
Foi bom enquanto durou CORSÃO!!!
afmeng@yahoo.com.br

Imagem


Dinho97
:: Wind ::
Mensagens: 42
Registrado em: Segunda-feira 28 2005f Março 2005 12:08:34 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Dinho97 »

Ai afmsys, blz???

Não querendo abusar dos seus conhecimentos....hehehe

Que conta eu tenho que fazer pra casar a impedância de falantes de 4ohms com cornetas e tweter´s profissionais que são de 8ohms???

por exemplo:

se eu colocar duas cornetas e um tweter profissional, todos em paralelo, qual será a impedância resultante neste sistema???

e se eu acresentar mais um 6x9 de 4ohms, como vai ficar a impedância?

isto servirá de exercicio pra eu montar o meu som...pois estou definindo os equipamentos (módulo por exemplo) e gostaria de saber como casar a impedância nestes casos.

Valeu pela ajuda!!

1 abração
Sedan GLS Verde Western 1.6
Vendido porque o Seguro deu PT.
Mas se Deus quiser ainda comprou outro...o melhor carro que eu já tive!!!


Avatar do usuário
Eddie
:: Millennium ::
Mensagens: 164
Registrado em: Quinta-feira 16 2004f Dezembro 2004 06:15:06 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Eddie »

Dinho97 escreveu:Ai afmsys, blz???

Não querendo abusar dos seus conhecimentos....hehehe

Que conta eu tenho que fazer pra casar a impedância de falantes de 4ohms com cornetas e tweter´s profissionais que são de 8ohms???

por exemplo:

se eu colocar duas cornetas e um tweter profissional, todos em paralelo, qual será a impedância resultante neste sistema???

e se eu acresentar mais um 6x9 de 4ohms, como vai ficar a impedância?

isto servirá de exercicio pra eu montar o meu som...pois estou definindo os equipamentos (módulo por exemplo) e gostaria de saber como casar a impedância nestes casos.

Valeu pela ajuda!!

1 abração
eh o seguinte... se vc ligar falantes de 8Ohms em paralelo a resistencia equivalente sera de 4Ohms.... se vc ligar por exemplo 2tw em paralelo tera 4Ohms o msm ocorre com as cornetas... no seu caso oq vc esta propondo eh o seguinte.....

2tw//2cornetas kda um de resitencia de 8 Ohms

sao 4 falantes... entaum divida o valor de 8Ohms/4 sera portanto uma resistencia de 2OHms.... :wink:
Corsa Novo 1.8Flexpower
Volantes e Pedaleiras - Shutt
Neon Interno - Caseiro!!!
Som - Sony CDX-7705X, Beyma CDR K50, Bravox 5" CX50D, Wharf Clean, VXICE1800, E2K12D2


Dinho97
:: Wind ::
Mensagens: 42
Registrado em: Segunda-feira 28 2005f Março 2005 12:08:34 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Dinho97 »

Eddie, valeu pela dica!!!

Mas no caso, são 1TW/2 cornetas.....portanto, 3 falantes de 8ohms...o cálculo é o mesmo? 8 dividido por três????

e se eu colocar 1tw/2 cornetas + um 6x9...portanto 3 falantes de 8ohms e um de 4 ohms??? Qual é o cálculo???

isso dá um nó na minha cabeça....rs

Mais uma vez obrigado!!!
Sedan GLS Verde Western 1.6
Vendido porque o Seguro deu PT.
Mas se Deus quiser ainda comprou outro...o melhor carro que eu já tive!!!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Equipamentos e Projetos de Som”