[SOLUÇÃO] - DEFEITO NO BOTÃO DO A/C. Resolvido!

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
L u i z
:: Super ::
Mensagens: 69
Registrado em: Segunda-feira 28 2008f Janeiro 2008 03:33:26 PM
Localização: Santiago - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[SOLUÇÃO] - DEFEITO NO BOTÃO DO A/C. Resolvido!

Mensagem por L u i z »

Pessoal, resolvi ressuscitar um tópico semelhante, mas não obtive ajuda. Assim, resolvi criar um novo!

Vou tentar resumir ao máximo o problema, é o seguinte:

Comprei meu Corsa Hatch Super 1.6 4p em Dezembro de 2011, o botão do AR já estava quebrado, sendo que tinha que puxar com cuidado a parte preta externa para ligar o AR, caso contrário ela saia. Um tempo depois, tentando ajeitar o problema, retirei a parte preta, o botão e coloquei fita isolante, por dentro, de modo que engrossou um pouco o encaixe e coloquei no lugar de volta e ficou perfeito. Assim, com cuidado o AR sempre ligou e funcionou perfeitamente, até que...

Sempre cuido do AR e apesar do frio intenso do RS, ligo ele no mínimo a cada 10 dias por uns 15 minutos pra manter o gás pressurizado e testar o sistema, conforme manda o manual. Foi assim, que do nada, começou a não querer ligar. Eu puxo o botão para ligar, ele até acende o led, mas não liga o ventilador e nem gela, vou tentando umas 2, 3, 4 vezes até que liga.

Fui viajar no último final de semana e precisei do AR, aí que não ligou mesmo! Ontem, resolvi dar uma mexida. Tirei a parte preta externa pra ver se o problema era no botão quebrado, mas acho que não. Só que é um mau contato mesmo, pois ontem fui tentando, tentando até que consegui três resultados, que compartilho com os amigos do Corsa Club, esperando alguma ajuda:

O primeiro, com o motor desligado, ele acendeu o led e ligou a ventoinha.

O segundo, resolvi ligar o motor já que aparentemente tinha funcionado, mas ele não acionou o compressor, deu um estalo e desligou até o ventilador.

O terceiro, com o motor ainda ligado, resolvi tentar ligar e desligar de novo, só mexendo na parte transparente acrílica, sem o botão preto externo e foi que consegui ligar o bicho. Aproveitei que gelou e deixei ligado uns 15 minutos. Depois disso, tentei desligar e ligar de novo mexendo no botão e não ligou mais.

Consegui ligar uma última vez mexendo com uma chave de fenda num filete metálico, que tem entre a parte acrílica transparente e o fundo branco, pois notei que quando o botão do AR está na posição desligado (para dentro) aquele filete fica pressionado, quando o botão do AR está na posição ligado (para fora) aquele filete fica liberado. Ao mexer naquele filete com a chave de fenda, apertando e soltando ele, consegui ligar e desligar de novo, mas foi por mais 2 vezes só, depois não funcionou mais de vez.

Como último complemento ao meu relato, colo a seguinte informação, que achei num site de perguntas e respostas, é de um anônimo, não sei se tem fundamento:

Pergunta: O ar condicionado do meu carro (Corsa Classic) parou de funcionar, quais são os possíveis defeitos para este problema?

Resposta: Se parou de funcionar de repente, pode ser problema de contato do botão magnético de acionamento, que fica no painel, ou o relê.

FONTE: http://br.answers.yahoo.com/question/in ... 132AAr7ZHY

Me ajudem aí, não to podendo gastar muito no momento. Valeu galera!

OBS.: Aproveitei uma foto do Ajarm pra marcar em vermelho o filete metálico que falei.

Imagem
Histórico:
1) Hatch, Super, 1.0 MPFI, 4p, 1997, verde west, todo original.
2) Hatch, Super, 1.6 MPFI, 4p, 2001, azul darsena, todo original.
3) Sedan, Premium, 1.4 EconoFlex, 2011, branco mahler, todo original.
L u i z
:: Super ::
Mensagens: 69
Registrado em: Segunda-feira 28 2008f Janeiro 2008 03:33:26 PM
Localização: Santiago - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por L u i z »

Pessoal, para atualizar o post e minhas análises de diagnósticos, esse final de semana desmontei o painel.

Fiz aquele procedimento básico, retirando o botão de recirculação do ar (interno/externo) e soltando os difusores de ar, retirei aquela bandejinha de cima do painel...

Bom, fucei o que deu, mas não obtive resultados satisfatórios.

O que concluí sim, foi que existe uma espécie de mau contato mesmo, bem como eu já tinha falado, sendo que o mau contato é exatamente naquele filete metálico que detalhei no texto e na foto acima.

Ao mexer naquele filete com uma chave de fenda, pressionando e soltando por várias vezes chega um momento que o compressor do ar é acionado. Só para constar, quando consegui ligar o ar ele gelou perfeitamente. Repeti por umas 3 ou 4 vezes pressionando e soltando o filete e ligando até o ar ligar, em uma das vezes cheguei a deixar ele gelando por uns 15 minutos.

O que pode ser?

Alguém faz idéia?
Histórico:
1) Hatch, Super, 1.0 MPFI, 4p, 1997, verde west, todo original.
2) Hatch, Super, 1.6 MPFI, 4p, 2001, azul darsena, todo original.
3) Sedan, Premium, 1.4 EconoFlex, 2011, branco mahler, todo original.
L u i z
:: Super ::
Mensagens: 69
Registrado em: Segunda-feira 28 2008f Janeiro 2008 03:33:26 PM
Localização: Santiago - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por L u i z »

E aí galera do Corsa Clube!

Bom, infelizmente continuo com o problema, exatamente como descrito anteriormente. Esse último fim de semana fiz o ar funcionar de novo, mas só fuçando com a chave de fenda no tal filete metálico. Por enquanto não tenho como encostar o carro numa auto-elétrica para inspeção, portanto conto com a ajuda dos parceiros aqui do clube.

Alguém que entenda de elétrica pode dar umas sugestões aí?!
Histórico:
1) Hatch, Super, 1.0 MPFI, 4p, 1997, verde west, todo original.
2) Hatch, Super, 1.6 MPFI, 4p, 2001, azul darsena, todo original.
3) Sedan, Premium, 1.4 EconoFlex, 2011, branco mahler, todo original.
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Pela natureza bem específica da questão devem ser pouquíssimos os com conhecimento ali.
O jeito é esperar pra ver se tem alguém, mas pelo visto vai demorar, até porque o tópico já teve mais de 150 visualizações e ninguém se manifestou.

Pra mim, assim do alto da minha ignorância nesse sistema, penso em algo quebrado, uma lingueta plástica talvez que segure o metalzinho na posição certa.
L u i z
:: Super ::
Mensagens: 69
Registrado em: Segunda-feira 28 2008f Janeiro 2008 03:33:26 PM
Localização: Santiago - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por L u i z »

Bom galera, pelo visto a coisa é complicada mesmo e pouca gente deve entender.

Valeu pelas colocações Awaked!!!

Pra deixar atualizado o post, finalmente tive um tempo e levei o carro numa autoelétrica que também faz manutenção em sistemas de ar condicionado. Para não ser enrrolado fiz o ar gelar, sempre insistindo no filete metálico com uma chave de fenda até que ele liga.

Cheguei lá com o interior do carro bem geladinho e chamei o cara para dar uma olhada.

Resumi o problema, conforme relatado acima, e disse pra ele que ia desligar então para que ele pudesse avaliar.

Apertei o botão e desliguei, puxei de volta e o ar ligou!!! Apertei, puxei, apertei, puxei, umas 5 vezes e a tranqueira só pra me contrariar funcionou todas as vezes......tá louco!!! Ou o cara achou que eu era louco né!!!

Bom, mas finalmente travou o negócio de novo e ele conseguiu ver o problema, só que o defeito ele não descobriu.....óbvio. Vou ter que deixar o carro lá pra ele desmontar e mexer.

Pelo menos, como cheguei com o ar gelando, ele descartou completamente problemas de compressor e gás (que é o mais caro). Disse que provavelmente deve ser alguma relé ou sujeira nos contatos internos do interruptor.

Como tenho que comprar o botão novo, pois está quebrado e está bem dificil encontrar aqui na minha cidade, devo levar para oficina só na semana que vem.

Assim que tiver mais novidades posto aqui.

Ainda assim, se alguém tiver alguma ideia ou dica é só mandar!
Histórico:
1) Hatch, Super, 1.0 MPFI, 4p, 1997, verde west, todo original.
2) Hatch, Super, 1.6 MPFI, 4p, 2001, azul darsena, todo original.
3) Sedan, Premium, 1.4 EconoFlex, 2011, branco mahler, todo original.
gunes
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Sábado 02 2011f Julho 2011 12:29:20 PM
Localização: Chapecó - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por gunes »

voce conseguiu trocar o botao (interruptor)? tb estou com esse problema no meu corsa, eu tinha passado um pouco de desingripante nele e funcionou perfeitamente um tempo mas acabou circuitando ;/
L u i z
:: Super ::
Mensagens: 69
Registrado em: Segunda-feira 28 2008f Janeiro 2008 03:33:26 PM
Localização: Santiago - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por L u i z »

Bom pessoal, para finalizar o tópico com uma solução para o problema.

Desde que criei o tópico o problema persistia. Até que na semana passada, com dias de muito calor aqui no RS, precisei bastante do ar e ele daquele jeito, tinha que ficar tentando 3, 4.....até umas 10 vezes até ele funcionar.

Como estava tentando encontrar o botão para trocar, como mencionei acima, mas não encontrei em parte alguma aqui na minha cidade, só pela internet e não quis arriscar, então resolvi arrumar o botão. Retirei ele comprei aquela cola de nome bem conhecido e que gruda tudo e reformei o botão. Ficou bom, não 100%, pois quando giro para ajustar a temperatura ficou com uma pequena folga, mas pelo menos para puxar e apertar para ligar o ar cond. ficou bom.

Daí na última quarta (07/11/12) levei no cara, o mesmo que citei no texto anterior acima, e deixei lá de manhã, era umas 08:30 e ele me entregou pronto as 11:30. Olha, não sei o que ele fez, perguntei e ele disse que abriu tudo, desmontou o painel e limpou todos os contatos e também mexeu nas relés. Disse que não achou nada aparente e que provavelmente era sujeira nos contatos mesmo. Montou tudo de volta e ficou perfeito.

Vale dizer que o cara é muito caprichoso, não encontrei sinais nem arranhões no painel. Só como prova de que ele desmontou mesmo, só o botão do alerta estava mal encaixado, mas foi só empurrar pra ele ir para o lugar de volta. Além disso, o cara foi muito honesto, já que disse que foi só a limpeza dos contatos e me cobrou justos R$ 30,00!!!

Da pra acreditar?! Como não entendo nada, se ele tivesse me dito, por exemplo, que teve que trocar duas relés e fazer a limpeza e me cobrasse uns R$ 100,00 eu ia pagar na boa!

Bom, fiquei cliente do cara e indico o serviço aos meus conhecidos agora.

Quanto ao funcionamento do botão e do ar cond. ficou nota 10. Desde que mandei consertar o botão não falhou mais, é só puxar e se refrescar!!! E que venha o verão!

Abraço a todos amigos do Corsa Club.
Histórico:
1) Hatch, Super, 1.0 MPFI, 4p, 1997, verde west, todo original.
2) Hatch, Super, 1.6 MPFI, 4p, 2001, azul darsena, todo original.
3) Sedan, Premium, 1.4 EconoFlex, 2011, branco mahler, todo original.
REINALDO PROTESE
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Sexta-feira 13 2012f Abril 2012 06:53:19 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por REINALDO PROTESE »

Amigo,depois de trocar 4 botões do ar,todos pelo mesmo defeito,segui a dica do mecânico que mexeu pela última vez.
Estava pronto para viajar no natal e o ar deixou de funcionar quando puxei o botão,como não tinha tempo de consertar, o cara emendou dois fios,um no marrom e outro no azul deixando as pontas para fora.Para ligar bastava unir as duas pontas.
Como ficou tosco,comprei um interruptor lig/deslig.pequeno e redondo(tipo cafeteira)e instalei na barra plástica do recirculador.Ficou bem em baixo do botão do ar.
Agora ligo o ar acionando a tecla, a luz do botão original acende e o ar funciona perfeitamente.
Obs:O botão que comprei adaptou perfeitamente,porque é redondo e mais estreito que a barra do recirculador.Basta furar na largura do corpo da tecla.
Vou tirar uma foto e postar,embora nunca tenha feito isso.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”