[SOLUÇÃO] - Estudos e montagem de um kit verão

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
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Bange
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Mensagem por Bange »

Nunes,

Nem 8 e nem 800...rs!

Se a VT abre com 92°, não adianta as ventoinhas ligarem em torno de 90°, pois antes da abertura não há circulação de água pelo sistema... a não ser que:

1- vc. tenha retirado a VT
2- não esteja havendo uma razoável precisão na leitura do painel ou de seu sensor
3- sensor da temperatura para a ECU bem alterado para menos.

Tem que levantar isso heim... não que venha a dar problemas, mas o sistema pode não estar aproveitando o melhor, pois acho que está trabalhando no limite inferior...

Esse caso de temperatura é muito controverso, pois na falta de valores exatos fornecidos pelo fabricante, agente fica jogando com sentimentos ou acreditando que o próprio carro é que está correto, pois é novo ou os componentes foram trocados por originais e aí assume que é o correto...seja lá que valores apresente...

Eu acho que nós (todos os foristas e donos de Corsa), deveríamos bombardear a GM com indagações desse tipo, na negativa, entrar com a defesa do consumidor, revistas e programas de TV especializados em automóveis, pois além do fator custo fixo, que é trabalhar fora da faixa correta e não ter o melhor rendimento do motor, tem aspectos como meio ambiente e eventualmente aquela "porrada" com uma retífica ou ainda aquela peregrinação em oficinas mecânicas, de radiadores, eletricistas, etc...

Eu já questionei a GM em várias outras situações e ela me descarta, pois meu carro está fora de linha, me orientando a uma concessionária para fazer o serviço ou dirimir dúvidas... a concessionária cobra uma nota de serviço e alguma eventual informação será sempre de boca e não oficial.

Deveríamos lutar, no bom sentido, para que a informação venha no próprio manual ou que seja fornecida pelo fabricante, para os carros já fabricados, assim como pressão dos pneus, tipo de óleo, capacidades, etc... pois aí além de não restar dúvidas, teremos um motor mais ecologicamente correto e economia no bolso.

Estamos discutindo entre meia dúzia de amigos com algum interesse e conhecimento, mas exite uma legião que vem aqui para tirar exatamente dúvidas a respeito e tem um número muuito maior de usuários que nem sabem que este fórum existe e muito menos onde fica o sensor de temperatura, e essa turma sofre no bolso...

Enquanto não for fornecida a versão oficial, eu prefiro que o motor trabalhe como está o meu e com um limite de aviso que me dê uma segurança a mais...pois é meu bolso que dói né?...


nunesclj
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Mensagem por nunesclj »

Bange, eu não estou jogando com sentimento e dizendo que o meu Corsa está correto e o seu está errado, ou vice-versa, só relatei como está o comportamento do motor do meu Corsa comparado ao seu, não me leve a mal kk.
Meu Corsa estava sem VT, coloquei a original Wahler e troquei o sensor de temperatura. Reparo que a VT começa a abrir quando o ponteiro chega na marcação de 90ºC, e a 1ª velocidade aciona quando o ponteiro passa um pouco da marcação dos 90, o que daria +- 93ºC. Lembrando que meu Corsa é 1.6 16V, a VT e o sensor de temperatura são diferentes no formato, mas acho que a temperatura de acionamento é igual a do 8V.

VC conseguiu verificar se a temperatura do motor bate com a indicada no painel?


Bange
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Mensagem por Bange »

Nunes, não levei a mal não... desculpe se passe essa impressão, mas o fato é que percebo que a desinformação é geral e até se justifica por não vir oficialmente da fonte, que são os fabricantes...

Quando mencionei o sentimento, também me incluí no bolo...

Veja que vc. está aparentemente confortável com o regime do seu carro...meu sentimento é que ele trabalha no limite inferior...

O Zé, também está aparentemente confortável com o dele próximo de 100°, mas meu sentimento é que o dele está no limite superior...

Eu, estou mais ou menos no meio e também me sinto confortável, não só pelo regime, mas também pelo controle de limite que criei...

Repare que são 3 sentimentos diferentes, mas que "podem" estar compartilhando a faixa correta... quem estaria mais certo? Eu não sei e acho que deveríamos sair de nossos confortos e buscar as respostas precisas... nem tanto em termos exatos, mas ao menos da faixa para cada um dos nossos motores, pois embora tenham a mesma base, podem ser diferentes no aspecto da temperatura... ou não...

Da forma que está o nível de desinformação a respeito, não chegaremos nunca a um denominador comum e certamente isso gera confusão na cabeça dos que aqui chegam pedindo socorro, pois além de cada um externar como o próprio carro trabalha, terão aqueles que afirmarão categoricamente que o correto é este ou aquele, pois assumirão seguir uma das três vertentes...

Quanto a VT, todos os fabricantes que pesquisei mostram que para toda a linha Corsa o valor é 92°, sendo que uma ou outro mostra uma tolerância de +-2°, então se todos forem iguais, a VT pode abrir entre 90 e 94°.

Vc mencionou que a sua começa a abrir quando o ponteiro chega nos 90°, mas como vc. comprova que ela está abrindo? Ela tem alguma indicação visual de movimento? Se não, só dá pra saber cozinhando a VT, com um termômetro junto.

Bom, eu só consegui me certificar de que o mostrador ficou preciso depois que troquei o sensor, mas não posso afirmar que as temperaturas batem, pois:

1 - os sensores são postos em pontos diferentes do motor, um na entrada da água fria e outro na saída da água quente.
2 - existe uma demora na resposta dos sensores, pois não são elementos como uma lâmpada que acende e apaga por um interruptor.
3 - o próprio medidor do painel também é lento (desliga a chave e observa...)

Juntando tudo isso com o dinamismo da variação constante do motor em trabalho, jamais se conseguirá a mesma leitura ao mesmo tempo em ambos...porém eu quando cozinhei os sensores, obtive resultados muito satisfatórios e próximos ao valores de referência.

Mesmo assim ainda tive que lançar mão de um resistor em paralelo ao sensor da ECU, pois só assim é que consegui manipular o resultado para que as ventoinhas ligassem no ponto que eu queria.


nunesclj
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Mensagem por nunesclj »

Eu percebo que a VT abre pois o ponteiro da temperatura quando chega na marcação de 90ºC, após ligar o motor frio, desce pouca coisa mas de forma brusca (o mesmo acontece com a FIAT Strada que uso para trabalhar, se percebe que a VT abre quando o ponteiro da temperatura cai pouca coisa mas de forma brusca). Outra forma de perceber quando a VT abre é encostando na mangueira que sai da carcaça da termostática, que fica quente assim que a VT abre. Ah, e tem uma diferença na montagem dos sensores de temperatura do painel para o Corsa 8V e os 16V: no 8V ele é montado abaixo da bobina, já nos 16V ele fica ao lado do sensor de temperatura da injeção, próximo à correia dentada.


Bange
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Mensagem por Bange »

Temperatura da injeção ou do painel?

É uma montagem mais lógica ficarem juntos, pois aí não pode dar diferença alguma.

Gostei da dica de perceber a temperatura da mangueira... não é precisa e só vale para quando o motor parte do frio, mas já é alguma coisa.

Acho que também serve para avaliar um possível travamento de VT fechada...


nunesclj
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Mensagem por nunesclj »

Nos 16V, os sensores da temperatura da injeção e do painel são montados um ao lado do outro.


Bange
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Mensagem por Bange »

Pessoal, retorno a este tópico para relatar a recente ocorrência...

Ontem peguei um engarrafamento e pela segunda vez desde que revisei o kit verão e instalei o alarme, o fusível auxiliar do kit verão queimou...de ambas as vezes eu o substituí pela cor original láaa da instalação pelo eletricista (amarelo 20A).

Só que hoje eu resolvi analisar o porque das queimas...

Em primeiro lugar o fusível era menor que o original do carro (verdel 30A).
Em segundo lugar, após a troca e teste com papelão obstruindo o radiador, verifiquei que a segunda velocidade não estava funcionando para o ventilador maior, que é acionado pelo relé R3 (amarelo).

Eu já comentei sobre este relé, que tem uma eletrônica que faz com que ele tenha uma operação mais lenta que o normal, exatamente para não ligar ambas as ventoinhas ao mesmo tempo, pois o pico de corrente é enorme...primeiro liga a ventoinha menor e uns 3s depois a maior...mas no meu caso ele não estava acionando a ventoinha maior devido a sujeira em seu contato.

Após a retirada da capa do relé, verifica-se que seu contato fica obstruído pela forma construtiva e isto dificulta não só ver como também limpar...daí, antes de comprar outro, resolvi abrir uma janelinha no plástico que obstrui o contato e deu pra ver e limpar normalmente como nos outros...vejam as fotos...
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Bom, após a limpeza o mesmo voltou a funcionar corretamente...mas por que a queima do fusível, já que a corrente da ventoinha é de apenas 12A (quando tem 12V na bateria)?
Minha teoria é que que o não funcionamento normal (pela ECU), do relá, fazia com que o kit verão entrasse em ação...e de fato entrou por diversas vezes antes de queimar o fusível...como não sei qual a corrente de pico no momento do acionamento, mas imagino ser grande, pois até a GM colocou um fusível de 30A, é possível que a queima seja devido ao subdimensionamento feito pelo eletricista, de 20A.

Com a limpeza do relé e o retorno ao funcionamento normal, não saberei se a causa era realmente do subdimensionamento, mas o legal de tudo é que meu alarme funcionou como previsto e me salvou de um possível sobreaquecimento ou até de fundir o motor.

Pra quem não fez tal sistema...e até pra quem fez...fica aí a dica do relé e de como proceder para uma limpeza.


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Eu tinha percebido mesmo essa diferença entre o acionamento das ventoinhas. Mas achava que era uma estratégia da IE e não coisa do relé.

Excelente dica!
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Bange
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Mensagem por Bange »

É mesmo...parece, mas não é...

Veja no esquema que do pino A5, sai um terra que vai tanto para o relé R3 (ventoinha 2, maior), como para o R5 (reversível, que retira a ligação serial das 2 ventoinhas e comuta a ventoinha 1 para a maior velocidade).

Como o R3 tem retardo na operação, primeiro a ventoinha 1 ´muda para a velocidade maior e após o retardo do R3, a ventoinha 2 liga na maior velocidade.

Se reparar bem, no momento que a ventoinha 1 muda para maior, a 2 é desligada e depois de uns 3s ela já liga na maior velocidade.

Eu acho que esta função bem poderia estar já acoplada ao motor...a tenologia do NTC taí...é só aplicar.


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Pelo som delas, quando o AC chama a velocidade alta, dá para perceber. Até mesmo os estalos que os relés dão quando atracam são fora de sincronia.

Lembro que no Vectra, com o AC ligado, ao chamar a velocidade alta, as duas entravam ao mesmo tempo. O motor dava uma baqueada, se estivesse em ponto morto.
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