[DÚVIDA] - Pq o Corsa está esquentando muito?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
lulaf
:: Sport ::
Mensagens: 1177
Registrado em: Sexta-feira 18 2010f Junho 2010 09:50:07 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lulaf »

Pode ser também tampa do reservatório deixando entrar ar, ou a cebolinha que não ta funcionando direito.
Mas o melhor é ir logo a um mecânico e evitar andar assim, pra não queimar junta e ficar mais caro o serviço.
lulaf - corsa sedan classic 1.6 - 01/02 completo/gnv
lbsouz
:: Super ::
Mensagens: 57
Registrado em: Segunda-feira 12 2009f Janeiro 2009 01:15:24 AM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lbsouz »

Acontece que no sistema de refrigeração do motor existe uma serie de sistemas mecanicos que pode falhar, ou mesmo a falta de manutenção pode interferir.

Por exemplo, pontos a serem observados:

1 - A agua do radiador esta no nivel?

2 - Quando colocada agua, observa-se vasamentos? (Acontece que as vezes ocorre o desgaste da bomba d'agua e vaza mesmo, ou alguma junta ruim por algum pico de temperatura que pode ter queimado)

3 - A valvula esta travada? (Leve a um mecanico de confiança, troque ou apenas remova)

4 - Oleo do Motor esta no nivel? (Exesso de Oleo aumenta muito a pressão e a temperatura, a falta aumenta a vibração e aqueçe o motor por maior atrito)

5 - Parte eletrica esta indicando alta temperatura, mas quando abri o capo realmente se observa isso? (Será pane eletrica?)

Bem, ainda podem ter outros motivos... Mas enfim, deixei minha dica, quando descobri, relata aqui pra a gente ficar ciente.

Abração.
Gabriel Leal
:: Super ::
Mensagens: 94
Registrado em: Quarta-feira 10 2010f Novembro 2010 01:51:21 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gabriel Leal »

lbsouz escreveu:Acontece que no sistema de refrigeração do motor existe uma serie de sistemas mecanicos que pode falhar, ou mesmo a falta de manutenção pode interferir.

Por exemplo, pontos a serem observados:

1 - A agua do radiador esta no nivel?

2 - Quando colocada agua, observa-se vasamentos? (Acontece que as vezes ocorre o desgaste da bomba d'agua e vaza mesmo, ou alguma junta ruim por algum pico de temperatura que pode ter queimado)

3 - A valvula esta travada? (Leve a um mecanico de confiança, troque ou apenas remova)

4 - Oleo do Motor esta no nivel? (Exesso de Oleo aumenta muito a pressão e a temperatura, a falta aumenta a vibração e aqueçe o motor por maior atrito)

5 - Parte eletrica esta indicando alta temperatura, mas quando abri o capo realmente se observa isso? (Será pane eletrica?)

Bem, ainda podem ter outros motivos... Mas enfim, deixei minha dica, quando descobri, relata aqui pra a gente ficar ciente.

Abração.
entendi...
olha, a água nunca fic no nivel, pq ta vazando e em uns 2 -3 dias ta abaixando bem o nivel dela, sobre o vazamento,. só vaza quando o motor está quente, o quente que eu digo é o quente normal, ai ele fica mais quente qndo a água vaza muito...quanto a valvula não faço nem ideia....óleo OK.....parte elétrica está funcionando normal, sem sinais de falha, testei setas, luzes, faróis, travas, alarme, tudo funcionando bem........+ é isso ae vouo levar no mecanico hj ainda e posto o resultado + tarde.... vlw mesmo
abraços
- Corsa Hatch - 1.8 - FlexPower -
Fotos - http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... hp?t=71027
lbsouz
:: Super ::
Mensagens: 57
Registrado em: Segunda-feira 12 2009f Janeiro 2009 01:15:24 AM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lbsouz »

Pode ser o seguinte:

A valvula termoestatica travou fazendo com que a bomba trabalhe gerando pressão na agua em um espaço limitado, com o aumento da temperatura essa pressão se eleva e acaba vazando por algum ponto critico que não esta suportante essa pressão.

Leve logo o carro, pois se for a valvula é simples, coloca outra ou remove, apenas. Se isso ficar rotineiro você vai ter que trocar a junta que ta ruim, acredito que seja uma junto o pronto critico, e ai o serviço já vai ficar mais complicado e CARO.

Boa sorte e estou esperando pra ver qual segredo disso.

Abração.
Gabriel Leal
:: Super ::
Mensagens: 94
Registrado em: Quarta-feira 10 2010f Novembro 2010 01:51:21 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gabriel Leal »

opa!
levei num mecânico de + de 10 anos q meu pai é cliente, o cara só de olhar fragou o q é...
bom ele deu certeza...q é a válvula q leva água pro ar quente...
solução simples: isolar essa entrada. com o calor q tá em bh ar quente não é bem vindo hehehe
bom agora é tempo pra deixar o carro lá e concertar isso...e deve ser um serviço barato, por ser tão simples....
galera obrigado a todos, aprendi bastante,
se cuidem e cuide do seu corsa
abraços
- Corsa Hatch - 1.8 - FlexPower -
Fotos - http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... hp?t=71027
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

esta válvula externa do radiador de ar quente ja me deixou na rua tambem.
Não esqueça do aditivo na agua.
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
lbsouz
:: Super ::
Mensagens: 57
Registrado em: Segunda-feira 12 2009f Janeiro 2009 01:15:24 AM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lbsouz »

Essa bendita Valvula já travou comigo no meio de uma viagem de 700 km, na epoca do GLS 1.6 16v, tive que andar direto em 120, 140 pra manter o motor refrigerado a ar... Detalhe, até o ar parou por causa disso... O calor do motor não deixava o radiador do ar esfriar o gas e ai enfraqueceu... quando fui reduzindo a velocidade na cidade que cheguei foi que vi o motor querendo subir a temperatura de novo e o desespero aumentando, e ai?? Tive que parar o carro e colocar agua, detalhe, não podia, mas ai coloquei aos poucos, deu retorno da agua e parte caiu, vazou... A bomba também tinha ido embora, a pressão foi tanta que a bomba (De Aluminio) foi se desgastando, também pelo tempo de uso e abriu um furo (Descontinuidade chamada: Poroerosão)... Enfim, um prejuizo danado com uma besteira...

Toda boa familia passa por isso... :D

Abração Equipe.
Gabriel Leal
:: Super ::
Mensagens: 94
Registrado em: Quarta-feira 10 2010f Novembro 2010 01:51:21 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gabriel Leal »

lbsouz escreveu:Essa bendita Valvula já travou comigo no meio de uma viagem de 700 km, na epoca do GLS 1.6 16v, tive que andar direto em 120, 140 pra manter o motor refrigerado a ar... Detalhe, até o ar parou por causa disso... O calor do motor não deixava o radiador do ar esfriar o gas e ai enfraqueceu... quando fui reduzindo a velocidade na cidade que cheguei foi que vi o motor querendo subir a temperatura de novo e o desespero aumentando, e ai?? Tive que parar o carro e colocar agua, detalhe, não podia, mas ai coloquei aos poucos, deu retorno da agua e parte caiu, vazou... A bomba também tinha ido embora, a pressão foi tanta que a bomba (De Aluminio) foi se desgastando, também pelo tempo de uso e abriu um furo (Descontinuidade chamada: Poroerosão)... Enfim, um prejuizo danado com uma besteira...

Toda boa familia passa por isso... :D

Abração Equipe.
hahah cara que história....
bom vlw a todos pelas dicas, realmente era o q eu falei acima, acabei de chegar da oficina e o carro tá zero bala, a principio me custaria R$40... mas qndo o mecanico foi tirar o reservatório de partida a frio, viu q a váuvula tava ressecada, eu estava acompanhando o serviço inteiro e realmente tava ressecada, ele tentou tirar ela sem quebrar + nao deu ela desmanchou ai foram mais 57 da valvula, + tá de boa!
carro tá blzinha... não eskenta mais, e agora falta fazer a limpeza do sistema de arrefecimento
abraços e obrigado de novo
- Corsa Hatch - 1.8 - FlexPower -
Fotos - http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... hp?t=71027
Avatar do usuário
carlito.garcia
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Sexta-feira 24 2018f Agosto 2018 01:14:29 PM
Localização: Abadia de Goiás - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por carlito.garcia »

Galera boa noite.. Tô akie já desesperado.. tenho um corsa Premium quase o msm maxx. 1.4 2011 2012 ele tá esquentando a um tempo.. e ninguém consegue descobrir oq eer.. já troquei sensor de temperatura já troquei bomba d'água já coloquei já tirei válvula termostatica já troquei tampa do reservatório. Já toquei escovas de ventilador.. o msm funciona as duas velocidades normal e sim tá ventilando normal não está o sentido contrário como algumas pessoas falam.. já fiz cabeçote já planiei o bloco pois o msm tava enpenado.. oi seja motor fiz tanto em baixo como em cima. N sei mais oq fazer..eu ligo o carro e tal aí ele chega no meio aciona o ventilador e n desce mais permanece no meio.. com um tempo depois começa a esquentar.. Se o ar tiver ligado desliga o compressor.. no reservatório começa a subi a água e detalhe bastante importante eh qe água mal retorna pelos retornos ligados à ele. Quase n sai água.. resumindo tá como se criasse ar o tmp todo.. alguém tem uma luz pra pra me da..
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

O que e quanto é esquentar pra vc?
Com que temperaturas ligam as velocidades 1 e 2?
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”